Ir para conteúdo

Monte Roraima


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Flávio,

 

Eu fui pra lá em janeiro e também estava com equipamento fotográfico, mas não tive maiores complicações. Porém, o problema existe sim, mas acho que não é com equipamento e sim com dinheiro. Uma estratégia que eu vi o pessoal usando é deixar o dinheiro com as mulheres, que geralmente não são revistadas.

 

Vc pode trocar o dinheiro nas casas de câmbio em Santa Helena tranquilamente. Qdo eu fui R$ 1 estava valendo 0,50 bolívares. Mas de novo, é uma área de fronteira e meio complicada, então não é bom dar bobeira andando com muito dinheiro pra cima e pra baixo.

 

Sobre a agência, o melhor é vc chegar lá e escolher pq tem várias e no olho a olho fica mais fácil. Só te digo pra não contratar agência no Brasil pq é fria. Vc vai pagar pelo menos o dobro e ter um serviço pior que os venezuelanos.

 

Abs

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

valeu Marcelo pelas dicas,

 

sobre o equipamento se tiver alguma forma de declarar oq estou levando,algum documento,e caso cresçam o olho apresentá-lo como garantia de que não é nenhuma muamba seria interessante,dinheiro é como vc disse andar com pouco, deixar com as mulheres e espalhar pela mochila,bolsos,bota,vou fazer uma planilha de custos e levar o suficiente para me manter lá por esses dias,e não sei se aceitam cartão de crédito em santa elena,se aceitarem ainda melhor pq é menos dinheiro q se leva.

 

nem vou dar mole andando com dinheiro nem com equipamento,aliás,só vou tirá-lo da mochila na trilha para não chamar a atenção na cidade e alguém mal intencionado me marcar como alvo em potencial.

 

tava vendo os preços e lá é metade do valor das daqui,absurdo,enviei email para todas as q achei site e to no aguardo de respostas para uma idéia de quanto gastar,não vou fechar nada até pq a venezuela é um pais complicado,vai q aconteça um golpe,alguma maluquice do chavez até lá e perco o dinheiro.

mas próximo da viagem,em dezembro já devo ter uma definição de qual é mais confiável,com bons serviços e preços,no próprio atendimento por email já se percebe um maior profissionalismo de algumas em relação a outras.

 

sobre o clima,janeiro é legal?

vc pegou bons dias nessa época ou é chuva todo dia?

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Flávio,

 

O risco de eles gostarem do seu equipamento e se apossarem dele existe, não é lenda. Isso quem nos confirmou foi a taxista que nos levou de Santa Elena à fronteira na volta ao Brasil. Tente esconder ao máximo dos olhos deles mas não fique neurótico com isso. Nós passamos numa boa. Na ida nem pediram para ver nossa bagagem. Na volta, a taxista fez uma pequena estratégia (leia no meu relato em monte-roraima-relato-e-pequeno-guia-mar-09-t34512.html).

 

Câmbio: para Santa Elena leve real, não leve dólar. Para Ciudad Bolívar (Salto Angel) leve dólar, não leve real.

 

Você não precisa levar muito dinheiro porque é tudo muito barato em Santa Elena. Veja minha planilha de custos em http://lrafael.multiply.com/journal/item/6/Monte_Roraima_-_relato_e_pequeno_guia_mar09.

 

A cotação que peguei em março foi 2,30 (para R$1) na rua e 2,35 na casa de câmbio. As casas de câmbio e os cambistas se concentram numa esquina do centro. Disseram-nos que não é comum pegar notas falsas.

 

No relato tem uma lista completa de agências de Santa Elena com os sites. Nós fomos com a Mystic e aprovamos. Negociamos descontos e pegamos um guia excelente (Marcos). Mas é questão de sorte também, pois os cariocas que conhecemos lá pegaram um guia péssimo com a mesma agência.

 

Janeiro é a época recomendada. Mas vá prevenido para pegar chuva assim mesmo. Nosso trekking durou oito dias e não choveu nenhum dia. Não pegar chuva no Roraima nos disseram que é sorte demais.

 

Qualquer dúvida é só perguntar.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rafael,

 

fantástico o seu relato,o mais completo q já vi sobre o monte,parabéns e favoritei,perfeito!

 

sobre o equipamento no site da receita federal tem uns formulários de declaração de bagagem,de porte de valores q acho posso usar para declarar oq estou levando,pode não ser garantia nenhuma,mas é uma opção:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Formularios.htm

 

até pq tentar esconder é dificil,câmera,lentes,tripé,filtros ocupam um bom volume na mochila e chamam a atenção,vou levar um desses formulários e entrar em contato com o consulado talvez dizendo que estou entrando no país com equipamento e que gostaria de um documento que garantisse a posse deles no caso de revista na fronteira(não sei se é possivel esse documento,mas não custa nada tentar,melhor essa burocracia agora q correr o risco de perder tudo q é bem caro)

 

valeu pela sugestão da agência e do guia,se ele estiver disponivel vou procurá-lo já que um bom guia faz muita diferença na caminhada.

 

pegar chuva faz parte de toda aventura e dependendo de onde se pega é até legal,ruim é chover todo dia,oq tornaria a viagem muito desgastante e pouco proveitosa(pelo menos fotograficamente sim).

 

como antes de ir para o salto angel torço para até para uma boa chuva,já q a cachoeira mais volumosa fica muito mais bonita.

 

vou planejando a viagem,estudando os valores q recebo das agências para me programar bem,e pode deixar q qualquer dúvida entro em contato.

 

e gostei das fotos,registrou muito bem todas as etapas da viagem.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá, Augusto!

 

Prazer enorme em responder a uma pergunta sua. Os seus relatos estão sempre na minha mochila quando saio de casa para fazer uma trilha!

 

Os hotéis não são exatamente grutas. O Hotel Índio é um abrigo rochoso, ou seja, uma área (não muito plana) coberta por uma "marquise", uma saliência do próprio maciço. Isso dá uma proteção apenas parcial contra a chuva e o vento. O Hotel Coati se assemelha a uma gruta, porém bem pequena. Digamos que é um tunel, um corredor coberto (com corredores menores laterais), que liga a parte externa a uma grande área interna descoberta, onde entra luz e formou-se uma vegetação alta. A proteção contra a chuva é muito boa, mas contra o vento não. Em ambos, as barracas ficam mal colocadas, em chão inclinado ou atrapalhando a passagem por causa do pequeno espaço. Aliás, o chão é muito duro e um isolante inflável é uma boa pedida.

 

Quanto a fazer sem guia: Se você reparar nas fotos o caminho é marcado no chão porque a rocha é escura na superfície e rosada por dentro, então o caminho onde todos pisam fica mais claro. Isso não garante uma caminhada fácil, sem se perder, pois há trechos em que há mais de uma trilha marcada. Sinalização não existe. Seria uma boa aventura, mas talvez dê para chegar ao Ponto Tríplice sem guia e contando com os pontos marcados num gps. Dali até o Lago Gladys fica bem mais difícil pois poucas pessoas caminham por ali e não há uma trilha 'desgastada' no piso rochoso.

 

Porém, como disse no relato, a contratação de um guia é obrigatória. Talvez dê para pegar um guia ali na aldeia mesmo, na portaria do parque, e negociar um preço bem baixo. Entrar no parque sem um guia só se for clandestinamente, de madrugada, por exemplo.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Rafael.

 

Só não entendi porque esses lugares recebem o nome de Hotel.

Pensei que o lugar fosse um pouco mais protegido, como se fosse um acampamento mesmo.

 

Minha duvida é se uma pessoa conseguir um transporte (carona, busão ou algum outro transporte) de Sta Elena até a aldeia e lá contratar um guia e combinar com ele dele deixar a pessoa no topo e depois de uns 3 a 5 dias retornar para levar de volta ou só contratar só para a subida.

Será que eles permitiriam alguém ficar lá no topo explorando por tanto tempo assim?

 

 

Entrar sem guia não, mas tentar diminuir os custos ao máximo porque aí ficaria mais dias naquela região ou até fazer trekings pela por lá.

Pelas fotos achei maravilhoso o lugar.

Com certeza deve ter outros roteiros?

 

Seu relatos são bem mais detalhados que os meus. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Os seus são verdadeiros guias mesmo. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Parabéns.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Caros,

 

Não sei porque diabos, mas não chegou no meu email as atualizações sobre o Forum, porém, acho que ainda dá tempo de ajudar com algumas dicas:

 

Sobre equipamentos e dinheiro: honestamente não acredito que qualquer precaução com declarações na fronteira vão evitar problemas com a polícia venezuelana. O Lula estava certo qdo disse que na Venezuela tem democracia até demais. Ela está em todas as esquinas sempre de cuturno, farda e fuzil, rs. Esqueça os "seus direitos" por lá pq isso não rola. Acho que o melhor mesmo é a discrição. Tentar esconder os equipamentos, mas também sem fazer cara de desespero ao ver algum guarda.

 

Sobre as chuvas: chove pra caramba e chove o tempo todo! Realmente quem não pegar chuva no Monte pode voltar de lá e jogar na megasena. E acredite, não é legal. A chuva dificula, e muito, a trilha. A enxurrada faz alguns riachos virarem verdadeira corredeiras, algumas áreas ficam alagadiças e vc começa a caminhar em um pântano. O frio lá em cima piora bastante quando vc está molhado. Teoricamente, janeiro é o período com menos chuva. Mas eu fui em janeiro e peguei chuva todos os dias. Alguns mais outros menos.

 

Agências e guias: Eu também fui com o Marcos e recomendo. Mas evitem a todo custo contratar alguma agência brasileira em Boa Vista. Eles vão cobrar simplesmente o dobro. E vão contratar os mesmos guias que prestam serviços para as agências venezuelanas. Eu fui com uma agência brasileira e me arrependi amargamente. Me senti lesado. Quanto ao preço na alta temporada, não sei se é mais caro. Mas se você estiver indo sozinho a chance de vc gastar menos é grande. Isso porque eles cobram um preço por saída. Assim, na baixa temporada vc tem menos pessoas para dividir o custo e isso pode até inviabilizar financeiramente a viagem.

 

Reveillon: As agências em Santa Elena trabalham o ano todo sem parar, já que a cidade vive disso. Eu acho que a melhor alternativa para quem tem um dia a mais para gastar, é ir até lá e somente depois de rodar a cidade escolher uma das agências. Na alta temporada, como janeiro, tem saída praticamente todos os dias. As vezes mais de um grupo saindo por dia. Agora se vale a pena ir no reveillon é muito complicado dizer. Quando eu fui, começou um dilúvio no dia 31 de janeiro lá pelas 17h. Todo mundo correu para sua barraca e só conseguiu sair de lá no dia seguinte em torno da 7 da manhã. A tempestade era tamanha que os guias não conseguiram nem preparar o jantar. A maioria das barracas inundou com a chuva e algumas meninas do grupo passaram a noite chorando porque estavam com medo. Em compensãção, a noite seguinte estava linda, não choveu e conseguimos fazer uma comemoração atrasada com vodka, conhaque e whisky que compramos no free shop de santa elena e carregamos nos cantis. Enfim, não tem como prever os dias e as noites por lá. De toda forma, eu não iria para lá no reveillon se estivesse esperando por algum tipo de confraternização, por menor e mais singela que seja, pois a chance dela não acontecer é grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membros
João,

 

O Flávio aqui do fórum me passou os documentos mais recentes da Mystic e um deles deve te interessar bastante. Está no anexo.

 

Abraço.

Rafael

 

Rafael,

vou colocar os preços dos pacotes ao Roraima das agências q me passaram os valores.

 

Backpackers - http://www.backpacker-tours.com/

6 dias e 5 noites,tudo incluido

Preço por pessoa com 2 participantes: 540 EUR

Preço por pessoa com 3 participantes: 495 EUR

Preço por pessoa com 4 participantes: 299 EUR

o euro hoje - 26/12 - tá R$2,52

 

kamadac - http://www.kamadac.de/

6 dias e 5 noites,com tudo incluido

Preço por pessoa com 4 participantes: 295 EUR

7 dias e 6 noites com 4 participantes: 430 EUR

 

8 dias por R$1530 por pessoa para 2 participantes com tudo incluído

Levando todo o material,inclusive a comida e material de cozinha,só contratando o guia e um carregador:

R%1284,sendo que 1 carregador por 8 dias custa R$400 e um guia R$884

 

ruta salvaje - http://www.rutasalvaje.com/

6 dias e 5 noites,tudo incluido

1.780,00 Bsf. por pessoa

 

aponwao - http://www.aponwaotours.com/

6 dias e 5 noites

pacote extremo

se carrega tudo,comida,material de acampamento,banheiro portátil

inclui 1 guia e 1 carregador q levará o material de cozinha e irá ajudar o guia no preparo das refeições

Bsf 990 preço por pessoa com 5 participantes ou mais...

Bsf 1.300 preço por pessoa com 4 participantes

Bsf 1.700 preço por pessoa com 3 participantes

Bsf 2.300 preço por pessoa com 2 participantes

 

pacote tradicional com tudo incluído por 6 dias e 5 noites

Bsf 1.450 preço por pessoa com 5 participantes,até 9 turistas

Bsf 1.700 preço por pessoa com 4 participantes

Bsf 2.000 preço por pessoa com 3 participantes

Bsf 2.700 preço por pessoa com 2 participantes

Bsf 4.500 preço por pessoa com 1 participante

 

Mount Roraima International Tours C.A - http://www.mountroraima.com/

6 días e 5 noites com tudo incluido

Bsf 1.800 preço por pessoa com 4 participantes

 

New Frontiers Adventure - http://www.newfrontiersadventures.com/

6 dias e 5 noites por US$490 por pessoa

8 dias e 7 noites por US$685 por pessoa - 615 levando barraca/saco de dormir/isolante

 

mystic tours - http://www.mystictours.com.ve/

os preços q tenho deles são da baixa temporada até 15/10,para a alta acrescentar em média uns Bsf 200

6 dias e 5 noites com tudo incluido

Preço de 5 ou mais pessoas BsF1.450

preço de 4 pessoas Bs F 1.550

 

tudo incluido sem carregador

preço de 5 ou mais pessoas BsF1.150

preço de 4 pessoas BsF1.250

levando material de acampamento,10kg de comida cada um,e na volta devem trazer seu lixo,excrementos,material de cozinha

 

só transporte e guia

preço de 5 pessoas BsF700

preço de 4 pessoas BsF800

levando todo o material de acampamento,cozinha,comprando e cozinhando a comida,trazendo todo o lixo,excrementos.

 

roraima adventures - http://www.roraima-brasil.com.br/pt/

6 dias

a partir de R$ 1.295,00 por pessoa

 

7 dias com hotel coati

a partir de R$ 1.750,00 por pessoa

 

8 dias com a lago gladys e proa

a partir de R$ 1.920,00 por pessoa

 

valores são para grupos a partir de 05 pessoas.

 

são esses os preços q consegui até agora,quem for entrando em contato com as agências atualize os valores por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...