Ir para conteúdo

Puerto Iguazú


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Não sei a diferença desses passeios, mas lembro que fiz o passeio do Macuco (bote inflável) em q ele praticamente entra embaixo de 2 cachoeiras. É um passeio relativamente curto, vc fica TOTALMENTE ensopado, mas não achei lá muito caro, principalmente qdo comparado ao mesmo passeio operado no lado brasileiro, muuuuuito mais caro.

Claro q o conceito de "caro e barato" muda de acordo com o câmbio, mas estive nas cataratas do lado argentino 2x, 2 anos seguidos, e em ambas as épocas o câmbio estava bastante favorável aos brasileiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera, acabo de voltar de Foz do Iguaçú e região e confirmo: experiência inesquecível. Confirmei muitas informações colhidas aqui pelos colegas forumeiros, então aproveito para deixar minha contribuição com informações atualizadas, ok?

 

1. Transporte

 

De São Paulo a Foz do Iguaçú, a oferta de vôos não é tão grande, provavelmente por conta do aeroporto modesto (li num jornal local que estão lutando para ampliá-lo). Isso diminui a chance de obter passagens a preços promocionais interessantes, então depois de uma busca exaustiva nos sites das empresas aéreas, optei por ir de ônibus mesmo. São basicamente duas opções: Kaiowá ( http://www.expressokaiowa.com.br ) e Pluma ( http://www.pluma.com.br ). As duas, atualmente, saem do Terminal Tietê e a Pluma também tem opção do terminal Barra Funda. Por motivos pessoais, optei pelo terminal Barra Funda e pela empresa Pluma. Saí numa terça-feira às 16:00 horas, o que me proporcionou preço promocional: R$136,62 pela passagem só de ida. Achei muito caro, pois o ônibus era muito velho e sujo, as paradas foram muitas e os o local escolhido para jantar (uma parada de meia hora) foi péssimo. Na volta, optei pela Pluma novamente porque o guichê da Kaiowa na rodoviária de Foz estava sem sistema. Dessa vez paguei o preço "cheio", de R$151 mangos. O ônibus da volta era melhor, mais novo e limpo, porém com ar condicionado sem regulagem, o que fez com que todos congelassem durante a noite. Sofremos com o grande número de sacoleiros no horário (domingo, 18:45 horas). Quem gosta de sossego, evite a todo custo retornar nessas condições. Especialmente aqueles que não gostam de ter a mochila esmagada com a imensa quantidade de muamba trazida do PY. De resto, viagem tranqüila, com bem menos paradas que na ida. Eu tentaria a Kaiowa, mas não posso recomendar porque não consegui passagem. A Cruzero del Norte, que recomendaram algumas páginas atrás, não mais opera a partir dos terminais paulistanos, infelizmente. Tanto na ida quanto na volta havia uma caixa térmica com água, que nas primeiras quatro horas de viagem fica gelada, nas oito seguintes fica ambiente e nas quatro últimas fica quente. rs

 

Em Foz o transporte viário é muito organizado, limpo e pontual (comparado ao de Sampa). Chega-se de ônibus tranquilamente às cataratas argentinas, às cataratas brasileiras, a Usina Itaipú, Paraguay, Puerto Iguazú etc. A passagem municipal custa atualmente R$2,20 e a internacional (PY e PI) custa R$3,00. Esta última aceita pesos e dólares também, na ida ou na volta. Caso você se hospede em algum ponto em que a parada de ônibus não atenda a todos os locais que deseja visitar, é só pegar um ônibus para o Terminal de Transporte Urbano (conhecido por TTU) e de lá pegar o ônibus certo, gratuitamente. Todos os funcionários das linhas, inclusive as internacionais, foram muito prestativos, educados e solícitos tanto em relação a informações quanto ao jeito mochila de andar (cargueira nas costas atrapalhando todo mundo, pedidos desconexos de informações, solicitação de dicas e por aí vai, rs).

 

2. Hotel

 

Como fui com a namorada, queria sossego à noite e por isso descartamos os albergues, optando por um hotel. Como fomos de ônibus, segui a recomendação dos colegas e escolhi o Hotel Rouver ( http://www.hotelrouver.com.br ). Praticamente só tenho elogios a fazer: atendimento educado e prestativo, quartos e banheiros limpos, toalhas novas acompanhadas de sabonetinhos sem miséria, televisão à cabo, internet wi-fi e na recepção para usar a vontade (só nos horários de pico o acesso de mais de 15 minutos é cobrado), café da manhã completo (dois sucos, café, leite frio e quente, chocolate, cinco tipos de bolos, cinco tipos de frutas, ovos mexidos e salsicha no molho de tomate e cebola, balinhas à vontade, doce de leite, margarina e três tipos de pães ), transfer grátis para algumas atrações, absolutamente todas as informações atualizadas sobre todos os pontos turísticos locais na recepção (o Sidney, da recepção, é gente finíssima e manja muito), fica bem localizado, muito próximo de um ponto de ônibus onde passam TODOS os ônibus para as principais rotas (Puerto Iguazú, Cataratas, Paraguai, TTU e Usina Itaipú), em frente a um supermercado (da rede "Super Muffato") que abre todos os dias e tem um ótimo buffet de comida à quilo que abre para almoço e jantar, cobrando por quatorze pilas pelo quilo) e próximo de vários barzinhos e restaurantes de tudo quanto é tipo (pizzarias, bares, mc donald´s, subway, pizza hut etc.). Tudo isso por 70 reais a suíte pequena e 80 reais a suíte grande com sacada. Ambas tem ar condicionado, diferenciando-se a segunda por contar com mais espaço e um frigo-bar. Caso alguém tenha dificuldade para dormir, peça um quarto dos fundos porque na madruga do fim de semana sempre tem uma manezada fazendo barulho na avenida. Vai por mim que o hotel é show!

 

3. Cataratas

 

Já que entraram na polêmica, vou dar minha opinião: o parque argentino dá um pau no brasileiro. É muito maior, oferece visão mais próxima e interessante das cataratas e oferece o passeio de barco que te leva para debaixo delas pela metade do preço, não vejo compararação. Então, se você só dispuser de tempo para ir a um dos dois, escolha o argentino. Se tiver tempo para ambos, não deixe de ver os dois, pois só assim terá uma idéia completa do que é aquela imensidão de água. E dá orgulho de ter um parque tão bacana em território brazuca. Eu já andei muito por aí e não vi nada parecido. E tanto o nosso quanto o deles são muito bem estruturados, inacreditavelmente limpos, bem sinalizados, organizados e lindos. E cobram por isso: $45 pesos no argentino e R$22 no brasileiro, sem direito a meia da carteirinha de estudante. O passeio de barco pelas cataratas dura 12 sensacionais minutos e na minha opinião é imperdível. Do lado brasileiro chama-se Macuco Safari e do lado argentino chama-se Aventura Nautica (cheque os preços atualizados em http://www.macucosafari.com.br e http://www.iguazujungle.com, mas aviso que nesse momento, o custo do passeio argentino é de quase metade do que é cobrado pela empresa brasileira). Ambas as empresas operam outros tipos de passeios, que combinam caminhões, jipes, botes, trilhas e outros atrativos, que talvez você queria conhecer. Vale a pena se informar pelos sites antes de ir para lá. Por fim, informo que tanto as lojas de souvenirs quanto as lanchonetes e restaurantes de ambos os parques são caros. Para o mochileiro menos abonado, vale levar um lanchinho e deixar para comprar no máximo a bebida por lá ou deixar para comer no Parque das Aves. Em caso de emergência, há serviços digitais por toda parte (cartões de memória, cds, computadores para transferência de arquivos etc.). Souvernirs você encontra mais barato no centro de Foz (no topo da Avenida Brasil, numa feirinha de artesanato e algumas poucas lojinhas) porém sem a mesma qualidade.

 

DICA 1: Não tente fumar dentro de nenhum dos parques e não alimente os quatis ou outros animais que aviste, caso contrário pode tomar uma senhora advertência ou ser multado. Há placas para lembrá-lo disso por todos os lados. E por falar em quatis, cuidado com eles: se você comer na frente dos bichos, eles vão dar uma disfarçadinha ridícula e avançar em você no minuto seguinte. As garotas se assustam bastante e eles podem machucar, apesar de não ser de sua intenção. Cuidado para não estragar o passeio.

 

DICA 2: Para ir ao parque argentino a partir de Foz, deve-se tomar o ônibus para Puerto Iguazú. O ônibus seguirá até a fronteira e vai parar duas vezes : na primeira descem apenas os residentes de fora do MERCOSUL para carimbarem seus passaportes, na segunda descem os demais para conferência de documentos (pode levar seu passaporte ou RG - não são aceitas carteiras de motorista ou quaisquer outros documentos). O ônibus não espera os estrangeiros, mas espera alguns (poucos) minutos pelos brasileiros na saída da fila do passaporte. Portanto, apresse-se para sair do ônibus e dirija-se à fila com seu passaporte (ou RG) o mais rápido possível. Feita a conferência pelo funcionário argentino, saia do prédio e verá o ônibus te esperando, alguns metros à frente de onde te deixou. Atenção: o ônibus não espera além desse tempo, portanto, se não quiser pegar outro, nada de comprar Quilmes na lojinha de conveniência ou trocar moeda na casa de câmbio que estão ali ao lado.

 

DICA 3: Este mesmo ônibus te deixa na rodoviária de Puerto Iguazú, onde há um guichê da empresa El Pratico, que vende ingressos para os passeios da empresa Iguazú Jungle (Gran Aventura, Aventura Nautica etc.) pelo mesmo preço do parque, porém sem filas e também vende a passagem de ônibus para o parque argentino. A passagem custa $10 (pesos) por pessoa e o ônibus pode ser bom ou ruim, depende de sorte. Aceita também reais e dólares. Compre ida e volta para não se preocupar ao retornar. Na volta, já na rodoviária, caso pretenda voltar a Foz no mesmo dia, verifique o horário dos ônibus - para não perder o último - e dê uma volta pelas redondezas. Há uma sorveteria sensacional ali perto, além de casas regionais que vendem alfajores, camisas de times de futebol argentinos e outras coisas bacanas. Vale a pena andar um pouco por ali.

 

DICA 4: Não deixe, de forma alguma, de conhecer o Parque das Aves ( http://www.parquedasaves.com.br ). Fica bem próximo a entrada do parque brasileiro, menos de cinco minutos à pé. Me diverti muito lá, quase tanto quanto nas cataratas. A quantidade das aves é impressionante e é possível entrar nos viveiros e interagir com tucanos, araras e outros tantos pássaros. Parece um pouco caro (ingresso por pessoa para brasileiro: R$ 18) mas vale cada centavo. Programe-se para chegar bem cedo às cataratas brasileiras e por volta da hora do almoço (dá pra ver tudo com calma até lá) vá para o parque das aves. Você vai seguramente passar a tarde toda lá e ainda poderá comer na lanchonete, que serve lanches excelentes a preços justos (um chesseburguer bem servido sai por menos de quatro mangos, por exemplo). Vale muito a pena!

 

4. Câmbio

 

Muita gente costuma trocar os reais por pesos na casa de câmbio Libres S/A, que fica ali na aduana argentina (fronteira BRA-ARG) que é conhecida por ter uma boa cotação, mas se você a utilizar e estiver de ônibus, vai perdê-lo e terá de esperar pelo próximo e pagar novamente por ele. Por experiência própria, recomendo trocar seus reais por pesos na Fitta DTVM (Av. Brasil, 1251, Centro de Foz do Iguaçú), que também tem boa cotação e é muito segura. Troquei meus reais por dólares ali antes de ir ao Paraguai e gostei do lugar, que inspirou confiança, está bem localizado e me passou notas novas e bem conservadas. Sobre o Paraguai, optei por cambiar reais por dólares para facilitar as compras, mas se você não tiver tempo de fazer isso, recomendo DE JEITO NENHUM que o faça em Ciudad de Leste. Há notas falsas demais circulando por lá e não vale a pena, mesmo porquê a grande maioria das lojas paraguaias aceita reais e não costuma usar uma cotação tão desfavorável assim.

 

5. Paraguai

 

Como decidi fazer a trip de última hora, não pude pensar direito no que queria trazer de lá, então aconteceu o que todos aqui alertam: fiquei perdidasso. Ciudad del Este é só lojas de tudo quanto é coisa, cercadas por camelôs, muita bagunça e gritaria. Para quem conhece Sampa City, a coisa toda é uma mistura perfeita de Brás, 25 de Março e Santa Efigênia, porém bem mais apertada e com a galera gritando de tudo, a todo momento e em todas as línguas possíveis e inimagináveis. O que me salvou foi o mapa das lojas nesse endereço: http://www.comprasparaguai.com.br/mapas.php . Imprima e leve com você. Pelo que vi, compensa comprar perfumes, cosméticos, bebidas, relógios e tabacaria na Macedônia, , bebidas, jóias, bolsas, calçados, eletrônicos e informática na La Petisquera ((principalmente informática no box do centro da loja, consulte preços antes em http://www.lapetisquera.com/ ), basicamente as mesmas coisas e principalmente relógios, vinhos e apetrechos para bebidas no Shopping Americana (são muitas lojas de relógios, genéricos e originais, e perfumes e bebidas a preços excelentes, especialmente na loja Americana S/A, que fica no segundo piso) e camisas de times de futebol do mundo todo e vestuário em geral na Casa China. Informática não tem pra ninguém: Shopping Lailai. Como disseram, não se assuste com a aparência externa das lojas: normalmente do lado de dentro é melhor (às vezes é pior também, rs) e tente fazer as compras com calma, sem atropelos. Se não vai comprar nada nos camelôs, ignore-os, pois um mínimo de atenção (até mesmo um "não, obrigado") pode te condenar à danação eterna. Para comer, segui a dica de uma amiga e comi no último piso do Shopping Americana: uma Budweiser argentina e um pedaço de pizza napolitana gigante custaram cerca de 10 reais. Se não tiver tempo, esqueça Shoppings como Mega e Monalisa, que tem preços similares a boas lojas brasileiras. E reserve ao menos um dia para as compras, porque na volta o trânsito pára e você perde bastante tempo na fronteira. Ah sim, segui as dicas dos colegas do fórum e comprei dentro da cota. O ônibus FOZ - CDL não para nem na ida, nem na volta, a não ser no posto da Receita Federal, quando sobe um fiscal que pede para que todos abram suas malas e confere meio à olho o que você está trazendo. Saí às 09:45h do hotel em Foz e retornei a ele às 17:00h. Talvez se já soubesse o que queria tivesse feito tudo em menos tempo.

 

6. Usina Itaipú Binacional

 

As cataratas eu já sabia que eram fantásticas e vi que são mais lindas ainda do que imaginava. Ciudad del Este eu já sabia que era confusa e vi que era mais ainda quando cheguei lá e vi aquilo tudo. Mas o que eu menos esperava era gostar tanto da visita a usina! São diversos tipos de passeio por lá, com preços e durações variadas. Escolhi o Circuito Especial e não me arrependi. Esse rolê inclui a visita completa ao exterior e ao interior da barragem, um excelente atendimento com monitores bilíngües, exibição de um filme sobre Itaipu e meio ambiente e um ônibus bem bacana que faz os trajetos externos, com água gelada incluída e a vontade. Dura umas 2 horas e meia e tem sete etapas, que vão desde a visita panorâmica ao coração da geração de energia. Os caras deixam fotografar o tempo todo e são bem atenciosos. Confira tudo passo a passo aqui : http://www.itaipu.gov.br/?q=pt/turismo . Abre todos os dias, com saídas às 8h30, 9h, 10h30, 11h, 14h, 14h30, 16h e 16h30, podendo reservar com antecedência no 0800 645-4645 ou reservas@complexoitaipu.tur.br . Eu liguei no 0800 de lá mesmo, pelo celular e fui prontamente atendido. Tudo isso, entretanto, tem um preço: R$ 37 para adultos, e R$ 18,50 adolescentes (14 a 16 anos), idosos (60 anos), estudantes com carteirinha, e brasileiros residentes em municípios próximos.

 

DICA 1: Os caras não deixam de jeito nenhum ir de chinelos ou sapatos de salto e até tem alguns sapatos lá para emprestar, mas são poucos e se não sobrar, você terá que esperar o próximo horário (se houver).

 

DICA 2: O ônibus para a Usina é identificado como "Conjunto C - Sul" ou "Conjunto C - Norte", tanto faz. São quarenta minutos do centro até lá, então programe-se.

 

Issae galera. Fiz tudo em cinco dias, sem pressa e com gosto. E curti demais. Recomendo a todos e qualquer dúvida é só falar. Grande abraço e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá, pessoal!

Estarei fazendo um mochilão com minha namorada em setembro que iniciará em Ciudad del Este/Foz do Iguaçu e terminará em Trujillo no Peru... (longo, hein!) ::tchann::

 

O fato é que tenho uma amiga paraguaia que nos abrigará em CDE e com relação a hospedagem estou bem tranquilo...

Queria conhecer nesta parte da viagem as cataratas (óbvio) pelo lado argentino e brasileiro, usina de itaipú e um dia para passear/comprar em CDE...

 

Vocês acham que é viável fazer os dois lados das cataratas (brasileiro e argentino) no mesmo dia?

Minha amiga me garantiu que sim, mas não levo muita fé no "la garantia soy yo" dela! ::tchann::

 

Pelas minhas contas eu precisaria de:

1 dia para usina

1 dia para CDE

1 dia para cataratas argentina

1 dia para cataratas brasil

 

Se pudesse encurtar para 3 dias isso tudo seria até melhor, pois ganho um em Assunção, onde supostamente só passaria para pegar o voo da Aerosur pra Santa Cruz já na Bolívia...

 

E aí, povo?

Qual seria a melhor maneira de organizar isso no menor tempo possível?

Brigadão!!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fazer os 2 lados no mesmo dia eu acho impossível, ou então vai deixar de ver muita coisa.

Alguns trajetos tem caminhadas longas, por exemplo só para alcançar a Gardganta do Diabo tem que andar somando ida e volta mais ou menos 1,5 Km se me lembro bem, tem uma placa lá que indica a distância.

O seu roteiro de 4 dias está bom. Itaipu dá para fazer em metade de um dia.

 

Sobre o acesso, não fui a Cidad del Este, mas vi ônibus para lá no centro tanto de Puerto Iguazu quando de Foz. Para chegar até as cataratas de ambos os lado acho que você vai ter que pegar 2 ônibus, um para chegar no centro da cidade e outro para as Cataratas, ou seja, vai ser bastante demorado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rodrigo

Uma opção da sua visita seria essa:

1 dia - visita a CDE para compras - assim poderia ate comprar uma Maq Fotografica para usar nos dias seguintes (se precisar)

2 dia - de manha visita a Itaipu, retorna ao centro de foz. coma um lanche e va a Cataratas BR a tarde e se sobrar um tempinho podera visitar o Parque das Aves se der.

3 dia - visita as Cataratas AR

 

aqui......foz-do-iguacu-guia-de-informacoes-t30067.html

voce poder ver o trajeto que ira percorer......veja no final do forum

 

aqui.....foz-do-iguacu-perguntas-e-respostas-t30063-135.html

voce pode tirar algumas duvidas sobre Foz do Iguaçu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros
Mes passado quando estive em Puerto Iguazu tinha uma expedição Kiwi que tinha vindo para fazer a trilha que vai até os saltos del Moconá. Pelo que descobri é um conjunto de saltos de 3 km de extensão, no rio Uruguay.

 

Parece que é uma trilha dificil e exige uma certa logistica e pode ser feita em 12 horas com bom preparo fisico.

 

Alguem já fez esta trilha até os saltos del Moconá?

 

Eu procuro tambem as coordenadas chaves desta trilha para o GPS desde el Soberbio ate os saltos.

 

20091102224608.jpg

 

 

20091102224704.jpg

 

 

alguem sabe se tem alguma agencia em Puerto Iguazu que faça esse passeio???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...