Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Salve Galera !!!!

 

 

Relato da subida até a “Pedra da Mina” pela Fazenda Serra Fina, (rota de Fuga, “Paoilinho”) cidade de Passa Quatro-MG no dia 01/05/2010.

Marcos e Manoel.

 

 

 

 

Conhecemos a região da “Serra Fina” no ano passado (Agosto/2009) quando realizamos a travessia completa, sentido tradicional “Toca do Lobo-Pierre” - travessia-serra-fina-2009-t36640.html . E nesse ano vamos realizar novamente a Travessia. E no dia 28 de abril estávamos combinado alguma Trip pra fazer no feriado de 1º de Maio e surgiu a idéia de subir a te a Pedra da Mina pelo Paiolinho. E fomos nós.....

 

 

Saímos de Campos do Jordão-SP por volta das 18:30h. do dia 30/04, e seguimos para Passa Quatro-MG. Chegamos lá sem maiores problemas, depois fomos até o posto e combustível para pegar orientações como chegar até a Fazenda Serra Fina. Pra variar os frentistas do posto deram as informações um pouco equivocadas (temos azar com informações com mineiros); disseram que do centro da cidade até a fazenda tinha 60 km, ficamos pensativos, mas descobrimos que tinha uns 12 km, erraram por pouco né..rsrsrs o acesso é bem fácil, chegando em Passa Quatro nem precisa entrar na cidade, passa a 1ª entrada seguindo uns minutos chega-se ao trevo da cidade, vire para direita seguido a placa do “IBAMA”. Após +ou- 2 km no máximo acaba o asfalto, antes do Alambique (não me lembro o nome) vire para esquerda e é só seguir, logo a frente é possível ver algumas plaquinhas brancas com o nome do Bairro e também se referindo a “Serra Fina” elas estão por toda a estrada mais é bom ficar atento, daew sobe, sobe, sobe..... e sobe mais um poquinhu, até enjoa de subir. Nota: se tiver chovido alguns dias antes por ser íngreme a estrada fica muito escorregadia, e lá no topo quase chegando na Fazenda fica meio para carros de passeio por isso tem de tomar cuidado. Nós pegamos barro mais por sorte e conseguimos chegar sem problemas.

 

Chegamos era umas 22:00h. eu acho, ficamos meio perdidos se poderíamos armar o acampamento antes de conversar com o Senhor que toma conta da fazenda, o povo da roça dorme cedo né. Daew com os cachorros latindo feito loucos apareceu o Sr. José, conversou conosco e perguntamos onde poderíamos armar as barracas, tiramos algumas duvidas a respeito de onde começava a trilha. Comemos algo e fomos dormir para acordar cedo e aproveitar o dia.

Amanheceu o dia já acordamos com o barulho dos cavalos da fazenda andando em volta das barracas. Fomos preparar algo pra comer e logo levantamos acampamento e nos arrumamos. O senhor José apareceu com um livro nas mãos, era uma daqueles para registrar que sobe a trilha, e nos contou uns causos de uma galera que teve que ser resgatada por helicóptero, pois se perderam na trilha. Mas é aquele esquema, tomar muito cuidado porque não parece, mais há alguns lugares muito fáceis de perder. Agradecemos e pagamos a ele R$ 10,00, para a estadia do carro, e seguimos a trilha.

 

A 1ª parte não é difícil, anda numa trilha de cavalos que fazem o transporte das batatas cultivadas lá. Mais à frente passamos por dois pontos de água, não era hora de se carregar de água, só o suficiente para se hidratar um pouco. A trilha atravessa um rio no caso esse é o penúltimo ponto de água que encontrará pegue no máximo hidratação para +ou – 1h à 2h.de caminhada, para subir leve. Mais a frente chega um ponto da trilha que há uma bifurcação, tem umas fitas amarradas nas árvores e também uma lata, cuidado, siga para direita. Subindo mais chegamos até o lugar da 1ª área de camping, descansamos um pouco, a trilha segue para direita, subindo. Ali já dá pra ouvir o barulho de água que fica a esquerda da trilha, é chegada a hora de virar um “camelo”, para não passar por apuros, tem de se carregar de água, nós enchemos uma garrafa PET de 2L. cada e mais duas garrafinhas de 500ml. para garantir a volta também (há alguns relatos, arquivos de GPS, mapas, etc, que mostra mais alguns pontos de água depois desse trecho, mais dependendo da época é possível que eles não estejam lá, chamam de água de verão). Desse ponto em diante a trilha fica difícil, é um “trepa pedra”, “escalaminhada” (chamem como quiser porque é osso) que não acaba mais, a trilha é muito em pé, e segue por meio das pedras, que serão sua companhia por todo o percurso, importantíssimo é sempre ficar atento aos tótens de pedras, são uma mão na roda para não se perder. Paramos num topo de um morro era umas 11:00h. para comer algo e descansar para vencer a subida. O tempo deu uma fechada, a neblina pegou feio ficamos apreensivos e tocamos em frente. Cada hora que vencíamos um morro, avistamos outro a frente maior ainda, desce e sobe, desce e sobe. Enfim avistamos a “Pedra da Mina”, na verdade o Manoel, porque eu até duvidei, tava perdido no meio de tantas montanhas. Os dois morros que nos separavam do objetivo final eram bem complicados de subir, mas a vontade de chegar era maior. E enfim chegamos ao topo a 2.797 metros de altitude (media oficial pelo IBGE, no nosso GPS marca exatos 2.800m.), no total gastamos 06:30h. de caminhada. Curtimos o visual descansamos um pouco e descemos numa área um pouco abaixo para armar o acampamento. Comemos algo e ficamos tirando fotos e admirando o lugar. O sol começou a desaparecer no horizonte era umas 18:00h. a temperatura era por volta dos 10ºC, e não ventava nada, quando se pôs por completo o bicho pegou, a temperatura caiu muito rápido, entramos nas barracas para por mais uma camada de roupa, ficamos um tempo dentro das barracas , quando fui sair da barraca reparei que a condensação na parte interior da minha barraca estava congelada, fui dar uma olhada no termômetro que tinha deixado do lado de fora marcava -5ºC ::Cold::::Cold::::Cold:: às 19:40h., daew pensei “Puts, vai ser uma noite daquelas frio até”, ficamos “encurujados” dentro dos sacos de dormir, depois de algum tempo começou a ventar e com isso a temperatura subiu ficando na média de 3ºC. Aproveitamos e subimos até o topo da pedra pra ver as cidades iluminadas (na 1ª vez que estivemos no ano passado não vimos nada por causa da neblina e do vento). Ficamos enrolando para que o sono aparecesse, descemos de volta ao acampamento comemos algo e fomos dormir para o regresso no outro dia.

 

Acordamos bem cedo para ver o sol nascer do topo da “Pedra da Mina”, tiramos fotos e descemos para começarmos a arrumar as coisas para a descida de volta. Comemos bem e desmontamos as barracas, foi nessa hora que percebemos a formação de gelo que estava ao nosso lado, nunca tinha visto igual, parecia que o gelo brotava do solo, muito estranho e bonito também, tiramos fotos mas só vendo ao vivo pra ter uma idéia real da coisa. Começamos a descida...

 

Dizem que “para baixo todo Santo ajuda”, vou ser sincero descer é a pior parte, pelo menos pra mim, no meio do trajeto meus joelhos reclamaram muito. É mais difícil descer aquelas pedras do que subi-las.

Gastamos por volta de 3horas. para chegar até a fazenda, mais pelo esforço parecia umas 12 horas......rsrsrsr. Chegando colocamos a mochila no carro tiramos as botas, e nos despedimos da fazenda, o Sr. José não estava lá mas os cachorros sim, latindo sem parar. Pegamos a estrada morro abaixo na 1ª vila que passamos vimos o Sr. José na beira da rua, agradecemos a hospitalidade conversamos um pouco e acabamos de descer. E seguimos de volta a nossa cidade.

 

 

Espero que gostem do relato.

 

Abraços ::otemo::::otemo::

 

Marcos

 

Link com algumas fotos

http://marcosrsantos.multiply.com/

 

 

Abaixo esta o video que eu fiz com s fotos espero que gostem.

 

Sobe o som... ::lol4::::lol4::::lol4::

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Nossa!

Demais esse relato. Já tinha um bom tempo que estava querendo subir a Pedra da Mina, e deu mais vontade de ir agora! :)

 

Marcos, você ajudou bastante, mas ainda tenho algumas dúvidas...

Tava pensando em subir a Pedra agora no mês de setembro, pra evitar as chuvas que daqui há pouco começam e o frio dos meses de Junho e Julho. Você acha que esse mês é bom pra isso?!

Além disso, você conhece pousadas ou alguma coisa do tipo em Passa Quatro, como alternativa ao acampamento na fazenda?!

Por fim, existe algum mapa confiável de como chegar até a fazenda do Sr. José e também da trilha até o topo?

 

É isso!

 

Obrigado e um grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve José Francisco!!

 

Que bom que gostou do relato, fico muito contente ::otemo::::otemo::

Tah armando de ir +ou- q dia?? Vc mora em qual cidade?

 

Vamos ver se consigo sanar suas duvidas:

 

A questão de clima é importantissima, naum só para região da Serra Fina, mais para qqer trip desse tipo. Axo que Setembro é o mês limite para ir lá, pensando para o lado dos meses que tem menos pré-disposição a chuvas, ou seja meses frios, claro que dá pra ir em outros meses. Mais já li e ouvi relatos que outros mochileiros que foram em pleno mês de julho e pegaram um chuvão lá em cima. Na verdade além de se programar muito bem é ver a previsão do tempo pelo menos uma semana antes que antecedem a trip, tem de contar com a sorte tbm, porque a natureza é imprevisivel, mais ainda nos dias de hoje que o clima tah meio zuado. Tem de se respeitar a Natureza. Lá em cima não é brincadeira, tem muita gente que passou muito perregue por lá.

 

Na parte de pousada em Passa Quatro não conheço nenhuma infelizmente. Vc mora em qual cidade?

Na Fazenda Serra Fina tem um espaço legal para acampar, e lá é de boua, é só pagar uma grana pro Sr. José que toma conta de lá, pagamos R$ 10,00 a ele par deixar o carro.

Sugestão, caso queira subir num sábado: Vá numa sexta-feira a tarde para Passa Quatro, suba até a Fazenda Serra Fina, rola de chegar lá bem a noite não tem problema chegar a noite, tem uns cachorros lá, vão latir a doidado e o Sr. José aparece para dar as boas vindas a vcs. Daew vc dormem lá, e no Sábado pela manhã sobem a trilha. (Dica: é bom começar a trilha bem de manhanzinha, o mais cedo q puder, porque andar por lá no escuro é bem complicado)

 

Localização da Fazenda: Como disse no relato e infelizmente acontece muito, pedir informações em Minas Gerais, pra mim, sempre deram erradas, mais ainda existem pessoas que dão informações corretas.

O bom seria um GPS para ter mais certeza do caminho, mais se naum tiver, no relato eu tento explicar no máximo como chegar. Mais naum tem erro vc vai subir pelo menos de PAssa Quatro de 10 à 12 Km até chegar na Fazenda, que fica no pé da Serra Fina, irá conseguir identifica-la porque depois da Fazenda naum tem como mais subir. E tem uma placa meio Dizendo "Fazenda Serra Fina" quando a estrada birfurcar, para direita uma casa de Pau-a-pique, no meio a tal placa(A estrada naum é lá esas coisas naum, se for de carro baixo tem de ter braço forte pra subir ateh lá, o caminho é bem em pé.).

 

Tomara que tenho conseguido ajudar, e não complicar com tanta informação..rsrsrs

 

qqer coisa pode madar e-mail tbm.

 

thepavonsmrs@hotmail.com

http://www.andarilhosdamantiqueira.blospot.com

 

Abraços

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Valeu Marcos!!

 

Então cara, moro em São Paulo e tava planejando ir pra lá já no próximo final de semana (entre 24 e 26/09), mas por motivos de trabalho não poderei, e como no próximo tem eleição vou ter que adiar pelo menos mais duas semanas. Tô com um pouco de receio de que indo em outubro já corra o risco de pegar chuva, apesar de estar sempre de olho na previsão do tempo...

 

Ah! Bom saber que dá pra acampar de boa na Fazenda Serra Fina mesmo!! Agora, lendo o seu post de novo, deu pra pegar bem a direção até lá! Tava pensando em sair de Sampa na sexta na hora do almoço, daí chegaria em Passa Quatro lá pelo final da tarde, acho que é um bom horário pra poder chegar até a fazenda e ajeitar as coisas lá com o seu José!

 

Mais uma vez, brigadão pelas dicas!! ::otemo::::otemo::

 

Abraços,

 

José Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve Zé Francisco !!

 

Pior a questão do tempo é complicada mesmo. Mas tomara que que quando for tenha sorte de pegar um dia bom.

Quando tiver a data certa caso for esse ano ainda me comunica, qqer coisa se tiver com tempo e R$, vou ver se rola de ir com vcs abraços.

 

Abrços

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala Marcos!!!

Desculpe a demora em responder....

 

Mas então... Como deu pra ver, o tempo ultimamente não tem ajudado, a chuva finalmente chegou =(

Acho que agora, pra ir com uma programação com tempo, só ano que vem mesmo, ou então, como eu falei, ir meio de supetão quando a chuva der uma trégua!

 

Quando tiver maior certeza, te comunico sim, com prazer! É muito bom ter alguém que já conheça a trip no grupo!! Vc é de São Paulo também?! Qualquer coisa, passa um contato seu aí, e-mail, tel., fb...

 

Abraços!!!

 

José Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Salve Zé !!

 

 

Pior véio naum pode nem reclamar da chuva, pq tava precisando né?! ::mmm:::mmm: rsrs

Sou de Campos do Jordão-SP.

E por esses Feriados por aew ,tem algo em mente??

 

e-mail: thepavonsmrs@hotmail.com

 

Blog: http://www.andarilhosdamantiqueira.blogspot.com

 

 

Abraços ::otemo::::otemo::

 

Marcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pois é! Não podemos reclamar da chuva porque a seca esse ano foi brava!!

 

Mas então! Tava com uma programação de ir pra Barra Bonita nesse feriado do dia 12/10, mas acabou não dando certo, agora preciso arranjar um programa rápido pra não ficar preso na selva de pedra no feriadão... hahaha! quanto aos de novembro também nada programado!

 

Esse email que vc passou vc usa no msn também?! Te adicionei lá!

 

Abraços!!

 

José Francisco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pois é! Não podemos reclamar da chuva porque a seca esse ano foi brava!!

 

Mas então! Tava com uma programação de ir pra Barra Bonita nesse feriado do dia 12/10, mas acabou não dando certo, agora preciso arranjar um programa rápido pra não ficar preso na selva de pedra no feriadão... hahaha! quanto aos de novembro também nada programado!

 

Esse email que vc passou vc usa no msn também?! Te adicionei lá!

 

Abraços!!

 

José Francisco

 

 

Salve Zé !!

 

To afim de acampar até o fim do ano, mais ainda não sei onde. Mais vai ser por perto. A barraca guardada em casa fica berrando kerendo sair...rsrsrsrsrs ::lol4::::lol4:: .

 

Uso esse e-mail para msn sim, me passa seu pra que add vc tbm.

 

Abraços

 

MArcos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...