Ir para conteúdo

2 Relatos de ida a Manaus, Pres. Figueiredo e Novo Airão


Posts Recomendados

  • Membros

No centro da cidade, vc poder ir visitar o Teatro Amazonas e o palácio Rio Negro q fica ao lado, e verificar dados históricos sobre o tempo áureo da borracha, depois vc poder ir à praia da ponta negra, e ver a proporção da enchente do rio este ano, tem a praia da lua próximo dali, tem q ir de bote, R$ 3.00, lá se pode passar o dia e acampar se quiser, tem q levar a barraca.

dá pra comprar almoço por lá, mas é melhor levar sai mais barato. um refrigerante de 2 litros tá R$ 5.00...

 

Depois vc pode visitar Presidente Figueiredo, a terras das cachoeiras aqui do Amazonas, tem a corredeira do urubuí q fica antes da entrada da cidade, o lugar tem uma boa estrutura de restaurantes e hotéis por perto, depois vc pode ir pro km 6 da estrada de balbina, lá tem a caverna refúgio do maruaga e da judéia como citando antes, depois no km 12 na estrada q liga a vila de balbina, tem duas cachoeiras, é a da porteira e a do santuário vc pode pegar informação, lá pelo hotel mesmo q dá acesso a uma das cachoeiras, mas talvez vc vá precisar de um guia, tem bastante coisa por lá, procura por Presidente Figueiredo - AM q tem alguns sites específicos sobre a cidade.

 

Espero ter ajudado, por enquanto é isso...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Colaboradores

Fala Moisés!

 

Ótimas dicas!

 

Gabi!

 

Difícil te dizer o que é imperdível. Vai muito do gosto de cada um...

 

Pelo meu gosto eu faria o seguinte em 4 dias:

 

- dia da chegada em manaus. Turismo gastronômico principalmente... Um café da manhã daqueles em lugares especializados se chegar bem cedo pra provar todos os sabores exóticos da amazônia.

Bem cedo é legal ir no mercado e ver os barcos chegando com os peixes... Quem foi disse que é um show a parte. Muita variedade e o pessoal carregando peixe na cabeça... Visite o teatro. Pegue um ônibus até ponta negra. Passe o dia na praia ou visite o zôo que fica no caminho. A noite prove o tacacá e durma cedo pra pegar a estrada dia seguinte.

 

2o dia em presidente figueiredo. Durma lá. Se curtir muito aproveite o 3o dia lá também.

 

Se tiver na pilha de passar meio dia na estrada, vá pra novo airão nadar com os botos e fazer passeios no arquipélago e parque jaú no 3o e 4o dia. Mas acho muita função.

 

Mais vale curtir o 3o dia em presidente figueiredo voltar pra manaus no fim do dia e no 4o dia fazer algo que não tenha dado tempo pra fazer em manaus no 1o dia.

 

Quando voltar não deixe de escrever pra nós!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Salve Moisés!

 

Ultimamente só trabalho... O trabalho aqui em Floripa tá atrasado e tive que desmarcar mais uma vez a ida a Colômbia..

 

O que tem salvado são as trilhas maravilhosas que rola aqui na ilha!

 

Obrigado pela disposição. Quando puder dar uma volta pelo sul conte comigo também!

Link para o comentário
  • Membros

Ok , por enquanto, por aqui estou só trabalhando apenas, mas assim q possível, estarei montando um site, a respeito da cidade de Presidente Figueiredo -AM , qualquer novidade, te mando um e-mail, daqui há um tempo, pretendo viajar para o sul e sudeste, mas antes pretendo conhecer meu Amazonas melhor.

A gente se fala Glauber, se cuida !!!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Glauber,

 

cara, temos gostos muito semelhantes!!

Minhas próximas viagens devem ser Manaus/Presidente Figueiredo e Colômbia (Cartagena, Cidadelas por perto e San Andres)! Muita coincidência!! ehhe

Parabéns pelo nível de detalhe do relato!!!!

Estou montando minha viagem praticamente somente com base nele!!

Olha só o que estou planejando e vê se tens alguma outra dica! Vou sozinho, ou com uma prima. Se achar forró por lá, tb quero aproveitar!!!

 

(17/ago-SEGUNDA): Chegada Manaus. Lá dormir: Hotel Sombra ou similar.

(18/ago-TERÇA): Pacote selva. Dormir na selva.

(19/ago-QUARTA): Pacote selva. Dormir na Aldeia Pajé Raimundo

(20/ago-QUINTA): Pacote. Volta Manaus. Lá dormir: Hotel Sombra ou similar.

(21/ago-SEXTA): Ida a Presidente Figueiredo. cascatas, cavernas, rapel, raffting, boiacróss Lá dormir.

(22/ago-SABADO): cascatas, cavernas, rapel, , raffting, boiacróss etc. Dormir Pres. Figueiredo..

(23/ago-DOMINGO): cascatas, cavernas, rapel, raffting, boiacróss. Volta à Manaus à tardinha e lá dormir.

(24/ago-SEGUNDA): Ida a Novo Airão (Nadar com botos e passeio Parque do jaú ou arquipélago de anavilhas). Lá dormir (Novo Airão).

(25/ago-TERÇA): Nadar com botos ou passeio Parque do jaú ou arquipélago de anavilhas. Voltar à Manaus à tarde e lá dormir.

(26/ago-QUARTA): Volta.

 

Penso em no tal Zoo do exército q mencionaste, mas não sei bem como (não penso em alugar carro, pois devo ir sozinho).

 

Obrigado, Leandro

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Leandro!!

 

Veja só, então temos escolhido os mesmos destinos... que doido hehe. Que legal, assim vai aproveitar bastante os meus relatos. Fico feliz que lhe esteja sendo útil ::otemo::

 

Mas contae, vai passar quantos dias pela Colombia? Vai quando? Ano passado passei 23 dias na Venezuela e Antilhas (tem relato tb) e fiquei animadasso pra ir pra colombia.... um marzinho de aguas azuis, cristalinas e quentes de fato me hipinotizam...

 

Mas o seu roteiro está muito bom! Acho que se eu tivesse uns dias a mais por lá faria bem isso: um pouco mais das cachoeiras, mais tempo para Novo Airão e suas atrações e principalmente uma noite na tribo para aproveitar essa diversidade cultural maravilhosa.

 

Por falar na tribo, passou hoje no fantástico um ritual que filmaram em uma tribo muito parecido com o apresentado nessa que fui.....muito legal...mostrava que os indios tomavam um chá de casca de cipó que é alucinógeno. Eu até tinha perguntado pro Raimundo desse tal chá e ele disse que até rolava tomar lá hehehe...fiquei curioso

 

Muita gente fica o tempo todo em Manaus e acaba aproveitando um pouco mais alguns atrativos do tipo museu do indio, bosque da ciencia, entre outros tradicionais. Rola um mapinha simples na mão do pessoal das agencias de viagens, gratuito, com os pontos de visita tradicionais em Manaus que de repente te seja interessante também. Eu, pessoalmente, curto muito contato com a natureza, e não e arrependo de ter deixado de lado esses atrativos.

 

O zoo mesmo eu só parei por lá porque tinha furado minha ida a Pres. Fig. naquele dia e porque com a cheia não rolava curtir a praia em Ponta Negra ou essa ilha que sai passeio a partir de Ponta Negra.... Não que o zoo seja ruim, tem bstante bicho lá, mas num é muito meu estilo não...

 

Para ir no zoo é bem fácil, não vale a pena ir de carro não, é só pegar o onibus que vai para ponta negra que para bem na porta!!

 

Uma coisa que descobri no penultimo dia e que acabei ficando na vontade foram os lugares qe servem cafés da manhã regionais onde se tem a oportunidade de provar de uma só vez uma grande parte dos sabores exóticos da amazônia... Lá é um lugar do caramba para fazer turismo gastronomico...

 

Veja só o que tinha achado na net no link http://portalamazonia.globo.com/artigo_amazonia_az.php?idAz=806 (Da uma entradinha no link que tem bastante coisas legais nele)

 

 

 

Café da manhã com sabores da Amazônia

 

Os estados da Amazônia são repletos de opções para um café da manhã com variedades regionais e sabores exóticos, como por exemplo os sucos, bolos e mutos outros alimentos derivados da macaxeira, milho e raízes.

 

Entre os mais saborosos está o café com leite acompanhado de pão com tucumã e queijo coalho, o chamado "X-caboquinho", além da variedade de sucos das frutas amazônicas, como taperebá, cupuaçu, jenipapo, graviola, entre outros. Os sabores encantam o paladar de turistas do mundo inteiro que visitam a região. O café matinal conta ainda com a saborosa pupunha, o cará-roxo e mingal de mungunzá.

 

Em Manaus (AM), os cafés da manhã estão em vários pontos da cidade, como por exemplo, na avenida Eduardo Ribeiro, Centro de cidade. No parque do Mindu, o café da manhã é oferecido sempre no último domingo de cada mês. Recentemente, diversas panificadoras espalhadas pela cidade especializaram em oferecer o café regional, com todos os sabores e aromas da Amazônia.

 

As estradas que ligam a cidade a outras municípios também oferecem muitas opções, como por exemplo, O Café da Joelsa , na avenida Torquato Tapajós. No bairro Santa Etelvina, encontra-se a Ecológica , sítio que além de vender plantas ornamentais, oferece um rico café da manhã, com todas as opções do sabor regional.

 

Para saber mais sobre a culinária Amazônica, visite:

www.portalamazonia.com/cozinhadaorma

http://portalamazonia.globo.com/saboresdaamazonia/

 

Bom, fico por aqui mas fique a vontade pra mandar dividas ou bater um papo!

 

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Bãi ! Muito parecido mesmo! Tb curto muito mais natureza e comidas e frutas típicas do que cultura. Podendo escolher, prefiro ficar experimentando frutas exóticas numa barraquinha, falando com um nativo, do que olhando teatros e museus!

 

Venezuela (Los Roques), tb está na minha mira.

Qto à Colômbia, penso em ficar em torno duns 20 dias. Mas não defini roteiro ainda. Vai depender do meu trabalho, provavelmente, se eu conseguir, será no final de novembro ou meados de dezembro.

 

Destinos certos: Bogotá, Ilha de San Andrés, Cartagena.

Opcionais: Santa Marta/Tatanga (4 horas de ônibus, de Cartagena); Parque Nacional Tayrona (perto de Santa Marta), Barranquilla (perto de Cartagena, a caminho de Santa Marta), Ilha Providência (perto de San Andrés), Ilha Rosário (perto de Cartagena), Medelin.

 

Talvez eu experimente hospedagem via CouchSurfing.

 

Mas. pelo visto, tu vais chegar sempre antes de mim. Pelo nível de detalhe dos teus relatos, vou seguir teus rastros! ::otemo::

Tô quase me sentindo como uma Rêmora! :lol:

 

Obrigado pelas novas dicas!!

 

Abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

oi leandro,

 

vou responder o que me perguntou por MP por aqui no topico para que possa esclarecer mais alguem que eventualmente tenha a mesma duvuda ok?

 

Perguntou:

 

"Mas, uma questão urgente que só agora me dei por conta, quando eu reli teu relato: falaste que compraste um "mosquiteiro", antes de ir pro hotel selva ? Como assim? Como é isso ? Aqui no sul, chamamos de mosquiteiro uma telinha que se coloca em cima da cama que protege totalmente a pessoa que está dormindo ... Mas acho que é um troço grande para se levar numa viagem, não? E precisa que o quarto tenha algum suporte para pendurar o mosquiteiro, não?"

 

Respondo:

 

Em Manaus não se preocupe com os mosquitos. Na cidade não é sequer necessário repelente, no hotel nunca usamos nada, sequer aqueles venenos de tomada....

 

Já no hotel selva dormimos usando repelente.... os bichos pegam forte ao entardecer e ao amanhecer.... lembro que acordamos com os mosquitos pelas 5 da matina e passamos repelente para voltar a dormir. Eles oferecem a opção de ormir em suites ou mais barato se quiser dormir em redes. nos quartos não haviam suportes para mosqueteira nas camas. Ja para dormir nas redes o pessoal usava a mosqueteira, um modelo próprio para redes...

 

Agora se você for fazer um pacote a partir de 2 noites com o hotel selva, poderá combinar com eles de dormir a 2a noite no meio da selva, no meio do mato, em redes nesse caso, e aí a mosqueteira para a rede é indispensável..... foi essa que compramos, mas nem usamos porque não optmospela 2a noite por lá....

 

Uma curiosidade: quase todos os passeios, hoteis selva, enfim, quasetudo que se vende para turistas acontece no Rio Negro. As águas do Rio Negro tem essa coloração decorrente da decomposição da vegetação das regiões de floresta alagada e isso tem como cosequencia um teor de acidez na água que reduz a ocorrencia de mosquitos.

 

Já as águas do rio solimões sofrem menos efeito desta decomposição, tendo cor barrenta e menos acidez. Nas regiões no entorno do Solimões há muito mais incidencia de mosquitos, porém, em função desta maior disponibilidade de alimentos (insetos), tem uma fauna muito mais rica que a fauna que se encontra nas proximidades o rio negro....

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...