Ir para conteúdo

1ª viagem p/ Chapada Diamantina - preciso de dicas!


Posts Recomendados

  • Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Fala Helton, blz?

 

Cara... isso vai depender um pouco (principalmente de R$). Vc pode até ficar baseado em Lençóis e ir até algum desses lugares contratando um serviço(agencia ou guia com carro) ou alugando um e fazendo por conta. De qualquer forma... é sempre bom vc fazer com mais gente, caso contrário fica caro d+.

 

Mas vc já definiu quantos dias e quais locais vc quer visitar? Em Lençóis tem muuuita coisa pra fazer. Não apenas lá, como saindo de lá também. Logo, vc vai precisar de vários dias por lá.

 

Qq coisa, fala!

 

Abs!

 

Obs: Ah... essa minha foto do perfíl, é lá! cachoeira da fumaça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá F. Mello!

Obrigado pela resposta!

Cara, eu pretendo ir para Morro do Chapeu, Miguel Calmon e Jacobina. O principal é visitar essas cidades. Se der, penso em ir para Mucugê e Lençóis sim. Ficarei uns 10 dias por lá. E não tenho muita grana para gastar não!

Fico aguardando mais dicas.

Valeu!

Helton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Helton,

 

Tudo bem? Bem vindo ao Mochileiros.com!!

 

Essas cidades que vc cita, com exceção de Lençóis ficam localizadas numa região ainda não muito conhecida e glamurosa: Piemonte da Chapada Diamantina. Não desmerecendo as queridas cidades de Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Lençóis que são cidades super importantes da Chapada Diamantina, porém para mim já são cidades com turismo saturado e farofada, sobretudo nos feriados e fim de ano! Esse seu roteiro é ótimo !!!!!

 

 

Jacobina

 

 

Seu roteiro pode começar por Jacobina que é a cidade com maior infra estrutura. Chegando em Jacobina tem mais de 30 cachoeiras que vc pode visitar. As mais conhecidas são: A do Véu de Noivas, dos Alves, Amores, Aníbal Augusto, Brito, Jaqueira, João Bello, Macaqueira etc. A cidade tem diversas pousadas e hotéis, para todos os gostos e para todos os bolsos.

 

 

Miguel Calmon

 

Essa cidade eu amooo, bem simples, a feira é muito bacana, vc pode comprar frutas que é bem baratinho. A população ainda não está acostumada com os turistas e mochileiros então vc pode não gostar de alguns comentários, em especial das senhoras idosos, parece que somos uns et's, com aquelas mochilas enormes nas costas!! rsrsr. Cara, as velhinhas escaldam!!!!! A cidade tem uns butecos ótimos pra tomar umas cervejas mas o maior tesouro de Miguel Calmon chama-se: Parque Estadual das Sete Passagens! Prepare-se para entrar no paraíso!!!!!. O Parque é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) e tem algumas regrinhas básicas (regras ambientais...). O PESP possui 14 cachoeiras e um vale que mais parece um bosque nos alpes suíços, um bosque encantado, há aqueles que afirmam de pé junto quer já viram fadas e duendes!! o Vale do Dandá, é a visão do paraíso!!!!! Realmente fica difícil acreditar que o Vale do Dandá fica no sertão da Bahia!! O PESP possui uma fauna bastante diversificada, um enorme acervo da natureza, existe a possibilidade de encontrar inúmeras espécies endêmicas e em extinção. A Flora é show!!, prepare a câmera fotográfica, até quem não é biólogo, nem Engenheiro Florestal ou algo similar se empolga!!! Cobertura vegetal super diversificada, desde florestas estacionais, semi-desiduais, montana, campos rupestres, espécies da caatinga, cerrado e mata atlântica. São encontradas vários tipos de bromélias, crotes e orquídeas. Você será recebido pelos guardas do Parque, SR. Zelis (o administrador) e Sra. Marluzia (que prefere ser chamada de Mel) o outro rapaz eu esqueci o nome... foi mal! O PESP tem área de camping com cozinha e sanitário, custa R$ 10,00 e o acompanhamento para visitar as cachoeiras R$ 30,00. Se vc estiver sozinha peça um desconto.

 

Morro do Chapéu

Conhecida como cidade das Bromélias. Uma das cidades mais frias da Bahia. A cidade tem vários hotéis e pousadas para todos os bolsos e todos os gostos. As atações: Morrão um dos pontos mais altos de toda a região, situado a 1.290m de altitude, por volta de 250m acima do nível topográfico da sede do município é o Morrão. Tem tb a Cachoeira do Ferro Doido uma das mais lindas q já vi !!! se tiver cheia ela forma três quedas, muito lindo!!! A mais bela!!!

 

Bom, tem tb a Gruta dos Brejões, uma caverna fantástica!! uma das 15 maiores deste Brasil!! tem pinturas rupestres... o acesso é super difícil e chato, com a grana curta então é uma epopéia, mas acho que vale a pena fazer um esforço pra ir. Eu me esforcei e fui …... mas foi perrengue demais para uma dama.. kkkkk Dama Mochileira!!! ::sos::

 

Tem um lugar em Morro do Chapéu que é uma vila abandonada, ela serviu de refúgio para garimpeiros foragidos de Lençóis em 1840, é uma vila fantasma, o lugar chega dá arrepio!! os casarões históricos todos abandonados, um dos quais encontra-se em ruínas e ainda tem a chave na porta, e aí vc vai abrir??? Bom, eu como sou medrosa para estas coisas, não gostei desta parte da viagem, pelo valor histórico sim, mas nem entrei na Capela, dizem que os espírito do Coronel Porfírio Pereira ainda perambula pela Vila Fantasma do Ventura... afff (juro que estou arrepiada agora!!!) Deus é mais!!!

 

Bom, depois de uma dessas sugiro tomar uma cerveja bem gelada no Bar do Dega, onde nosso querido Raul Seixas esteve, outros famosos tb tomaram uma neste Bar. Este mês tá rolando o maior festão por lá, pois é aniversário da Cidade, Morro do Chapéu, 101 anos!

 

De Morro do Chapéu tem busão para Seabra, e de Seabra é super fácil chegar em Lençóis e Mucugê, inclusive para economizar vc pode pegar transporte alternativo (van, pau de arara, topic, caminhonete, caravan, rural etc.) na BR (ou carona).

 

Espero ter ajudado!!! E qualquer dúvida é só falar! ::otemo::

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Helton,

 

A empresa Águia Branca tem ônibus de Morro do Chapéu para Jacobina nos seguintes horários: 07:40h; 14:10h e 19:40h, o tempo de viagem é mais ou menos 2 horas.

 

 

De Jacobina para Morro do Chapéu, também na Águia Branca, os horários são: 08:00h, 13:00 e 18:00h.

 

o trajeto entre Jabobina para Miguel Calmon é curto e tem vários buzus e transporte alternativo na rodoviária e na feira. Chegando na cidade tem mototáxi para o PESP.

 

Abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Frida!

Você salvou a minha vida!!!!! Muito obrigado pelas dicas. Valeu! Valeu mesmo!!

Não quero abusar, mas só tenho duas perguntas:

1. Quanto tempo dura, mais ou menos, a viagem de ônibus Salvador-Jacobina?

2. Das pousadas que conhece nessas cidades btem alguma que você indica (com preço e acomodações bacanas)?

Mais uma vez, obrigado!

Abraços.

Helton

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Helton!!!

 

O tempo de viagem de Salvador para Jacobina é de mais ou menos 4 horas.

 

Eu não fiquei em pousada, pedi guarita a uns amigos de lá, na cara de pau ... rsrsrrs mas vc pode dar uma pesquisada q acha fácil. Qdo estava preparando a viagem fiz uma lista das pousadas de Morro do Chapéu, acabei nem usando pq pedi para ficar na casa de uma amiga. O arquivo com a lista tá lá no trabalho, segunda feira assim q eu chegar eu coloco aqui ok!

 

abraços!!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Helton, esta lista eu fiz qdo fui em junho, peguei no site da secretaria de turismo de Morro do Chapéu mas nem cheguei a ligar para checar os preços e tal, espero que ajude. Não tenho indicação de pousada em Jacobina pq fiquei na casa de amigos.

 

POUSADA ECOLÓGICA DAS BROMÉLIAS

Rua Padre Inácio Vasconcelos, s/nº

Tel. (74)3653-1314 FAX: (74)3653-1468

e-mail: pousadabromelias@bol.com.br

20 Apartamentos/60 Leitos/Serviço de frigobar, telefone, TV a cores, ar condicionado, piscina e café da manhã.

 

 

DIAMANTINA PALACE HOTEL

Rua Honório Pereira, 43

Tel: (74)3653-2124

26 Apartamentos com frigobar e armário

75 Leitos /Serviço de bar, sala de espera com TV e Salão para café da manhã

 

 

ITAMARATI HOTEL

Av. Coronel Dias Coelho, 77

02 Apartamentos/11 Quartos /15 Leitos

 

 

POUSADA IDEAL

Rua Antônio Balbino, 349

Tel: (74) 3653-1263

07 Quartos/22 Leitos/01 Suíte /serve café da manhã

 

 

POUSADA PÓ-SÓ

Av. Contorno, s/nº

Tel: (74)3653-1128/2201

17 Apartamentos/27 Leitos/04 Apartamentos com frigobar e TV

Bar e Restaurante

Possui área para estacionamento e parque infantil

 

HOTEL OLIVEIRA

 

Rua Rui Barbosa, 122

Tel: (74)3653-1099

08 Quartos/09 Leitos

 

 

POUSADA SALVADOR

BA 052 – Km 274 – Perto do Posto Fiscal

Tel: (74)3653-2100

07 Apartamentos/11 Leitos

 

 

 

 

POUSADA SANTANA

Praça Flavi ano Guimarães

Tel.: 3653-2050

04 quartos/10 leitos/com garagem

 

 

HOTEL GRUTA DOS BREJÕES

BA 052 Estrada do Feijão

 

 

POUSADA PORTAL DA CIDADE

Rua Elizabete Vasconcelos, 94

Tel.: (74)3653-2731

10 quartos/30 leitos/serve refeições (café da manhã)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...