Ir para conteúdo

Ilha de Itamaracá e Coroa do Avião


Posts Recomendados

  • 10 meses depois...
  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Coroa do Avião

 

A Coroa do Avião é um dos lugares mais bonitos do litoral norte pernambucano: tem águas calmas e piscinas naturais e fica numa área rica em manguezais. A Coroa é habitat natural de aves migratórias e por conta disso lá existe uma Estação de Estudos Sobre Aves Migratórias e Recursos Ambientais da Universidade Federal de Pernambuco.

 

Essa Ilhota de areia branca tem águas mornas e claras e fica em frente ao Forte Orange, de onde saem frequentemente os barcos para lá.

 

Confira mais informações sobre essa praia e todas as praias ao seu redor em:

http://www.praiacerta.com.br/portal/pra ... ?praia=255

 

Abraço,

Filipe

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Coroa do Avião é realmente muito bonita, na verdade o nome correto desta formação é Crôa, nada mais que um banco de areia formado no mar, leito ou foz de um rio, mas que na linguagem popular acaba sendo pronunciada como “coroa”. Neste caso formada na foz do Canal de Santa Cruz da Ilha de Itamaracá.

Um velho jangadeiro me contou que o avião vem dos anos 50 quando um pequeno avião da Força Aérea Brasileira fez um pouso forçado por lá e ficou parcialmente enterrado. Foi preciso desmontar o aparelho para levá-lo pra Recife, desde então o local ganhou o nome de Coroa do Avião.

Nos horários de vazante da maré dá pra ir caminhando até a praia do Mangue Seco e voltar sem se molhar, quando a maré sobe os barcos voltam a navegar entre os dois locais.

Na “Coroa” encontram-se muitas barracas para se saborear peixes, frutos do mar, queijo assado na brasa com mel e orégano e degustar uma cerveja ou uma caipirinha desfrutando a vida.

Uma iguaria muito apreciada pelos turistas são as ostras frescas vendidas pelos maricultores que as criam em fazendas marinhas próximas, as ostras são servidas cruas, com sal, azeite e limão.

Um detalhe bacana e muito importante dos bares é que eles respeitam uma lei de silêncio determinada pelo IBAMA para liberar o local à visitação turística. Não é permitido se apresentarem conjuntos musicais ao vivo ou som alto de qualquer espécie através de alto falantes; quem quiser ouvir música, tem que ser num volume baixo. É que a Coroa do Avião foi declarada área de preservação ambiental e de proteção aos maçaricos. E o som demasiado alto pode provocar alteração no modo de vida dos pássaros ou até no processo migratório.

Estive lá em fevereiro de 2006 e os barqueiros e jangadeiros estavam cobrando R$ 7,00 pela travessia entre a coroa e a Praia do Forte Orange, coisa de 15 minutos.

Na praia do forte e no entorno da Coroa do Avião o mar é raso, de águas mornas e quase não possui ondas, parece uma piscina, é entrar para não querer fazer mais nada, apenas ficar ali só curtindo durante horas.

Em virtude de um problema com a máquina fotográfica não pude tirar fotos da Coroa do Avião. Mas deixarei algumas do Forte Orange e do Projeto Peixe-Boi que fica ao lado do forte na Ilha de Itamaracá que é maravilhosa.

 

[align=center]photo-31.JPG.jpg?et=czM7oIv6a7Wm1FZgh7%2C%2CHw&nmid=42474688photo-32.JPG.jpg?et=cSjmIbBKxG3dx4Wvysdl3A&nmid=42474688

photo-35.JPG.jpg?et=X3M9XQYIcxkMEkuhz9rrZw&nmid=42474688photo-37.JPG.jpg?et=Wl7q%2CzIUf4d1pUEu1U6ILA&nmid=42474688

photo-39.JPG.jpg?et=%2BogJuzGxSoXOVHljtuwwNw&nmid=42474688photo-41.JPG.jpg?et=f0m1fb3R6jX2L9SmJ8QEug&nmid=42474688[/align]

O Forte de Santa Cruz de Itamaracá, popularmente conhecido como Forte Orange é um dos principais marcos históricos do Nordeste brasileiro. O Forte Orange é assim denominado até hoje porque foi construído pelos holandeses (cuja cor oficial é o laranja).

Em 1631 o forte foi ponto de partida para a invasão holandesa em Pernambuco. A entrada é baratinha, R$ 2,00, mas infelizmente não há guia para informar nada, só recebemos um papel com informações na entrada. Dentro do forte existe um pequeno museu com peças encontradas em escavações no local, uma capela restaurada e uma loja de artesanatos dos moradores da ilha.

O Forte Orange está aberto a visitação todos os dias das 8h às 17h.

 

[align=center]photo-42.JPG.jpg?et=JdZi%2BTolSSVuOKVHj59agg&nmid=42474688photo-43.JPG.jpg?et=RBDW%2BfWdYTR3tUmieB3kuw&nmid=42474688

photo-47.JPG.jpg?et=fY7YVTDk7SccCHSWHoQLGA&nmid=42474688photo-49.JPG.jpg?et=QMhY3jtTVcUe9MXygmBASQ&nmid=42474688

photo-50.JPG.jpg?et=vmPDPytzOF9UHbvajYAbOA&nmid=42474688photo-52.JPG.jpg?et=HipVhBPv85Q9CEPdBVBMzg&nmid=42474688[/align]

O projeto Peixe-Boi dedica-se à pesquisa, resgate, recuperação e devolução à natureza, bem como a informação e parceria com as comunidades ribeirinhas e costeiras sobre esta espécie ameaçada de extinção pela caça predatória realizada pelos pescadores.

Além de promover educação ambiental o projeto promove o eco-turismo e a geração de empregos na Ilha de Itamaracá e municípios vizinhos.

No projeto podemos ver bem de perto muitos peixes-boi em enormes tanques com paredes de vidro, possui também um cinema com projeções de documentários a respeito da história do animal bem como da caça predatória que quase extinguiu a espécie. Além disso, possui monitores que guiam o visitante e uma lojinha de suvenires. Um exemplo de projeto bem desenvolvido e executado, sério, responsável, organizado e inclusivo.

O Projeto Peixe-Boi fica aberto de terça a domingo, das 10h às 16h e o ingresso custa R$ 3,00.

 

Ali perto vale a pena conhecer também a Vila velha, antiga sede da capitania hereditária de Itamaracá em 1535. No mesmo local visite a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, de 1547, considerada uma das mais antigas do Brasil.

À noite, a dica é apreciar a ciranda na praia da Foz do Rio Jaguaribe, de preferência na voz da nossa querida Lia de Itamaracá.

 

E viajando por este Brasil tão rico em belezas naturais não deixem de visitar também os centros de pesquisas e museus, sempre apoiando e prestigiando as instituições ligadas à preservação da nossa história e do nosso meio ambiente.

Abraços e boas trilhas. ::otemo::

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Boa, Lipe... mais uma hein??? ::otemo::

Bem que eu tinha notado que nao tinha um tópico específico pra falar de Itamaracá... por isso acabei respondendo ou dando dicas fora do tópico ideal...

Agora mesmo estava respondendo a outra pessoa e antes de dar OK na msg, fui procurar onde tinha postado as anteriores e vi que foram nos tópicos de PG ou Recife. Pela data deste tópico e, sendo recente, achei melhor transcrever aqui alguns trechos dos primeiros relatos que fiz sobre o passeio pra la, ate pra ajudar na dinâmica do tópico e facilitar aos outros mochileiros. :wink:8)

 

Re: Companhia para Recife!!!

por Adália M. em 27 Jun 2009, 23:35

 

"Um passeio legal que fiz esta semana com um amigo que veio de fora e tb passo a indicar é o litoral norte. Muita gente só ouve falar de Porto de Galinhas e litoral sul e nem sempre do litoral norte. Um passeio de Catamarã ou jangada motorizada custa R$35,00 por pessoa. Eles saem de um determinado ponto e vao ate Itamaracá. Ai os turistas descem e vao andando até o Projeto Peixe-Boi (nao cobra entrada), podem entrar no Forte Orange tb (se nao me engano custa R$2,00 pra entrar) e depois o jangadeiro vai ate a ilha da Coroa do Aviao e termina o passeio em Mangue Seco para as pessoas comerem. Se a maré estiver baixa, o jangadeiro vai ate as piscinas naturais que ficam em alto mar.

O ruim para este passeio é que vc precisa saber chegar no lugar de onde partirá o Catamarã ou a Jangada.. e não são pertos de Recife. Ficam em outro município, depois de Olinda... Mas vale a pena. "

 

Re: Porto de Galinhas - Perguntas e Respostas

por Adália M. em 28 Jan 2010, 14:21

 

"- para a Ilha de Itamaracá, tem o passeio de catamarã ou com os jagandeiros locais que ate acho melhor... mesmo passeio, mesmo preço, e com mais tempo pr ser menos pessoas. Vc precisa se deslocar ate a praia de Maria Farinha, que la tem um resort Amoaras, de onde vc acha os jangadeiros locais. O catamarã tb parte de la, mas as vezes b sai de outro resort, mais distante, que é o Hotel Gavoa. O passeio dura um dia... e esse eu fiz... é maravilhoso... Saindo de Maria Farinha, ele vai pra Itamaraca, para em frente ao Forte Orange, ai vc vai andando ate o Projeto Peixe-Boi (nao paga entrada), pode ir no Forte se quiser (se nao me engano sao R$2,00), ai volta pra jangada, ele vai para a ilhota da Coroa do Aviao e depois termina o passeio em outra praia pra fazer refeição se quiser (eu nao aconselho... rss... lugar de poucas condições higienicas, entende?) =/ "

 

 

Everybody have a nice trip!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Nao. Azar, nao, Bruno... a mare tb nao está tao ruim assim... talvez nao dê pra vc ir andando como costumo sugerir para as pessoas economizaram, mas indo de jangada vc vai poder curtir, sim as belezas das piscinas naturais. :wink:

 

Olha.. nunca vi ngm comentar que tenha ido de bugg pra Itamaracá. O mais comum é vc alugar um carro, ou contratar um taxista (posso indicar um muito bom, se quiser) ou vai de busao... Mas tb nao acho que seja uma boa opção pq a viagem é longa e eu nao conheço a segurança pelas bandas de la. Quando eu fui... estava com o Junior Faria (daqui do site) e fomos de carro... Nunca tinha ido pra la.. rsss.. só encarei devido a cia :P

As praias sao em direções beeeem opostas!!!!

 

Tem dois caminhos pra ir pra la:

a) ou vc vai pela BR101 (aqui dizemos, por fora) que vc segue por ela ate quase no fim onde tera placas indicativas para o Hotel (tanto o Amoaras como o Gavoa - vai depender se vc vai pela empresa Catamara e qual eles escolherem, ou se optar pela sugestao que eu dei da jangada de um ribeirinho local).

 

b) e por dentro.. vc vai pelas avenidas principais de Recife, ate chegar em Olinda.. corta Olinda, ate chegar em Paulista e continua seguindo para Maria Farinha.

A estradinha que vai dar no Amoaras, eu nao curti um trecho do inicio... pq nao achei bem sinalizada e, inclusive, levei uma multa na volta pq nao tinha boa sinalização da lombada, e acabei nao vendo (só na ida) =/

 

Se eu, que ja sou daqui e costumava ir durante minha infancia pra la, tive certas dificuldades, imagina vc sozinho.

Eu nao sei, mas pode ser que as agencias de turismo tb ofereçam passeio pra la, como oferecem para o litoral sul. A única coisa que eu sei, é que a empresa Catamara, nao leva ate o Hotel de onde vai partir a balsa. Pelo menos ano passado, nao tinha isso, pq eu perguntei. Ja esse Catamara, que é tb é bar e restaurante, fica na entrada do Centro do Recife, embaixo de um viaduto que dá acesso ate lá. Tem uma paisagem bonita pq fica beirando o rio e vc tem uma visao da baia do Pina e a zona sul de Recife. ::cool:::'>

 

ps: sua temporada aqui em PE sera toda em PG? Digo, todo sua hospedagem será por la?

 

Valeu, Adália!

 

É que eu dei azar. Marquei a viagem pelo preço da passagem (R$250) e só depois fui ver que a maré estará alta entre 4 a 11.

Como te disse, 0.8 é a menor previsão de maré de porto suape durante o período que estarei lá.

Mas enfim, a gente se vira com o que tiver na mão lá.

 

Li por aí que vc já foi pra Itamaracá tbm.

Você tem ideia de quanto um bugueiro cobra para ir até lá saindo de Porto?

Ou então, se eu pegar um carro, como é a estrada? asfalto tá legal?

Pelo que entendi eu teria que ir atá a praia da Maria Farinha... é bem sinalizada? É fácil ir e voltar de lá saindod e Porto???

 

desde já agradeço por mais essa!

Link para o comentário
  • Colaboradores
Nao. Azar, nao, Bruno... a mare tb nao está tao ruim assim... talvez nao dê pra vc ir andando como costumo sugerir para as pessoas economizaram, mas indo de jangada vc vai poder curtir, sim as belezas das piscinas naturais. :wink:

 

Olha.. nunca vi ngm comentar que tenha ido de bugg pra Itamaracá. O mais comum é vc alugar um carro, ou contratar um taxista (posso indicar um muito bom, se quiser) ou vai de busao... Mas tb nao acho que seja uma boa opção pq a viagem é longa e eu nao conheço a segurança pelas bandas de la. Quando eu fui... estava com o Junior Faria (daqui do site) e fomos de carro... Nunca tinha ido pra la.. rsss.. só encarei devido a cia :P

As praias sao em direções beeeem opostas!!!!

 

Tem dois caminhos pra ir pra la:

a) ou vc vai pela BR101 (aqui dizemos, por fora) que vc segue por ela ate quase no fim onde tera placas indicativas para o Hotel (tanto o Amoaras como o Gavoa - vai depender se vc vai pela empresa Catamara e qual eles escolherem, ou se optar pela sugestao que eu dei da jangada de um ribeirinho local).

 

b) e por dentro.. vc vai pelas avenidas principais de Recife, ate chegar em Olinda.. corta Olinda, ate chegar em Paulista e continua seguindo para Maria Farinha.

A estradinha que vai dar no Amoaras, eu nao curti um trecho do inicio... pq nao achei bem sinalizada e, inclusive, levei uma multa na volta pq nao tinha boa sinalização da lombada, e acabei nao vendo (só na ida) =/

 

Se eu, que ja sou daqui e costumava ir durante minha infancia pra la, tive certas dificuldades, imagina vc sozinho.

Eu nao sei, mas pode ser que as agencias de turismo tb ofereçam passeio pra la, como oferecem para o litoral sul. A única coisa que eu sei, é que a empresa Catamara, nao leva ate o Hotel de onde vai partir a balsa. Pelo menos ano passado, nao tinha isso, pq eu perguntei. Ja esse Catamara, que é tb é bar e restaurante, fica na entrada do Centro do Recife, embaixo de um viaduto que dá acesso ate lá. Tem uma paisagem bonita pq fica beirando o rio e vc tem uma visao da baia do Pina e a zona sul de Recife. ::cool:::'>

 

ps: sua temporada aqui em PE sera toda em PG? Digo, todo sua hospedagem será por la?

 

Valeu, Adália!

 

É que eu dei azar. Marquei a viagem pelo preço da passagem (R$250) e só depois fui ver que a maré estará alta entre 4 a 11.

Como te disse, 0.8 é a menor previsão de maré de porto suape durante o período que estarei lá.

Mas enfim, a gente se vira com o que tiver na mão lá.

 

Li por aí que vc já foi pra Itamaracá tbm.

Você tem ideia de quanto um bugueiro cobra para ir até lá saindo de Porto?

Ou então, se eu pegar um carro, como é a estrada? asfalto tá legal?

Pelo que entendi eu teria que ir atá a praia da Maria Farinha... é bem sinalizada? É fácil ir e voltar de lá saindod e Porto???

 

desde já agradeço por mais essa!

 

Então, Adália,

 

Eu fico em PG pelo menos de 4 a 9.

Pensei em pegar um carro no dia 9, ir até Itamaracá, e na volta, ficar Recife.

Aí eu dava um pulo em Olinda no dia 10 e dava uma passada a tarde em Boa Viagem....

 

Mas esse roteiro depende muito desse lance da estrada...

Se é tranquilo eu sair de PG e ir para Itamaracá e, na volta, ficar em Recife...

 

Minha ideia, em Itamaracá, era justamente seguir sua sugestão e ir com os pescadores locais por ser mais barato e por não ter farofada....

 

Vc acha uma boa minha ideia?

Ou vai ser meio F0da eu ir de PG até Maria Farinha e depois ficar em Recife?

 

Ah, valeu por ter postado aqui...

 

Bjão!!!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Mas, Lipe, ta seguro andar de busao por la?

Sei la.. nunca confiei muito nao..

 

Tb, se ele for passar os ultimos dias por Recife e Olinda, talvez seja melhor mesmo pega rum carro e fazer o roteiro que ele tiver mais a fim.. ainda mais agora que ta começando aos poucos as "chuvinhas"...

Bem, se bem que vc mora pelas bandas dai, ne? rss... ::lol4::

 

Bruno, eu fiz e recomendo meeeesmo o passeio de jangada.. mas eu nao fiz com a empresa Catamara, nao.

Eu e o Junior Faria, iamos fazer com ela.. o tempo tava meio feio e, qdo estavamos voltando pra Recife, na estrada vimos o solzao que ia dar e voltamos para o Hotel Amoaras. Dai, a recepcionista nos falou que tem uns jangadeiros que fazem o mesmo trajeto, pelo mesmo preço..

Ja tinha um casal esperando e fomos nós dois tb. Foi otimo. ::otemo::

Ate pq, qto menos gente, melhor pra curtir mais cada parada.

 

De verdade, recomendo.

Bjs,

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...