Ir para conteúdo

Dicas para acampar


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Oi pessoal, tudo na paz ? Sou um novado nesse meio, e queria fazer uma viagem perto de São Paulo, com uns amigos

Queria uma ajuda pra onde ir, o que levar, o que comprar antes, cuidados que temos que tomar e a melhor epoca pra viajar ???

Ja agradeço por qualquer dica...

 

Olá fábio!

Começe lendo um pouco aqui para escolher seu destino

sao-paulo-f135.html

 

O básico para comprar é barraca e isolante, dependendo de onde você vai e como vai(carro, ônibus e etc) a lista pode aumentar...fogareiro, saco de dormir, anorak, lanterna ou lampião...etc,etc.

 

A melhor época pra viajar pra mim é fora de feriados e temporada de férias, são épocas mais seguras e com pouca gente no seu destino...mas isso não impede de fazer alguma viagem nessas datas...

 

Leia bastante esse site...isso aqui têm tudo que precisa :wink:

 

 

Oi Gente,

 

Também sou nova por aqui e estou adorando todas as dicas. Eu já acampei quando era criança, com a família, íamos de carro, levando o que conseguíamos. Mesmo de carro ainda faltava espaço. A família era de cinco pessoas e ainda ia o cachorrinho. Levávamos até pá e vassorura e montávamos um banheiro com uma lona e uma tábua com tampa para o buraco na terra.

 

Estou qurendo voltar a acampar, fazer trilhas, num esquema diferente, levando o mínimo.

 

Wyllo deu a dica de fazer um buraco de 1m de profundidade para lixo e cocô. Como se faz isso, sem levar uma pá? Eu não gostaria de jeito nenhum de deixar rastro e nem poluir onde passar. Todos aqui cavam buracos assim profundos?

 

Olá!

Use uma madeira, colher...qualque rcoisa que dê pra fazer um buraco.

Sinceramente? Eu nunca cavei por 1 metro ::putz::

Ah...nunca cavei pra colocar o lixo, ele sempre volta comigo :wink:

Abraço

Link para o comentário
  • Respostas 152
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Esta não é bem uma dica técnica, que permita algum conforto ou segurança nos vossos acampamentos ou caminhadas, mas sim uma dica que possivelmente poderá vir a ajudar-vos a apreciar melhor a actividade.

 

Normalmente nos meus acampamentos (volantes a maior parte das vezes) nunca falta um bloco de notas e caneta para anotar o que vejo, sinto e penso, para me entreter um pouco, principalmente no final daqueles dias esgotantes, quando estamos a ver o pôr do sol e atingimos o nosso momento Zen.

Aquela altura em que admiramos tudo o que fizemos ao longo do dia e a nossa veia filosófica (não me venham com tretas, porque cada uma tem a sua) começa a trabalhar a todo o vapor para mim é das melhores partes deste estilo de vida que se chama mochilar.

 

Obviamente que esta dica é dirigida para os que gostam de fazer relatos/crónicas das suas viagens e não para os que não suportam este tipo de coisas. Existem uma série de momentos fantásticos pelos quais nós passamos ao longo das nossas aventuras que não basta estarem guardados na mente, visto que há uma grande perda de informação, e quando chegarmos a casa não nos lembraremos de metade dos detalhes.

 

Para quem também gosta de registar pensamentos e raciocínios, não há nada melhor do que chegarmos a casa, olharmos para o bloco e rirmo-nos um pouco dos disparates que passámos para papel. Ficamos sempre com a ligeira impressão que foi outra pessoa qualquer que o escreveu e tomamos sempre uma visão crítica.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, estou com uma dúvida sobre acampamento, mas não sei nem se aqui seria o lugar certo dela, mas enfim... Dia 20 estarei indo para são tomé das letras com uns amigos, e seguiremos de Santo Antônio do Pinhal passando por São Bento do Sapucai, Brasópolis, Itajuba, Cristina, São Lourenço, Caxambu, até chegar em São Tomé. É Possível que passemos por Varginha ou Três corações. Gostaria de saber nas estradas que me referi há algum lugar, mesmo que não seja um camping propriamente, mas com um terreno favorável para se acampar. Segundo meus cálculos essa viagem vai durar cerca de 4~5 dias talvez menos. Obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Lucas.

Para montar uma barraca, em qqer estrada vc pode fazer isso. Ainda mais às escondidas.

 

Mas eu não recomendo vc fazer isso.

Vamos dizer que não é ambientalmente correto.

O ideal é sempre acampar em lugares que foram criados para tal finalidade.

Se vc tem condições de chegar na cidade, eu sugiro acampar em um camping estruturado ou ficar em uma pequena pousada.

Nessas cidades que vc citou sempre se encontra pousadas com diarias bem baratas.

 

Dê uma lida em varios tópicos criados no Fórum MG, principalmente os fixos e travados.

Lá vc encontra inumeras opções de hospedagem.

 

 

Abcs

 

 

Olá, estou com uma dúvida sobre acampamento, mas não sei nem se aqui seria o lugar certo dela, mas enfim... Dia 20 estarei indo para são tomé das letras com uns amigos, e seguiremos de Santo Antônio do Pinhal passando por São Bento do Sapucai, Brasópolis, Itajuba, Cristina, São Lourenço, Caxambu, até chegar em São Tomé. É Possível que passemos por Varginha ou Três corações. Gostaria de saber nas estradas que me referi há algum lugar, mesmo que não seja um camping propriamente, mas com um terreno favorável para se acampar. Segundo meus cálculos essa viagem vai durar cerca de 4~5 dias talvez menos. Obrigado.
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho que sua pergunta depende também de qual lugar e qual será a faixa de temperatura do destino.Dependendo do lugar nem é preciso um saco, um lençol fino já resolve e no frio punk é melhor um saco de dormir.

Mas um saco de dormir merece mais cuidados no uso que uma coberta...

Abraço

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Prezados amigos:

 

A pergunta é :

 

E quando se está acampado numa barraca e dá uma tempestade de raios ?

 

É perigoso que o raio atinja a barraca ?

 

Como fazer para se proteger de raios ?

 

Onde seria um melhor local para acampar ?

 

E quanto a segurança quanto a vândalos, como acampar num local que possa dar mais segurança?

 

E para se livrar de dejetos ( lixo devido a feitura de comida, necessidades fisiológicas..? )

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá,

 

Recentemente andei meio encantado com a possibilidade de usar redes, mosqueteiro e toldo como alternativa para acampar.

Estou indo acampar agora no fim de semana em Serra Negra (perto de Bezerros, Pernambuco) em um local com aproximadamente 1.100 m de altitude.

A previsão é hoje (4 dias antes da viagem, então talvez não muito confiável) é de mínima de 19º C e máxima de 27º C.

 

Vou assumir aqui por hipótese que a previsão esteja errada e, como bom Nordestino, vou me sentir numa geladeira lá em cima.

Alguém mais experiente já acampou com uma rede de Nylon (estilo Kampa) e somente saco de dormir? Isto é, sem muito requintes na rede.

 

Li outro tópico sobre uso de redes neste forum, mas não tinha muitos detalhes e dicas sobre como lidar com o frio. E lendo no http://www.tothewoods.net/ (um site bem legal sobre uso de redes em acampamentos) as dicas lá são pra frios extremos. Ai fiquei meio boiando com a adaptação do conteúdo ao clima do Brasil.

 

Finalizando, gostaria de saber se somente usando o saco de dormir, o toldo e o mosqueteiro eu poderia dormir uma noite relativamente tranquila, sem congelar.

Se alguém tiver dicas em acampamentos com rede, eu ficaria muito grato em recebê-las.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...