Ir para conteúdo

Mergulho - Mascaras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Aprendi um truque novo para "anti-embaçante".... As mascaras novas vem com uma camada de silicone no vidro, devido ao processo de fabricação. O truque é queimar esta camada que causa o embaçamento com um isqueiro (tomando todo o cuidado pra nao queimar a borracha/silicone da mascara !!!). Isto deve ser feito com um isqueiro com a chama na face interna do vidro que ficará todo preto com o silicone queimado. Depois disso é só passar um esponja macia pra limpar a fuligem e mandar cusoe nela !

 

Pra mim funcionou perfeitamente.

 

 

pasta de dente...

 

funciona assim: vc escova a lente usando pasta de dente e seu dedo... fazendo movimentos circulares...

depois lava e testa... repita ate nao embacar mais...

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Mais uma duvida....spray anti embaçante....funciona mesmo ?

 

Tks

 

cara, esse spray ai eh a coisa mais inutil q a industria do mergulho ja poderia ter inventado. Funciona? Nao sei, em mais de 1.000 (mil) mergulhos em 19 anos mergulhando eu nunca usei. Em todos eles eu usei o bom e velho cuspe que NUNCA me deixou na mao. E sabe do q mais? Ha uns 10 anos atras a revista mergulho fez um teste com todos os sprays do mercado e sabe qual foi o melhor? Cuspe!!

 

Por favor, nao compre spray! Alem de vc ter o cuspe de graca - e q funciona!, nao fica contribuindo com a industria do consumo exagerado e contribuindo com gasto de energia e combustivel desnecessariamente q eh usado na producao e distribuicao e embalagem do produto. Pense nisso tb.

 

Qto a pasta qdo a mascara eh nova, funciona tb, mas tem vezes q a camada ta meio teimosa em sair e nesses casos so queimando mesmo.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Andre, por experiencia propria eu nao recomendo cuspir uma hora antes nao. O motivo eh simples, so da mais trabalho pra tirar o cuspe do vidro. Eu sempre deixo a cuspida como a ultima coisa de todas q faco antes de cair na agua. As vezes na ultima hora tem q ajustar algo, dar uma forca pra alguem, dai qdo vc vai cair na agua o cuspe ta seco e eu acho um saco ficar la esfregando cuspe seco da mascara, alem de ficar um cheirinho de baba q mesmo sendo meu nao eh la muito agradavel. E o cuspe imediato funciona perfeito - ate melhor q o cuspe seco - e lava em meio segundo.

 

Se vc cuspir, lavar e deixar a mascara seca por poucos minutos antes de cair isso ja perde o efeito. Mas se vc cuspir e mantiver a mascara dentro da agua, na hora de mergulhar continua funcionando. O problema eh deixar ela secar (depois de ter lavado). Por isso o melhor mesmo eh fazer como a ultima coisa.

 

Nao recomendo q se faca, mas fica a sugestao pra quem achar q consegue fazer tranquilamente. Eu por ja ter experiencia, nao caio com a marcara no rosto, e sim no pescoco e como falei o cuspe eh a ultima coisa antes de cair. Depois de cuspir seguro cinto de lastro e as mangueiras com uma mao e mascara e regulador com a outra (a mascara nao esta no rosto e o regulador nao esta na boca). Qdo dou o passo de gigante - ou mortal frontal, ou parafuso, ou bomba, ou o raio q seja q der vontade na hora -, na hora q retorno para a superficie a mascara ja esta automaticamente lavada, dou o ok de superficie, coloco a masc no rosto o reg na boca e bom mergulho.

 

Outra dica, as vezes vc percebe q alguem nao cuspiu direito - depois de certa experiencia vc nao erra mais, ja sabe o jeito certinho q funciona e a mascara nao vai ficar embacando durante o mergulho. O q fazer? Se vc ja nao tiver la embaixao qdo se der conta disso, pode valer a pena voltar para a superficie pra refazer o lance do cuspe, eh super simples. Retorne a superficie, retire a mascara, de uma chaqualhada nela pra tirar o excesso de agua nas lentes e meta-lhe uma cusparada DE HOMEM na mascara, e se necessario reforce a carga de cuspe - pq como ela esta molhada vc vai ter q se certificar q tem bem mais cuspe q agua nas lentes - esfregue bem em todos os cantinhos do vidro, com forca e enquanto esfrega tem q ouvir aquele barulhinho - nhic, nhic, nhic, do dedo esfregando o vidro (inclusive se vc fizer isso da primeira vez nunca vai ter esse problema a nao ser q a mascara seja novinha e tenha o problema da camada de silicone, ou se vc fizer isso mais do q 1 ou 2 minutos antes de cair pq vai perdendo o efeito) dai eh so enxaguar e continuar o mergulho. Mas lembre-se, ficar subindo e descendo como um io-io nao eh nada seguro para o seu perfil de mergulho - estou falando do raio do nitrogenio. (Se achar melhor nao voltar pra superficie dai eh so ficar deixando um pouquinho de nada de agua entrar na mascara pra ficar 'lavando' o vidro e depois esgotando. Se a situacao tiver feia mesmo, tipo a mascara nova, dai ja nem esgota, deixa o pouquinho de agua la dentro pra ficar lavando de 30 em 30 seg. Puta noia do caralho!)

 

Inclusive fanzendo isso eu nao tenho q ficar me abaixando la na esteira do barco pra enxaguar a mascara - q as vezes eh alta e da trabalho - e tb nao tenho q usar a alternativa muito usada nos barcos de mergulho de ficar lavando ela em baldinho dagua - cheio de cuspe dos outros ::bruuu:: Nao eh nem preguica, eh so q de tanto fazer vc acaba desenvolvendo a maneira mas simples q requer pensar menos em tudo.

 

inclusive lembre-se, sempre q a mascara nao estiver no rosto deve estar sempre no pescoco!, nunca na mao e pior ainda na testa!

 

bons mergulhos

Link para o comentário
  • Colaboradores

Xaliba, normalmente eu dou uma cusparada na hora que entro no barco. Procuro arrumar todo o equipo, cilindro e tudo com o barco ainda parado, se possível, e já deixo nadadeira e máscara junto, já cuspida. Mas, aquela coisa... cada um tem suas manias. Se fosse outra pessoa lendo isso aqui, seguiria suas dicas e não as minhas, sem dúvidas. :lol:

 

E se alguém deixar a máscara na testa, paga a cerveja pro barco todo na volta.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Eu to com o Xaliba.

Uso cuspe sempre, q nunca me deixa na mão, e é de graça!

Uma opção q já vi em algumas das operadoras da Lage de Santos e em Abrolhos é detergente.

Vc esfrega um pouquinho na lente, obviamente por dentro, pra tirar qquer resíduo de gordura, passa a máscara pela água pra tirar qquer sobra desse produto de dentro da máscara, e vai na fé! Mas tem de tirar direitinho o detergente, pq se vai nos olhos, arde pacas!

No intervalo de superfície, basta deixar um pouco de água dentro da máscara, deixar a máscara de "boca" pra cima, e qdo for se reequipar, joga a água fora e nem precisa repetir o processo!

Mas é um saco ter de ficar se preocupando com isso, enquanto o corpo produz, de graça, o cuspe, q cumpre tão bem o seu papel.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

A saliva contém peptina, uma proteína que forma uma “película” que protege a máscara da condensação da gotas d’água – formada pela diferença de temperatura entre a água do mar e o interior da máscara...

 

Se achar nojento demais cuspir, use uma leve camada de desembaçador específico para máscaras ou detergente no vidro...

 

Mas o risco dos produtos escorrerem e irritarem os olhos deve ser considerado...

 

Shampoo jonhson tb da certo... e é menos irritante aos olhos...

 

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros de Honra

murillus, acho q quem tem nojo de cuspir na marcara nao devia beijar na boca.

 

Isso eh lobby da industria, q q tem colocar um cuspezinho la? Talvez devessemos chamar de saliva entao, ou amilase salivar, assim causa menos nojo. Nao consigo entender isso. Esses produtos todos sao nocivos ao meio ambiente, como alguem vai la mergulhar em um paraiso e vai botar shampoo, detergente, quimicos de antiembacande na parada, se pode usar cuspe q eh o melhor antiembacante q existe???

Link para o comentário
  • Membros de Honra

produtos todos sao nocivos ao meio ambiente, como alguem vai la mergulhar em um paraiso e vai botar shampoo, detergente,

 

 

kkk...

 

tb acho que nao valha mas... acho que natureza que nos buscamos merece ser preservada...

 

mas respeito que tem esses "nojos" bestas...

 

[]s

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...