Ir para conteúdo

Trekking na Serra Fina - Pedra da Mina


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Marcelo,

 

Muito grato pelas dicas!!! Elas serão fundamentais!

 

Quanto ao seu relato da travessia, eu gostaria de parabenizá-lo. Lembro-me do fim de semana em que você fez a travessia... o tempo estava feio demais. Cheguei à comentar com a minha namorada que quem havia programado para fazer a travessia no feriado, certamente, teria que mudar os planos e adiar a data...rsrs.

 

Bem, conforme eu havia dito, farei a travessia à partir do dia 12 deste mês(...assim que o tempo ajudar) e pretendo fazê-la de asfalto à asfalto também. Estou precisando saber quais as distâncias(ou intervalo de tempo da caminhada) de P4 à Fazenda Toca do Lobo e da Fazenda Engenho da Serra(Pierre) à Itamonte.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Respostas 139
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Valeu Kino....foi rdureza mesmo e por alguns momentos, principalmente pouco antes da na pedra da mina, so se pensava no pior.....a coisa estava caminhando pra uma hipotermia preocupante em alguns e nao tava nada legal passar por aquilo!!!

 

Mas logo na manha seguinte, com o ate entao inedito sol, foi demais!! deu um puta animo!! depois daquilo tinhamos que completar!!

 

Hj comecamos a combinar de fazer novamente a travessia, mas agora em um dia, aproximadamente 14 ou 15hs ! Provavelmente no comeco de agosto ou mesmo final de julho!! Essa eu tento fazer um relato com dicas melhores para os interessados !

 

Respondendo a sua pergunta, de P4 a toca do lobo se nao me engano sao 12km, fizemos em aproximadamente 2hs. So subida praticamente, tava horrivel, um lamacal escorregando pra cacete!!! Mas da pra andar num ritmo forte prestando atencao...

 

Depois do sitio do pierre ate a estrada e´so descida, 3km se nao me engano. Nao lembro o tempo, mas coloca uns 30 minutos pq ali vc ta´ so´no bagaco!!!!!

 

qq coisa diz ai!!

 

 

abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá amigos.

Conclui a travessia da Serra Fina em Julho e postei um relato que acredito tenha ficado muito interessante, já que se trata de um relato fotográfico com 61 fotos.

O problema é que não consegui colocar as fotos no post, já que sou meio analfabeto com computadores.

Recomendo que entrem no site do grupo que faço parte, pois lá o relato está completíssimo, inclusive com as fotos anexadas.

O site é: www.camelosdemochila.com

Obrigado pelas dicas Augusto.

 

Estou respondendo a este tópico com outro loguin e, como tive dificuldades para acertar o antigo, acabei que fiquei com dois registyros no grupo (azaueb e Alberto Monte). Vou tentar consertar isso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Alberto.

Legal que deu tudo certo lá na Serra Fina. Ou quase tudo.

 

Tô colocando o link do seu relato que vc criou lá no Relatos de Viagem

travessia-da-serra-fina-camelos-de-mochila-julho-de-2009-t37895.html

 

Tá muito bom e serve de alerta p/ outros que querem repetir essa travessia.

 

 

Abcs

 

 

Olá amigos.

Conclui a travessia da Serra Fina em Julho e postei um relato que acredito tenha ficado muito interessante, já que se trata de um relato fotográfico com 61 fotos.

O problema é que não consegui colocar as fotos no post, já que sou meio analfabeto com computadores.

Recomendo que entrem no site do grupo que faço parte, pois lá o relato está completíssimo, inclusive com as fotos anexadas.

O site é: http://www.camelosdemochila.com

Obrigado pelas dicas Augusto.

 

Estou respondendo a este tópico com outro loguin e, como tive dificuldades para acertar o antigo, acabei que fiquei com dois registyros no grupo (azaueb e Alberto Monte). Vou tentar consertar isso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Colaboradores

Olá, aventureiros!

 

Bom dia!

Na semana do feriadão de Corpus Christi (03 de junho 2010) estou planejando fazer a Serra Fina em 4 dias!

Tenho amigos (Fábio, Vivi, Well, Lee, etc) que devem ir também.

Porém, ao contrário deles, penso em sair antes do feriado pra pegar os limitados pontos de acampamento mais tranquilos.

Alguém mais disposto a encarar a travessia pra irmos trocando idéias?

 

Abraços!

 

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não fiz esta travessia ainda, mas com certesa vou realizá-la! ::cool:::'>

 

Se houver trekkers do RS que irão nesta travessia que sejam experientes, bem equipados e preparados fisicamente me avisem que sou parceiro. O meu planejamento já esta todo feito.

 

Vou compratilhar com vocês alguns dados que tenho aqui.

 

Altimetria:

4606051037_49d420f51e_o.jpg

 

- Aclive acumulados: 2901 m

- Declive acumulado: 2921 m

- Ponto de menor elevação: 1544 m - sítio no final da travessia

- Ponto de maior elevação: 2798 m - Pedra da Mina

- Percurso total: 32,283 Km

 

Observação: Sentido da travessia Toca do Lobo - até um sítio perto da BR 354.

 

Visão da travessia no Google Earth:

4606051089_c0e2c4844f_o.jpg

 

- Pedra da Mina via Paiolinho:

 

Dá para subir até a Pedra da Mina (ponto mais elevado), via trilha do Paiolinho. Esta trilha também serve como uma "saída de emergência" em caso de problemas durante a travessia.

 

- Altimetria da Pedra da Mina via Paiolinho:

4606143625_9fd7a85eff_o.jpg

 

- Aclive acumulados: 1741 m

- Declive acumulado: 1741 m

- Ponto de menor elevação: 1565 m - camping do Paiolinho

- Ponto de maior elevação: 2798 m - Pedra da Mina

- Percurso total: 17,739 Km

 

Visão da Trilha Pedra da Mina via Paiolinho no Google Earth:

4606759684_c1a18b67b8_o.jpg

 

Carta topográfica da travessia e trilha Pedra da Mina via Paiolinho:

4607730318_d5910362f6_o.jpg

Escala 1:75000 (posso fornecer cartas topográficas do local com 1:50000).

- Traçado amarelo: trilha do Paiolinho até Pedra da Mina.

- Traçado azul: travessia da Serra Fina desde a Fazenda Toca do Lobo até o sítio.

 

A quem interessar os dados eu posso disponibilizar se houver permuta com outro trajeto, envie e-mail solicitando para: tiagokorb@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Tiago korb,

eu irei fazer a atravessia no final de julho ou no começo de agosto ( não estou nem um pouco de ir sozinho rsrs mais por ventura se isso ocorrer vou só mesmo) um amigo meu diz que vai mais nao botei fé........ e após isso vou pra saquarea( visitar uma amiga uns 3 dias ) depois Rio de janeiro(pegar o avião, tenho que chegar rapidão pra min trampar), nunca fiz um percurso grande assim, mais dou conta =D, já fiz alguns trekkings em analandia-Sp, Brotas-Sp, e proximo a minha cidade matão-sp tem um reserva acho que é a maior do estado de SP é do tamanho da cidade em que moro, já fiz trilha lá mais tive alguns problemas rsrs é privado =/, mais em fim to enteressado em acompanhar vocÊ caso nossos dias baterem

 

email: danilo_755@hotmail.com, cabelinhoxd@terra.com.br

skype: TR.Oiex

 

vamos manter contato, abraçooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Danilo

 

Nessa data em que você irá na Serra Fina eu estarei indo no Pico Paraná, Olimpo e Travessia do Quiriri em SC.

 

Lembrando que apesar da travessia da Serra Fina ser curta, apenas 30 e pouquinhos quilometros. Ela apresenta quase mil metros a mais de subida que a da Serra dos Órgãos RJ e o principal problema é com a água!

 

Procure ler mais sobre esta travessia já que a mesma é considerada uma das mais díficeis do Brasil.

 

Vou te mandar um material pelo teu e-mail para você ter mais informações a respeito dela.

 

 

Tiago korb,

eu irei fazer a atravessia no final de julho ou no começo de agosto ( não estou nem um pouco de ir sozinho rsrs mais por ventura se isso ocorrer vou só mesmo) um amigo meu diz que vai mais nao botei fé........ e após isso vou pra saquarea( visitar uma amiga uns 3 dias ) depois Rio de janeiro(pegar o avião, tenho que chegar rapidão pra min trampar), nunca fiz um percurso grande assim, mais dou conta =D, já fiz alguns trekkings em analandia-Sp, Brotas-Sp, e proximo a minha cidade matão-sp tem um reserva acho que é a maior do estado de SP é do tamanho da cidade em que moro, já fiz trilha lá mais tive alguns problemas rsrs é privado =/, mais em fim to enteressado em acompanhar vocÊ caso nossos dias baterem

 

email: danilo_755@hotmail.com, cabelinhoxd@terra.com.br

skype: TR.Oiex

 

vamos manter contato, abraçooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Danilo:

 

Boa tarde!

O Tiago tem razão: a travessia da Serra Fina é dificil e exige um preparo físico excelente.

Além da mochila e os apetrechos, há necessidade de se carregar entre 3 a 4 litros de água.

Pelo fato da caminhada ser geralmente nas partes altas das montanhas (cristas), há poucos pontos de água.

Não sei se os trekkings que vc fez em Analândia e Brotas são tão intensos quanto a Serra Fina, que exige muito da musculatura dos joelhos, panturrilhas e etc. Subidas e descidas, descidas e subidas durante 4 dias!

Antes de fazer a Serra Fina é interessante curtir a travessia Petrópolis-Teresópolis ou Pico dos Marins ou outras na região de Itatiaia.

Também é legal ter bons conhecimentos sobre roupas impermeáveis (respiráveis), fleeces, botas e etc.

Afinal, há uma necessidade de se controlar o peso de cada componente, desde o isolante térmico, barraca (leve e resistente a ventos) até o saco de dormir!

O peso que carrega-se na Serra Fina é acima de 20 kilos. Não é fácil!

Mas é uma delicia!!!

No dia 04 e 05/junho farei a subida da Pedra da Mina, na Serra Fina.

E nos dias 22 a 25/junho farei a travessia completa de 4 dias.

Boa sorte pra todos nós!

Abraços!

Luis

 

 

Tiago korb,

eu irei fazer a atravessia no final de julho ou no começo de agosto ( não estou nem um pouco de ir sozinho rsrs mais por ventura se isso ocorrer vou só mesmo) um amigo meu diz que vai mais nao botei fé........ e após isso vou pra saquarea( visitar uma amiga uns 3 dias ) depois Rio de janeiro(pegar o avião, tenho que chegar rapidão pra min trampar), nunca fiz um percurso grande assim, mais dou conta =D, já fiz alguns trekkings em analandia-Sp, Brotas-Sp, e proximo a minha cidade matão-sp tem um reserva acho que é a maior do estado de SP é do tamanho da cidade em que moro, já fiz trilha lá mais tive alguns problemas rsrs é privado =/, mais em fim to enteressado em acompanhar vocÊ caso nossos dias baterem

 

email: danilo_755@hotmail.com, cabelinhoxd@terra.com.br

skype: TR.Oiex

 

vamos manter contato, abraçooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Luis,

 

Então eu estou querendo fazer a Serra Fina novamente porque no ano passado eu não consegui terminar.. subi apenas o Capim Amarelo e tive que descer porque o tempo ficou feio lá em cima. Na época fomos eu e a minha namorada apenas mas quando chegamos lá em cima quase não encontramos lugar para acampar, a noite foi clara com raros momento de nuvens mas no dia seguinte o tempo mudou completamente, frio, neblina e chuva, a barraca estava congelada pela manhã.. todos que estavam no Capim Amarelo desceram, acho que apenas um grupo que não coseguiu ficar no Capim Amarelo e seguiu para ficar mais avançado deve ter descido pelo Paiolinho..

 

Veja as datas que vc pretende ir e me avise!

 

Abraços.

 

Rafael

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...