Ir para conteúdo

72 horas em Manaus


Posts Recomendados

  • Membros

Ei galera!

 

 

aproveitei uma promoção da Azul e fui passar 03 dias em Manaus, para conhecer a Amazônia.

 

Como tinha pouco tempo, a viagem foi meio corrida, mas deu para conhecer um pouco de cada coisa interessante da Região. Para quem vai pra lá e tem pouco tempo, as dicas podem ajudar:

 

 

Cheguei em Manaus na quinta às 23h30. 30 graus!! (é a temperatura que faz em BH ao meio dia!). Deixei as minhas coisas no Hotel 10 de Julho. As fotos do site enganam bastante... mas por R$ 65 eu não podia esperar nada muito diferente. Para quem vai viajar sozinho (como eu fiz), melhor seria ficar no Manaus Hostel, pois é mais fácil fazer amizades e arrumar companhia para os programas. Mas fui desaconselhado pelo meu guia (na próxima confiarei mais nas dicas dos mochileiros :)

 

Seguindo as dicas postadas aqui no Forum, ainda na quinta à noite dei uma passada no Porão do Alemão - apenas pra conhecer como é a night manauara. Lugar muito indicado pra quem gosta de Rock & Roll. A bandinha mandou ver, tocou até Iron Maiden em formato acústico! Muito bom!

 

Sexta de manhã: dispensei o café da manhã do hotel e fui para um tour gastronômico na região do Mercado Central. No mercado, dá pra comprar muitas frutas exóticas e, talvez o mais interessante, comprar a poupa ou o suco pronto. Se você não estiver acostumado com esse nível de calor (meu caso), vai passar os dias com sede e com pouca disposição para comer... o jeito foi me virar com sucos (um pouco de caloria). Vi algumas pessoas com garrafas pet cheias de suco congelado - as quais levavam como companheira de viagem.

 

Ainda na região do mercado central, tem uma pracinha com várias barracas de artesanato. Lá achei um quiosque que vende sucos (provei e repeti o de Taperebá) e tapioca feita na hora (vc escolhe o recheio). Delícia!

 

Procurei uma tal de tapioca de tucumã, mas não achei...

 

Tirando os sabores, não vi nada de interessante no centro de Manaus. Tudo muito sujo e confuso; me lembrou Ciudad del Este/Paraguay.

 

Para cumprir tabela, também aproveitei a manhã para conhecer o Teatro Amazonas e suas imediações (sorveterias, lojas de artesanato, chocolates especiais, etc.). Lugar bem agradável.

 

Depois de descansar e respirar um pouco, na sombra de 38 graus, peguei o ônibus para o INPA, pois queria conhecer o peixe-boi. Achei o lugar meio "derubado". Mas é bem legal ver este mamífero de formas arredondadas. É um bichinho bem simpático.

 

Tendo visto peixe-boi, jacarés e ariranhas, achei que minha cota de animal-planet estava de bom tamanho e dispensei outros programas similares.

 

Peguei o ônibus 678 e rumei para Ponta Negra/Hotel Tropical. A política do Tropical é bem flexível. Dá pra entrar lá e conhecer a piscina e a praia.

 

Nessa hora, entretanto, eu já estava quase passando mal com o calor de 42 graus dentro do balaio (ônibus) e um banho no rio foi minha salvação - apesar da temperatura de 29 graus (!) da água não ter ajudado tanto quanto poderia.

 

Ponta negra é um lugar bem legal, com barzinhos, restaurantes e pessoas adeptas da prática de esportes, dentre os quais o levantamento de latinhas de cerveja. Diversão para todos os gostos!

 

Na sexta à noite, comi uns petiscos na praça do caranguejo, para conferir o ponto etílico. Um monte de barzinhos numa praça, nada de especial.

 

Procurando algo mais exótico, fui conferir a Festa do Boi em Manaus. É bem interessante para entender aspectos da cultura local. Mistura de Carnaval, danças ritualísticas indígenas e torcida organizada. Mesmo para quem não curte micareta, carnaval e afins (como eu), valeu a pena conhecer.

 

Sábado e domingo fui para um programa de selva. Meu programa foi aquele de dois dias organizado pela Amazing Tours. Experiência super legal, especialmente a focagem de jacaré. Ponto alto da viagem!

 

No domingo à noite, antes de voltar, ainda deu para conferir um barzinho na praça do teatro amazonas.

 

Algumas dicas que gostaria de compartilhar:

 

> Fui na época da seca, com o rio muito baixo. Isso torna a paisagem menos exuberante e alguns passeios ficam menos viáveis. Por exemplo: não tinha quase nada de vitória-régia; os botos vão à caça de cardumes e desaparecem dos locais onde os turistas nadam com eles; navegar com barco entre as árvores não fica possível...

 

> Acho que para curtir Manaus o ideal seriam 04 ou 05 dias. Com três eu tive que deixar algumas coisas para a próxima, como visitar Novo Airão.

 

> Para a selva, levei um repelente normal e não tive nenhuma picada de mosquito, apesar das 30 horas na selva.

 

> o trânsito da cidade é péssimo! Muitos engarrafamentos, mesmo não tendo tantos carros. Parece que a cidade está estrangulada, e mal planejada. E com muitas obras em andamento. Eu não alugaria um carro, pois as lembranças do sofrimento que temos em BH, SP, RJ viriam rapidamente à tona.

 

> as pessoas nas ruas são muito prestativas e gentis. O povo me pareceu muito hospitaleiro. Especialmente os guias e o pessoal dos Hotéis de Selva (fiquei no Green Lodge)

 

> paradoxalmente, o atendimento em hotéis, restaurantes e afins ainda tem muito a melhorar.

 

> Converse bastante com o guia antes de contratar qualquer serviço ou pacote. Nesse quesito, minha experiência foi um pouco frustrante. Seguindo os relatos postados aqui no Fórum, combinei com o Leonardo da Amazing Tours. O programa em si foi excelente, mas tenho que registrar que o atendimento deixou muito a desejar. Ele me mandou fotos do flutuante que eu supostamente ia ficar; mas na hora fiquei em outro completamente diferente - sem nenhum aviso prévio. Houve atraso na hora de sair para o programa, o que fez com que o "encontro das águas" fosse quase um esforço de imaginação. Contratei transfer de ida e volta e enviei (duas vezes) os meus dados de vôo, mas se eu não tivesse ligado nos dias avisando de minha chegada/partida, eu teria ficado "a ver navios", com risco de perder o vôo. Sem contar erros na hora de calcular o que eu teria que pagar.

 

 

Para quem gosta de natureza, conhecer a Amazônia é um programa bem legal. Boa viagem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...