Ir para conteúdo

Mochilando com criança de 1ano e meio. Relatos, dicas e custos.


Posts Recomendados

  • Membros

Pra iniciar o topico, quero deixar claro que estou criando este relato quase que como uma obrigacao, pois ja suguei muito este site, e creio que tenho que compartilhar algumas coisas tambem. Nao vou colocar acento, pois este teclado aqui eh um pouco esquisito.

 

Atraves de dicas aqui do mochileiros.com realizei meu primeiro mochilao em dezembro2007 e janeiro2008, 40dias pela bolivia chile e peru, o roteiro foi: Cuiaba, Caceres, San Matias, Santa Cruz, Sucre, Potosi, Uyuni, San Pedro de Atacama, Calama, Arica, Tacna, Arequipa, Lima, Huaraz, Lima, Ica, Cusco, Puno, Copacabana, La Paz, Santa Cruz, Corumba, Campo Grande, Rondonopolis. Nao tenho detalhes de preços nem vou detalhar nada desta viagem, mas estou aberto a perguntas sobre o trecho, porem acho que ja existem informacoes bem mais quentes e novas no forum.

Realizei esta viagem junto a minha esposa e um amigo meu. Foi demais, vcs sabem aquela sencacao do primeiro mochilao.. os outros nao sao iguais.

 

Bem, depois desta viagem minha esposa ficou gravida, minha filha nasceu, e com 1 mes fizemos um mochilao bem light pelo sul do pais, uns 25 dias mais ou menos, mas bem tranquilo mesmo, um pouco na casa de parentes, e outro pouco em hostels.

 

Agora, minha filha completou 1 ano e meio, e saimos rumo a um mochilao de 90 dias. Sabiamos apenas nosso primeiro destino, que seria santa cruz de la sierra via caceres, e depois daì estamos ao rumo do vento. Quero dizer que eh totalmente possivel realizar mochilao com criancas. Eh claro que algumas coisas ficam mais complicadas, tem que ter mais paciencia e cuidados.. Quanto aos onibus, tudo tranquilo. A diferenca eh que no frio temos que pegar hostel com bano privado, porque nao tem como sair com a crianca no vento depois do banho.. e tambem a viagem fica beeem mais devagar. Ela tem os momentos de sono.. e tudo mais. Sem contar a muamba pra viajar. Nossas mochilas se resumiram assim:

 

Junior - Um mochilao grande 77l, com fraldas descartaveis, leite em po, inalador, remedios (quase uma farmacinha), lenco umedecido, detergente (pra lavar mamadeira), escova (pra lavar mamadeira), chupetas extas, 3 mamadeiras, travesseirinho, fraldas de pano, e mais um tanto de coisa que um bebe necessita, MAIS 3 casacos de frio que tomam muito lugar. Esta eh a minha mochila.

 

Junior - Uma mochila de ataque com carteira, passaportes, cartao, roteiro da viagem, calculadora, papel higienico, e camera fotografica (grande.. uma nikon d80)

 

Lorena - Um mochilao grande com todas nossas roupas.

 

Lorena - Uma mochila de ataque com mamadeira, chupeta, lenco umedecido, fralda descartavel, leite em po, enfim, tudo que precisa NA HORA pra Vitoria (minha filha).

 

E ainda tem um carrinho de bebe que eh uma mao na roda, seria impossivel andar tudo que estamos andando carregando a Vitoria, ja que ela se cança rapido de andar. Eh um carrinho para viagens, quando fecha fica bem pequeno para ir no onibus. E pendurado no carrinho vai mais uma mochila media com roupas da vitoria.

 

POIS EH. Imagina agente andando na rua. cada um com seu mochilao e mochila de ataque na frente, e um carregando um carrinho com bebe com uma mochila media pendurada ainda.

 

Mas nao nos deixamos limitar. EStamos mochilando, e esta OTIMO.

 

Obs. o tempo de viagem praticamente dobra com um bebe. Eh verdade.

 

Nao vou colocar fotos aqui, mas quem quiser ver esta tudo no meu orkut ttp://www.orkut.com/Main#Profile?rl=mp&uid=8119320616609225666 , cidade por cidade.

 

Vou comecar o relato de ateh agora, ja foram 11 dias e vou acrescentando aos poucos.

Junto com o relato vai dicas e custos.

 

Dia 10/05 Rondonopolis - Cuiaba - Caceres

Fomos de Rondonopolis para Cuiaba, e em cuiaba ja compramos passagem para caceres as 23:30. Dica, compre passagem pela REAL NORTE, porque tem uma salinha de espera confortavel com sofa e televisao, eh melhor do que ficar no tempo la fora na rodoviaria naqueles bancos duros.

Compramos o ultimo horario pra chegar em caceres e esperar o primeiro onibus para san matias. Chega em caceres 3 :30 da manha, e o primeiro onibus sai as 6horas, 2 horas e meia esperando na rodoviaria. tranquilo.

MAS estava frio pra burro em caceres, 7graus com vento, nao estavamos com roupa adequada, e com a vitoria no colo.. nao tivemos como ficar la esperando. Fomos pra um hotelzinho na frente do terminal que sai a san matias. Que alias, a rodoviaria que vc chega de caceres nao eh a mesma que vai pra san matias, tem que pegar um taxi. Ai entao dormimos ateh as 7horas e pegamos o ultimo onibus para san matias. Entao dica, se quiser esperar o onibus eh tranquilo, vai as 23:30. Mas se tiver frio ou quiser descansar, pega o primeiro onibus que sai as 18horas e dorme a noite inteira. Se eu soubesse tinha ido antes.

 

Passagem Rondonopolis-Cuiaba : R$78.00 (para 2)

Passagem Ciuaba-Caceres : R$83.00 (para 2)

 

Dia 11/05 Caceres - San Matias - Santa Cruz

Chegando no terminal de caceres, tem que pegar um taxi para o outro terminal de onde saem onibus pra san matias apartir das 6h. Pegamos o onibus das 7, e chegamos em tempo de pegar o ultimo bus para santa cruz, que sai as 8:30. O resto do dia foi dentro do onibus. A vitoria nao deu um pingo de trabalho, foi bem tranquilo. Pra variar, furou um pneu do onibus no meio do nada. Igual da outra vez hehe.

 

Taxi p/ Terminal de Caceres: R$20.00

Hotel em frente ao terminal: R$40.00 (para 2)

Passagem para Corixa: R$30.00 (para 2)

Taxi para San Matias: R$20.00 (para 2) (eh cobrado por pessoa)

Passagem para Santa Cruz: R$60.00 (para 2) (agora tem um TERMINAL DE BUS em san matias.)

 

Dia 12/05 Santa Cruz

Chegamos a 1:30 da manha, atravessamos o terminal, estava frio e a vitoria no colo, fomos ao primeiro hotel que encontramos, em frente ao terminal. Bem caro, mas estava de madrugada e nao eh bom ficar zanzando por la. Neste dia a Lorena ficou um pouco mal porcausa da viagem e nao fizemos nada o dia inteiro, soh descansamos e demos uma volta na praça. A vitoria tambem dormiu um pouco durante o dia. Como o hotel era muito caro, saimos e procuramos por uns 20 hoteis na proximidade do terminal, o melhor e mais em conta foi o RESIDENCIAL BIMODAL, saindo do terminal do lado esquerdo, na mesma rua.

 

Hotel Suica (frente ao terminal): R$28 (para 2)

Hotel Bimodal (esquerda do terminal): R$18 (para 2)

 

Dia 13/05 Santa Cruz

Neste dia andamos o dia inteiro, conhecemos o zoologico, e uma dica, o taxi eh barato, mas ande de bus, eh muito mais barato. B$1.50 cada passageiro! Andamos a cidade inteira. Nao tem nada de espetacular em stacruz, visitamos o zoologico e alguns conhecidos. Andamos o dia inteiro, a vitoria dormiu no carrinho, e nao deu trabalho algum.

Neste dia resolvemos ir a samaipata, nosso proximo destino. Para conseguir um mapa turistico da cidade e informacoes sobre onibus (vc pode perguntar sobre qualquer destino dentro da cidade que eles te falam qual bus pegar), nao peça informacao turistica no terminal, vai ateh a BIBLIOTECA MUNICIPAL, qualquer taxi sabe onde fica, do terminal ateh la sao 10bolivianos, e la dentro tem informacao turistica de primeira.

Uma dica de comida, coma perto do terminal tem alguns lugares limpos (procure que tem) e metade do preço do centro!

 

Zoologico: R$5.60 (para 2)

Hotel Bimodal: R$18.00 (para 2)

 

Dia 14/05 Santa Cruz - Samaipata

Acordamos um pouco tarde, e saimos do hotel soh as 11h. Fomos de taxi (impossivel pegar bus com toda nossa bagagem, 2mochilao, 2mochilinha, 1mochila, 1carrinho de bebe E o bebe) ateh a partida para samaipata. Nao eh no terminal, pergunte a qualquer taxista de onde saem taxi para Samaipata que eles te levam la. 12 bolivianos. NAO existem onibus regulares a samaipata, mas sim taxi coletivos. O preço do taxi eh 120 bolivianos, se vc quiser ir sozinho paga os 120, senao espera chegar mais gente e divide o taxi. Chegamos e nao havia ninguem, o taxista queria ir de todo o jeito, e falamos para esperar. Nem 10 minutos de espera e chegou mais 2. Fomos em 4. A vitoria foi super bem tambem, nao deu um pingo de trabalho, soh que a estrada em bem ZIG ZAG nas montanhas, tipico da bolivia, entao quando chegamos fomos direto a um hostel que tinha pesquisado na internet, e a lorena foi deitar pois nao estava boa. O hostel eh bem em frente a praça, nao me lembro nome mas eh o UNICO em frente a praça. Quarto perfeito. Eh um pouco caro, mas depois fui procurar em toda a cidade (que nao eh grande, eh pequenininha, umas 7ruas por 7ruas), e sao todos o mesmo preço, o lugar eh explorado a beça. Internet e telefone eh um ABSURDO DE CARO! E pra variar, os hoteis tambem. Nos restaurantes o mais barato que encontrei foi 20bol por pessoa, sorte que o dono do nosso hotel servia almoco por 12.

 

Taxi p/ terminal: R$3.40

Taxi p/ Samaipata: 120bol A CORRIDA

Hotel em frente a praça central: R$22.00 (para 2)

 

Dia 15/05 - Samaipata

Uma dica, existe um mapa da cidade feito pelo dono do hotel, bem rustico mesmo, no paint, mas serve pra caramba! Pega ele e sai caminhar. Eh tudo perto! Fomos cedo ao zoologico, fica a 2km da cidade, nao sei quanto o taxi cobra, mas deve ser caro pra caramba TUDO LA EH CARO, fomos andando. Quase 1 hora andando empurrando o carrinho da vitoria pela estrada de terra e pedra. Se esse carrinho aguentar o tranco ateh o fim da viagem merece um premio. O zoologico na realidade eh um REFUGIO DE ANIMAIS, muito bom, demais! Adorei muito. Eh indiscritivel. Muitos bichos soltos, SOLTOS MESMOS, e alguns presos, mas porque sao perigosos, mas muitos soltos, macacos bugios, cavalos, gato do mato, e tantos outros que nem lembro. Existe um programa de voluntarios la, e tinha uma espanhola, um israelita e um ingles trabalhando como voluntario. XOW DE BOLA. Vale demais a visita! Voltamos e fomos almocar no hostel, 12 bolivianos. A vitoria cansou e a lorena deitou com ela, e eu fui andar. Subi o CIERRO DE LA PATRIA, um monte atras da cidade. Quase 1 hora de subido estupida, quase o coracao salta pra fora, mas la em cima a sencacao eh ESPETACULAR. Voce ve toda a cidade, o vale enorme, todas as montanhas em volta, e venta MUUUITO. Minha camera eh pesada, eh grande, e o vento nao deixava ela parada na minha mao, serio. Eh incrivel aquilo la. XOW DE BOLA TAMBEM!!

Voltei, fomos dar umas voltas pela cidade, fomos ao museu e compramos la o ticket para o museu/el fuerte. El fuerte eh uma ruina inca que tem proximo a samaipata, e vc tem acesso ao forte e ao museu com o mesmo ticket que custa 50bol. Depois que vc compra tem 3 dias de limite para visitar ambos. Se o tempo tiver fechado pode ir no outro dia sem problemas. A noite fomos comer pizza do outro lado da praça e fomos dormir.

 

Zoologico : R$4.90 (para 2)

Hotel: R$22.00(para 2)

Pizza: R$10.85 (4 pedacos + refri + sorvete)

Boleto El Fuerte: R$28.60(para 2)

 

Dia 16/05 Samaipata - Valle Grande

Neste dia fomos cedo ao furte que abre as 9horas, visitamos o fuerte e fomos a Valle Grande, chegamos la as 14horas, demos uma voltinha na praça, ficamos com um hostel, depois trocamos, dormimos e descansamos. Vou detalhar as dicas.

Para ir ao Fuerte existem algumas opcoes. O Fuerte fica a 9 km de SUBIDA de samaipata, vc pode ir a pe, de bicicleta ou cavalo (alugado), ou de taxi. Como estavamos com a vitoria ficamos com o taxi. TODOS ELES ficam na praca, E TODOS ELES cobram 70 bolivianos ida/volta com 2h de espera. EH UM ROUBO! Mas n tem outro meio de transporte. Eh assim mesmo, exploracao em massa! O dia estava nublado, sabiamos que nao veriamos muita coisa, mas como conhecemos outras ruinas incas como machupicchu, chavin de huantar, e muitas outras do peru e bolivia, nao iriamos ficar mais um dia ali soh pra ver tudo certinho. Fomos assim mesmo. E ja levamos nossa bagagem no carro. Eh claro que estava tudo nublado, mas deu pra ver tudo de boa, soh ter paciencia pra nevoa passar. O taxi nos deixou com bagagem e tudo no ponto de taxi para MAIRANA. Como vc chega de taxi em samaipata, la nao existe BUS para lugar nenhum! Voce tem que ateh mairana, uma cidadezinha 17km de distancia, e de la tem bus pra cochabamba e stacruz. O esquema do taxi coletivo eh o mesmo. Mas como estava BEEEM FRIO, a vitoria tava com fome e tudo mais, nao esperamos outros passageiros e pegamos o taxi sozinhos. 20bol a corrida. Deixamos de economizar 10bol por conforto e luxo. Em mairana descobrimos que havia taxi coletivo para vallegrande, e eu nao sabia disso. Iriamos direto para cochabamba, mas aì decidimos ir a vallegrande, e pegamos o taxi no mesmo esquema. Vallegrande eh pequena, mas maior do que samaipata. Deixei a lorena e a vitoria no restaurante com as mochilas e saì procurar hostel. Achei um legalzinho e fomos, bem em frente a praca, mas depois descobrimos que o colchao era PESSIMO, impossivel de dormir (eu n tinha visto antes), aih sai procurar outro e nos mudamos para perto do mercado municipal (tipo feira publica). Vallegrande tb eh um pouco explorada e os hoteis sao super caro. Tinha hostel la de 150bol pro casal! LOUCURA! Conseguimos a 80. O mais barato. e muito bom.

 

Taxi p/ Ruinas: R$20.00(para 2)

Taxi p/ ValleGrande: R$24.00(para 2)

Hostel ValleGrande (proximo ao mercado municipal): 21.40(para 2)

 

Dia 17/05

A Lorena ficou com falta de ar e teve que apelar para o inalador. Demos uma voltinha na cidade e soh. Fui procurar informacoes turisticas da RUTA DE CHE. Um dica, a rota do che começa em VALLEGRANDE, e nao em samaipata. Nao eh necessario ir a samaipata. De samaipata os taxistam cobram 1200bol para ir ateh La Higera e voltar no mesmo dia a corrida. A ruta do che comeca em vallegrande. Tem bus direto de santacruz pra la. A ruta do che eh bem mal explorada, quase nao acha informacoes. Em frente a praca tem um museu bem pequeno, 10bol cada pessoa, e nao tem excurcoes. vc paga um taxi (300bol) que te leva e tras de volta. Soh isso. Encontrei um casal de sueco no mesmo hotel que eu, e marcamos de ir junto no outro dia e raxar o taxi. A cidade eh gostosa de ficar, nada de especial, mas bem gostosa. Dica, vai comer cafe/almoco/janta no mercado municipal, eh bem limpo e organizado, barato e gostoso.

Visite a lavanderia, onde foi exposto o corpo do che para a imprensa de todo o mundo. Ela fica dentro do hospital municipal. O engraçado eh que ninguem sabe de nada la. verdade! cheguei em frente ao hospital e perguntei pra um cara ONDE EH A LAVANDERIA DO CHE?? Ele falou QUE CHE?? NAO SEI! Aih eu falei CHE GUEVARA! Ele: NAO CONHECO, NAO SEI

JURO!! VERDADE! Aih eu entrei pelo portao de carros e fui entrando sozinho, no fundo do hospital esta la, a lavanderia, original, do mesmo jeito, soh que toda pinchada e tal. Ta nas fotos do orkut.

Ps. O telefone aqui ainda eh muito caro, 4bol/min para o brasil.

Anoite ficamos sabendo de um detalhe e cancelamos com o taxi. Descobrimos que tem um ¨guia¨ que leva pelo mesmo preco e sabe mais informacoes, e depois descobrimos que realmente valeu a pena!

 

Hotel: R$21.40(para 2)

Museu: B$10

 

Dia 18/05

Saimos as 07:00 com o guia, em frente ao hotel. Paramos em pucara tomar cafe, e rumamos a la higuera. MAS esse guia era especial. A fazenda onde foi o ULTIMO COMBATE e onde che se rendeu eh dele. E tem uma historia bem interessante, toda historia final do che tem haver com a familia dele:

O pai dele tinha essa fazenda ja, herdada do vo, tem uns 200 anos que eh da familia. Ele nao era nascido ainda (claro, tem 38anos) mas o pai dele morava la, e plantava milho laaa nos fundos da fazenda, na quebrada dos churros. La nessa quebrada morava uma anazinha, tinha uma casinha, chamada NANA. Che com a guerrilha estava passando por la e estavam sem comida, foram na casa da nana e pediram comida. Ela estava doente, e como che era medico, ele ficou cuidando dela e montou acampamento por ali com toda a tropa. Um dia o empregado do pai do Felix (o guia) foi ver o milharal e viu alguns homens catando milho, correu em la higuera e falou pro delegado que tinham homens roubando milho. O sargento pediu a descricao, e como estavam em alerta pq sabiam que che estava por ali, ligou para ValleGrande e pediu reforcos, entao o exercito foi na quebrada do churros e la foi a ultima batalha. Mas este lugar eh dentro da fazenda do Felix. Nos fizemos um treking de umas 3h (ida e volta) ateh o local, la tem o lugar que o che se rendeu, tem a casinha da nana intacta (ultimo local de descanso da guerrilha), tem a pedra em que che se escondeu quando ficou sozinho (toda cheia de marcas de balas), e eles tem um monte de bala guardado na sede da fazenda, encontradas da batalha. A batalha foi la, dentro da fazenda deles. E sò com este guia eh possivel ir la. Pra mim foi melhor ir la do que qualquer outra coisa como higuera. Mais abaixo vou colocar o telefone dele. Muito bom guia, conta com detalhes. Depois fomos a higuera, na escolinha onde ele foi prisioneiro e foi assassinado, voltamos a pucara, almocamos, chegamos as 4:15 da tarde em vallegrande e peguei um bus as 18:00 para cochabamba. Sim, la tem bus pra cochabamba! E pra santa cruz tambem.

Ps. como estava frio, a lorena teve que ficar com a vitoria no hotel ateh eu voltar, e como a diaria vencia ao meiodia, tivemos que pagar meia diaria.

 

Ruta de Che: R$27.00

Bus para Cochabamba: R$24.00(para 2)

Felix: 6084-5520 ou perguntar no meu do che em frente a praça pelo guia FELIX.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 8 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...