Ir para conteúdo

La Paz


Alcides

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Mercado das Bruxas em La Paz

 

Esse mercado é uma das principais atrações de La Paz e todo mundo já ouviu falar dos famosos fetos de lhama. Mas eu só fui descobrir pra que eles servem lá, conversando com a bruxa. Ela disse que as pessoas compram os fetos de lhama e enterram no terreno onde vão construir suas casas, para trazer boa sorte. Mas esse mercado é só para turista ver. O rituais xamãnicos de verdade acontecem na cidade de El Alto, por onde se passa a caminho do Chacaltaya.

 

20091011143256.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

 

.............. Mas esse mercado é só para turista ver. O rituais xamãnicos de verdade acontecem na cidade de El Alto, por onde se passa a caminho do Chacaltaya...............

 

Realmente é em EL Alto que acontecem os rituais e um dos lugares é o dessa foto, um "beco" cabuloso que fica localizado depois da feira popular e próximo de um mirante com uma vista espetacular, mas que estava fechado quando fui lá e tb. sem placa de identificação. Há ia esquecendo de falar, nesse local turista não é muito bem vindo.

 

598d9e6f2b564_Bolivia(265).JPG.b9421183d45751c90d439fbf0cf921b8.JPG

 

598d9e6f2fb44_Bolivia(268).JPG.03a6a52a1f6a65d59156779e6e570aca.JPG

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

recomendo no caso de um dia com ceu limpo uma visita no Valle de la Animas... ou então o povoado de Palca, caminho para o illimani...

as trilhas

Takesi

Yunga Cruz

 

 

20091023142257.JPG

 

esse é uma parte do valle das animas... todo esse vale é o q separa o illimani de La Paz... parece perto vendo de la paz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

[align=justify]Amigos,

 

Estou editando aqui algumas dicas que postei no tópico Mochilando com crianças, lá tem fotos dos locais descritos.

 

 

:arrow:La Paz = essa cidade é uma festa para a garotada, as praças são simplesmente divinas, com todos os brinquedos em perfeito estado de funcionamento (ao contrário do brasil e eu que diga de cuiabá), tem praças em todos os bairros, dos mais ricos aos mais pobres, vou citar algumas :

 

::cool:::'> Plaza Eduardo Avaroa, entre os bairros de San Pedro e Sopacachi, há duas quadra para oeste da Plaza Isabel la Catolica.

::cool:::'> Plaza Sucre, no bairro de San Pedro, em frente a praça fica o Cárcel de San Pedro, uma construção imponente.

::cool:::'> Plaza España, no bairro Sopocachi, na realidade são duas praças anexas e mais um mirador, a outra é a Plaza Jose Carlos Trujillo Oroza (uma homenagem as desaparecidos políticos da Bolívia)

::cool:::'> Plaza Murillo (essa não tem brinquedos, mas tem os pombos que encantam a criançada)

::cool:::'> Plaza de San Francisco, muito boa para sentar no chão e apreciar a vida paceña e os gringos.

::cool:::'> Plaza Riozinho, no centro quase em frente a calle Jaen, que é considerada a rua dos museus, aos domingos, sempre tem alguma feira folclórica com muitas danças e comidas típicas do altiplano.

::cool:::'> El Prado, corta a cidade no sentido sudeste e compreende as avenidas Mariscal Santa Cruz, 16 de julio e Arce, é um bulevar arborizado e sempre tem alguma novidade acontecendo ao seu longo, é onde esta localizada a Plaza del Estudiante e no final a Plaza Isabel la Católica, onde fica um posto de Informações Turísticas.

 

 

Os parques são locais muito agradável para toda a família e sempre se encontra alguma chola vendendo algo de comer.

::cool:::'> Parque Urbano Central, na Avenida Ejercito, antes do Parque Mirador Laikakota, de lá saí a Via Balcon, uma imensa passarela que leva até o Mirador.

::cool:::'> Parque Mirador Laikakota, a meio caminho do estádio de futebol Hernando Siles, e depois do Parque Urbano Central, no final da Via Balcon, é uma imensa área verde com muitos brinquedos.

::cool:::'> Parque Bartolina Sisa, depois dos bairros Obrajes, Calacoto e mais alguns, para chegar lá você deve pegar o minibus "amarillo" nº 11 que vai para a Zona Sur e Mallasa e pedir para o motorista parar na entrada do parque.

 

 

Os miradores também são um bom local para levar as crianças, pois próximo ou anexos a eles também tem praças.

::cool:::'> Mirador Killi Killi, no bairro Villa Pabon, depois do estádio Hernando Siles.

::cool:::'> Mirador El Montículo, no bairro Sopocachi, anexo as praças España e Jose Carlos Trujillo Oroza.

 

Zona Sul

No bairro de Mallasa, onde esta localizado o Valle de la Luna (15 bolivanos), fica o Zoológico Municipal (3,5 bolivianos) com muitos animais e aves diferentes, quase em frente ao Zoológico fica o Parque Nacional Mallasa Valle del Sol (3,5 bolivianos), esse é um parque imenso, com brinquedos, quadras de esporte, quiosques para parrilladas (churrascos, é só agendar e levar os ingredientes), trenzinho, e até piscinas, nos finais de semana, no lado externo, em frente ao ponto final dos ônibus, tem uma feira onde vende comidas (durante a semana não tem muita opção, então é melhor levar algo para comer), pela parte dos fundos do zoológico tem umas cholas que alugam motos, quadriciclos e cavalos para passeios pelo bairro.

 

Na Mallasa você tem a impressão de que esta longe de La Paz, pois o clima é totalmente diferente e a altitude também.

 

 

Para se chegar na Zona Sul ou Mallasa, deve-se tomar o minbus amarelo nº 11 no centro e descer no ponto final que é em frente a feira/comedor e ao zoo.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pessoal,

 

Após passar a noite na Isla del Sol retorno para Copacabana por volta de 11h-12h. Duvidas :?::?::?:

 

:arrow: Consigo transporte de Copacabana x Tiwanaku facil ou preciso contratar uma agência? Chego a tempo de visitar o local?

:arrow: É melhor seguir para La Paz e dia seguinte retornar a Tiwanaku?

:arrow: Qual tempo de percurso - Copacabana x Tiwanaku x La Paz ?

 

Agradeço o apoio de todos, ::otemo::

 

Forte Abs,

 

Imagino que deve ter onibus direto sim, mas não saberia te informar agora. De qq forma, vc pode ir pra La Paz (se não me engano, o trajeto é entre 2h e 3h, mas é bom verificar se não me está traindo a memoria) e voltar no outro dia que é tranquilo. Tiwanaku é pertinho e basta vc ir até o cemitério que lá partem vans a cada tanto que te levam até lá, tranquilo e sem precisar de nenhuma agencia. Chegando lá, recomendo contratar um guia pra curtir melhor o lugar e te explicar tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

j vedder, vc vai encontrar passeios que fazem chacaltaya e tihuanaco no mesmo dia. Só que chacaltaya nem tem muita neve mais, não sei como vai estar lá.. Se vc quer mesmo ver neve, vai pra Potossi. :)

 

Joww, rola o downhill todo dia! Sempre vai chover independente da época pq o trecho é úmido ainda no início.

Potossi, que eu saiba não tem restrição, nunca li nada por aqui. Mas como não fui, não tenho propriedade para dar certeza. Se vc leu isso em algum lugar, posta aqui pra gente depois!

 

bjsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Mi!

 

O time esta animado pra fazer o downhill e eu e um brother estamos planejando o Huayna Potossi ja faz algum tempo...

o que sei sobre a montanha, é que a melhor época não é essa de Janeiro, mas li alguns relatos do pessoal que subiu nessa época e foram bem sucedidos! acho que não encontraremos problemas pra conseguir uma agência..... espero q não!

 

A maior duvida era Coroico mesmo, no rough guide da Bolivia (publifolha), tem um trecho na pág.105, sobre Coroico:

 

"Vale lembrar que, entre os chuvosos meses de dezembro e janeiro, os passeios de montain bike são suspensos."

 

Não sei dizer o quão atualizado é esse guia, mas sempre me pareceu confiável! haha..

Entretanto não imagino mesmo que essas atividades sejam suspensas! Da-lhe Coroico então!!!

Ultima vez que estive em La Paz [dez 07/jan 08], não deu tempo pra fazer, o destino principal da trip era Machu Pichu, na época só rolou Chakaltaya... dessa vez vamos curtir um pouco mais os arredores de La Paz.........!

 

Valeu pelas infos!

 

Bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra
Gente... Pergunta boba mas q está martelando...

 

Em La Paz eu consigo ir a todos os lugares a pé?

 

O Torino é perto da praça, do Mercado etc?

 

E da rodoviaria? Só de taxi???

 

Muito obrigada!

 

 

No centro histórico é tudo bem pertinho, dá para fazer tudo a pé tranquilo.

 

A rodoviária é um pouco mais afastada, mas até dá para ir a pé sim. Mas se você estiver cheia de tralha pega um táxi que é baratinho ::lol4::

 

Só a zona sul que é mais afastada, o que tem lá é o passeio do Vale de La Luna. Quem for por agência vai de carro mesmo, mas quem for por conta própria é melhor ir de táxi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Em La Paz dá pra fazer tudo a pé sim, principalmente se você ficar no Torino. Mas o táxi é tão ridiculamente barato que chega uma hora que você fica com preguiça de subir ladeira naquela altitude. O táxi mais caro que eu paguei foi pra rodoviária a noite por 12 bolivianos (R$ 3), durante o dia fui de novo pra lá e paguei 8 bolivianos (R$ 2). E como eu ainda estava com a namorada o custo era dividido por 2. Por outro lado, teve um dia que estávamos na Calle Llampu morrendo de cansaço quando escureceu, o comércio fechou e começou a chover. Tentamos pegar um táxi, mas paramos uns 10 carros e ninguém queria levar a gente. Tivemos que voltar a pé mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ChristianBernini

 

Você pode ir diretamente para La Paz, os ônibus começam a sair do Terminal Bimodal em Santa Cruz por volta das 16:30 até por volta das 21 horas.

 

As passagens custam entre 110 bol. e 170 bol. nos semi-cama e bus-cama de três ou quatro fileiras.

 

O Semi-cama de três fileiras das Transcopacabana M.E.M. que sai às 20:30 é muito bom, tem cobertor e aquecimento no pé e custa 130 bol., chega em La Paz por volta de 11 horas da manhã seguinte.

 

Os ônibus de três fileiras tem a vantagem das poltronas serem mais largas do que no de quatro fileiras.

 

Quanto a parar ou não em Cochabamba também é uma questão pessoal. Nas quatro vezes que estive na Bolívia, só passei por essa cidade, mas na próxima mochilada pretendo passar alguns dias para explorar a mesma.

 

MAria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...