Ir para conteúdo

Sudeste Asiático - Abril a Maio de 2010


samamba...

Posts Recomendados

  • Membros

Primeiramente, o roteiro:

Vietnam - Laos - Camboja - Tailândia [nessa ordem]

 

Comecei pelo Vietnam por um motivo simples: morava na Austrália e a viagem para Ho Chi Mihn (Vietnam) era a mais barata.

Acertado a primeira parada na Ásia, fui atrás de uma mapa para fazer o roteiro:

 

 

20101013152643.jpg

 

Tracei o roteiro de forma a fazer o sudeste em uma espécie de “anti-horário”, e isso deu uma peculiaridade a minha viagem, pois geralmente se faz no sentido horário.

Tinha já a passagem marcada de volta para a Austrália de Bankok, ou seja, tinha pouco mais de 40 dias sem planejamento, com a única certeza que deveria estar em Bankok do dia x, para pegar meu avião de volta.

 

VIETNAM

(visto antecipado, pode-se conseguir pela internet.)

1) Ho Chi Mihn - Centro do Sul do Vietnam, chamada antigamente de Saigon.

De Ho Chi Mihn, uma opção muito conhecida é ir para o Delta do Rio Mekong, logo ali perto perto.

2) Delta do Rio Mekong

Ao voltar do Delta para HCM(na ásia é assim, você sempre volta à cidade principal para seguir viagem) percebi que havia gasto 50% do meu tempo no país nesses dois destinos, devido a minha inexperiência em mochilões(começar é preciso). Sendo assim, seguindo o estilo “para onde o vento sopra” resolvi pegar um avião de HCM para Hanói, a capital, no norte.

[DICA: No Vietnam, você pode comprar uma passagem de ônibus de ponta a ponta do país, como Saigon-Hanoi ou Hanoi-Saigon. Esses ônibus fazem paradas pelo litoral, e você pode descer e ficar quantos dias quiser nas cidades, e depois seguir a viagem.]

Não usei esse tipo de ônibus(que se não me engano chamam-se “stop bus”, ou coisa do gênero) simplesmente porque achava não ter tempo hábil para isso.

3)Hanói Capital do Vietnam, de lá muitas pessoas rumam para Halong Bay.

4)Halong Bay - CatBa Island - Voltando para Hanói.

Em Hanói penei atrás de alguém que me levasse para o Laos, meu segundo país da mochilada. E nessa entrei bem... numa fria. Era ano novo Budista e por isso as passagens para o Laos estavam bem escassas. Mas acabei comprando uma de Hanói(Vietnam) a Vientiane(capital do Laos). Para detalhes dessa viagenzinha de 18 horas de ônibus, http://brazilianwayoflifebysamamba.blogspot.com/2010/04/welcome-to-hell-bus.html.

[DICA IMPORTANTÍSSIMA: se você olhar no mapa, verá que parece muita estupidez ir de Hanói no norte do Vietnam, para Vientiane mais ao sul do Laos, para depois subir a Luang Prabang no norte do Laos, e ter que voltar para Vientiane para assim poder seguir viagem. Fazendo um zigue-zague burro. Eu, assim como muitos outros mochileiros, olhei no mapa e ao fazer minha rota pensava que seria possível ir de Hanói(Vietnam) para Luang Prabang(no norte do Laos) e seguir viagem para o sul, passando por Vang Vieng(Laos) rumo à Vietiane(Laos). Que seria simplesmente ir ao norte, e depois ao sul. Porém isso não ocorre, se você não estiver de motocicleta, creio não ser possível ir de Hanói para o norte do Laos, em Luang Prabang. E isso cria um problema, pois as estradas têm muitas curvas e um trajeto de 200km dura 7 horas. Economizar tempo no mochilão é preciso.]

 

20101013153420.JPG

 

LAOS

(Visto na Fronteira)

5)Vientiane Capital do Laos. Uma manhã é tudo que se precisa para vê-la completamente.

6)Vang Vieng - Lar do famoso tubbing, que é simplesmente descer o rio numa bóia e ir parando em todos os bares que ficam na sua margem.

7)Luang Prabang - cidade muito legal, mas que fecha tudo as 11 da noite. O completo oposto de Vang Vieng.

De Luang Prabang você se encontra num dilema... o que fazer? Você veio do sul para o norte, e agora é inclinado ao voltar para o sul apenas para seguir viagem. Meu plano era ir para o Camboja, e ver Angkor, e uma rápida pesquisa me dizia que demoraria 3[três!] dias de ônibus para chegar em Siem Reap(Camboja - angkor). Uma viagem que SE fosse em linha reta seria de 700km.

Eu não me lembro exatamente qual era o meu plano, caso ele tivesse se concretizado, se tivesse feito a rota mais fácil acabaria em Vientiane e acredito eu que iria pela Tailândia, pois brasileiros têm 90 dias de visto gratuito. Mas as circunstâncias mudaram, estava no norte a umas 9 ou 10 horas de distância da capital do Laos, e acabei decidindo ir de avião mesmo, de Luang Prabang(Laos) para Siem Reap(Camboja). Os 3 dias de ônibus se transformaram em 2 horas de avião.

 

CAMBOJA

(Visto no Aeroporto)

8 ) Siem Reap - Camboja, cidade de Angkor.

9) Phnon Phen - Capital do Camboja.

Como no Vietnam ganhei medo de não fazer a viagem no tempo correto, acabei acelerando no Laos e ganhando tempo para ficar de bobeira. Na época, Bankok estava meio explosiva(literalmente) devido aos protestos do Camisas Vermelhas e a Tailândia não era lá muito bem vista para turismo. Resolvi então ir para as praias do Camboja.

10)Sihuanoukville - praia :D

Fiquei alguns dias ali, pensando em ficar pouco tempo na Tailândia, uma para evitar me enrascar em protestos, etc... outra, tinha tirado um visto de trânsito na Austrália de 72 hrs, se perdesse o avião em Bankok não poderia voltar para a Austrália e perderia meu outro avião para o Brasil. Então, fui para Tailândia faltando poucos dias para a decolagem.

 

TAILÂNDIA

(Visto na Fronteira)

11) Koh Chang - Ilha quase na divisa entre Camboja e Tailândia.

12)Bankok - Chego à Bankok 3 dias antes de meu vôo. Só torcendo para que não ocorra como nos últimos protestos dos Camisas Vermelhas, em que interditaram o aeroporto por semanas. Felizmente isso não ocorreu.

 

Resumindo:

- VIETNAM

1) Ho Chi Mihn

2) Delta do Rio Mekong

3)Hanói

4)Halong Bay - CatBa Island

- LAOS

5)Vientiane

6)Vang Vieng

7)Luang Prabang

- CAMBOJA

8 ) Siem Reap

9) Phnon Phen

10)Sihuanoukville

- TAILÂNDIA

11) Koh Chang

12)Bankok

 

abraços

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Membros

"Tinha já a passagem marcada de volta para a Austrália de Bankok, ou seja, tinha pouco mais de 40 dias sem planejamento, com a única certeza que deveria estar em Bankok do dia x, para pegar meu avião de volta."

 

Então fiquei 40 e poucos dias(média de 10 por país)... resposta 1.

 

resposta 2: O inglês é a única coisa que se precisa lá... o pessoal que lida com turistas (guias, funcionarios de hoteis, hostels, vendedores de óculos, camisetas, etc...) todos falam inglês. Um inglês rudimentar em alguns casos, mas vai na embromation mesmo. No cambodia a população tem maior fluência, mesmo as crianças que pedem dinheiro na rua tem um ingles melhor que o pessoal do Laos ou Vietnam.

 

resposta 3: Dá sim pra se virar indo sozinho... muitos mochileiros fazem assim... só que na ásia temos um porém. Os quartos de hotéis são muito baratos, então raramente se usam albergues(hostels) ficando mais dificil conhecer pessoas, etc... Uma coisa legal é que você fica conhecendo muitas pessoas, afinal começa a se esforçar para fazer amizades.

 

espero ter ajudado.

abraços :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Boa tarde! Estou indo a Thailand em janeiro e vou viajar também pelo Vietna, Camboja e Laos.. Gostaria de saber se é dificil usar cartao visa, se é facil encontrar caixas eletronicos e se a taxa cobrada é diferente da connhecida mundialmente alguem sabe? Muito Obrigado

 

Respondendo ao RicarBraun:

É fácil sim encontrar os ATM(caixas eletrônicos) no Sudeste Asiático. Têm em todas as cidades de bom porte, inclusive nas Laos, onde na época tinha lido que existia apenas na capital. Isso não quer dizer que tenha em qualquer povoado, mas a pessoa sempre acaba passando pelas cidades com os ATM´s, e dali leva o dinheiro para as outras.

Eu particularmente não sei o que seria a "taxa mundialmente conhecida" dos cartões de crédito. Eles cobram sim alguns dólares, mas o que eu me lembro é que a VISA cobrava uma taxa de saque maior na minha fatura, do que eu pagava nos caixas eletrônicos. Porque são duas taxas, uma para o caixa eletrônico e outra para a VISA, por compra fora do Brasil. (pelo menos no meu cartão de pobre é assim).

Sugiro levar alguns trocados em dólares americanos no próprio bolso, para pelo menos chegar no país. Eu cheguei no Vietnam com dólares australianos e o cara da imigração me fez um cálculo de conversão deveras estranho, já que eu não tinha dólares americanos e não havia ATM antes da imigração.

 

Aliás, nas cidades maiores qualquer buteco tem uma maquininha da VISA, principalmente na Tailândia e no Vietnam, que são os mais desenvolvidos.

 

abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Inogueira, o Delta do Mekong é um passeio pra turistas mesmo. Faria só se tivesse tempo sobrando. Trocaria ele por visitar mais cidades do vietnam.

Dá pra pegar um bus que sai de Saingon, no Sul, e vai até Hanoi, no Norte, parando por todas as cidades da costa importantes. Talvez valha mais a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...