Ir para conteúdo

De Lapinha a Tabuleiro - A Tradicional Travessia


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pessoar:

 

Esqueci de mencionar.

 

Edy no relato disse que os aviões vindos do norte fazendo aproximação para Confins eram ouvidos durante a noite ou avistados no dia. Coincidência, saindo de Confins de volta para Salvador, no domingo, em um dia "despejado" (como dissem os espanhois) vi todo o trecho Lapinha-Tabuleiro. A cachoeira não enxerguei porque estava escondida atrás da projeção do morro no seu lado esquerdo.

 

Uma bela vista. Me chamou a atenção quanta coisa para explorar na serra do Cipó.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Parabens pela trips, Edy e Peter... meu, faz maior cara q fiz a Lap-Tab, acho q foi em 2003 (ou 2004, sei la) numa trip-solo de duas semanas q incluiu o trecho mais interessante da Estrada Real, isto e, a travessia Diamantina-Biribiri, S Goncalo do Rio das Pedras, Milho Verde e Serro, com ataques ao Pico do Itambe e as travessias Lap-Tab e Travessao-Cipo, quase q td seguido.. devo ter perdido 5kg faceis nessa jornada..

E devo acrescentar q essa pernada ai dispensa qq tipo de guia de tao facil q é, pois basta saber se orientar pela Serra do Breu, seja num sentido como noutro. Desde q o tempo colabore, claro! Alem da trilha estar bem batida pelas trocentas agencias e locais q circulam nela.

Belas pics, galera.. bem pelo menos vcs nao flagraram ninguem num momento digamos... arco-iris.. ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter

vi todo o trecho Lapinha-Tabuleiro.

 

Que demais! Também pudera, os aviões passavam bem em cima do acampamento da 1ª noite!

Uma das grandes variantes à explorar na Serra do Cipó é a que o Soto fez, Lapinha - Cardeal Mota. Travessia mais selvagem, mais técnica.

 

Soto

Realmente a trilha é batidassa meu. Mas juro que esperava encontrar mais gente, por ser feriadão!

 

Tchê, esse troço de momento arco-íris é contigo e o Paulo ::lol4::

Mas que rolou uma bela amizade entre o Peter e uma baita cobra, enquanto ele tomava banho, isso rolou ::tchann::

Pena não ter flagrado ::putz::

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Edy, alem da manjada Lap-Tab e da tecnica Lap - Cardeal Mota.. tem tb outra variacao bem bacana q é a Lapinha - Fechados, outra pernada muito bonita q consome exatos 4 dias e 3 pernoites selvagens! Nao é mto dificil de navegar pois o inicio percorre a estrada do arraial do tejuco, e depois desce a cachu Bicame e Poco Soberbo, lugares fantasticos. Mas requer logistica pre-agendada pq Fechados é um arraial sem p.. nenhuma e periga vc ficar por la se nao fretar previamente conducao. Pra aticar sua vontade, abaixo vao pics e td o know-how.

 

http://www.brasilvertical.com.br/antigo/m_trek11.html

http://jorgebeer.multiply.com/photos/album/59/Travessia_Lapinha-Fechados

 

Mas conta direito esse affair do Peter com uma peconhenta no rio ... ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É jorge, por mais ou menos 45 minutos que a gente não se encontrou na lapinha. Sem dúvida seguiríamos com vcs se não houvesse problema.

 

No rio não teve cobra (felizmente) nem perereca (infelizmente). Pareceu pelos seus relatos que na direção de Cardeal Mota é que tem mais vida animal.

 

Mas estas trilhas que vc falou parecem ótimas. Vou olhar suas fotos nos links acima. Tentarei fazê-las. Preciso conseguir um bom mapa topográfico da região, com o IBGE. Se quiser repetí-las me avisa para ver se posso ir. Aqueles geraiszões são muito bons para caminhar.

 

Abs, peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Peter, navegar pelo Espinhaço nao é mto dificil pois a regiao esta repleta de descampados e campos rupestres. O relevo nao é mto acidentado nem coberto de florestas, ao contario da Serra do Mar, local propicio pra se perder. GPS é completamente dispensavel, basta bussola e uma boa carta. Ja as q vc precisa vc encontra facilmente no IBGE de sua cidade, ou trate de baixar as q estao disponiveis no site. No caso das travessias mencionadas as cartas sao as de Baldim e Presidente Kubitschek.. q estao nos links abaixo. O site disponibiliza as cartas numa resolucao mediana (pra vc comprar a original, logico), mas se for numa grafica expressa (tipo Alphagraphics) e imprimi-las em papel verniz/brilhante conseguirá boa leitura da mesma. Nao imprima em papel normal (de impressoras caseiras) pois costumam absorver tinta e borrar o resultado final, nao permitindo boa legibilidade. E pra navegar uma carta legivel é fundamental.

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SE-23-Z-C-III.jpg

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SE-23-Z-A-VI.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Peter, eu fiz a Lapinha x Fechado há menos de um mês.

Cheguei em Lapinha a noite e pernoitei no início da trilha.

Foram 3 dias bem andados.

Me baseie apenas no relato do jorge, é bem tranquilo e não tem erro.

qualquer dúvida é só me perguntar.

 

algumas pics: http://antoniojunio.multiply.com/photos/album/8/Travessia_Lapinha_x_Fechados#photo=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Soto

Ótimas dicas! Como o Peter mencionou, seria muito bom ter vários dias para explorar as maravilhas da Serra do Cipó!

Sempre rola promoção de passagem de POA a CNF, então creio que logo mais volte para a calmaria dos campos rupestres.

 

Ant

Ótimas fotos!

 

Abraço

Edy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Valeu Ant e Jorjão!

 

Já baixei os mapas. Não achei a resolução ruim. Se for mais barato imprimir no papel verniz vou fazê-lo. Acho que sim, se somar IBGE + Sedex vai sair mais caro.

 

Pelo que vi no mapa a trilha parece seguir numa canaleta entre a serra do cipó e a a do espinhaço, sem muita dificuldade de navegação. A trilha será uma linha tracejada que aparece no mapa ou é uma estrada de terra?

 

Agora é ter uma oportunidade para ir para Minas!

 

Abs, Peter

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...