Ir para conteúdo

Itapanhaú - Mogi, Bertioga - Serra do Mar


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Legal... a minha ideia é descer pela serra mesmo.. agradeço o convite... se puder me avisar quando tiver alguma data ou algo previsto.. quanto ao banho na cachoeira rs... pelas fotos achei furadaaaaaaaaaaaa rs.... mas um bom banho no rio depois vale a pena rs...

 

só to tentando convencer a patroa a comprar a botina rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 62
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
Olá a todos,

 

negrabela, sim é a trilha que sai do mirante, pelo que sei todo o parque nacional da serra do mar, é proibido o camping selvagem, coisa que eu faço muito por lá.

 

Agora, não sei se a travessia é proibida.

 

 

hehehe tdz, a primeira vez que eu vi o termo "fecharam a trilha" eu pensei que tinham realmente barrado o acesso passei anos procurando info sobre essa trilha e nao achava naaada, só lembrava dessa entradinha do mirante e que uma vez barraram uma turma de chegar na cachoeira por ali (mas tava chovendo horrores, era "suicídio" mesmo, de longe a cachoeira parecia um monstro, imagine lá embaixo...)

 

Até onde eu saiba, o parque nao acompanha com guias ou se responsabiliza por quem desça pela trilha do Itapanhaú - para todos os efeitos ela está fechada ao publico e eu nem sei qual nucleo seria responsavel por ela.

 

Entendo que a trilha do mirante previlegia o fácil acesso... mas tambem facilita a farofa hehehee

 

Olá a todos,

 

A Trilha não esta fechada, literalmente falando, com grades, cercas e tal. O que acontece, é que se a policia pegar você saindo ou tentando entrar na trilha, vão acusar você de crime ambiental, pois como eu disse, é proibido acampar no parque estadual da serra do mar.Aconteceu comigo isso uma vez em Paranapiacaba, fomos impedidos de entrar e ainda quiseram confiscar nossos equipamentos.

 

Discordo totalmente do seu ponto de vista com relação a farofa, vou citar um exemplo porque discordo, a trilha de paranapiacaba que leva até o poço das moças, é muito difícil ( ::mmm: ), mesmo tendo essa grande dificultade, é visitada frequentemente por farofeiros e destruidores do meio ambiente, até ladrões lá vão, por esse motivo, inclusive, não a faço mais.

 

Agora me diga negrabela, a dificuldade da trilha impediu a destruição da mata e a frequentação pelos farofeiros ?

 

Adam Tavares, se você conhece o mirante de onde se avista a cachoeira, no começo do mirante próximo aos bancos tem um cercado de madeira de mais ou menos 0,50 cm, ali começa a trilha, você olhando de cima parece um precipício :D , ele é íngreme somente na entrada, depois é tranqüila, inclusive é boa por isso da para iniciar bastante gente nela ! :D

 

Tome cuidado ao entrar nela, como disse é íngreme, mais nada do outro mundo, outra coisa muito IMPORTANTE que esqueci de lembrar, que passado o trecho íngreme, logo virá uma bifurcação, onde você deve pegar a trilha da DIREITA.

 

È Muito importante pegar a bifurcação da DIREITA, a outra trilha, leva a um barranco gigantesco, eu já tive a infelicidade de errar o caminho, foi a primeira vez que eu fiz aquela trilha a noite, estavamos com tanto peso que esquecemos da bifurcação e tomamos a esquerda, chovia muito ! Descemos praticamente rolando morro abaixo, e para nossa surpresa, encontramos um perua Kombi, tombada no meio desse barranco ! ::ahhhh:: Ainda não tinhamos percebido nosso erro, imaginamos que a perua devia ter caido na trilha e por isso destruida a picada que ali havia.Só percebemos nosso erro na volta ! ::lol4::

 

Interessante, que mesmo de cima do mirante, é impossível ver a tal perua tombada, inclusive, nem sei se ainda esta lá.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Discordo totalmente do seu ponto de vista com relação a farofa, vou citar um exemplo porque discordo, a trilha de paranapiacaba que leva até o poço das moças, é muito difícil ( ::mmm: ), mesmo tendo essa grande dificultade, é visitada frequentemente por farofeiros e destruidores do meio ambiente, até ladrões lá vão, por esse motivo, inclusive, não a faço mais.

 

Agora me diga negrabela, a dificuldade da trilha impediu a destruição da mata e a frequentação pelos farofeiros ?

 

 

tdz, eu admito que não conheço a região, mas já conheci muito lugar que a facilidade de acesso (inclusive, de custo) acabava farofando o pico e destruindo tudo a sua volta, um exemplo disso é a Prainha Branca, em Bertioga, pra onde ja fui várias vezes e já ajudei em mutirão de limpeza pós ano novo... num dava pra saber o que era areia e o que era garrafa... Falta de consciencia sempre existe, seja longe ou perto, com acesso fácil ou difícil. E estamos sempre aprendendo alguma coisa nova, basta prestar atenção a sua volta.

 

Realmente, devo concordar com voce: não é o fácil acesso simplesmente que determina a "farofização"; quanto a essa trilha, se for pensar, o acesso nem é tão fácil assim, já que é preciso o transporte até o "meio" da rodovia para se chegar....

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos,

 

Na época que eu freqüentava a região, estava um pouco devastada a mata, mais geralmente o pessoal que eu encontrava acampando na beira do Rio era composto de pessoas experientes em trips ( O que não quer dizer que sejam ecologicamente conscientes ) que em sua maioria tentam empregar a política de mínimo impacto.Acho que o maior problema ali é justamente o excesso de visitantes, mesmo que não sejam os tais farofeiros, o excesso de visitação ao longo dos anos tem seu preço.

 

Tem um pessoal mais antigo da rua que moro que acampava nesse local na década de 80, veja há quanto tempo há região vem sofrendo a ação do Homem. Aí, não tem muito jeito, mesmo com mínimo impacto a natureza sofre.

 

E eu desconheço a ação das autoridades competentes sobre manutenção da região, não que essas autoridades sejam 100% culpadas mais deveria haver um controle de entrada e saída ao invés da proibição total como eu acredito que haja.

 

Agora, comparando rapidamente a já citada Paranapiacaba x Cachoeira do Elefante, a cachoeira do Elefante ganha em todos os quesitos, menos farofeiros, bem mais preservação da natureza e também é mais segura.Eu estou comparando a Paranapiacaba de 2, 3 anos atrás, época que eu freqüentei a região.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá a todos!

 

Faz muito tempo que não faço essa trilha, e estou afim de voltar para lá.

 

Não me lembro de muita coisa, mas acho que as 3 ou 4 vezes que fui, iniciei a trilha na rodovia Mogi-Bertioga, fui até a cachoeira e voltei pela mesma trilha para o mesmo ponto.

 

Pelo que estou lendo aqui não vale a pena voltar na trilha? Ele segue após a cachoeira ou existe uma bifurcação antes? A saída dela é na rodovia novamente, mas sem infra nenhuma de ponto de ônibus? Tem que dar sinal e esperar alguma van/buso parar?

 

Imagino eu que independente aonde você saia da trilha na rodovia, ainda será no trecho de serra, e essa rodovia tem um retão enorme no pé do morro até o bairro do Indaiá, em Bertioga. Acho que não seria ideal caminhar tudo isso não...

 

Ah, pelo que me lembro a trilha cruza o rio umas 4 vezes. É isso?

 

Outra coisa é a KM aonde devemos entrar no mato... Aqui no post está KM 13, mas tem gente que diz que é entre o 78 e 0 81, mais ou menos uns 5km após a balança... Que confusão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom, estive nesse domingo dia 16/08...

 

Não fiz a trilha toda, pois apesar do tempo bom ainda não estava aqueeeeele calor... fui até o primeiro rio.

 

O início da trilha é no KM 81 da mogi bertioga. Eu dei uma olhada, e uma opção é é deixar o carro nuns botecos / restaurantes entre os km 75 e 77. Aí caminhar até o início da trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa, info valiosa essa Edu.

Pra chegar ao inicio da trilha nem é o maior problema... o problema mesmo é a volta, para não ter que subir tudo novamente num único dia.

 

 

Minduim...eu pretendo ir ainda... só que tô esperando o tempo dar uma esquentada... ficar na vontade de uns tchibuns no Rio é osso heheheh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...