Ir para conteúdo

Caiaques infláveis


Posts Recomendados

  • 5 meses depois...
  • Respostas 67
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Boa tarde a todos!!!

Vivo pensando em fazer a travessia do Rio São Francisco.

Por enquanto só pensamentos. Ainda não pesquisei muito coisa, como por exemplo, ponto de partida e ponto final.

No presente momento tenho pensado na logística.

Moro em Campinas/SP e para me deslocar de carro, levar caiaque e o restante das tralhas até o ponto inicial, fazer o percurso até o ponto final, ficaria meio complicado para voltar com tudo para onde comecei.

Pensei então em um caiaque inflável. Iria de ônibus com o caiaque e algumas tralhas, compraria o restante onde iria começar a travessia, faria o percurso e voltaria de ônibus.

Será que seria uma boa idéia?

Consigo um caiaque inflável leve para o transporte e resitente para essa empreitada?

 

Abraços e obrigado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Caraca, eu tenho essa mesma vontade.

Há algum tempo até fiz um planejamento. A única diferença é que não pensei em fazer todo o fio mas sair de Paulo Afonso e excursionar com o meu caiaque inflável pelos canyons do São Francisco levando toda a tralha no caiaque e pernoitando nas margens ou ilhas.

Acho que temos muito o que conversar.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

blz irmao...sou da praia de itararé , em sao vicente-sp , goetaria de lhe perguntar qual caiaque inflavel me indicaria , para começar no mar para duas pessoas , vi aquele k2 da intex...oq acha do modelo, e similar ao duck? sao seguros pra pequenas travessias no mar, tem alguma ideia de preço desse duck....gostaria de dicas para iniciantes...abraçao e desde ja valeu !!!!!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Olá amigos.

Segue resposta a uma pergunta que me foi enviada por e-mail.

 

Pergunta recebida:

"boa tarde, blz, estou afim de umas dicas sobre caiaques inflaveis para pratica em mar. olhei o k2 e k1 da intex , oq acha do modelo? tem alguma dica de modelos , sao bons pra iniciante , ? dsde ja abraçao..."

 

Tudo vai depender das suas intenções. Os caiaques infláveis tipo Duck projetado para rafting possui uma tipo de lona bem resistente. Salvo engano, o mesmo material utilizado nos botes infláveis que se usam em embarcações, em salvamento, etc. É um caiaque que, após inflado, apresenta boa rigidez e estabilidade além de escelente flutuabilidade. Pontos contra são: grande volume deixando-os muito suscetíveis as vontades dos ventos e mais dificuldade em manter o rumo. Esses são caiaques para situações mais exigentes como as descidas de corredeiras e até escursão carregando tralha. Diria até que um Duck é um burro de carga.

 

Os K1 e K2 da Intex são caiaques para lazer em família. Algo para ser usado em balneários, lagoas de águas tranquilas e rios na mesma situação. Mas nem pense em longas distâncias!! O material é fraquinho e mesmo bem inflado não tem rigidez. Já remei com um amigo que tem um desses e achei péssimo para uma atividade mais elaborada.

 

Não recomendaria o uso no mar, a não ser em mar com águas de balneário, ou seja, calmas como em uma piscina. Ou então pra ficar brincando nas ondas a beira mar. Tipo menino buxudo que gosta de subir no caiaque e ser derrubado pelas ondas.

 

Se vc quer mesmo aventurar com o uso de caiaque e a grana tá pouca, procure um rígido mesmo. Vão bem em mar e alguns tem espaço para transportar material (desde que vc acondicione em alguma bolsa impermeável). Se tem uma grana a mais, compre um Duck e prefira os da Hidro 2.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Alguém tem informações sobre o modelo CANOA COLORADO da SEVYLOR ? (http://www.nautika.com.br/sevylor/Detalhe.aspx?cat=147&id=720) para travessias curtas como Angra - Ilha Grande ou Rio - Mangaratiba seria viável ? para tal finalidade o que seria mais indicado? (considerando a praticidade como requisito fundamental!!!)? li sobre caiaques desmontáveis mas não encontrei, alguém conheçe, já viu, qual o desempenho e segurança? obrigado!!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá Renato

Gosto muito dos caiaques inflávelis pela sua versatilidade, facilidade em transportar e grande capacidade de carga. Vi o caiaque que vc citou e, se o material for bom, creio que seja uma boa compra.

Quanto a travessia em mar, os infláveis são pouco indicados pois devido ao seu grande volume possui um grande arrasto tornando-o mais lento e pesado. Também por causa do volume, fica muito suscetível ao vento perdendo o rumo facilmente. Esses caiaques não tem quilha nem leme o que piora um pouco mais.

Isso não quer dizer que não sirva mas há um risco grande de vc não conseguir se manter no roteiro e aumentar muito o esforço.

Se eu morasse no estado do RJ, teria um inflável mas faria um esforço enorme para ter um caiaque oceânico. Esse sim, é o ideal para travessias pois são mais velozes, tem leme, dá pra carregar material e corta a onda na boa além de não sofrer tanto com a boa (ou má) vontade dos ventos.

Link para o comentário
  • Membros

vlw!!! obrigado! vou comprar o inflavél, o que vai me dar uma maior versatilidade, e com isso maiores possibilidades de treino (maior frequencia ja que a logistica é menor) e no ano que vem, ou qd surgir uma boa oportunidade, pego um oceanico! espero contar com sua ajuda para escolhe-lo também!!!

Assim que o inflável chegar e eu puder testa-lo postarei no tópico.

abção!!!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...