Ir para conteúdo

Cuidado com trajeto São Paulo / Aparecida do Norte!!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, amigos mochileiros!!

 

Venho até aqui, escrever, e passar para todos vocês, como foi a minha experiência nessa mistura de promessa e aventura que tanto planejei, e que decidi cumprir neste mês de Dezembro.

 

Resolvi sair no pior dia, muita chuva, e marginal totalmente parada!!

 

1º DIA: Saí de Osasco, e logo na entrada da Marginal Tietê, peguei dezenas de pontos de alagamento, no qual conseguimos ultrapassar, equilibrando em cima da mureta da Marginal, ou até "escalando"...rs, por alambrados na lateral da via alagada.

O primeiro dia, apesar de todos imprevistos, seguimos até Guarulhos, mais precisamente no Jd. Cumbica (Km 213 da Dutra), onde ficamos na casa de um parente, e devido ao tempo chuvoso, os pés ficaram destruídos. Lembro que antes de sair de casa, no dia 08/12/09, de madrugada, olhei a previsão do tempo, e tomei um susto, la indicava chuva, do dia 08 até o dia 12, mas como ja tinha planejado tanto essa aventura, resolvi ir assim mesmo....

 

2º DIA: Saímos de Guarulhos (Km 213 da Dutra) e seguimos pela própria Rodovia, mas como forçamos no primeiro dia, e devido a algumas bolhas que surgiram, por ter andado com o pé molhado, não conseguimos andar muito no segundo dia. Andamos cerca de 21 km, a noite logo chegou, e tivemos que acampar, na cobertuda do Chalé da Pamonha, na altura do (Km 192), estávamos entre Arujá e Santa Isabel, e nada de Pousada e Hotel por perto. Ainda bem que encontramos essa cobertura, pois assim que chegamos, e deitamos, logo caiu uma chuva.....

 

3º DIA: Levantamos, por volta das 05:30 da manha, e seguimos viagem, alguns km adiante, tomamos café em um Rancho da Pamonha e continuamos a viagem, esse dia, conseguimos andar cerca de 30 km, e paramos em um Hotel em Jacareí. Ainda bem que nesse dia, não enfrentamos chuva.

 

4º DIA: Saímos por volta das 07:00, e nesse dia, atravessamos a Cidade de São José dos Campos, e a noite chegamos em Caçapava, e logo no centro, encontramos uma pousada, bem simples, mas com um preço acessível....também não enfrentamos chuva nesse dia.

 

5º DIA: Saímos de Caçapava por volta das 08:00, e seguimos firme, chegamos até Taubaté, por volta das 13:00 hs, onde almoçamos e descansamos um pouco, pois nesse dia, o sol estava muito forte, e só saímos por volta das 16:00 hs, nesse dia pretendíamos chegar até a Cidade de Roseira, mas antes, passamos pela cidade de Pindamonhagaba, e mais precisamente no (km 102 da Dutra), por volta das 20:30, estávamos andando na pista que vai sentido São Paulo, na contra mão dos carros, quando fomos surpreendidos, por DOIS INDIVÍDUOS ARMADOS, que nos renderam, e ordenaram que a gente andasse uns 20 metros para dentro do matagal, ficamos sobre ameaça durante uns 20 minutos, e revistaram toda a nossa bolsa. Não bateram na gente, mas também não reagimos, o importante é NUNCA reagir.

 

-Eu perdi: Celular, Câmera Digital, R$ 120,00, Blusa Moletom, Calça Camuflada Exército, Camisetas, Meias, Lanterna, Barras de Cereais. :(

- Meu amigo perdeu: Celular, 02 pares de tênis Nike, Relógio, Mochila, Camisa de time (oficial) :(

 

Após o fato, eles mandaram a gente ficar uns 20 minutos por lá, que eles estariam olhando, e seguiram, pelo mesmo sentido da via, sentido o RJ. Mas percebi que alguns metros a frente, eles adentraram na mata.

Recolhemos o que sobrou, e decidimos interromper a Promessa, afinal de contas, estavamos correndo risco de vida, e não tinham deixado nada, eu mesmo, fiquei só com a mochila, saco de dormir, e roupa do corpo.....

 

Voltamos alguns metros, sentido SP, e vimos um casal no ponto de ônibus, falei pra ele o que tinha acontecido, e ele pegou o celular e ligou, a POLICIA RODOVIARIA FEDERAL, falou que não poderia ir ate la, dizendo que ia entrar em contato com a NOVA DUTRA, já a NOVA DUTRA, disse que ia entrar em contato com a PRF, ja que eles não poderiam dar uma carona pra gente, resumindo, fomos salvos pela boa e velha POLICIA MILITAR. Feito contato, não demoraram nem 05 minutos para chegarem...!!!

Conforme os policiais, nesse trecho, acontece dezenas de roubos!!!! (o problema é que nem todos fazem o Boletim de Ocorrencia), aí não gera estatística.

 

Dalí seguimos para a Delegacia de Policia, no qual foi elaborado o Boletim de Ocorrência, e de la segui para a base da PM, por la jantei, tomei banho ,e dormi....assim que amanheceu, deram uma carona até a Rodoviária de Pindamonhagaba. E por sorte, os Ladrões não acharam toda a grana do meu amigo, e seguimos para SP, totalmente decepcionados e tristes, pois após 05 dias de viagem, e muito sofrimento, tivemos que interromper o trajeto, faltando tão pouco!!! Andamos 150 km, em 05 dias, restava 30 km. ::mmm: Vou descansar, e retornar, vou partir de onde parei.... afinal fiz uma promessa, e vou termina-la, com a proteção de Deus e Nossa Senhora.

 

QUE ESSE RELATO SIRVA DE ALERTA A TODOS OS ROMEIROS, E QUE NÃO ANDEM A NOITE, E QUE SEMPRE ANDEM EM GRUPO!!! Isso não evita, mas ja intimida a ação dos marginais!!!

 

 

QUERO AGRADECER A TODO APOIO DADO PELA POLICIA MILITAR!!! ::otemo::

Se precisar ligue 190

 

CASO ALGUÉM TENHA ALGUMA DÚVIDA :?: , É SÓ ME ESCREVER.... BOA SORTE A TODOS!!!! :)

Link para o comentário
  • Colaboradores

salve francisco !!!!

caraca einh veio que sacanagem tava quase la !!

filho da p.... esses malacos !!!

graças a deus não aconteceu nada de mais com vc e seu amigo (fora as perdas materiais)mas que da raiva dá .....

mas é isso ai brother se programa de novo e vai na fé terminar sua promessa aventura !!

falow e parabens pela a pernadas que quase deu certo hehehe!!!

te mais

Link para o comentário
  • Membros

Caramba Francisco! Que roubada (literalmente)!

 

Quando vi o título do tópico logo imaginei que algo assim havia acontecido, mas em Guarulhos ou Jacareí, e não em Pinda (em tese um trecho mais tranqüilo).

 

Quanto à PM, ratifico a sua opinião. Sempre que precisei tb fui muito bem atendido.

 

Andar por rodovias já deixou de ser seguro há tempos... cuidado redobrado na próxima etapa do pagamento da promessa, meu velho.

 

Abs estradeiros!

Link para o comentário
  • Membros

Francisco,

li ontem seu post com os preparativos e hoje me deparo com este aqui. Que terrível! Estou me planejando pra ir partindo de SP mas sem percorrer nada a noite, justamente por medo de ser assaltada e algo a mais, já que eu sou mulher. Eu irei com uma bota impermeável, Salomon Revo, também com medo de molhar os pés pq isso me deixa automáticamente doente, questão de 1 hora já começo a adoecer. Será que percorrer um caminho que nao leve a grandes rodovias não é mais interessante? Você estudou essa possibilidade?

Abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Valeu pela força Galera!!!

Agora tá faltando pouco e daqui um tempo volto para contar o final da promessa.

 

Quanto a Scarlet, cuidado, não vá sozinha, pois no trajeto vi muitos sujeitos estranhos, e o trecho de Guarulhos e Jacareí são um dos mais sinistros, porém, como o amigo acima citou, aconteceu bem no bairro onde jamais esperaria.....

 

Boa Sorte Mochileiros!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Blz Francisco.

 

Caminhar durante a noite é sempre complicado, ainda mais próximo de gdes cidades.

É sempre em lugares assim, nesses horarios que acontecem os roubos.

Conheço algumas pessoas que já fizeram esse trecho todo pela Dutra, mas sempre caminhando durante o dia.

E foi tranquilo.

 

Já pensou em fazer o Caminho da Fé?

Conhece o percurso?

Vale a pena, não só pelo visual, mas pelas amizades que vc vai fazendo ao longo da caminhada. E pode ser feito também de bike.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá, amigos mochileiros!!! ::cool:::'>

 

É com grande satisfação que venho informar a todos aqueles que acompanharam o resumo de minha promessa, que no dia 28/12/2009, apesar de tudo que aconteceu, tinha que terminar minha promessa:

 

28/12/2009 Saí daqui de casa (Zona Oeste de SP) as 04:30 da madruga (de carro), chegando no mesmo local onde fui assaltado, as 06:30 aproximadamente.

 

Desci, peguei meu cajado improvisado (cabo de vassoura) que me acompanhou na primeira etapa da promessa, uma garrafa de água, e capa de chuva (dessa vez não levei mais nada). Meu pai estava com o meu carro, me dando apoio, e fez 3 paradas estratégicas a cada 10 km.

 

Iniciei a caminhada, bem cedo, para não pegar o sol forte da tarde.....iniciei ali no km 102 da Dutra, onde tenho tristes lembranças..........a sensação era horrível, mas deixei pra la, e iniciei a caminhada em um ritmo acelerado, ja que não tinha meus 15 kg da mochila, como na primeira etapa.

 

Alguns Km a frente, vi outro romeiro, do mesmo lado da pista que eu estava (pista sentido sp/rj), vi que ele andava rápido, mas logo o alcancei, quando fui ver, era um Sr. de aproximadamente 65 anos...fiquei surpreso, pois pela idade, ele tava com todo o pique. Conversando com ele, fiquei sabendo que ja era a 5 (QUINTA) vez que ele fazia essa aventura....sainda da cidade de São Bernardo (200 km), e se até aí estava surpreso, fiquei ainda mais, quando fiquei sabendo que ele fez esse trajeto em 3 dias. (1º dia 60km / 2º dia 80 km ::mmm: / 3º dia 60 km), encontrei ele nos ultimos 30 km que faltavam para chegar até Aparecida do Norte......esse é Guerreiro....... Abç, Sr José!!! ::otemo::

 

Bom, avistamos a basílica, debaixo de um sol muito forte, precisamente as 13:10 , a emoção foi forte, pois só eu e meu amigo Getúlio, sabemos o que passamos na primeira etapa......mas graças a Deus e a Nossa Senhora, consegui terminar a promessa, deixando 31 km para trás. Nessa segunda etapa, meu amigo não estava, mas sou grato a ele, por ter me dado força na primeira fase, pois talvez não teria conseguido se ele não estivesse lá.....pois não é fácil.......

 

Cumpri a minha promessa, e restaram muitas lembranças, de locais, dor, medo, bolhas, cenas engraçadas (tipo em taubaté passamos por um jogo de várzea, e por incrivel que pareça vimos o juiz com 2 bengalas, ele quase não andava), e tambem lembrança da Cidade de São Paulo debaixo d´agua no primeiro dia da jornada no dia 08/12/09.

 

Bom, esse foi um resumo da minha promessa, espero que de uma forma ou de outra, esse meu relato sirva para que outros aventureiros, ou romeiros, tire algumas dicas, até mesmo de segurança..... qualquer dúvida estou a disposição......

*A Rodovia Presidente Dutra, tem 231 km, mas por hironia do destino, ou por alguma força divina, no exato km 102 (sentido sp), onde fui assaltado, a pista cedeu, causando transtorno aqueles que voltavam das festas de fim de ano......"talvez assim, os marginais não causem sofrimento a romeiros, não mais ali nesse local."A pista cedeu no dia 02/01/10 conforme mostrou os noticiários. :shock:

 

BOA AVENTURA A TODOS!!!! ::otemo::

Francisco Prado

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá Francisco

Sou novo no fórum, mas acompanhei o seu relato e parabens pelo término com sucesso apesar do imprevisto na primeira tentativa. Estou planejando fazer esse trajeto saindo aqui do litoral (Itanhaém_SP). Se alguem tiver um outro roteiro de São Paulo até Aparecida sem ser pelas Rodovias e puder me ajudar agradeço. Parabens

Antonio Carlos

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...