Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Nao sou médico em nenhuma espcialidade, mas ja subi varias montanhas acima dos 4mil onde experiencia me vacinou do sgte:

- cada organismo reage diferente a altitude

- bom condicionamento fisico nao garante aclimatacao

- nunca subir com pressa ou fazer esforcos extremos. o risco de edema pulmonar é enorme.

- beba muita agua

- vá 'as montanhas da Bolivia antes de quer subir o Aconcagua

- leia as primeiras paginas do topico se quiser saber os "porquês" acima..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Jorge Soto, legal o que voce escreveu: "cada organismo reage diferente a altitude

- bom condicionamento fisico nao garante aclimatacao"... É isso mesmo.

 

Sim, cada organismo reage diferente, e aquele organismo que já foi 20 vezes, sem problema, pode ter problema na próxima. Não ter tido problema uma vez não fica "vacinado".

E um pouco condicionado pode tolerar melhor que um atleta. Resumo= É imprevísel à cada visita, sempre !

 

Fábio, o Diamox (acetazolamida) é um diurético fraco, usado mais para diminuir pressão intraocular de glaucoma. Nas outras especialidades nem é lembrado. Parece ter um efeito anti-epilético também.

E sua ação benéfica parece ser pela mudança de PH do sangue. Provoca Acidose sérica (perda de ácido na urina), força a compensação pulmonar pelo aumento da frequencia e volume respiratório, que tentaria corrigir com alcalose respiratória, isto promove maior perda de CO2, (Hipocarbia), com seus benéficios no cerebro (vasoconstrição,etc) e outros orgãos, e talvez uma maior oxigenação.

 

Mesmos sem o Diamox, a HIDRATAÇÃO de mínimo de 3 a 4 litros, é o mais é recomendado como prevenção, pela perda de líquido pelo respiração, e para diminuir a viscosidade do sangue. Se for tomar o Diamox preventivo, mais uma razão para hidratar. Um abraço !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites