Ir para conteúdo

Como escolher onde fazer seu curso de mergulho?


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Acho q a duvida mais frequente entre quem esta querendo comecar a mergulhar eh onde fazer o curso de mergulho. Bom, sempre q me perguntam isso eu respondo "va na banca, compre uma revista Mergulho e veja na lista de anuncios as escolas. Ligue pra elas e veja o q eles oferecem". Os precos dos cursos sao bastante parecidos. O q muda na verdade eh se tem piscina (aquecida) no local - q eh um belo conforto -, se os equipamentos sao mais novos, a localizacao da escola, mas nada disso eh excencial, especialmente se a grana nao esta tao folgada assim. Basicamente procure por certificadoras como Padi, pdic e naui q sao mais conhecidas, reconhecidas e conceituadas. De maneira geral vc vai aprender tudo direitinho com qquer desses cursos em qquer escola. Vc eh q vai entao decidir o q acha q vale a pena pagar com relacao as diferencas de preco. Com relacao ao check-out tb, uns vao ser mais caros pois incluem o transporte, uma pousada mais cara, equipos mais novos, etc, mas se a grana ta curta pode fazer no mais barato - nao no curso da garagem - q provavelmente vai correr tudo bem.

 

As escolas mais caras tendem a ter profissionais de mais qualidade, mas preco nao necessariamente eh sinonimo de qualidade. E o curso basico eh so o basico mesmo, ele deveria se chamar "como aprender a usar o equipamento sem se matar em baixo da agua", basicamente vc nao vai aprender nada alem disso. Aprender mesmo vem com experiencia. E nao se iluda, ter a carteira recheada de certificacoes de cursos disso e daquilo, especialidades e tal nao significa q vc eh um bom mergulhador. Mesmo a pessoa ser um instrutor nao significa q ela eh boa mergulhadora - eu ja conheci varios instrutores de mergulho q enchiam a boca pra falar q eram instrutores q eram meio pregoes, assim como ja conheci muitos mergulhadores q so tinham a carteirinha de basico mas eram excelentes mergulhadores e muito experientes, muito melhores q os mencionados instrutores. Pra ser bom tem q praticar, eh simples assim. Tem muito mais a ver com qtos mergulhos e em q circunstancias eles foram feitos do q com suas 'patentes', claro q os cursos ajudam, mas so pq um mergulhador tem varias especialidades nao quer dizer q seja melhor necessariamente q uma pessoa q so tem a carteirinha de basico.

 

Mas um aviso. A graaaande maioria das pessoas faz o curso basico e nunca mais mergulha na vida. Isso acho q eh um belo dinheiro jogado fora, se vc souber q vai ser assim pague por um batismo, qdo alguem te leva pela mao depois de uma explicacao de 15 min e boa, eh como se fosse um salto duplo de para-quedas. Eh bem mais barato e gasta menos tempo.

 

E prepare-se, mergulho eh um esporte bastante caro. Foi por essa razao q eu me tornei um profissional, pq eu nao tinha grana pra pagar todos os mergulhos q queria fazer. E deu certo :) em 18 anos mergulhando eu so paguei um mergulho na vida!

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Respostas 57
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

 

Isso acho q eh um belo dinheiro jogado fora, se vc souber q vai ser assim pague por um batismo, qdo alguem te leva pela mao depois de uma explicacao de 15 min e boa, eh como se fosse um salto duplo de para-quedas. Eh bem mais barato e gasta menos tempo.

 

 

nem tanto... eu por exemplo, faz 6 meses ou mais que nao mergulho...

 

 

E prepare-se, mergulho eh um esporte bastante caro.

 

 

e como é caro...

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

Isso acho q eh um belo dinheiro jogado fora, se vc souber q vai ser assim pague por um batismo, qdo alguem te leva pela mao depois de uma explicacao de 15 min e boa, eh como se fosse um salto duplo de para-quedas. Eh bem mais barato e gasta menos tempo.

 

 

nem tanto... eu por exemplo, faz 6 meses ou mais que nao mergulho...

 

nao entendi murillus, qual a relacao de vc nao mergulhar ha 6 meses com pessoas q fazem o curso e nao mergulham nunca mais na vida?

Link para o comentário
  • Membros de Honra

nao entendi murillus, qual a relacao de vc nao mergulhar ha 6 meses com pessoas q fazem o curso e nao mergulham nunca mais na vida?

 

eu sou mergulhador ha uns bons 20 anos... mas neste ano por falta de operadoras por aqui no ceara, mergulhar ficou dificil...

mergulhar com nitrox ja era impossivel... e agora floydeu tudo de vez... ou seja, estou enferrujando no nitrox...

mas nao me arrependo de ter feito o curso de nitrox por exemplo... mesmo que nao va utilizar tao cedo denovo...

 

resumindo... aprender nunca é ter dinheiro jogado fora...

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros de Honra

entendi, eh q eu nao falei no sentido figurado, falei nunca mais na vida mesmo. A galera se empolga, paga uma puta grana pra ir la e fazer so os mergulhos do checkout e tchau, tem gente ate q compra o equipo inteiro e nunca mais entra na agua. Dali varios anos ja esqueceu tudo, nao sabe nem engatar mais a mangueira do power inflator. Nesse caso eu acho q na verdade nao se aprendeu quase nada (pois se esqueceu tudo) e a pessoa poderia ter curtido o mergulho tb pagando muito menos do q pagou com curso + checkout e nao ficou la gastando tempo aprendendo a usar um equipo q nunca mais vai ver na vida.

 

Se eu fizesse um curso de paraquedismo pra so saltar no curso e nunca mais saltar na vida eu acharia um desperdicio e preferiria fazer um salto duplo e boa.

 

Qto ao nitrox por exemplo a unica vantagem de fazer o curso eh ter a carteira pra vc poder mergulhar com nitrox pq o curso em si eh tao simples q eu nao sei como a padi tem coragem de tornar isso em um curso e cobrar uma grana por isso. Vc aprende tudo q precisa pra mergulhar com nitrox no maximo em 2 horas lendo uma apostila. Eu acredito q vc ainda va usar sua carteirinha de nitrox nos mergulhos q fizer na sua vida, mas supondo q vc fizesse o curso e nunca mais fizesse um mergulho com nitrox, eu acho q seria um desperdicio de dinheiro e tempo ter feito o curso e pago pela carteirinha.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

 

E prepare-se,

 

mergulho eh um esporte bastante caro.

 

Foi por essa razao q eu me tornei um profissional, pq eu nao tinha grana pra pagar todos os mergulhos q queria fazer. E deu certo :) em 18 anos mergulhando eu so paguei um mergulho na vida!

 

 

Realmente...

 

acho que isso é muita sorte e tb muita batalha pessoal... tornar um profissional requer muito sacrificio... um dia chego-la...

 

[]s

Link para o comentário
  • Membros

Entao...

 

esse tópico ficou meio no esquecimento...

 

Eu queria fazer o curso básico (inicialmente) e queria saber se vcs tem referencia de escolas em São Paulo e se elas são boas. Eu dei uma olhada na Narwall e na Koka Sub.

 

Mas queria saber meio o que eu devo perguntar pra elas pra garantir que o curso delas vai ser realmente bom, e talz....

 

vlw

Link para o comentário
  • Membros de Honra

olha java, basicamente eh isso mesmo q eu coloquei no post inicial desse topico. Localizacao da escola, se tem piscina no local, qual o nivel dos equipamentos, a certificadora da sua carteirinha e eh isso. Ligando e falando com varias escolas diferentes vc vai intuir se quem ta falando com vc manja ou nao da parada, compre a revista e dedo no telefone.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

va la e pergunte a alguem (aluno) o que ele acha do curso... geralmente se nao gostar mete o pau... e depois procure um instrutor e tenha uma conversa verdadeira pois nao adianta querer dar uma de sabido...

 

e digo ainda: por experiencia, vc sempre vai querer ter seu instrutor como seu melhor amigo... e os meus mestres ate hj sao meus grandes amigos...

 

[]s

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Empolguei com esse tópico, em que caí por acaso. Vamos ver se nas próximas férias (tentarei que sejam no verão!) eu faço um curso desses! Sou aqui do ABC e pensei nessa escola: http://www.seawaynet.com.br

Alguém tem referências deles? Vou lá conversar no fim de semana para dar uma olhada, ver como é a coisa toda. Sempre gostei de mar, sempre tive esse sonho desde criança. Complicadas são as cifras que os amigos contam quando saem para mergulhar... rs

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...