Ir para conteúdo

Projeto Trilhas de São Paulo - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Tópico para troca de informações sobre as trilhas do Projeto Trilhas de São Paulo

Site do Projeto: http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/[/info]

 


 

Galera de São Paulo e de qualquer lugar que se interessar!!!!

 

O Governo do Estado de São Paulo lançou ano passado um projeto pra divulgar as trilhas e o trekking no Estado, padronizando 40 trilhas nos mais diversos parques, sendo criado um passaporte o qual se ganha um carimbo após percorrê-la.

 

Estou abrindo o tópico pra agitar algumas trilhas com quem se simpatizar com o projeto, pois já realizei 03 / 40 e tenho vontade de concluir as 40, e quem quiser dicas e etc... é só postar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 162
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Trilha I | Projeto Trilhas de SP - PE da Cantareira / Trilha da Pedra Grande - São Paulo

 

Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Pedra Grande - 01/02/09

 

Aproveitando um domingo de sol e fomos trilhar na Cantareira.

Foram mais de 9 km, bem pesada a trilha, aclives e declives bastante acentuados.

 

Fomos direto ao mirante passando depois pelo lago das carpas.

Ainda queremos voltar pra fazer a trilha da figueira, do bugio e da bica.

 

No fim da trilha um carimbo merecido, estreando o nosso passaporte do Projeto Trilhas de São Paulo, que está a venda por R$ 10,00 na bilheteria.

 

Trilha situada no Parque Estadual da Cantareira , de dificuldade alta,

com extensão de 9,6 km(ida e volta) e tempo de percurso em torno de 3:00hs.

 

Seus principais atrativos são:

 

- Vista Panorâmica de São Paulo

- Bosque do lago das carpas

- Museu (Casa de Pedra)

 

Local: Rua Rua do Horto, 1799

Boa Trilha!

 

Mais info: http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/

Mais fotos: http://baruki.multiply.com/photos/album/49/49

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trilha II | Projeto Trilhas de SP - PE da Cantareira / Trilha da Cachoeira - São Paulo

 

Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador - 08/02/09

 

Aproveitando mais um domingo de sol e fomos trilhar na Cantareira.

Dessa vez pegamos um pouco mais leve e foram pouco mais de 3 km, com alguns aclives e declives bastante tranquilos de serem transpostos.

 

Fizemos primeiro a trilha do Macuco e depois a da Cachoeria destacada como média no passaporte, e entre elas demos uma passadinha no Centro de Visitantes e após na Casa da Bomba, onde até arrisquei umas fotos P&B.

 

Um grande problema desse núcleo, não me entendam mal, são os farofeiros, que precisam entender que o PE não é um clube, que o PE é uma área de preservação. Encontramos nas trilhas garrafas PET, bitucas de cigarro, fósforos, papéis, sacos plásticos de salgadinho, fezes... uma tristeza, não me admiro limitarem a entrada em breve, ficaria até feliz com isso.

 

No fim da trilha o carimbo merecido, o segundo em nosso passaporte do Projeto Trilhas de São Paulo.

 

Trilha situada no Parque Estadual da Cantareira - Núcleo Engordador de dificuldade média, com extensão de 3 km e tempo de percurso em torno de 1:30hs.

 

Seus principais atrativos são:

 

- Viveiro

- Represa

- Quedas d´agua

- Cachoeira do Engordador

- Antigo posto de captação da SABESP

- Riacho Engordador

 

Local: Av. Cel. Sezefredo Fagundes, 19.100

Boa Trilha!

Mais info: http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/

Mais fotos: http://baruki.multiply.com/photos/album/50/50

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trilha III | Projeto Trilhas de SP - Jd. Botânico / Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga - São Paulo

 

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - Jd. Botânico - 01/03/09

 

Aproveitando mais um domingo de sol desse verão e fomos trilhar no Jardim Botânico.

Hãhã... não foi bem uma trilha, foi mais um passeio no parque rs. pois a trilha tem somente 720m e é totalmente plana sobre um tablado de madeira contruído por cima da vegetação que percorre todo o início da nascente e termina subitamente sobre um pedaço de barro da onde brota uma pequena quantidade de água como se fosse uma torneira semi-aberta.

 

Valeu muito a pena pra conhecer o Jardim botânico mesmo e pra quem gosta de foto ao ar livre é um prato cheio.

 

Além da trilha da nascente, existem diversas outras trilhas, que não percorremos pois já estávamos morrendo de fome por termos ido logo antes do almoço.

Dentro do Jardim tem um restaurante do estilo kilão, onde paramos somente pra matar a sede.

 

No fim da trilha o carimbo merecido, o terceiro em nosso passaporte do Projeto Trilhas de São Paulo.

 

Trilha situada no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga - Jd. Botânico de dificuldade baixa, com extensão de 720m e tempo de percurso em torno de 40min.

 

Seus principais atrativos são:

 

- Aspectos histórico-ecológicos

- Nascente que forma o riacho do Ipiranga

 

Local: Av. Miguel Stefano, 3.031

Boa Trilha!

 

Mais info: http://www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br/

Mais fotos: http://baruki.multiply.com/photos/album/58/58

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Fala Galera...

 

Tb gostaria de postar minhas experiências no "TRILHAS DE SÃO PAULO"

 

Bom, primeiro carimbo foi adquirido na "TRILHA DAS PISCINAS DA LAJE", que fica na ILHA DO CARDOSO, que por sua vez fica no municipio de Cananéia/SP. Basta chegar ao centro da cidade e pegar uma escuna ou uma lancha, chamada de voadeira para acessar a ilha.

Trilha com cerca de 25km, percorridos boa parte pela praia... No final, vc chega nas tais piscinas da laje, e realmente vale a pena todo o trajeto. Super recomendada, e pra quem gosta do gênero é um prato cheio.

 

Segundo carimbo foi na "TRILHA DA PEDRA GRANDE", que inclusive já foi comentada aki no tópico. Basta ir ao parque estadual da Cantareira, pra quem mora em São Paulo é relativamente fácil, aliás a trilha tb não possui muitas dificuldades... basta um pouco de fôlego pra subir alguns km, e vc já consegue se deparar com a bela vista da tal "pedra grande", e logo depois para completa o trajeto de cerca de 9km, vc continua até um lago de carpas, além de passar pelo marco de divisa São Paulo/Mairiporã. Boa trilha, mas não acho que deveria ser classificada como dificil, pois seu trajeto é bem tranquilo.

 

Terceiro carimbo foi adquirido na "TRILHA DO RIO BONITO", que fica no municipio de Cunha... apoximadamente 230KM de São Paulo. A trilha possui cerca de 7,5km mas o grande dificuldade não é nem a distancia, e sim as condições da trilha, que segundo o guia sempre é cheia de barro e o clima do local sempre é frio, com uma garoa fina que permanece até no verão. No final da trilha, chega-se a um poço para banho, mas a temperatura da água gera em torno de 3 ou 4 graus... tem q ter muita disposição para entrar... hehe .. Outra diculdade é se chegar até o parque onde está localizada a trilha... são cerca de 20km de estrada de terra, com bastante desnivel e buraco... se não estiver dirigindo um off road ou SUV, pode se preparar para uns 50 minutos de solavancos e poeira .. rs...

 

Bom, por enquanto são tres, mas pretendo fechar as de nivel dificil ....

Quem quiser alguma informação ou dicas desses caminhos que descrevi, pode me achar pelo msn: e.fabio.lima@hotmail.com

É sempre um grande prazer dividir experiencias sobre esses eventos ...

 

abçs

 

EF,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boas a todos,

realmente esse projeto da secretária do meio ambiente do governo do estado de São Paulo é muito bom. Só que acho estranho o colega ter pagado R$ 10,00. O meu passaporte custou R$ 5,00.

Bem, eu fui na trilha da pedra grande, aliás foi onde tomei conhecimento do projeto, más como não tinha o passaporte lá não consegui o carimbo, mas não tem problema, pois é do lado de casa, posso fazer a qualquer hora. A vista é muito linda...

 

A minha segunda trilha, foi a do núcleo do engordador. Acho que dei sorte, pois o parque estava limpo, apesar que eu e meu primo pegamos alguns papeis de bala no meio da trilha e depois jogamos no lixo. Mas não é a primeira pessoa que relata esse problema. Acho que uma medida que os administradores do parque poderia tomar seria permitir o acesso a trilha apenas com guia, pois assim ele iria educando as pessoas.

 

Depois fiz a trilha do Mirante, no PE da Serra do Mar, no núcleo Curucutu. Para mim essa foi a melhor até agora. O camiho até chegar o parque é surreal, pois vc conhece a zona rural da cidade de São Paulo. Estrada de terra, vacas no meio da rua, riachos no meio do caminho... o problema é que longe, pelo para mim que moro no extremo norte da zona norte rs ir até o extremo sul de São Paulo... foram 170 km rodando de carro. Mas a visão do mirante vale cada km rodado. Olha o mar do alto da serra é impressionante!! na volta vale a pena parar no restaurante taberna que tem no meio do caminho. Uma costela de boi no bafo para duas pessoas custa R$ 35,00 dá para matar a fome hehehe

 

a próxima trilha que pretendo fazer é do pai zé no parque do jaraguá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...