Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

pessoal,eu estou com umas dúvidas aki,pra fazer um kit de panelas complementar ao que eu tenho de acampamento,sem gastar nada...pensei em usar uma lata de nescau como panela,e uma de leite itambé,mais fechada na ponta,como uma leiteira...mas ai começam os problemas:

1-as latas,ao contrário do que dizem,não são de inox...mal lavei e oxidaram por dentro,bem nas junções de solda do fundo (não é uma oxidação pesada,é de um marrom bem claro,da cor de creme de amendoim)

2-tentei fazer uma secagem na lata de nescau,usando a espiriteira...em pouco tempo,a lata começou a soltar uma fumaça forte,e a pretejar ,e como sei que o vapor de cromo é toxico,tirei do fogo.não fiz isto com a lata de itambé,por medo de perder a lata

 

então ai vão as minhas dúvidas:

1-teria alguma maneira de tratar as latas para evitar a oxidação,tendo em vista que estes pontos de solda não são faceis de se limpar?

2-com outras latas,como as de pessego e as de feijoada,tb ocorre isto?!

3-a minha lata de nescau,que pretejou,não serve mais para cozinhar!?

4-existem outras latas aqui no mercado nacional,que possam servir pra cozinhar grandes quantidades de água (mínimo de 1 litro)?

 

ficarei agradecido com as sugestões que me forem feitas!

 

abraços!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cara... as latas que veem com alimntos, SEMPRE tem uma pelicula interna para o alimento nao entarr em contato com o metal... isso ocorre tb em latas de cerveja... o mais visivel de se ver eh em caixas de leite... rasgandoas... vc nota q alem do papelao tem uma pelicula fina parecida com um plastico.

 

As latas sao soladas em sua grande maioria com uma pasta feita d estanho e chumbo estes aquecidos vao volatizar um composto toxico.... ALTAMENTE TOXICO..... e ainda o revestimnto interno eh uma pasta de aluminio, zinco e um verniz.. muito toxico tb....

 

Resumindo... em temperatura embiente, tanto a solda qto revestimento interno nao trazem prejuizo algum a saude... mas aquecendo... vai volatizar um composto ALTAMENTE toxico, expondo sua saude...

 

Nao deve aquecer tb alimentos nelas... como por exemplo pegar uma lata d feijoada e colocar direto no fogo... pelo mesmo motivo...

 

Esperto ter ajudado....

 

P.A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
putz,então nem pensar em utilizar elas pra fazer uma panela improvisada!??!?!

mas então,o que usar,alem das marmitas?!

 

CAra... vai em uma loja d 1,99... la tem um monte d panelas "vagabas".... compra qtas quiser.. tem d varios tamanhos.... compra algumas q encaixem dentro das outras.... eu comprei 5...rs.. um grande investimento d R$10,00...r.s..... qdo vou solito.. levo as menores.. qdo vo com a mulher.. levo as maiores.....

Cortas os cabos todos fora.... da uma limadinha e fica novo...... ai ou compra um desdes cabos universais.... q vai carregar dentro da menor... ou olha uns na net e faz um.. eu fiz o meu. bem tranquilo fazer........

 

Eu ainda fiz um furo em uma das tampas .. do tamanho da panela imediatamente menor do "kit".. ai se faco uma comida e molho.. faco a comida na d baixo q ta no fogo... e a d cima fica no vapor e esquenta o molho tb....

 

Cara... com 20 reais.. e umas horinhas d trabalho/diversao.... vc tem uma cozinha completa!!! rs.....

 

abç

 

P.A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

kkkkk

cabo pras panelas não vou precisar...no kit da minha panela de acampamento tem um de pinça!

mas é uma boa...vou dar uma olhada nas panelas...o problema é uma leiteira!eu tinha visto um coador de óleo em uma loja de 1,99 que teoricamente deveria quebrar um galho...vou verificar!

 

mas ainda fica a pergunta...será que além das marmitas e panelas de 1,99,não teriamos outra forma de adaptação?!(estas das latas existem em manuais de sobrevivencia e de escoteiros daki do brasil,mas como é um produto toxico...)

ah!!!posta ai as fots da tampa com furo,pra eu ter uma noção de como fazer!

abarços!

marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

Pessoal, pretendo compartilhar com vocês meus momentos ócio criativo, construindo um kit de de panelas com duas marmitas de alumínio que se encontra em qualquer 1,99 aqui em Assis.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101113181148.JPG 500 375 Legenda da Foto]Não pretendo fazer propaganda, mas achei interessante mostrar os rótulos. A marmita menor cabe dentro da maior e as tampas são presas por dois grampos laterais. Custaram pouco mais de R$5,00 cada uma e são de alumínio relativamente espesso. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

 

Meça a extremidade de um cabo de vassoura de modo que ela caiba com folga dentro da panela menor, mas não fique muito menor que a sua mão.

 

20101113181738.JPG

 

Corte na marcação e lixe as rebarbas.

 

20101113182818.JPG

 

Fure e coloque um parafuso para madeira um pouco acima do centro do cabo. Deixe pouco mais de um milímetro de rosca do parafuso para fora da madeira.

 

20101113182426.JPG

 

Faça duas marcações na panela maior, uma receberá um furo do diâmetro da cabeça do parafuso e a outra um furo da espessura da rosca.

 

20101113183422.JPG

 

Faça os furos.

 

20101113183750.JPG

 

20101113184029.JPG

 

Una ambos com um rasgo, usando uma lima. Deverá ficar com esse aspecto.

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101113184214.JPG 500 375 Legenda da Foto]Tire as rebarbas com a lima e faça os ajustes necessários para encaixar o cabo. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20101113184214.JPG 500 375 Legenda da Foto]Escreva seu texto aqui. Apague este texto mas tome cuidado para não deletar as chaves [ ]. Onde está escrito Legenda da Foto, coloque o Nome da Foto e se quiser ver como fica antes de escrever seu texto clique no botão Prever[/picturethis]

 

A parte dos ajustes é fundamental para garantir que ele se encaixe facilmente, ao mesmo tempo que esteja firme. Aspectos fundamentais para que a sua refeição não se vá pelo chão.

 

20101113184713.JPG

 

Veja como o cabo deve ser encaixado. É provável que você tenha de apertar ou soltar um pouco o parafuso para garantir o encaixe adequado do cabo.

 

20101113185055.JPG

 

Repita todo o procedimento com a panela menor. A vantagem desse tipo de encaixe em relação aos cabos presos com borboleta é que pode-se facilmente retirá-lo de uma panela e encaixá-lo na outra enquanto cozinha, permitindo que se tenha um cabo só para duas ou mais panelas.

 

20101113185433.JPG

 

E voila. Temos a Calavera Cheff 1.0

 

20101113185716.JPG

 

E as cem primeiras ligações levarão inteiramente de graça mais um acessório imperdível da Calavera Cheff 1.0, que vocês Aprenderão a fazer no próximo post.

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Num acampamento, pequenos caldeirões com alça como a de um balde podem ser muito úteis quando não há lugar para apoiá-los sobre uma fogueira ou mesmo sobre um fogareiro. Eles podem ser pendurados pela alça, segundo podemos ver no tópico sobre fogueiras:

fogueiras-t43434.html

 

As nossas pequenas panelas podem ser facilmente convertidas em caldeirões assim:

 

Essa é uma pequena corrente para prender samambaias, comprada na loja de 1,99 por R$1,99, de fato. Hehehe.

 

20101113193413.JPG

 

Separe duas das três corrente e faça ganchos com os elos das extremidades de cada uma delas.

 

20101113193700.JPG

 

Agora você pode pendurar as panelas sobre o fogo, quando for necessário.

 

20101113194013.JPG

 

Embora eu tenha preparado uma corrente para cada panela, adaptei dois ganchos que vieram junto para (prender o vaso de plantas) no terceiro elo das extremidades de uma delas.

 

20101113194234.JPG

 

Assim se pode cozinhar com as duas ao mesmo tempo, sobre um só fogo.

 

20101113194455.JPG

 

Tudo cabe dentro da panela maior, tornando o conjunto bastante leve, compacto e versátil. E, acima de tudo, barato, tendo custado cerca de R$13,00.

 

20101113194722.JPG

 

O inconveniente é que o furo na panela reduz a capacidade dela. No caso das marmitas usadas aqui, foram perdidos aproximadamente 200ml de capacidade em cada uma, sendo que a maior ficou com 800ml e a menor com 600ml de capacidade. A saída para isso é recortar esse encaixe em um pedaço de chapa de alumínio e rebitá-la na panela. Só não o fiz porque não tinha material nem ferramentas para tal.

 

Agora vamos testá-la na prática.

 

Espero que seja útil! ::tchann::

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Marco, teu ócio criativo é bem produtivo ::lol4::

Só uma questão. Quando suspensa por dois pontos, a panela ficará instável. Pense num terceiro ponto para ficar firme.

Quem sabe aproveita a idéia de rebitar uma chapa para o cabo e usa como 3º ponto... ::cool:::'>

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu uso uma marmita parecida com esta, mas ela tem um cabo móvel que serve p/ fechar a tampa. Neste caso não precisei furar nem adaptar um cabo...é, eu sei, sem graça né... :mrgreen:

Acredito que não seja possível colocar uma dentro da outra como no Kit Calavera, pois o cabo móvel aumenta um pouco a altura da marmita.

 

20101116083543.JPG

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...