Ir para conteúdo

Dicas para acampar


Posts Recomendados

  • Respostas 152
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
oLÁ! Pessoal,

QUANDO SE ACAMPA A LUZ DO DIA É UMA COISA E A NOITE??? COMO SE "SAFAR" NA ESCURIDÃO DO CAMPO?! qual a :roll: seria o sistema de iluminação mais eficiente?

 

pedro, não precisa gritar....

 

com disse o haole, usam-se lanternas. simples. há as de cabeça, de mão....

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Procure uma clarera bem afastada da trilha para armar a barraca.

 

Se for aquelas barracas multi-coloridas, utilize a vegetação local para camuflar bem a barraca.

 

A noite evite ao máximo utilizar a lanterna.

 

Fogareiro: Duas pedras e lenha.

 

Evitar animais peçonhentos: Retirar a vegetação rasteira envolta da barraca.

 

Evitar a infiltração da água da chuva por baixo da barraca: Cave uma canaleta em volta.

 

Bússola: Use as estrelas, o sol, desenhe setas no chão, dê nó em capim alto, empilhe pedras etc...

 

Lixo: Orgânico enterre em um buraco de 1 metro deprofundidade, sem o saco é óbvio, cocô também vai pro buraco.

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi galera,

 

Achei mto bom o tópico, até pq sou uma novata no assunto...Estamos planejando nossa "primeira vez", para o próximo mês e espero não ter mto mico pra contar, rs...

Já anotei todas as dicas e dei mta risada ao saber q não é só a minha barraca que não cabe mais na bendita bolsinha...pq ela ainda não foi usada, mas ja montei ela la em casa pra ter uma idéia e não me embananar na hora...

A minha dúvida é a seguinte, posso usar colchonete no lugar do saco de dormir?

 

Abraçooos!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

pode cris, e aliás, deve.

 

o saco de dormir sempre se usa com um colchonete ou isolante térmico, nunca sozinho. fic amuitoduro.

 

se é a primeira vez, vãoprum camping, não têm que carregar as cosias por 12 hroas cminhando na mata, pode-se levar mais peso.

 

colchonete, traveseiro, cobertor, tá valendo tudo daí.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Valeu Ogum, e desculpe pela ignorancia, mas sou bem leiga, ainda, no assunto.

Vamos ficar em camping msmo na região de Itirapina, ainda não escolhemos, mas não vejo a hora!

 

cris, ninguém nasce sabendo. por outro lado, na medida em que parendemos, espalhamos o conhecimento - é assim aqui no mochileiros. não se desculpe. fuce e aprenda! é isso! hehehe, e bem vinda ao mundomochileiro!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Mais algumas dicas para acampar.

 

Para quem está iniciando agora é bom lembrar que carnes, verduras, algumas frutas e leite e outros produtos perecíveis não é bom levar, sei que parece lógico mais é válido resaltar. No entanto manter estes alimentos imersos em água corrente, tipo cachoeiras, na sombra, duram quase tanto quanto se estivessem em uma geladeira.

 

Transportar uma grelha para o fogão é sempre um transtorno, mas existe outra opção, corte 6 ferrinhos de + ou - 40cm da espessura de um lápis e só coloca-los em cima das pedras do fogão com um pouco de barro mole, fácil de fazer e transportar. Mais isso também pode ser substituído por varetas bem verdes.

 

De preferência a panelas que se encaixem uma dentro da outra, sem cabos de baquelite, pois queimam fácilmente.

 

Esfregue sabão com um pouco de água em toda a parte externa da panela ficara uma pasta grudada no alumínio, isto evitara aquela dificuldade em tirar a casca preta da panela, sendo fácil de lavar.

 

Na falta de palha de aço e sabão use areia.

 

O macarrão é uma refeição muito utilizada porém o seu valor nutritivo é pequeno, é sempre bom usar outros complementos. O feijão é pouco utilizado porque o seu cozimento não é fácil, mais isso pode ser amenizado deixando de molho algumas horas antes de cozinhá-lo.

 

Para levar sal, óleo, temperos, etc, tubos de filmes fotográficos são ótimos.

 

Durante a jornada caminhe uma hora e pare por dez ou quinze minutos, na terceira parada descanse por trinta minutos e assim sucessivamente até o fim do percurso, ( padrão militar). Com tempo frio diminua o tempo das paradas para 3 ou 4 minutos para não esfriar os músculos, e aumente o numero de paradas.

 

Quando o material for comum a todos os participantes, o ideal é dividir o material igualmente entre todos os participantes.

 

Não faça como meus amigos no último acampamento que fiz, utilizando barracas individuais. Se tem uma barraca para cada três, esse é o ideal, pois em caminhadas longas, 3 kg desnecessário fazem diferença. É sabido que após algumas horas de caminhada 1 grama pesa 1 kilo, então nunca levar nada que não for essencial.

 

Para caminhadas longas e aconselhável comer algo a cada duas ou três horas, mastigar chiclete, balas de goma chocolate, uva passa, bananinhas, são muito boas pois tem alto teor de potássio (evita as caimbras), certos alimentos ajudam a passar a sede e dão animo.

 

Mantenha as mãos sempre livres.

 

Bye

Wyllo

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Gente,

 

Também sou nova por aqui e estou adorando todas as dicas. Eu já acampei quando era criança, com a família, íamos de carro, levando o que conseguíamos. Mesmo de carro ainda faltava espaço. A família era de cinco pessoas e ainda ia o cachorrinho. Levávamos até pá e vassorura e montávamos um banheiro com uma lona e uma tábua com tampa para o buraco na terra.

 

Estou qurendo voltar a acampar, fazer trilhas, num esquema diferente, levando o mínimo.

 

Wyllo deu a dica de fazer um buraco de 1m de profundidade para lixo e cocô. Como se faz isso, sem levar uma pá? Eu não gostaria de jeito nenhum de deixar rastro e nem poluir onde passar. Todos aqui cavam buracos assim profundos?

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...