Ir para conteúdo

Peru Express - roteiro enxuto de 7 dias.. 10/07/2010 a 16/07/2010


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Galera!

 

Minha viagem pelo Peru foi curta, apenas 1 semana, mas acho que é de lei colocar aqui o meu relato, já que foi daqui que saíram as informações que me ajudaram a montar todo o roteiro.

 

Primeira dica ao mochileiro que tem pouco tempo para viajar pelo Peru: Monte detalhadamente seu roteiro para não perder tempo, mas não deixe de relaxar, ou sua viagem pode virar ''uma correria''. Por isso, eu e minha esposa (que resolveu ir comigo de última hora) optamos por não fazer Puno e Nazca (que são muito bons) e nos concentramos em Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu. Assim, nossa viagem ficou equilibrada, entre o melhor aproveitamento dos pontos principais e as horas de curtição regadas a muitas Cusqueñas.

 

Primeiro dia - sábado - 10/07 - SP – LIMA: Saímos de nossa cidade natal, Pouso Alegre, sul de Minas, que fica a duas horas do aeroporto de Guarulhos. Às 18h embarcamos no vôo da empresa TACA, com destino a LIMA. Devido ao período de férias o aeroporto de Guarulhos estava um caos. Chegamos com 2 horas e meia de antecedência e mesmo assim quase perdemos o vôo. A fila para o Check in estava saindo do aeroporto. Portanto, não deixem de chegar com bastante antecedência.

Depois da correria, o prêmio: Devido a um provável over na classe econômica, ganhamos nossos lugares na PRIMEIRA CLASSE ::hahaha::

A TACA é uma empresa Peruana, muito boa por sinal. O vôo dura 5 horas de SP a Lima. Mas atenção: se estiver voando de primeira classe e na hora do jantar pedir um Pollo (frango) prepare-se para um prato com tempero típico do Peru.. e o Filé mignon é quase cru ... não combinou muito com o Red Label ::lol3::

 

Chegamos em Lima às 21h (23h aqui no Brasil). Conversamos com alguns taxistas e fechamos uma corrida para o bairro de Miraflores (núcleo turístico de Lima). Os taxis são muito baratos no Peru, mas a empresa oficial do aeroporto custa até 3x mais caro. Se puder sair do aeroporto e pegar um taxi na rua, melhor. Do aeroporto até Miraflores leva quase 30min e o taxi custa em torno de 40 soles (+ ou - R$ 24,00). Coloque seu 'portunhol' pra fora, os peruanos tem dificuldade para entender o português, mas nós os entendemos bem na maioria das vezes. O inglês também pode ser útil.

 

Dica: troque logo seus dólares por soles no Peru. Apesar de grande parte dos estabelecimentos aceitar dólares, cada um tem sua taxa de câmbio e ficar fazendo a conversão toda vez que vai pagar uma conta pode ser um saco. Se precisar sacar dinheiro, há umas máquinas da Global Net que aceitam VISA, MASTERCARD, etc. Até mesmo em Cusco e Águas Calientes eu encontrei estas máquinas. Vc pode sacar em soles (ainda não vi na minha fatura o valor por estes serviços, mas garanto que me quebrou um galho! Ficar sem dinheiro vivo no Peru não rola).

 

20100723180835.JPG

''Lima: viente nuevos soles para pagar o taxi."

 

Chegamos no hotel Nido em Miraflores. A suíte saiu por U$ 40,00. Não posso recomendar. Ficamos sem banho quente na noite de chegada. Somente no outro dia pela manhã consertaram o sistema de aquecimento.

 

Saímos a pé até a praça principal de Miraflores onde tem muitos barzinhos e lanchonetes, além de alguns museus e igrejas interessantes.

 

20100723181320.JPG

''Igreja em Miraflores - Lima: Centro turístico/boêmio''

 

Depois comemos um sanduíche de frango com abacate ... eu gostei, mas minha esposa não encarou. É servido gelado como la cusqueña..

 

20100723181844.JPG

''sanduíche de frango com abacate.''

 

Depois de mais umas voltas por Miraflores o jeito foi pegar outro taxi e voltar pro Hotel. No outro dia partimos para Cusco... (continua) :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gavo...

 

Gostei mto do seu tópico, estou pensando em fazer algo do tipo tb... express.. só terei 10 dias de férias..

 

Vc montou planilha, algo assim? Média de gastos??

 

Desculpa perguntar tanto, é q proximo do que quero o seu roteiro é o q mais se aproxima..

 

Fico aguardando suas dicas..

 

Abs,

Vic

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gavo...

 

Gostei mto do seu tópico, estou pensando em fazer algo do tipo tb... express.. só terei 10 dias de férias..

 

Vc montou planilha, algo assim? Média de gastos??

 

Desculpa perguntar tanto, é q proximo do que quero o seu roteiro é o q mais se aproxima..

 

Fico aguardando suas dicas..

 

Abs,

Vic

 

Hola!

 

Vic, montei uma tabelinha para definir meu roteiro e conexões, o que é o mais importante, pois vc tem que ir pra lá sabendo como funciona os transportes, quais as distâncias e tempo de percurso. Mas é algo básico que depois acabei 'decorando'. Em um roteiro ''express'' isso é crucial para não dar mancada e perder tempo. Levantei tudo lendo os relatos e perguntando para turma aqui no Mochileiros. Posso lhe mandar se quiser.

Quanto aos gastos, posso lhe dizer que a maioria dos itens lá são mais baratos. Restaurante, por ex: eu e minha esposa comíamos muito bem em lugares limpos e agradáveis e nossa conta ficava em torno de S/45, ou seja, R$27,00 (e com cerveza!) Nossa passagem pela TACA saiu por menos de R$900,00 (cada) os 4 vôos (SP / Lima / Cusco / Lima / SP). Comprei pela Decolar.com em 5x no cartão e não tive problemas. Também pesquisei no site da TACA e até liguei lá para confirmar tudo antes de partir (http://www.taca.com).

Fique à vontade para perguntar, a medida do possível vou postando o restante aqui, ok?

Abço!

Gavo :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A manhã daquele domingo em Lima foi pouco animadora. Acordamos cedo, em torno de 7h, tomamos um banho quente (aleluia) e saímos do Hotel sem tomar café (e nem estava servido mesmo). Pegamos um taxi na mesma rua e partimos para o Aeroporto. O tempo estava sinistro. Depois soube que em Julho é sempre assim: uma neblina que tinge a cidade de cinza. O taxi era bem sucateado, assim como a maioria dos carros que se vê por lá. De repente entramos em uma avenida ladeada por rochas. Percebi que estávamos no litoral e que antes fora inacessível. Aquelas rochas negras e muito íngremes foram recortadas para dar lugar à av. da orla. À nossa esquerda, um mar escuro envolto de névoa com cara de poucos amigos. Foi assim que conhecemos o Pacífico.

 

20100726134404.JPG

“o Pacífico em um dia de inverno em Lima”

 

Ao chegar no Jorge Chavez retomamos nosso ânimo, pois é um excelente aeroporto. Não houve fila nem confusão. Os peruanos são muito educados e humildes e trazem consigo um ar sereno de sabedoria (herança inca?). Ao fazermos o Check In, Pachacuti nos agraciou novamente com mais 2 lugares na Primeira Classe ... não pudemos recusar.

O Vôo saiu às 10h. Até lá, ficamos nas livrarias e lanchonetes olhando as lembrancinhas pra comprar na volta (ainda bem que só olhamos, pois obviamente tudo no aeroporto é muito caro!). Dentro de poucos minutos cortamos o Fog Limenho rumo a 32.000 pés de altura a 850 km por hora. O tempo se abriu em um azul infinito e logo depois eles apareceram... los Andes Peruanos.

 

20100726134441.JPG

“Andes Peruanos”

 

O Vôo até Cusco dura pouco mais de uma hora e para nós foi um dos melhores momentos da viagem devido ao visual.

Logo estávamos no Aeroporto Internacional do ‘Umbigo do Mundo’ que é bem simples, mas funciona bem.

Pegamos um taxi (S/10) e fomos para o primeiro Hostel previamente reservado daqui pel net (http://www.hostelworld.com) A cidade de Cusco parecia em festa, muitos estrangeiros a lá Indiana pelas ruas. E os peruanos com suas cores fortes e alegres. Nos sentíamos em uma pintura surreal ou do outro lado do mundo. Com um astral desses só faltava uma coisa pra completar: Unas cusqueñas geladas. Se vc gosta de cerveja pode pedir sem medo, é uma delícia. Em alguns lugares é bom ressaltar que quer gelada, pois por lá tomam até suco quente. Chegando no Hostel/Hotel ‘O Arqueólogo’ tratamos de guardar as mochilas, descer pro bar, abraçar umas loiras e ver a final da copa que seria faturada pela Espanha. É claro que nessa parte meus planos falharam um pouco, então deixei a camiseta canarinho quieta no quarto. Sempre ao me apresentar como brasileiro a pergunta era "que passa com fútbol del Brasil?" Valeu Dunga.

 

20100726134530.JPG

"Bienvenido a Cusco"

 

 

20100726134552.JPG

Detalhe: Esta é a bandeira de Cusco, posteriormente copiada pelos gays... ainda bem que não foi a de Minas..

 

20100726134634.JPG

“La Plaza de Armas de Cusco’’

 

O Arqueólogo nos surpreendeu. Pensamos que era um lugar mais simples, mas era enorme, com serviço excelente e um verdadeiro breakfast. Mas depois vi que saiu caro, para o lugar. Pagamos U$75,00 na suite. Com essa grana dá pra ficar uma semana em um bom Hostel no centro de Cusco. Perdi pontos com os mochileiros, mas ganhei uns com a patroa.

A noite caiu e pensei em fazer algo, tipo andar pela cidade e claro, tomar unas cusqueñas... Em nosso plano inicial a tarde de domingo seria para fecharmos os passeios pela cidade (o city tour) e Vale Sagrado. Mas como a havia poucas agências abertas, deixamos para fazer isso na segunda bem cedo.

Entonces fomos para La Plaza de Armas. Lá tem de tudo, até uns peruanos roqueiros que mandaram ver no Rage Against.

 

20100726134713.JPG

"banda de rock peruana no barzinho na praça de armas"

 

Já que falei tanto na Cusqueña segue aí uma foto dela na versão 600ml:

 

20100726134900.JPG

"cerveza cusqueña: garrafa com pedras incas em alto relevo na base e rótulo com desenho de Machu Picchu"

 

Voltamos tarde para o Hotel. No outro dia ia começar nossos passeios pelas ruínas mais próximas e o Soroche (mal estar causado pela altura) tava pegando pesado... :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Gavo,

Obrigada pela resposta.. Eu gostaria que me enviasse sim

 

Os hotéis que vcs ficaram vc tb tem??? Nossa vai ajudar mto.. é a primeira viagem q organizo assim e espero que ocorra certinho

 

Abs,

Vic

 

Oi Vic!

 

Quando pretende ir? Me passa seu e-mail que lhe envio o material, ok.

 

Abço

 

Gavo :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hola Vic!

 

Mandei a planilha p vc, ok? Dei uma atualizada e creio que na prática cumpri a risca 99% do previsto.

 

Quanto à data de sua viagem, vc terá a vantagem de escapar da alta temporada que é Junho (festa do sol) e Julho (férias escolares na américa do sul), mas por outro lado estará no início da época das chuvas, veja nessa matéria: http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/machupicchu_index.jhtm

 

No meu caso, que fui em Julho, prefiro visitar o local com mais pessoas do que com chuva (o tempo estava aberto e firme toda a semana). Aí vai do que vc prefere.

 

Abço!

 

Gavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gustavo,

 

Estou mudando de empresa e terei do dia 6//08 até 14/08 para descancar, pois nao tiro férias desde 06.

 

Acabei mudando meu roteiro e ao ver seu parecer, fiquei fascinado.

 

Poderia, por favor, enviar a planilha que vc enviou para a Vic?

 

Como decidi ir agora, estou indo sozinho, teria alguma dica para encontrar uma boa galera p curtir por lá?

 

Agradeço.

 

luis.gomes@magnesita.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!

 

Luis, vc terá exatamente a mesma quantidade de tempo que tive e nas mesmas condições de 'férias atrasadas', daí a vontade de aproveitar bem essa preciosa semana. Pela proximidade da data é melhor providenciar tudo de imediato, como documentos, vacinas, reserva de passagens etc. Você pode encontrar informações sobre estes itens nos diversos tópicos aqui do mochileiros.

Quanto a viajar sozinho, eu participei de um tópico sobre o assunto antes de partir, pois minha esposa decidiu ir comigo quase na última hora. Felizmente deu pra providenciar tudo a tempo para ela embarcar, mas se tivesse que ir sozinho iria numa boa. Encontramos várias pessoas de vários países viajando sozinhos.

Tem que fazer amizades no início de cada passeio, assim sua viagem fica ainda mais proveitosa. Em último caso, há uma sessão aqui no mochileiros apenas sobre companhia para viajar, dá uma olhada lá.

Vou te encaminhar a planilha, ok?

 

 

Abço

 

Gavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...