Ir para conteúdo

Neve em Santa Catarina - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

RESUMO DO DIA

 

Cidades que registraram neve no RS e SC

 

RS - São José dos Ausentes, Gramado, São Francisco de Paula, Ipê, Caxias, Santa Maria do Herval e Vacaria, sendo as duas últimas não oficiais.

São José dos Ausentes não teve a temperatura mais baixa (-2,4ºC), mas por causa dos ventos a sensação térmica foi de -15ºC.

 

SC - Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e São Joaquim.

Urubici, no Morro da Igreja registrou nesta madruga entre segunda e terça-feira a temperatura mais baixa do ano no Brasil: -3ºC e sensação térmica de -13º (Eu estava lá).

 

Desabafo 1:

Para os que não viram a neve em suas cidades ou não puderam viajar numa terça-feira não precisam se lamentar.

O registro de neve serviu apenas para registro! Em alguns lugares a precipitação da neve ou nem neve era como é o caso do sincelo, (fenômeno muito semelhante à neve e que representa o congelamento da neblina ao atingir a superfície), durou míseros segundos. Em nenhum caso chegou a acumular no chão.

 

Desabafo 2:

Não sei o quanto de marketing tem numa matéria por trás da expectativa de neve. Além de ludibriar os turistas com a finalidade de lotar os hotéis e alavancar as vendas do comércio, alguns viajam muitos quilômetros na esperança de ver neve, acreditando nessas matérias. No meu caso são 200km, (só ida).

 

Desabafo 3:

Alô pessoal da previsão... Vamos se dedicar mais!!!

Passei a noite toda no Morro da Igreja contando estrelas de tão limpo que estava o céu.

 

Enquanto digito este texto poderia estar nevando em algum ponto da serra, mas para quarta-feira já não há mais condições para ocorrência do fenômeno.

 

Fabinho

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 110
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá, Plantão da neve!!!

 

Ontem, (dia 2/6/9) nevou no distrito de Vacas Gordas, em Urubici, segundo noticiado na televisão. Aneve teria ocorrido às 17:00 e foi apenas um pouquinho. Será que vai nevar em Urubici hoje?? E a neblina?? Alguém poderia me falar sobre a neblina? Com que frequência ela ocorre DENTRO da cidade DE Urubici(sede)?? Ou ela ocorre mais nas montanhas, em volta da cidade??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Esse fenômeno do congelamento da neblima é o sincelo. Ele pode acontecer em qq lugar que reúna as condições necessárias: Uma neblima muito densa e temperaturas abaixo de zero. As gotas de água em suspensão congelam em contato com superfície. A película de gelo forma-se em qualquer superfície que contacte com a neblina, dando às folhas e caules das árvores uma aparência vítrea. Isso acontece mesmo sem haver nuvens no céu. Não deve ser confundido com geada.

 

E para essa semana não há mais chances de nevar. Sábado chega uma nova frente fria. Reunindo as condições poderemos ter mais neve pela frente.

 

Fabinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas me diga Maneca, e a respeito apenas da neblina em Urubici, sem levar em conta a neve ou o frio, por que eu acho o fenomeno da neblina tão ou quase tão interessante quanto o da neve. Podias me responder a essas perguntas, vc que sabe mais de Urubici de que eu?

 

1. Com que frequência ocorrem neblinas em Urubici?

2. Essas neblinas ficam mais ao redor da cidade, nas montanhas, ou tb ocorrem com frequência dentro da cidade de Urubici?

 

valew daí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Então,

 

Urubici é uma cidade a parte quando se fala em neve, frio, vento... Quando dizem que nevou em Urubici ou que registrou a temperatura mais baixa do Brasil, na verdade estão se referindo ao Morro da Igreja. A cidade está num patamar de 1300 metros e o Morro da Igreja à 1822m. Eu mesmo já vi a neve se acumular apenas nos últimos 50 metros do morro. Em Urupema é quase a mesma coisa com o Morro da Antena.

 

Agora, não sei com que freqüência isso ocorre, até porque moro em Florianópolis e vou pouco a Urubici, Mas tendo as condições necessárias pode ocorrer em qualquer lugar. Como as temperaturas negativas em Urubici são registradas geralmente no Morro da Igreja, o fenômeno do Sincelo é mais fácil de ser visto por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ai vai algumas pousadas em Urubici,

 

VÉU DE NOIVA - Estrada Geral do Morro da Igreja s/n. Ao lado da Cascata Véu de Noiva. Fone: (49) 91352121, (49) 32785325. Tratar com Denilson e Andréia

 

POUSADA NÓ DE PINHO - Estrada Geral do Morro da Igreja, km 3,7. Fone: (49) 91371304. Tratar com Ricardo e Clarisse. www.urubici.com.br/pousadanodepinho

 

HOSPEDAGEM RURAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - Av. Rodolfo Andermann, 2238 - saída do morro da Igreja. Fone: (49) 32784040 - Tratar com Aldo, Ana, Adolfo. www.urubici-sc.com.br/nsg, Email: hospedagem@twc.com.br

 

FAZENDA FOGO ETERNO - Rod. SC 430 - km 42. Fone: (49) 32784351. www.fazendafogoeterno.com.br

 

POUSADA KIRIRI-ETÊ. Rod. SC 430 - km 15. Fone: (49) 32785481, 88023099. Email: verazilli@terra.com.br

 

Att: Fabinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tem um site que mostra a previsao do tempo para o Agulhas Negras, porém, só a 2404 metros...

 

http://www.freemeteo.com

 

A previsao foi de neve hoje e também para o dia 17 se nao me engano.

 

O que deveria ser feito era aumentar o pico da montanha artificialmente...

Se podem construir ilhas no golfo arábico, pode-se fazer qualquer coisa hoje em dia

 

att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ficou ótmo este tópico com o plantão da neve... ::otemo::

 

Nossa... até aqui no litoral está o maior frio... ::Cold::

 

O jeito é ficar embaixo das cobertas.

 

Quem estiver na região serrana e gostar de frio, aproveite por mim o chocolate quente e o pinhão na chapa, além, é claro do foundie e do bom vinho pra animar... ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O que deveria ser feito era aumentar o pico da montanha artificialmente...

Se podem construir ilhas no golfo arábico, pode-se fazer qualquer coisa hoje em dia

 

Eu já tinha pensando nisso. Imagino que as dificuldades seriam tão grandes quanto algumas obras espalhadas pelo mundo que antes pareciam impossíveis. Mas não custa nada viajar...

Para ter uma montanha com neve permanente no Brasil, partiríamos da escolha mais viável do local. Lembrando que existe dois fatores fundamentais para que ocorra neve: Altitude e Latitude. Entretanto, eles são independentes. Por exemplo: no Canadá não é preciso que haja grandes montanhas para nevar, pois está numa Latitude muito alta. Já no Equador, com Latitude zero, só há neve porque conta com montanhas com mais de 5000 metros. Na minha opinião, se fosse realmente possível construir uma montanha para ter neve permanente no Brasil, a Serra Catarinense seria o melhor lugar. Não adiantaria pegar o ponto mais alto do Brasil e querer encher de terra, pois seria preciso uma base larga. Portanto, a serra catarinense, situada entre 900 e 1800 metros seria o melhor ponto de partida.

Isso me fez lembrar da primeira e única vez que visitei o Empire States. Era um dia de inverno e fazia muito frio, mas nenhum vestígio de neve. Porém, no mirante era possível ver os flocos de neve.

 

Para os que gostaram da idéia, assistam o filme: O INGLÊS QUE SUBIU UM MORRO E DESCEU UMA MONTANHA (1994) Inglaterra.

 

Att: Fabinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...