Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Aí já é bem mais complicado Carla.

Só sugiro vc fazer a travessia nesse sentido se estiver com alguém experiente em trilhas, caso contrario, não incentivo vc a fazer.

 

As dificuldades são muito grandes: falta de agua, desnivel muito grande, trilha tomada pelo mato em varios trechos.

 

Normalmente a galera leva uns 3 a 4 litros, já que são 2 dias sem agua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Apesar do post estar "morto" reforço o que o Augusto disse:

 

A Travessia Completa da Serra Fina não é para iniciantes, só faça ela se você tiver boa vivência em travessias e se já tiver passado por alguns perrengues, pois certamente você irá passar na Serra Fina. Para aos que pretendem incursar por lá sugiro inicialmente fazer um ataque à pedra da mina pelo paiolinho, a navegação é fácil porém a "caminhada" é pesada, mesmo os mais experientes e preparados suam um bocado para chegar lá, agora se você pegar neblina pesada no caminho o que era fácil ficará complicado, pois boa parte do trecho é guiado por totens (arranjo de pedras colocados propositalmente). Atualmente a Serra Fina está bem mais acessível do que há 10 anos atrás, na minha primeira incursão em 1999 no sentido toca do lobo a coisa era verdadeiramente complicada. Em 2004 quando voltei pela segunda vez senti uma diferença brutal, tanto que fiz a travessia em 3 dias mesmo sob chuva e neblina em pleno mês de julho, uma pena que alguém roubou as panelas que ficavam na pedra da mina, eram da primeira incursão em meados dos anos 50. Em 2008 não senti diferença em relação a 2004, acho que a degradação da trilha estabilizou, desta vez fiz a caminhada em 5 dias, fiquei dois dias na pedra da mina só curtindo sossegado e acabei subindo no pico aonde se encontra os restos de um sinistro aéreo.

 

Bom é isso ai, antes de cobiçarem a Serra Fina que tal fazer outras travessias e ataques, como Petrópolis-Teresópolis, Serra da Bocaina, Pedra do Baú, Aiuruoca à Baependi ou somente subir no pico do papagaio e por fim encarar a Marins Itaguaré, que é tecnicamente mais difícil que a Serra Fina, pois existe trechos quase verticais porém é bem menos cansativa. É isso ai, depois que passar por tudo isso acho que você terá a resposta se pode prosseguir para a Serra Fina

 

Uma dica legal para encarar qualquer parada na serra fina é saber usar carta topográfica, bússola e o cérebro, um GPS ajuda muito também em caso de neblina.

 

Bom, e se mesmo assim quiserem alguém para "guiar" entrem em contato comigo, não tenho interesse financeiro, dependendo do grupo vou numa boa...

 

Abraços!

 

Um mal dia de montanha vale muito mais do que um ótimo dia de trabalho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Augusto. Tudo bem?

Sou do Rio de Janeiro e ando afastado deste fórum a uns 2 anos.

Faço parte de um grupo de montanhistas locais (www.camelosdemochila.com) e estamos planejando fazer a Travessia da Serra Fina em Julho de 2009.

Pretendemos completá-la em 4 dias.

Nesta excursão deveremos estar em um grupo de 6 a 8 pessoas.

Conheço você pelos seus inúmeros relatos e dicas preciosas aos mochileiros deste site.

Gostaria, se fosse possível, de toda informação que você entenda ser pertinente para o nosso sucesso, tais como:

Contatos, croquis, traclogs, pontos de pernoite, etc.

meu email é: azaueb@yahoo.com.br

Obrigado

Alberto Monte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Alberto.

Dá p/ completar em 4 dias essa travessia sem problemas. Isso se vcs tiverem bom preparo e experiencia.

Saindo bem de manhã lá da Toca do Lobo, o ideal é acampar a primeira noite no vale depois do Capim Amarelo.

O segundo pernoite no Vale do Ruah ou se quiser no topo da Pedra da Mina e no ultimo pernoite no topo do 3 Estados.

 

Eu criei um tópico qdo fiz essa travessia lá no Relatos de Viagem.

Se eu for colocar as informações aqui vou estar repetindo muita coisa.

Dê uma lida bem detalhada nas mensagens e depois coloque suas duvidas:

travessia-marins-itaguare-serra-fina-e-serra-negra-juntas-t1100.html

 

 

Abcs

 

 

 

Olá Augusto. Tudo bem?

Sou do Rio de Janeiro e ando afastado deste fórum a uns 2 anos.

Faço parte de um grupo de montanhistas locais (http://www.camelosdemochila.com) e estamos planejando fazer a Travessia da Serra Fina em Julho de 2009.

Pretendemos completá-la em 4 dias.

Nesta excursão deveremos estar em um grupo de 6 a 8 pessoas.

Conheço você pelos seus inúmeros relatos e dicas preciosas aos mochileiros deste site.

Gostaria, se fosse possível, de toda informação que você entenda ser pertinente para o nosso sucesso, tais como:

Contatos, croquis, traclogs, pontos de pernoite, etc.

meu email é: azaueb@yahoo.com.br

Obrigado

Alberto Monte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Ka, guia pra Serra Fina pode sair meio salgado se for pernar em carater solo.. bom mesmo é se enfiar num grupo ja previamente formado pra encarar esse perreng..ops, travessia! Isso dilui os custos (de frete, principalmente) de forma consideravel a preço de banana. Eu conheco uma galera q ta se programando no inverno pra encarar a bodega. Se quiser te coloco em contato com eles.. acho q vc tem meu email, nao?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...