Ir para conteúdo

Apuros nas travessias: Joatinga e Camburi-Trindade - Paraty


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Não gostaram de Ponta Negra???

Eu achei uma das melhores praias dessa travessia.

Vcs deram azar com certeza, porque os moradores dali não são do jeito que vc descreveu. Volte 1 dia nessa praia que vc vai ver.

Aquele riozinho que desagua na praia e a agua cristalina e transparente valem a pena ficar 1 dia ali.

 

Antigos e Antiguinhos é uma pena o que estão fazendo. Tem a Praia do Sono que possui inumeros campings e fica bem ao lado.

Não tem porque o pessoal querer acampar nessas 2 praias.

 

E p/ piorar, pegaram chuva chegando lá no Sono.

Depois dessa vcs tem de retornar lá viu.

A minha primeira vez também foi assim. Peguei chuva desde a Praia de Ponta Negra

 

 

Abcs

 

 

A Ponta Negra foi o único lugar que não gostamos em toda a travessia. Muito lixo, praia muito mal cuidada. Muita gente estranha, muitos bêbados. Péssima recepção por parte dos moradores. Sentimos que não eramos bem vindos por lá e resolvemos continuar até a praia do Sono, chegando lá por volta das 18h, debaixo de chuva.

 

Foi triste ver Antigos e Antiguinhos com tanta sujeira. Ficou claro que era de pessoas que acamparam por lá. Embalagem de shampo, de comida, resto de fogueiras, etc.

Mas apesar dos contratempos, foi uma das melhores viagens da minha vida. Quem tem vontade de ir, que vá, não vão se arrepender.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Chuva em Camburi^^ .....Faz uns 10 anos que acampo lá e sei que fora de temporada é dificil achar comida mesmo, eu como vo lá há muito tempo vou na casa de algum morador e compro um almoço...E vcs escolheram o pior lugar do camping do Dedé pra montar a barraca..ali quando chove vira um lago... o problema com os cachorros foi resolvido por um dos moradores que matou a maioria deles ( tadenhus)

A trilha Camburi-Trindade fizemos o ano passado, eu , 2 amigos e meu cachorro ^^...tivemos que reabrir uma boa parte dela no facão porque o mato tomou conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz lelekooo.

Tô vendo que vc conhece bem ali hein.

 

Acho que o nosso erro foi ter achado que haveria comida na Praia de Camburi. A gente devia ter comprado alguma coisa qdo passamos por Trindade.

Depois ficamos pensando se não tivesse aquela barraca junto da Cachoeira da Escada. Aí tinhamos que seguir p/ Paraty. Era a opção já que tava bem mais perto do que Ubatuba.

 

Qto ao Camping do Dedé, era o único que nos indicaram. A gente ia ficar no Ypê que é um p. camping e uma boa estrutura. Mesmo se chover ali, com certeza dá p/ ficar dentro da barraca sem problemas.

Que chato terem matado os cachorros. Eles eram até dóceis, mas qdo a fome apertou sobrou p/ eles a comida da nossa barraca. E O cheiro do salame é muito forte, então não deu outra.

 

Qto a Trindade-Camburi vcs tiveram que usar o facão próximo ao marco de concreto?

Qdo passamos por lá também tivemos problemas.

Parece que essa trilha tá sendo pouco usada e um dia ela vai fechar. Uma pena.

 

 

Abcs

 

 

Chuva em Camburi^^ .....Faz uns 10 anos que acampo lá e sei que fora de temporada é dificil achar comida mesmo, eu como vo lá há muito tempo vou na casa de algum morador e compro um almoço...E vcs escolheram o pior lugar do camping do Dedé pra montar a barraca..ali quando chove vira um lago... o problema com os cachorros foi resolvido por um dos moradores que matou a maioria deles ( tadenhus)

A trilha Camburi-Trindade fizemos o ano passado, eu , 2 amigos e meu cachorro ^^...tivemos que reabrir uma boa parte dela no facão porque o mato tomou conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros de Honra

Oi pessoal.

 

Com o fechamento do multiply tive que hospedar todas as minhas fotos no Picasa, que agora é o Google +.

Seguem os links:

 

Fotos + croqui da Travessia da Joatinga: https://plus.google.com/photos/113724275009356050810/albums/5822324635333074017

 

Fotos + croqui da Trilha Camburi-Trindade: https://plus.google.com/photos/113724275009356050810/albums/5822327213526028801

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Bom dia Augusto, 1 obrigado pelos seus relatos, 2 gostaria de pedir umas dicas suas, estou pensando em fazer a travessia da joatinga sozinho, saindo da vila do oratório subindo para curupira pelo fundo do saco do mamangua e voltar pelas praias em 4 dias, entre outras coisas queria subir o pao de açúcar e conhecer a cach. do saco bravo, é possivel? nesta época do ano eu consigo lugar para 1 refeição quente e café da manha? queria minimizar o peso da mochila, minha experiencia em travessia se resume a travessia da serra dos órgãos com guia. Um abraço e obrigado por compartilhar suas aventuras que acabam por nos instigar a fazer tambem :) Zé Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Zé.

 

Não sei se vc teria folego, tempo e $$$$$ p/ fazer todo esse roteiro, mas aí vão algumas dicas.

 

Saindo da Vila Oratório é possível chegar na Praia do Curupira na caminhada em poucas horas.

De lá vc será obrigado a contratar um barco p/ cruzar o Saco. Já usei 2x o barco do Charles.

Se quiser pagar caro, peça p/ ele te levar até a Praia do Cruzeiro, onde se localiza o camping do Sr. Orlando e também é de lá que sai a trilha que leva ao topo do Morro do Pão de Açúcar. Creio que dê p/ subir o Morro no mesmo dia. Se deixar p/ o dia seguinte, pode te atrapalhar.

Já se quiser pagar um pouco mais barato, ao sair da Praia do Curupira, peça p/ o barqueiro só p/ te levar do outro lado do Saco, na Praia do Espinheiro. É coisa de poucos minutos. O problema é que chegando na praia vc terá de seguir até a Praia do Cruzeiro, que tá um pouquinho longe, mas dá p/ ir na caminhada sem maiores problemas de navegação pela trilha.

Nesse trecho será quase 1 dia de caminhada, dependendo de qto quer gastar. No Camping do Sr Orlando ele vende PF.

 

No segundo dia é caminhada hard, saindo da Praia do Cruzeiro direto até Martim de Sá, mas se vc quiser gastar $$$$$, contrate um barco da Praia do Cruzeiro até a Praia do Pouso. Sr. Orlando pode indicar um.

Se for na caminhada, ela é bem puxada, mas possível.

Eu já fiz esse percurso com um casal, saindo bem de manhazinha e chegando já no inicio da noite em Martim de Sá.

Vc pode se alimentar na Praia do Pouso (praia com vários restaurantes), ou no Camping do Seu Maneco, em Martim de Sá.

É só solicitar p/ ele fazer algum PF.

 

Já o terceiro dia é de Martim de Sá até Ponta Negra, que dá p/ fazer sem correria.

Saindo de manhazinha do Seu Maneco sempre cheguei em Ponta Negra por volta das 15:00 hrs ou até um pouco menos. Se tiver um ritmo bom talvez até dê tempo p/ visitar a Cachoeira do Saco Bravo. Os guias são os próprios moradores. Nos barzinhos da praia eles indicam.

 

Se chegar tarde em Ponta Negra, deixe então p/ visitar a Cachoeira no dia seguinte bem de manhazinha, que é uma caminhada leve e tranquila.

E com isso dá p/ voltar ao camping em Ponta Negra e seguir no mesmo dia p/ Laranjeiras, chegando lá durante a tarde e fechando o circuito.

Comida vc encontra também em Ponta Negra. Café da manhã já não tenho certeza.

 

Mas te digo uma coisa: é uma caminhada muito puxada. E p/ quem não conhece o lugar, é mais complicado ainda.

O trecho Praia do Cruzeiro até a Praia Grande da Cajaíba é muito cansativo.

Procure ver como está seu ritmo nesse primeiro e segundo dia. Se conseguir chegar em Martim de Sá com fôlego ainda, então o restante do percurso é o mais fácil.

As trilhas que eu faço é p/ quem já tem uma certa experiencia de caminhada. Atente a isso.

 

 

 

Valeu.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Augusto Blza

 

Em primeiro lugar obrigado pelas dicas, e pelos contatos que vc passou, tenho certeza que vão ser muito úteis para mim..

 

Pensando no que vc falou eu vou conseguir mais dias para fazer a travessia, vou pra fazer nos 4 dias, mas posso fazer em 6 se for o caso.

 

Estou tentando me preparar para conseguir fazer cruzeiro a cajaiba num dia só, se não conseguir eu durmo por la e retomo no outro dia :)

 

Ao que tudo indica eu devo estar indo na segunda semana de novembro.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Blz Zé.

 

Da Praia do Cruzeiro até Cajaíba dá p/ fazer tranquilamente em 1 dia.

Até a Praia Martim de Sá dá p/ fazer também, mas vai ser puxado. Já fiz com um grupo e chegamos inteiros em M. Sá, mas já durante a noite.

Mas p/ isso o Pão de Açúcar tem de ser feito no dia anterior.

 

Na verdade, o ideal é ir fazendo essa caminhada de acordo com o seu ritmo.

Conheci muita gente que já fez o trecho Praia do Cruzeiro - Martim de Sá de barco.

É uma das opções e com isso vc poderia sair até um pouco tarde da Praia do Cruzeiro.

Outros só fizeram Cruzeiro-Pouso e ficaram por lá.

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...