Ir para conteúdo

Descendo o Rio Madeira e o Rio Amazonas


Posts Recomendados

  • Membros

Entre novembro e dezembro de 2008 fiz uma bela viagem pela Amazônia Legal. Meu trajeto partiu da cidade onde moro (Cristais Paulista - SP) com intuito de viajar a maior tempo possível pelos Estados amazônicos de mochila nas costas. Saindo da minha cidade passei por Franca, Ribeirão Preto, Cuiabá (MT) e segui para Porto Velho (RO), até aí de ônibus. Permaneci em porto Velho por 3 dias e desci para Guajara-Mirim (Divisa do Brasil com a Bolívia), atravessei o Rio Mamoré e adentrei em território Boliviano, onde fiquei por dois dias em Guairamerin. Voltei para Porto Velho e peguei o barco "Almirante Alfredo Zanan" para descer o Rio Madeira por um percurso de 1.200 km e mais 61 km pelo Rio Amazonas, chegando ao local do encontro do Rio Solimões com o Rio Negro e enfim Manaus (AM), numa viagem de 3 dias e 3 noites dormindo em redes de segunda classe. Em cinco dias em Manaus conheci o Igarapé do Içaizal, adentrando na floresta (via Rio negro, Solimões e Paranã). No dia seguinte fui mais 110 km para além de Manaus, via rodovia, até a cidade de Presidente Figueiredo para uma visita as margens do Rio urubuí, dentro da floresta onde pude presenciar as quedas de lindas cachoeiras de águas negras e várias grutas. Findada a estádia em Manaus, embarquei no navio Rondônia para uma descida de 4 dias pelo rio Amazonas até Belém (PA), também dormindo em redes na segunda classe. Além de toda beleza da natureza amazônica, da própria navegação em alta floresta, vale a pena observar atentamente as travessias dos estreitos de Monte Alegre e Breves, não só pela beleza natural, mas também pelos acontecimentos envolvendo os moradores das comunidades ribeirinhas, quando da passagem dos barcos, principalmente no estreito de Breves. Em Belém cheguei para ficar 5 dias e de lá fui conhecer uma cidadezinha litorânea a 210 km, chamada de Salinópolis, mais conhecida por Salinas, em plena Amazônia atlântica, um verdadeiro paraíso no Oceano Atlântico, bem ao Norte do Pará. Retornei para Belém, onde permaneci por mais 2 dias e retornei para Cristais Paulista.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...