Ir para conteúdo

sugestões para o roteiro BOLIVIA - JULHO 2010 com GASTOS


Posts Recomendados

  • Membros

E ae galera tudo bem? Sou novo por aqui, e decidi participar do site já que creio que seja o melhor em relação aos mochileiros. Estou indo pra Bolívia no meio do ano, e estou pensando em passar pelas seguintes cidades citadas abaixo, em um prazo de 15 dias. Vocês acham que em 15 dias dá para se ver os principais pontos de cada cidade? Fiz o roteiro baseado nos guias Rough Guide, Lonely Planet, O Viajante Independente e logicamente com muita informação aqui do site. O que vocês acham? Sempre que viajo gosto de andar o máximo possível para conhecer os locais, nada de ficar parado perdendo tempo. Creio que nesse roteiro eu possa aproveitar bem a viagem. Se puderem me dar algumas dicas e críticas, agradeço demais! Na verdade, mudem o que vocês acharem melhor, sempre pro melhor. Valeu. E quem quiser ir comigo, se estiver disponível no meio do ano (Julho), vamos lá! xD

 

Valeu mesmo, abraços

 

- Cidades: Santa Cruz de la Sierra, Sucre, Potosi, Uyuni, Oruro, La paz, Tiahuanaco, La paz, Copacabana, La paz, Cochabamba, Santa Cruz de la Sierra

 

Destinos

- Manaus - SC de la Sierra: pela GOL, chegada aproximadamente às 1:15 horário de SC de la Sierra

- SC de la Sierra – Sucre (30 minutos ou 14 horas) (402 bol de avião pela aerosur 10:00 e 104 bol de ônibus)

- Sucre – Potosi (3 horas): ônibus de 6:30 até 19:30 (15 bol)

- Potosi – Uyuni (6 horas): ônibus (30 bol)

- Uyuni – Oruro: trem da morte (31 a 101 bol, segunda quarta ou quinta)

- Oruro – La paz (3 horas): ônibus (20 bol)

- La paz – Tiahuanaco: ônibus (08:00 a saída, 20 bol)

- Tiahuanaco – La paz: ônibus (16:00 a saída, 20 bol)

- La paz – Copacabana (3 horas): ônibus (20 bol)

- Copacabana – La paz (3 horas): ônibus (20 bol)

- La paz – Cochabamba (7 horas): ônibus (50 bol)

- Cochabamba – ST de la Sierra (1 hora ou 9 horas): (370 bol 53,15 US avião ou 60 bol ônibus )

 

Roteiro da viagem

1º dia SC Sierra – Sucre

- chegada em SC Sierra 1:15 da manhã, saída para Sucre 10:00 do mesmo dia

- sem hospedagem, ficar no aeroporto mesmo

2º dia Sucre – Potosi

- chegada em Sucre 10:30

- city tour: mercado central, museu casa de la libertad (US$ 1,70), museu de história natural (US$ 0,90), catedral metropolitana (US$ 1,70), castelo de la Glorieta (US$ 1,20), Cal Orcko

- sem hospedagem em Sucre

- saída para Potosi às 19:30

- chegada em Potosi 22:30

- hospedagem Hostal La Casona: Calle Chuquisaca # 460 entre calle Tarija y calle Padilla, 35 bol

3º dia Potosi - Uyuni

- city tour em potosi: visita às minas e casa de la moneda (US$ 1,70).

- saída de Potosi às 13:00

- chegada em Uyuni às 19:00

- fechar passeio Salar de Uyuni com Colque Tour ou Gringo Tours

(Endereço: Calle Quijarro Nº42, Telefone: (591) - 2 - 623-1362, E-mail: gringotours_ts@hotmail.com) ou Silver Tours (Endereço: Calle Quijarro Nº12, Telefone: (591) 2 - 622-3600, E-mail: silvertoursreservas@hotmail.com)

- hospedagem em Uyuni em Hostal Cactus (av. Arce # 8, Plaza principal acera oeste, 18 bol)

4º dia salar de Uyuni (saída 07:00)

5º dia salar de Uyuni - Isla del pescado, Sud Lípez (gêiser, vulcão e Lagunas Verde e Colorada)

6º dia salar de Uyuni – Uyuni – Oruro

- volta para Uyuni às 15:00

- city tour em Uyuni

- saída para Oruro à 00:00 ou 01:00 (via trem da morte, horário depende do dia da semana)

- sem hospedagem em Uyuni

7º dia Uyuni – Oruro – La Paz

- chegada em Oruro às 07:00 ou às 09:00 (horário depende do dia da semana)

- saída para La Paz no primeiro horário disponível (não tenho o horário)

- chegada em La Paz 3 horas após a saída

- hospedagem no Hostel Torino (ao lado do palacio presidencial) ou Hostel Copacabana (Calle Illampu 734, http://www.hostalcopacabana.com/) ou no Hostal glória, visto da esquina da illampu com santa cruz, 50 bol.

- fechar pacote para Chalcataya, Vale de la luna, Downhill em coroco, Huayana Potosi e Tiwanaku

- city tour em La Paz: pub Mongo´s (calle Hermanos manchego,2444, aberto todos os dias), Ramjam, museu de coca, Plaza murillo, mercado de las Brujas (calle linares).

- compras em La Paz (calle llampu, calle comercio, calle Sagarnaga, Shoppings, fair play e tatto)

- Polícia Turística: edifício Olímpia, 1314 - Plaza Tejada Sorzano - Miraflores, próximo ao estádio de futebol. Telefone: 225016.

8º Dia - La Paz - Chalcataya - Vale de la luna - La Paz

- hospedagem no mesmo Hostel

9º Dia - La paz – Downhill em coroco

- hospedagem no mesmo Hostel

10º dia - La Paz - Huayna Potosi

11º dia - La Paz - Huayna Potosi – La Paz

- hospedagem no mesmo Hostel

12º dia - La Paz – Tiwanaku – Copacabana

- saída de Tiwanaku às 16:00 (fretar táxi se houverem 6 pessoas, por 600 bol no total)

- chegada em Copacabana à noite

- hospedagem em Copacabana no Residencial Brisas Del Titicaca (calle 6 de Agosto in corner Costanera) ou Hostel Sonia (calle Murilo) ou Hotel las Kantutas (avenida Jauregui esquina Bolivar).

Ou

12º dia - La Paz – Tiwanaku – La paz

- saída de Tiwanaku às 16:00

- chegada em La Paz 18:00

- hospedagem no Hostel Torino (ao lado do palacio presidencial) ou Hostel Copacabana (Calle Illampu 734, http://www.hostalcopacabana.com/) ou no Hostal glória, visto da esquina da illampu com santa cruz.

13º Dia La Paz – Copacabana

- saída de La Paz 08:40 (ônibus turístico da agência)

- chegada em Copacabana 11:40

- comprar passeio para ilha do sol

- city tour pela manhã

- saída ilha do sol 13:40

- chegada ilha do sol parte Sul à tarde, trakking para lado norte

- hospedagem lado norte da ilha do Sol no hostal Cultural

14ª Dia - Copacabana – La paz - Cochabamba

- saída Copacabana às 16:00

- chegada em La Paz às 20:00

- saída para Cochabamba às 20:00

15º dia - Cochabamba – SC de la Sierra

- chegada em Cochabamba 03:00

- hospedagem no residencial Concordia

- city tour em Cochabamba: Cristo de la Concórdia, Museo Aqueológico, Paseo de la Alameda

- saída Cochabamba 12:30 aerosur

- chegada SC de la Sierra 13:15

- city tour SC de la Sierra

- saída SC de la Sierra 04:00

- chegada Manaus 15:50

 

Dúvidas

- se houver ônibus de La Paz para Copacabana antes das 08:00 da manhã é melhor, observar na rodoviária se há outros ônibus além do turístico da agência para ir para Copacabana

- se aceitar táxi de Tiwanaku para Copacabana é melhor ainda

 

Passeios

- Chalcataya + Vale de la luna 80 bol (50 bol da agencia do hotel Torino, falar com Mateo + 15 bol de cada lugar)

- Tiwanaku 30 bol

- Ilha do sol – 18 bol ida e volta (sai 8:30 e 13:30 de Copacabana, levar comida, 8 bol a hospedagem, 15 bol taxas)

- salar de Uyuni 500 bol (65 dólares), não contratar a Juliet Tours (Colque é indicada, sai 10:00 da manhã)

- Huayana Potosi 150 dolares pela Andreans expeditions que Fica na Calle Illampu. Como chegar: Suba a Calle Sagarnaga até chegar a Illampu, depois vira a direita. Acho que é a terceira loja nessa mesma calçada; 100 dolares pela Huayna Potosi. Não gastar mais que 100 doláres, tem que pechinchar, tem lugares mais em conta.

- Downhill em coroco 50 dólares ou 240 bol Agencia Xtreme

 

Custos

- passagens: Total = 998 bol ou 265 reais (caso vá de avião para Sucre e de Cochabamba para SC de la Sierra)

- hospedagens: 370 bol ou 98 reais (coloquei os valores por cima ainda, para quartos únicos sem banheiro privado)

- passeios: 1600 bol ou 425 reais

- total de gastos: 2968 ou 788 reais (fora comida, táxi, entrada em museus, entre outros menores)

 

Basicamente é isso. O roteiro está bem econômico e bem direto (creio eu), tentei sempre colocar os preços por cima, apenas uma estimativa, pois é melhor sobrar dinheiro do que faltar, mas no que for possível se vocês me ajudarem a melhorar o roteiro, agradeço.

 

Abraços

:wink:

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala Luiz,

 

Tbm sou novo aki. Acabei de postar um topico pq to afim de fazer uma viagem de 15 dias em julho tbm...

Pensei na Colombia por inidicação de um amigo...

Porém vi seu topico e gostei muito...

Vc tem data pra sair ???? Vc vai sair de que cidade ???

 

Vamos trocar informaçoes e de repente....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Aproveite muito a viagem. O roteiro está bom 2 semanas pra Bolívia é suficiente pra conhecer muita coisa boa. Os horários e a organização dos onibus podem te surpreender, mas como vc tem disponibilidade de +- 1 dia, isso não vai te atrapalhar em nada. Aproveite muito Sucre, Uyuni, Tiwanaku e Copacabana (especialmente Uyuni e Tiwanaku), e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E ae Tom, tranquilo? olha só, não tenho data certa ainda, pois estou vendo passagens e irei assim que encontrar o mais barato possível. Mas provavelmente irei no começo de Julho, já que não terei muito tempo de férias. E você vai quando? qualquer coisa manda msg ae ::otemo::

 

Bob, essses horários de ônibus sei que são meio bagunçados né, peguei os horários certinhos mas com certeza terá atrasos hehe mas sem problemas, o importante é tentar conhecer tudo, fazer todos os passeios caso possível. Acho que em 2 semanas dá para fazer todos os passeios né?

 

valeu abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

fala luis,

 

vamos la, rapaz eu fiquei cansado so de ler o seu roteiro! e digo se vc conseguir fazer tudo isso ai em 15 dias vc vira o meu heroi! obvio se vc nao morrer de cansaço!

 

mas olha esse roteiro ta muito apertado, vc nao reservou tempo pra descançar, alem de nao reservar mais dias pra problemas q podem surgir... tais como o de estrategia, pq vc colocou q alguams citys so serviriam pra parar e ja seguir pra outra city, e isso pode nao acontecer, vc pode chegar e o bus ja ter ido e nao ter passagens mais pra la (lembre-se q vc pode chegar em cima da hora!), ou o bus em q vc ja esta quebrar ( o q nao é dificil) e etc, sao muitos fatores q colocam isso ai em risco, procure ver os horarios direitinho pra se organizar e ter uma boa margem de segurança, e tenha em mente q tirando as citys q tao muito proximas os bus pra outras saem em varios horarios no dia, pra viagens q duram de 7/8 horas pra frente normalmente so saem anoite +/- na hora em q fara com q eles cheguem pela manha no destino! alem doq algumas citys vc ta chegando tarde da noite, e arrumar hostal vai ser um problema, se possivel ja entre em contato com alguns e peça o transfer da rodoviaria pra la, é mais seguro,

 

sobre Uyuni, o retorno do Salar la ocorre la pelas 17/18 horas, as saidas pro salar ocorrem pelas 10/10:30 da manha, a agencia é o de menos, procure observar os carros q estao la (em relaçao a conservaçao), se puder converse com os guias, todas a agencias aq tem boas e pessimas recomendaçoes, o paseio de 3 dias ta saindo em torno de 75 dolares, e programe-se pra chegar no dia em q o trem sai rumo a oruro, ele nao sai todos os dias e se tiver ja peça pra agencia comprar antecipado pra ti! na hora pode nao ter... e alias esse trem nao é o Trem da MORTE!!! o da morte é o q vem ate santa cruz de quijarro! caso nao tenha o trem tem sempre o bus q sai as 20 rumo a la paz, da pra enfrentar se nao tiver chovido nos dias q antecederam a sua viagem, mas é ruim a estrada pacas!

 

sobre copacabana, nao entendi sobre o city tour por la, a city e minuscula, vc faz isso dando uma volta rapida, e como vc vai chegar la quase no horario do ultimo barco q segue pra ilha do sol (pro lado sul) dificilmente vc conseguira ver muita coisa, dali se vc tiver tempo e folego atravessa pro lado Norte e dorme por la (o hostal cultural foi eu q recomendei! e vale mesmo ficar la!!!!), na manha seguinte vai pras ruinas no extremo norte da ilha e segue voltando pro sul pra pegar o ultimo barco dvolta pra copa e segue pra La paz no começo da noite. vc mais da ilha pq pega as 2 trilhas!

 

agora como vc ta feito o flash e pode nao conseguir concretizar esse roteiro, recomendaria a vc tirar Copacabana do fim ou matar Sucre-potosi do roteiro se nao tiver mais dias.

 

precisando de ajuda é so chamar!

 

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Concordo com o noiscasa. Tá meio apertado o roteiro. É sempre bom planejar levando em consideração possíveis imprevistos, onde você tenha que remanejar horários e mudar itinerários. Um roteiro mais folgado te dá essa liberdade.

 

hsuahsuashuashausha ::lol4:: Bem lembrado! ônibus quebrado e estradas ruins é o que não falta na bolívia... Muito bem observado. Taí mais um motivo pra repensar nessa sua correria.

 

Boa sugestão de se hospedar na parte norte da isla. Quando fui fiquei na parte sul, logo depois daquela escadaria que dá pro "ancoradouro". O lugar até tinha uma plataforma que dava uma vista privilegiada, mas não tinha água quente. Aliás nem água tinha, nem pra dar descarga. Lá a agua sobe em lombo de burro. O hostal cultural é realmente melhor. Fora que a galera vai toda ver o por-do-sol e depois já fica mais perto o hostal. Não precisa caminhar no breu total pra chegar na parte sul. Coma a truta, não esqueça :lol:

 

Em La Paz, se ficar no hostal copacabana, verifique preços na Combitours. fica no piso térreo. Os preços costumam ser razoáveis e os guias dos passeios bem preparados (minha experiência pessoal). Mas pesquise e pechinche bastante.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Olá galera,

estou planejando uma trip bem parecida, porém por enquanto o Huayna Potosi ficaria pra outra ocasião, já que exige maior aclimação e preparo. O meu roteiro seria o seguinte:

- Campo Grande x Corumbá x SC de la Sierra – ônibus e trem da morte

- SC de la Sierra x La Paz - ônibus direto

- La paz: Twanaco, down hill bike Coroico,Chacaltaya em 3 ou 4 dias.

- Copacabana - Isla del Sol com trekking lado norte para sul e pernoite (Ou seria melhor sul para norte?)

- Copacabana x La Paz x Uyuni - ônibus direto de La Paz

- Salar de Uyuni (3d e 2n)

- Uyuni x SC la sierra (de Uyuni para potosi, de lá para Sucre com possível pernoite, de lá para SC de la sierra)

- SC de la sierra x Corumbá x Campo grande - trem da morte e ônibus

 

Bom, quero ir primeiro para La Paz, pois além de aclimantar em relação a altitude e o frio para encarar o Salar, tenho que comprar roupas adequadas e sei que lá é o melhor lugar para realizar essas compras.

Quanto ao transporte, pretendo usar sempre ônibus, usando o trem apenas de Porto Soares para Santa Cruz.

Quanto a Isla de Sol, gostaria de saber o que é mais recomendado por quem já fez a trilha e pernoitou por lá, sul x norte ou norte x sul ?

Li muitos relatos a respeito das péssimas estradas no trecho entre Uyuni e SC de la sierra, gostaria de saber se alguém passou por lá recentemente e se houve melhoras ? Como vai ser fim da viagem, se sobrar uma grana posso fazer sucre x SC de avião.

No mais, o que acham do meu roteiro ? Tenho mais ou menos 15 dias também, vou com um amigo e temos cerca de 500 dolares cada, mais cartão de crédito para possíveis contratempos. O que acham ?

Obrigado pelas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...