Ir para conteúdo

De La Paz a Lima ou de Lima a La Paz? O que é melhor?


Posts Recomendados

  • Membros

Caros amigos do Mochileiros,

Tenho 20 dias para desfrutar em Agosto e pretendo conhecer a Bolívia e o Peru. Meu roteiro começará numa capital e terminará na outra! Não abro mão de conhecer os desertos bolivianos, passar uns cinco dias em Cuzco e, claro, ir a Machu Picchu.

Então, a questão é: melhor começar pela Bolívia e fazer a reta final no Peru (como estou pretendendo) ou o contrário? Alguma dica de roteiro bacana que compreenda ao que pretendo?

Como estou começando a planejar a viagem, agradeceria MUITO qualquer contribuição.

Obrigado,

Flávio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Existem muitos roteiros e relatos de viagem que mesmo não sendo iguais ao seu são bem parecidos e voce pode aproveitar uma parte ou ate mesmo completo. Tenta dar uma lida e se informar e depois vem com duvidas mais pontuais que fica bem melhor pra a gente te ajudar.

Quanto a ordem das capitais a principio é indiferente, mas so com o roteiro pronto pra ver o que é melhor para que voce possa fazer uma aclimatação gradual.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Caro Paulo e cia.,

Agradeço a atenção. Então, trago agora dúvidas mais pontuais:

1) Qual a melhor cidade para embarcar na viagem de três ou quatro dias pelos desertos? Eu preciso reservar com antecedência ou é fácil encontrar um esquema legal por lá?

2) O que é imperdível na Bolívia?

3) Descendo em La Paz, eu pretendo seguir para o Salar Uyuni já no dia seguinte. Após o passeio, qual o melhor lugar para eu ficar se a ideia é seguir viagem para o Peru?

Sou marinheiro de primeira viagem e por isso a ajuda é tão bem-vinda! Tentei compensar a ignorância acerca de Bolíva fazendo alguns comentários e dando dicas nos tópicos sobre a Argentina (Buenos Aires) que eu já conheço melhor.

Abraço,

Flávio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olha, a resposta dessas perguntas são muito pessoais. Acho que se vc já escolheu os destinos, o mínimo que vc poderia fazer é pesquisar esses locais nos guias e nos fórums. Devem haver muitos lugares imperdíveis na Bolívia, e vc n conseguiria ver todos em uma só viagem de 20 dias, então nem se de o trabalho de tentar.

 

Se seu plano é realmente começar por uma capital e terminar na outra (supondo que vc definiu isso pois vai viajar de avião), e vc realmente quer ir no deserto, o melhor caminho seria começar por La Paz (supondo, de novo, que a capital da Bolívia vc considerou La Paz, e não Sucre), ir para Uyuni, de lá Atacama e dps o Norte do Chile e de lá ir para Cusco. Caso contrário, começando por Lima e passando por Puno e Copacabana, vc teria que passar por La Paz duas vezes, o que não é interessante.

 

Os lugares para ficar nos desertos são Uyuni e San Pedro de Atacama, não precisa nem esquentar a cabeça c isso. Fazer 1 pacote ém Uyuni é fácil ao que parece, mas no Atacama vc teria que usar passeios individuais, não existem pacotes prontos cobrindo toda a área, que é gigantesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Cara, essa de lugar imperdivel não existe, Machu Picchu pra mim é dispensavel Huaraz é imperdivel, voce vai deixar de ir pra Machu Picchu pra ir pra Huaraz?

 

Em cada forum existem topicos selecionados, que são justamente os topicos de maior destaque em cada pais e consequentemente sobre as maiores atrações, voce pode dar uma olhada por alto pra pelo menos ver o que encontra em cada cidade e escolher o seus "lugares imperdiveis".

 

O deserto que voce não especificou existem dois, o da região de Salar de Uyuni/Atacam e o litoral peruano com Trujillo, Lima, Ica, Pisco, Nazca, etc. Depois que montar o roteiro provavelmente ele vai incluir as duas regioes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

eu tinha a mesma pergunta que o colega que abriu o tópico.

 

Minha idéia é começar por la paz, ficar 1 dia para aclimatação e depois seguir para conhecer o salar de uyuni.

 

Pensei na possibilidade de ir p o Atacama, mas como não é do meu interesse e eu só tenho 15 dias de férias, pretendo voltar de uyuni para la paz.

 

Aí, se der, ficar mais um dia em la paz e conhecer uma das ruínas por perto e de la paz ir para copacabana (isla del sol), puno (uros e taquile) e cuzco. A idéia é deixar machu picchu para o final justamente pq, para mim, é o bolo da cereja. Mas concordo que isso é da opinião de cada um.

 

Apesar de saber que vou passar a minha viagem me locomovendo de um local para outro, tenho a idéia de conhecer o máximo que eu puder nestes 15 dias..

 

Questiono se é possível ir de la paz para uyuni sem depender dos onibus e trens que têm dias certos. alguém saberia me indicar agência de la paz que tem transporte próprio até uyuni ida e volta? já li que o hotel torino faz isso, alguém pode me confirmar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Jackie, embolou tudo. O Torino faz o transporte La Paz - Copacabana apenas (pelo menos ate onde eu sei). Pra Uyuni voce tem alguma opçoes, a primeira é tomar um onibus até Oruro e de la seguir de trem, e aí existem restriçoes quanto ao horario do trem, essa me parece a pior opção de todas mas mesmo assim varias pessoas a escolhem. Outra opção é tomar um onibus direto La Paz - Uyuni. Tem tambem tomar La Paz - Potosi, conhecer Potosi e depois seguir de onibus para Uyuni, essa acho a mais legal para quem tem um tempo razoavel. E a ultima é contratar o tour para o Salar ja em La Paz e seguir pra Uyuni no carro da agencia, na epoca que fui cotei o preço so por curiosidade e pela diferença acabava compensando, principalmente para quem esta com pressa.

 

Mesmo voce não tendo pedido opniao sobre o roteiro talvez fosse melhor deixar o Salar pro final, a altitude pode estragar o seu passeio. Em La Paz, Titicaca e Cuzco voce fica quase todo o tempo nos 3500 msnm, no Salar voce passa facil dos 4000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paulo, muito obrigada pela pronta resposta!! bastante esclarecedora!

 

O problema para Uyuni é o trem, que só sai 2x na semana e estou com dificuldades de acertar isso no roteiro (15 dias apenas) e como falam aqui no site que o busao la paz - uyuni é horrível, estou refletindo... vou acabar contratando pacote de agência em la paz para ir, fazer o passeio de 4 dias e voltar... lá mesmo tento fz a pesquisa de preço e conferir o 4x4 ao vivo, se possível, rs

 

Como que eu poderia deixar o Salar pro final? só seria possível se eu fosse à Machu picchu primeiro, mas aí acho que já não teria muito graça, não sei.. alguém teria que me falar a opinião.

 

Salar passa dos 4000, mas acha que 3 dias em la paz (chego sábado a tarde e fico na cidade domingo e segunda para na terça - caso pegue o busao lapaz-uyuni- 19h ir p uyuni, começando o 1o dia do passeio na quarta..) não daria para aclimatar alguma coisa?

 

Agradeço a atenção!

Jackie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...