Ir para conteúdo

Meios de se autosustentar


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Membros

vou sair pela américa do sul sem rumo e tentando me auto-sustentar, gastando o mínimo possível...aprender a me virar sem dinheiro.

 

não sou experiente nisso ainda, mas tenho algumas idéias do que posso fazer.

 

pegar carona, se hospedar pelo couchsurfing, levar barraca, aprender a fazer uns malabares pra ganhar uns trocados (mas quem sabe tocar algum instrumento, ou fazer alguma arte é a mesmo coisa), lavar louça em restaurante pra ganhar um almoço...

 

mas pra viajar sem dinheiro nenhum... depende da viagem, de qt vc gasta por dia, o q está disposto a fazer, nessa minha eu sei que precisarei fazer outras coisas, ou levar alguma grana tb.

Link para o comentário
  • Membros

sobre autosustento, tenho 2 exemplos:

 

1) um grupo com quem viajem pra chapada dos veadeiros. eles faziam poesia e levaram uns zines que fizeram. eles tentavam empurrar aquilo pra todo mundo.. como eles mesmos falavam, "desenrolavam" tambem pra tudo: nao pagar camping, refeicoes, entradas dos parques... era impressionante as pessoas nao cobravam deles. viajei com uma grana e voltei com quase tudo. eu nao saberia fazer isso sosinha e tambem nao gostava algumas vezes porque eles queriam que as pessoas nao cobrassem deles, e era o sustento delas... sei la... acho que é uma coisa barganhar, mas pedir pra nao te cobrarem nao curto muito nao. mas essa é minha opiniao, ne.

 

2) um israelense com quem trabalhava, que conheceu praticamente o mundo todo trabalhando. o cara ia procurando comunidades, lugares onde pudesse ficar uma temporada trabalhando e desse lugar ja ia planejando a proxima parada. no caso ele fixava residencia por um tempinho e trabalhava no lugar em troca de casa, comida e um pagamento. ele ja tinha sido voluntario em camphills, em kibutz, trabalhou em plantacao, em construcao, em restaurante, em navio e por ai vai... o cara tinha uma mala pequena e rodava com aquilo. quando me conheceu, ficou querendo que eu desse uma dica pra ele fazer isso pela america do sul, pra onde ele ainda nao tinha ido. se bobear deve estar por ai... muito desprendimento. nao sei se consiguiria...

 

tem uns sites de trabalho voluntario pelo mundo. é dito voluntario, mas voce ganha alguma coisa, alem da casa e comida. normalmente é trabalho mais braçal, mas se o que te interessa é viajar e conhecer outras culturas, acho que vale a pena.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Esse estilo de viajar ja' e' algo consagrado e comum, sendo praticado ha' muito tempo. Eu tenho lido muito `a respeito, e quero citar um livro em especial: se chama "Vagabonding" (soa como vagabundeando, mas sem o mesmo significado perjorativo que damos em Portugues), escrito por Rolf Potts. Nao tem edicao em Portugues, e isso dificulta para a maioria das pessoas, entao eu vou tentar sintetizar o maximo possivel sem ser muito chato... :lol:

 

Vagabundear nao e' um estilo de vida, nao e' uma moda. Nem uma viajem de turismo. A coisa mais importante que voce precisa pra ser vagabundo e' tempo; dinheiro vem em segundo.

A preparacao pra uma viajem de longo prazo comeca em casa: elimine tudo o que voce tiver, ate' que todos os seus pertences caibam dentro de uma mochila (pequena, como rumianek notou que a do israelense era). Na estrada, a tua vida sera totalmente diferente que e' agora: a simplicidade e tua capacidade de adaptacao serao fatores importantissimos, e que vc tera que aprender. Nao precisa jogar ou vender tudo, mas enxugue o maximo possivel. Somente depois desse passo vc vai estar pronto pra encarar a viajem (eu estou quase acabando essa fase, falta pouca coisa pra eliminar). Essa fase e' muito importante, pois vc ja vai sentir se essa e' a sua praia ou nao.

Enquanto vc elimina as tranqueiras de casa, vai economizando dinheiro (sim, vc vai precisar), trabalhando em rumo ao primeiro passo. O teu trabalho tem que servir os teus interesses, e nao o contrario.

O proximo e' continuar a ter grana depois que a primeira reserva acabou, durante a viajem. Bom, ai vai das tuas opcoes proprias. Muitos vagabundos conseguem custear as jornadas dando aulas de Ingles, trabalhando pelo caminho, ou mesmo fazendo trabalhos bracais em troco de comida e teto. Mas nao precisa ser assim. Se voce tem uma casa, o aluguel dela pode ser a tua salvacao. Hoje em dia e' mto facil receber dinheiro em qualquer parte do mundo. Hoje existe uma outra possibilidade: se vc escrever bem, pode manter um blog, e se vc conseguir um fluxo bom de leitores, os anunciantes vao gostar cada vez mais de vc, significando uma graninha a mais. Ou tambem pode trabalhar como voluntario. Talvez vc ache que essa historia de parar em um lugar e trabalhar va' te atrasar demais, mas tem que encarar o trabalho como um passo entre um destino e outro; um tempo de recarga. Tambem nunca deve encarar o trabalho nesses lugares como uma tortura e que vc nao ve a hora de sair dali. Trabalho e' importante na estrada.

Nao conheco sites em portugues, mas abaixo estao alguns que ajudam achar empregos de varias colocacoes:

http://www.overseasjob.com

http://www.overseasdigest.com

http://eslcafe.com (se voce pode dar aulas de Ingles)

http://idealist.org (tem um monte de empregos em organizacoes sem fins lucrativos)

Esse assunto pode se estender infinitamente, e se vc quiser, posso te passar o que aprendi. Mas antes de qualquer coisa, tente seguir o primeiro passo: fazer com que seus pertences caibam dentro da mochila. Se prepare para uma primeira viajem de 4 meses, mas com grana pra 6. So' para calculos, na America Latina da' pra viver com 4 dolares por dia. Sei disso pois esse e' o meu primeiro destino, entao minha pesquisa e' mais voltada para a America Latina.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 10 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...