Ir para conteúdo

Roteiros e meios de transporte


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi GVCMello, Thiago e Giovana. Não sou especialista em Grécia, só fui 8 vezes para lá, por isso conheço um pouquinho dos esquemas (além de ficar sempre me atualizando). Vou tentar resolver as dúvidas de todos aqui:

1) Existe atualmente metrô até o aeroporto. Se vc procurar em guias antigos não vai ter, mas é possível pegar o metrô na estação de Pireus (que é o porto) e ir para o aeroporto. O percurso é bem longo, mas vale a pena. Tentem programar a chegada (ou saída) do vôo para o horário de funcionamento do metrô, pois do contrário vcs podem gastar mais com táxi do que o que vão pagar pela passagem aérea numa low-cost.

2) Várias companhias fazem Roma-Atenas. As oficiais são Alitalia e Olympic Air, mas é possível pegar uma low-cost. Na Itália não há muitas cias low-cost, vou pesquisar quais operam Roma-Atenas e depois escrevo.

Com relação ao trajeto de barco, existem 2 opções: saindo de Brindisi, no sul da Itália e chegando a Patras ou Corfu. As duas são difíceis, pois quando não existiam passagens aéreas baratas eu só fazia esse trecho de ferry-boat e era bem complicado, já que você tem que dormir no deck do ferry-boat, o que é frio pra caramba, a viagem dura umas 12 horas e o navio geralmente é imundo. Tem um esquema de pagar deck e ficar na

cabine (que é mais cara), mas se pegarem ou vão te expulsar ou vc vai ter que pagar a diferença. Além do mais todo mundo fuma na cabine, o que torna o ar irrespirável. Para quem não tem muito tempo disponível, vale a pena pegar um vôo. Se possível, pegue um direto para as ilhas e deixe Atenas por último (acho que já escrevi isso aqui umas 100 vezes), já que greves são frequentes e vc pode ficar literalmente ilhado. A GVCMello e a Fefe_viaja já responderam sobre tarifas/duração, vc pode acessar aqueles sites e verificar.

 

3) A GVCMello perguntou dos barcos Paros/Mykonos. Eu já peguei algumas vezes um direto, só que depende da época do ano, pois só no verão (junho até agosto) é mais frequente, em outras épocas são bem poucos por semana. Se quiser pode ir para Naxos também, que fica pertinho de Paros. As duas são bem mais tranquilas que Mykonos, que é a ilha do agito (junto com Ios). Em Paros tem uma filial falsificada do Hard Rock Café (a de Mykonos é verdadeira, mas está sempre às moscas, além de ser longe para burro), que é o point. Passei de um dia só vale a pena para Delos (ou melhor, tem que ser de uma dia, já que lá, sendo um sitio arqueológico, não permite permanência de ninguém). Mykonos e Delos em um dia é uma roubada gigante, realmente não vale a pena. O ideal é vc passar pelo menos três dias em Mykonos (ou Santorini, conforme sua preferência). Para quem é adepto de uma balada mais forte o ideal é Ios, que é o equivalente grego a Ibiza.

 

4) A Gio_vana vai no inverno, que é uma época pouquissima visitada da Grécia. Eu já fui em Dezembro, estava frio pacas, mas bem mais quente que o resto da Europa, por ficar bem ao sul. Vocë pode até visitar as ilhas, mas eu sugiro ir de avião, pois no barco vc vai congelar (eu fui no deck no inverno - lembro de cada minuto até hoje - só fiquei melhor depois de me enrolar em um jornal grego, técnica que aprendi com mendigos mas que tem um ótimo efeito :D ) Eu incluiria, além de Atenas, alguns lugares da Grécia continental, como Meteora, que eu acho que vale a pena. Se puder ir para as ilhas vale a pena dar uma esticada também até Rodes, que é superbonita e diferente das Cyclades. Pode até aproveitar e ir para a costa da Turquia, que também é bem legal (e mais barata que a Grécia). Evite o Chipre, pois é caro e não tem nada de diferente em relação ao resto das ilhas gregas (ou turcas, como no caso de metade da ilha). Se vc vai ficar 30 dias só na Grécia dá para ver muitas coisas, principalmente de Atenas, que vc pode gastar uns 10 dias só andando por lá (o museu arqueológico de Atenas merece um dia inteiro só para ele). De Atenas vc acha vöos baratos para o Egito, que vai estar mais quente (estou sempre fugindo do frio!) e que , para quem gosta de História, é um lugar incomparável. Acho que se é a primeira viagem que vocês fazem vale a pena ir para mais lugares (é o que eu chamo de viagem-índice) para depois voltar para onde preferirem.

É isso! Se tiverem mais dúvidas por favor, escrevam. E não esqueçam de, ao retornar, escrever a experiência que tiveram no site.

Abraços,

Alex

Link para o comentário
  • Respostas 262
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Não vá às ilhas gregas no inverno ou início da primavera! Nada funciona! Parece óbvio depois q se passa pela experiência, mas anteriormente eu imaginava q as ilhas gregas eram movimentadas qq q fosse a estação do ano; q, como todo grande destino turístico, o inverno teria menos movimento e, por isso, melhor para se fazer turismo.

O percurso exaustivamente pesquisado começou em Atenas. Nosso plano era Atenas-Santorini-Mykonos-Roma. Passagens aéreas compradas (Atenas-Santorini e Mykonos-Roma). Hotéis reservados. O único trecho q ficou em aberto foi Santorini-Mykonos, pois lemos q lá chegando deveríamos comprar as passagens de ferry boat, nas agências locais, DIRETO de uma ilha para outra. Dia 09 de março, pretendento passar dois dias, chegamos em Santorini, encantados por uma das mais belas paisagens do mundo! Realmente linda, paradisíaca, incomparável!

Nossa saga começou qdo fomos comprar as tais passagens do ferry. Apesar de termos pesquisado muito, não tínhamos lido em nenhum lugar q nas ilhas NADA funciona no inverno: almoçamos em restaurantes q reabriam depois de 3 meses, entramos em bares e boates maravilhosos sem uma alma dentro e, o pior, as boas atrações como o famoso pôr-do-sol em Oya ou o canteiro arqueológico de Akrotyri fechados. Voltando ao ferry, passagem direta de Santorini para Mykonos só na alta estação. Ou comprávamos 3 passagens (Santorini-Paros-Syros-Mykonos) ou esperávamos mais dois dias para comprar um trecho de 9 (NOVE!!!) horas para Mykonos, o q nos faria perder não somente a reserva e os dias planejados em Mykonos como tb a passagem aérea para Roma, atrasando toda a viagem e onerando muuuito nossos gastos. Compradas as passagens levantamos cedo para começar nossa saga que, se não fosse um desastre, seria um maravilhoso cruzeiro pelas ilhas gregas.... Para resumir, ao chegarmos em Paros, nosso barco q sairía às 10h da manhã acabou saindo às 1:30h da madrugada seguinte. Mais de 15h sem previsão de saída de uma ilha q se pode visitar em 2 horas. Se a previsão do tempo não permite, eles sequer lhe dão satisfação qdo sairá o próximo barco ou SE realmente sairá; autoridade portuária fechada, fazendo até mesmo parecer q é proposital q se deixe o turista gastar uma diária nos hotéis da ilha. O ferry daquela manhã q era extremamente luxuoso (da companhia Blue Star) passou a ser um "barco pesqueiro" que promovia corridas ao banheiro para vômitos de toda a tripulação durante 4 intermináveis horas. Todos deitados no chão entre os bancos, com Dramim na cabeça, para evitar o enjôo do sobe e desce das ondas. Depois de chegarmos em Syros (capital das Ciclades, por isso mais estruturada) por voltas das 5 da madruga, dormimos exaustos nas mesas de bares fechado, pois não havia sequer um albergue aberto. Finalmente conseguimos comprar outra passagem pra Mykonos chegando uma hora antes de sair nosso vôo para Roma. Enfim, uma roubada q não desejo pra ninguém em sua viagem dos sonhos. Ilhas Gregas são realmente imperdíveis!... Na alta temporada....

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

oi gente!

para tentar ajudar:

como o alex sempre fala: vá direto para as ilhas depois passe um temo em athenas...

e é como sempre faco...

cheguei, uma noite de hotel e no dia seguinte parti para Paros , desta vez para alegria geral fui num navio novinho que tinha ate escada rolante.... bem diferente do que eu fui anteriormente...

curti a ilha e seus povoados.

num domingo peguei um passeio que custou 45 euros para ir a delos e mikonos num dia. achei uma experiencia legal MAS baguncada!

como tinha pouco tempo disponivel resolvi meu problema tem um bus que te pega em parikia e te leva para noussa e de la partem os barcos para esta regiao. a bagunca fica por conta da quantidade exorbitante de turistas que fazem o mesmo trajeto - e era baixa temporada....

minha opiniao , se quiser ir para mikonos mesmo pense que vai ser MUITA muvuca! O lugar e lindo, para ver e ser visto, gostei!

delos é a famosa ilha museu - super interessante!

voltamos depois de uns dias para athenas e fomos aos pontos historicos. e enfim consegui ver o museum benaki (recomendo fortemente)perto do palacio do governo que alias quando eu por la passei estava com uma passeata de aposentados reclamando do creio eu, os minguados do fim do mes.... e todas as ruas em volta estava sem transito nenhum e com muitos policiais!

como cheguei muito tarde em athenas peguei um taxi que deu uns 35 euros!!!!!!!!!!! do aeroporto ao centro da cidade! mas para o que era caro nao ficar ainda mais caro perguntei antes de entrar no taxi quanto dava a corrida e afirmei que nao tinha mais dinheiro para dar alem disto. o que eu achei bom pois senti que o cara no final ficou meio revoltado... mas ja estav na frente do hotel!

na volta peguei o metro que me deixou no aeroporto! foi muito facil!

da outra vez peguei bus, que e mais barato mas o percurso e longo e pega transito! atencao!

acho que e isto!

bjs

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi pessoal,

Eu já peguei chuva e frio em Setembro na Grécia, mas é meio atípico. As duas vezes que aconteceu comigo foi no final da viagem (9 de Setembro e 13 de Setembro) e foi justamente quando estava procurando um lugar para ficar em Atenas, com a mochila bem cheia e pesada (mais pesada ainda depois de ficar molhada). Outubro com certeza tem mais chuva, mas é bem melhor que Dezembro, que faz bastante frio. O Tiago Fasano está em dúvida se vai para lá ou se encara Viena-Praga-Budapeste.

Eu, se fosse ele, iria para a segunda opção e deixaria a Grécia para ir em outro período de mais calor.

Lá também vai estar frio, pois ficam mais ao norte, mas é diferente vc visitar um lugar que não tem praia no frio e um que tem, pois sempre fica aquela vontade de pegar uma praia (pelo menos para mim fica). Budapeste é uma das capitais mais bonitas da Europa. Quando eu fui para lá fui bancado pela empresa que eu trabalhava, ou seja, fiquei em um 5 estrelas (Hotel Atrium Hyatt) e o quarto tinha vista para o Danúbio (que é azul só na valsa). Mesmo assim fui de mochila (acho que era o único cara em hotel 5 estrelas com uma mochila nas costas), para manter o espírito da coisa. Blá-blá-blás à parte, a Julianaabc quer saber se dá para ir diretamente das ilhas para a Turquia, sem passar por Atenas.

Não só dá, como é a melhor opção. Você pode fazer o percurso por Santorini-Creta-Rhodes e de lá pegar o ferry-boat para Bodrum (na costa da Turquia). Além do mais fica conhecendo Rhodes que, com o perdão do trocadilho, é um colosso de ilha. Quando eu fui era necessário visto para a Turquia, que só era emitido em Brasilia, mas desde 2004 parece que não é mais necessário (veja em www.vistos.com.br).

De Bodrum você deve pegar ônibus até Istambul. A maioria do transporte na Turquia é feito por ônibus, já que a malha ferroviária é bem limitada. Veja os horários dos ferries em http://ferries-turkey.com/turkey-greece/bodrum-rhodes-en.html

Em Istambul vc pode ficar no albergue da juventude que fica próximo da Mesquita Azul, é bem legal e barato. Veja mais informações em www.turquia.org.br (site oficial do governo turco).

:D

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Mauro e amigos,

 

Já adquiri alguns trechos aéreos da Trip para a Euuropa e Grécia.

Sobre o trecho Mykonos - Atenas, que faremos numa segunda-feira, o Ferry Blue Star que vai pelo porto principal de Piraeus, só chega em Atenas as 19:45 (única opção). Já li aqui que esse porto é infinitamente melhor do que o RAFINA, que tem muito mais opções, inclusive uma que sai de Mykonos as 7:25 da manhã, chegando em Atenas as 11:55 da manhã, o que nos faria ganhar um dia inteiro em Atenas, ao contrário da opção por Piraeus. Outra opção por RAFINA, para não acordar tão cedo é pegar o Ferry Fast ao meio dia que chega as 14hs a Atenas. Mas também já ouvi dizer que esse Fast é muito desconfortável a viagem.

 

Minhas perguntas, então:

 

1. Piraeus deve ser mesmo a única opção a se considerar ou chegar por Rafina não é tão ruim assim?

2. O Ferry rápido Seajet, que faz esse trecho em duas horas é realmente uma opção não considerável?

 

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Ana Paula,

Na verdade Ios é mais perto de Santorini, é melhor você sair de lá do que de Mykonos, já que a freqüência de barcos é bem maior. Depois de Ios você pode ir para Mykonos e depois para Atenas, pois seria o roteiro mais natural.

Eu conheço bem Ios, pois já fui 8 vezes e, em uma delas, fiquei dois meses só lá. É claro que a ilha em si não tem nenhuma atração turística. Dizem que o poeta Homero está enterrado lá, tem até uma excursão para visitar o local onde supostamente seria o túmulo dele, mas eu acho que é meio viagem dos caras. Além do mais, Ios é uma ilha predominantemente voltada para bares e festas, essa é sua principal atração, então acho que Homero só teria morrido lá se fosse de cirrose. ::lol4::

Se quiser um lugar legal para ficar pode procurar a Arthemis Rooms, que fica perto do Rollan Supermarket e da Acteon Travel. Um lugar legal para comer é o Fun Pub, também nas imediações, além do Pinocchio (restaurante Italiano).

Para sair lugares é que não faltam, principalmente na Main Square. Dê uma olhada nas outras dicas que o pessoal postou nesse tópico, acho que vai te ajudar bem.

Boa viagem!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá a Todos,

 

 

Todas as informações que encontrei aqui foram muito uteis... o bacana de participar de um Forum feito por Brasileiros, é que temos referencias parecidas, quanto aos lugares... afinal, o que pode parecer perigoso para uma Alemao, muitas vezes pode não ser para um Brasileiro....

 

Bem... terminei o meu roteiro agora para Julho, e vou postar a seguir. Os preços são bem altos por ser verão, então não foi fácil encontrar opções com custo beneficio bom... Mas como estaremos em 4 pessoas, foi mais facil baixar o custo da hospedagem!)

 

Quando retornar deixo um recado dizendo se as escolhas foram boas:

 

 

12 JUL Chegada em Athenas 11:00 AM (Hotel Best Western Museum, a 200 metros dp National Archaological Museum, bem central - 125,00 p/ 4 pessoas c/ café)

13 JUL Athenas

14 JUL Athenas

15 JUL Chegada em Mikonos 11:00 AM (Hospedagem: Studio Eleni -100 euros p/ 4 pessoas c/ cafe- no Centro de Mikonos, 5 min de Little Venice - Tenho outra opção para ficar em Platis Gialos, que fica prox a Paradise - como vou com mae e tia, achei um pouco pesado reservar em Paradise rsss... se eu fosse com amigas, com certeza...)

16 JUL Mikonos

17 JUL Chegada em Santorini 16:55 (Villa Manos http://www.villamanos.gr/ Um pouco confuso para conseguir reservar, mas achei um custo beneficio muuuito bom :-)- Foi indicação de uma amiga, e fica a 800 metros do centro de Santorini- 100 euros p/ 4 pessoas e tem PISCINAAAA)

18 JUL Santorini

19 JUL Chegada em Milos 18:30 (http://www.hotelsemiramis.gr, fica em Adamas 85,00 euros p/ 4 pessoas)

20 JUL Milos (provavelmente vou alugar carro 2 dias)

21 JUL Milos

22 JUL Chegada em Santorini 12:30 (meio dia e trinta) ( + uma noite no Villa Manos)

23 JUL Viagem para Londres :-( Snifff

 

Os horários dos ferries podem mudar, então espero conseguir fazer o roteiro mais ou menos dentro do programado... deixei uma noite em Santorini, antes de embarcar p'/ Londres, para previnir caso ocorra algum imprevisto com o Ferry - dica aqui do Forum!)

 

Gosto muito de reservar pelo site http://www.venere.com pois além de reviews muito fiéis, eles tem mapas de localização que dão uma boa idéia de como as cidades são divididas)

 

 

Espero que tenha contribuido... e se alguem tiver alguma opiniao será bem vinda! ( pequena rss afinal não dá p/ mudar mta coisa agora)

 

Gde Abraço,

 

 

 

Layla

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Oi grjr,

Heraklion na verdade não é uma ilha, mas sim a capital da ilha de Creta. Eu passei por lá somente uma vez, mas fiquei pouco tempo (apenas algumas horas) para dar opinião. Eu sei de dois amigos que foram para lá e disseram que a principal atração do lugar (Palácio de Knossos) está totalmente irreconhecível. Procurei no site da Prefeitura de Heraklion (http://www.heraklion.gr/en/city/knosos/knosos.html ) e vi um método muito utilizado pelos gregos quando querem ocultar alguma coisa: eles colocam uma imagem de como era (ou melhor, como deveria ser) o Palácio na antiguidade.

Nesse mesmo site você pode achar umas fotos do local, mas nada que se compare com a imagem de divulgação.

k9m.jpg

 

Se você quer ver ruínas gregas bem conservadas, vá para a Itália (Siracusa) :D

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...