Ir para conteúdo

Entendendo um pouco sobre mergulho... Terminologia...


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Sei que é possível mergulhar em qualquer lugar dependendo do seu nível de experiência...

 

A única coisa que realmente importa é que tenha a formação e a experiência necessária para mergulhar...

 

E que esteja acompanhado de um parceiro ao mergulhar...

De uns anos pra cá intensificou-se um ramo do mergulho voltado para a autosuficiência em mergulhos solo.

Eu mesmo já fiz alguns, não dentro dessa filosofia, mas apenas como consequência de alguma necessidade surgida durante a operação, como procurar alguma dupla de mergulhadores faltantes no barco, apoitamento de embarcação, busca e recuperação de equipamento caído, e por aí vai. Mesmo assim, reconheço que o risco é alto demais pra valer a pena essa atividade como rotina. Mergulho em dupla é fundamental pra que a atividade continue a dar prazer e mantenha baixos índices de risco.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Q eu saiba mergulhador basico de qquer operadora pode mergulhar sozinho pois em teoria ja tem o conhecimento minimo para nao se matar usando o equipo.

 

so pra esclarecer eu quero dizer 'sozinho' sem a presenca de alguem q tenha q te guiar. A regra de mergulhar em dupla continua valendo pois no mergulho recreativo turistico esse eh o procedimento padrao de seguranca.

 

Qto a fazer mergulho solo eu diria q aproximadamente um terco de todos meus mergulhos na vida foram solo e aprox metade destes em lugares em q eu nunca havia estado. Nao recomendo q ninguem faca isso, mas eh necessario experiencia e os procedimentos de seguranca especialmente com relacao a nao ficar sem ar no meio do caminho e saber voltar pro barco sem se perder devem ser redobrados, talvez quadruplicados. Um erro aqui outro ali fazem vc ficar mais esperto e auto-suficiente.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Se for parar pra pensar, na prática a gente se obriga a ignorar alguns stands em nome da segurança.

 

mauricio, me ilumine, que situacoes te obrigariam a ignorar standards em nome da seguranca??

Fala Xaliba!

Eu me referia à possibilidade de permitir ao mergulhador básico mergulhar sem um dive master coladinho nele.

Na Lage a gente não costumava permitir isso. Algumas vezes, qdo conhecíamos o mergulhador, e sabíamos que ele era "aprontador", mesmo que ele fosse avançado a gente botava pra cair na água com um dive master de olho.

Foi nesse quesito q comentei sobre ignorar stands em nome da segurança.

Feito?!

::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Acho q entendi, vc quer dizer 'ignorar standards' por nao permitir q ele mergulhe sozinho mesmo q a certificacao dele, ao menos em teoria, permita isso? Se for isso vc nao esta ignorando nenhum standard, so esta adicionando o seu bom senso na historia, coisa q esta totalmente prevista na regra pois vc q eh o profissional ali, portanto vc nao esta ignorando nada nao.

 

abs

Link para o comentário
  • Colaboradores

É exatamente isso, Xaliba.

Cabe ao profissional do mergulho avaliar as condições de mar e determinar o que é mais seguro para os mergulhadores sobre sua supervisão, mesmo que isso faça com que mergulhadores certificados para determinadas ações fiquem impedidos de fazê-lo. Segurança em primeiro lugar, sempre!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
×
×
  • Criar Novo...