Ir para conteúdo

Pico da Bandeira - entre as nuvens !!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Feriadão de Corpus Christi, destino: cidade do Alto do Caparaó em MG. Sonho realizado n.12: Nascer do sol no Pico da Bandeira, 2.892m, Terceiro maior pico do Brasil.

 

Postei um tópico aqui no mochileiros e outro no site de couchsurfing convidando outros aventureiros. Confirmados de SP: Eu, Ju, Sandro, Suzana, de BH, lockar, Roque (pai dele) e um amigo, a Ana de Brasilia e o Ivaldo que apareceu no ultimo dia. Na sexta feira, encontramos com o Andre Taka com uma turma acampando no Tronqueira.

 

Quarta feira saímos do Tiete no bus da Itapemirim ás 19h, sentido a cidade de Manhumirim em MG. Chegamos na quinta feira 8h da manhã. Sem trânsito e várias cochiladas no bus. Na própria rodoviária pegamos um bus (empresa Rio Doce) para Alto do Caparaó, saímos as 8:30 e 9:15 já estavamos em Alto do Caparaó.

 

Parada para um lanche, durante o percurso, avistamos vários cafezais, deu uma vontade imensa de tomar café e na lanchonete nada. Fechamos com o jipeiro Moacir para nos levar até o Camping Tronqueira. 50 reais a viagem. Ao ficar sabendo do meu lamento por um café, entrou no supermercado comigo, foi nos fundos e pediu um cafezinho para o funcionario, que prontamente me ofereceu e bebi como se fosse o nectar dos Deuses. De alma lavada com café. Montamos no Jipe e seguimos...

 

20100606181815.jpg

A neblina surgiu no meio do caminho, inclusive uma leve garoa. Nada que assustasse.

 

Chegamos no primeiro Camping, o Tronqueira. Lugar bonito, com grama, quiosques, bancos e um mirante. Fomos montar a barraca do lado de um quiosque coberto e que foi muito útil. Haviam poucas barracas.

 

Depois de montar tudo, chegou o restante da turma, os mineiros e a brasiliense Ana. Ajudamos a montar as barracas, e já planejamos ir visitar a cachoeira bonita e o vale encantado.

 

Trilha fácil e bem demarcada até a Cachoeira Bonita. E o nome dela, já diz tudo. Para começar a trip, começamos bem. Pena que estava muitoooo frio para entrar naquela agua. Nenhum corajoso(a) entrou. Meia hora depois, seguimos até o Vale Encantado. Mesmo caminho que leva até o Terreirão.

 

20100606182211.jpg

 

O Vale também é muito bonito, é encantado mesmo. O sol brigava com a neblina enquanto tirávamos fotos. Ficamos ali alguns minutos e voltamos para o camping. Já eram 16:30.

 

20100606182349.jpg

 

Hora de fazer o rango. O quiosque foi muito útil. Mesa, banco, cobertura e do lado das barracas. Menu: Arroz, feijão, calabresa, batata palha e bis de sobremesa.

 

Depois de jantar, ficamos ouvindo o pessoal tocar uma viola. Essa hora o céu estava estrelado. 20h e a temperatura era 9 graus. Resolvemos subir o pico aquela noite mesmo. Que céu. E tambem mais para frente voces verão que foi sorte subir esse dia. Deitamos algumas horas.

 

20100606182517.jpg

 

O alarme não tocou, e como tudo estava dando certo, chegou o pessoal de sampa, com o Andre do mochileiros e nos acordou com a bagunça. Deu tempo de acordar todos e arrumar rapidamente as coisas. Saimos do Tronqueira as 11:50. Muitoo frio.

 

Logo nos primeiros 20 minutos de trilha, já estávamos aquecidos e a maioria foi tirando os casacos.

 

A trilha até o Terreirão é tranquila, bem demarcada e sem muitas subidas fortes.Fizemos em menos de 2h.

 

Na chegada no Terreirão, um susto, tinha muitas barracas, muita gente,,,

Ficamos próximos ao banheiros, descansamos uns 50 minutos ali. Fizemos um leite quente e vimos vários grupos subindo para o cume.

 

Esse trecho é mais puxado e como anda por muitas pedras, tem o perigo de se perder, mas é só prestar atenção nas faixas amarelas pintadas nas pedras e tambem no pessoal a frente que vai seguindo na trilha. Os ultimos 200m é para matar o peão. Uma subida bem ingrime, guarde forças rss.

 

Chegamos ao cume as 5:20. Já estava cheio de gente se espremendo porcausa do frio, chegava a 0 grau. Lá em cima, não é bom chegar cedo, Tive que ficar para lá e para cá tirando fotos para o frio não pegar. Por sorte não ventava.

 

O espetaculo estava formado e iniciando...

20100606182705.jpg

 

20100606182815.jpg

 

20100606182924.jpg

 

Sem palavras.. Uma visão que faz você pensar só em coisas boas.

 

se quiser ver em vídeo:

 

20100606183023.jpg

 

20100606183149.jpg

 

friozinho bão...

 

IMG_7315.JPG

 

mais da galera no alto do pico:

20100607100338.jpg

 

E o sol foi aparecendo e esquentando a gente.Muitos resolveram ir embora por volta das 6:30/7h. Preferimos curtir mais um pouco daquilo tudo, tiramos um cochilo entre as nuvens. E a sorte estava do nosso lado mesmo, aquela multidão tinha ido embora e o cume ficou para uma meia duzia de pessoas. Saímos do Pico às 9:40.

 

20100606183322.jpg

 

20100606183455.jpg

 

De bateria recarregadas, resolvemos voltar. A vista na volta também impressiona. De dia, as faixas amarelas ficam mais visíveis. Às 10:50 chegamos no Terreirão e aquela movimentação frenética de pessoas chegando e outras se preparando para dormir, Demos risadas de um povo que parece que leva a casa para o acampamento, mais algumas fotos e Tronqueira ai vamos nós.

 

20100606183714.jpg

 

No caminho vimos um grupo sofrendo. Os jegues não estavam lá em cima e resolveram descer com as coisas na mão. Enquanto um carregava uma malona e os colchoes nas costas, outro carregava 3 mochilas, uma em cada braço e as namoradas acompanhando. Eu acho que esse cara não sobreviveu. rsrs

 

A hora exata que chegamos no Tronqueira, não me lembro, mas passava do meio dia.

 

Encontramos com o André Taka, tambem do mochileiros.com . Eles estavam se preparando para subir para o Terreirão. Aquela hora, pensamos o caminho que eles iriam ter pela frente com aquelas mochilonas e para piorar uma ventania que soprava no Tronqueira. Ainda bem que nossa missão tinha sido sucesso total. rsrs agora era hora de descansar. Capotamos

 

A Su ainda viu o por do sol do mirante.

 

Nós acordamos só a noite, na hora da janta. Menu: arroz, feijão, peito de frango desfiado com milho e nescal ball de sobremesa .

 

Céu estava limpo, mas a ventania era intensa. Quase que o camping inteiro se preparava para subir até o pico. Ai que vem a sorte que tivemos de subir no primeiro dia, apesar de muita gente ter subido, na sexta p/ sab, subiu praticamente o dobro de pessoas e ventava muito.

 

Dormimos por volta da meia noite...

 

Sabadão de manhã acordamos em meio a risadas. Os mineiros tinha acordado mais cedo, por volta das 6 da matina. Pegaram no flagrante um bando de quatis invadindo uma barraca de mantimentos. Era tanta comida que os quatis se revezavam na festa lá dentro, E os mineiros como bom repórteres, não fizeram nada. só registraram. (em breve o vídeo) rsss Infelizmente, não consegui registrar a volta desse pessoal ao ver aquele rastro de açucar na porta da barraca.

20100606183918.jpg

 

20100606184053.jpg

 

20100606184721.jpg

 

Tomamos café, conversamos mais um pouco, os mineiros sairam mais cedos que nós. Abrimos um vinho, ligamos o som e começamos a desmontar as barracas.

 

20100606184853.jpg

 

Combinamos com o Sr. Moacir de pegar a gente lá no Tronqueira as 11h.

 

Deixamos felizes o PN do Caparaó e chegando na cidade, como tínhamos tempo, combinamos com um taxista de nos levar até a cachoeira das andorinhas.

 

A cachoeira das andorinhas é uma propriedade particular, custa 5 reais para entrar e vale a pena. Uma cachoeira muito bonita e vários poços.Nem vimos todos. Ainda comemos muitas frutas do pomar que tem por lá. Ficamos uma hora e pouco curtindo o visual.

20100606185201.jpg

 

20100606185515.jpg

 

20100606190013.jpg

 

20100606190138.jpg

 

Chegamos 15h na cidade, fomos almoçar no restaurante mineiro,10 reais para almoçar a vontade. Fomos ao delírio. Ainda deu tempo de comprar umas lembrancinhas na loja da frente, comprar café da montanha e pegar o bus para a cidade de Manhumirim.

 

20100606190349.jpg

 

Em Manhumirim, encontramos com os mineiros(carro deles quebraram e voltaram de bus) e outro camarada que desencontrou da gente la no PN do Caparao, mais algumas risadas e pegamos nosso bus às 18h destino selva de pedra, SP :)

 

Em Sampa, ainda tomamos um café da manhã de despedida e cada um foi para sua casa, um pouco cansado, mas mentalmente feliz, realizado e ainda sonhando com aquele sol nascendo.

 

Minhas fotos:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10150534515409812.400744.576754811&type=3

 

 

Dicas:

- Vá preparado psicologicamente que o banho no camping é de doer os ossos.(meus berros foram ouvidos rsrs)

- Ao subir para o pico, leve agasalhos leves, os pesados leve na mochila, junto com uma camiseta reserva para trocar lá em cima. Inclusive meias, luvas, saco de dormir, isolante.

- Não esqueça pilhas reservas para a maquina e para a lanterna.

- Não deixe comida fora da barraca e nem comida desprotegida na barraca quando subir no pico.Senão os quatis irão agradecer.

- Não adianta chegar cedo no pico, lá faz muito frio para ficar esperando o sol nascer.

- Sr. Moacir, Jipeiro que nos levou até o Tronqueira: 32-8426-5737 (r$100 ida e volta)

- Sr. Ronã, taxista que nos levou até a Cachoeira das Andorinhas: 32-8405-4146 (R$50- ida e volta)

Nossos gastos e outras dicas: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=0AiAtEJeNWiszdFQ4MnZEOFA0ZE5lYnNSLU55N1pKRFE&hl=pt_BR#gid=1

- tracklog das trilhas em GPS: http://www.clubedosaventureiros.com

 

Equipos: Saco de dormir s5 da quechua, isolante inflável da REI, barraca falcon 2, manta fleece trilhas e rumos, bastão de caminhada da quechua, polar 200 e 50 da quechua, stopwind trilhas e rumos, calça climatic da trilhas e rumos, bota torres da snake, meias polar da quechua, gorros curtlo, luvas quechua, balaclava, camisetas dry da cea, calça e blusa segunda pele da quechua, headlamp da guepardo, fogareiro nautika, mochila bora 80l arcteryx e mochila ataque 35l trilhas e rumos e GPS garmin HCx Vista

 

abs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 37
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Valeu Bruno e Piacitelli !!

 

Piacitelli, levei o gps e fiz sua estréia.

No começo ainda apanhei um pouco, porcausa do zoom e margem de erro que existe.

 

A noite indo para o pico, foi certinho. ainda não baixei os arquivos em casa. depois vou dar uma fuçada. Agora terei mais tempo para estuda-lo.

 

Obrigado pelas dicas

Depois vou até agradecer ao Ram tambem

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nem vou escrever relato também pra não ficar repetitivo... O seu ficou bom e eu ando com uma preguiça desgraçada pra escrever ultimamente. ::mmm:

Só complementando que além do Taka eu também encontrei a Samantha (samanthavas) e o Júnior (Junior Faria) na Tronqueira quando eles já estavam subindo para o Terreirão sexta feira a tarde. :(

 

E segue mais fotografias: http://docemundodeilusoes.multiply.com/photos/album/154/154

 

Abraço nos cabras e beijo nas cabritas. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gente, não acredito!

Raffa, vc leu meus pensamentos, que invejaaaaa rs

 

Tava planejando de ir pro Pico da Bandeira no fds do dia dos namorados com meu namorado, mas achamos que seria muito corrido e também que seria melhor combinar com mais pessoas pra poder dividir o carro. Agora estou pensando em ir pra lá em algum feriado prolongado (dia 9 de julho é uma boa), mas aí teria que ser no esquema de ir com no mínimo mais duas pessoas pra dividir custos de carro (mesmo porque eu teria que alugar um, não tenho :( )

 

Se alguém anima por favor se manifeste! ::otemo::

 

E Raffa, se vc tem em mente Pico das Agulhas Negras ou mais alguma montanha, não deixe de me avisar!

 

Beijosssss

 

ps- fotos fantásticas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...