Ir para conteúdo

Salvador - Morro de São Paulo 05/10/10


Posts Recomendados

  • Membros

No início do mês de outubro fui com meu namorado para Morro de São Paulo. Como estudante de Turismo e curiosa que sou, não poderia deixar de planejar a viagem, elaborando minuciosamente os roteiros de passeios, as comidas típicas, os hábitos locais, os restaurantes, pontos turísticos de maior interesse, etc. Consultei vários sites e em quase todos encontrei recomendações para ficarmos atentos à violência na capital Baiana .

 

Como nosso vôo chegou à noite, tivemos que dormir em Salvador e nos hospedamos na Pousada da Detinha, próxima ao Pelourinho, seguindo recomendações de uma moça daqui do site. A pousada é muito simples e barata (R$ 70,00 a diária do casal com café da manhã), fica em uma rua bem escondidinha, não tem banheiro nos quartos, (só um vestiário comum por andar), mas é tudo muito limpo e o pessoal é bem bacana, fomos muito bem tratados.

 

Com relação à cidade de Salvador, sinceramente não gostei... Apesar de ter lugares bonitos, a sensação de insegurança é constante. Todos os lugares que fui, me falaram para ter cuidado para não ser roubada, me falaram para não andar sozinha (nem de dia), sou uma pessoa acostumada viajar pelo mundo afora, já fui para vários lugares sozinha e nunca tive tanto medo de estar em um lugar, como tive em Salvador.

 

No dia seguinte à nossa chegada e após passearmos pela cidade, seguimos para Morro de São Paulo de catamarã. Pagamos R$75,00 pelo deslocamento e a viagem que estava previsto durar 2 horas, durou quase 3 horas mas não vi quase nada, pois tomei um comprimido Dramin para evitar enjôos e acabei dormindo.

 

Quando chegamos no porto de Morro de São Paulo, antes mesmo de sairmos, nosso catamarã foi invadido pelos carregadores de bagagem pegando nossas malas sem autorização, cobrando de R$ 10,00 a R$ 30,00 por mala para carregá-las.

 

Ao entrar na ilha fomos obrigados a pagar uma taxa de R$ 10,00 por pessoa para entrar em Morro (para sair paga + R$ 0,62).

 

Meu namorado ficou encarregado de pesquisar o hotel, ele escolheu, pagou nossa hospedagem à vista e depois me falou onde ficaríamos, no HOTEL PUERTO BEACH. Entrei no site do hotel e adorei, mas depois entrei em outros sites e li horrores sobre o lugar, vi inúmeros relatos sobre a higiene do lugar, a qualidade da estrutura, o tratamento do pessoal, a distância das outras praias e até falta de água. Ficamos muito tristes, pois já tínhamos pago tudo à vista e eles não reembolsavam o dinheiro. Decidimos ir assim mesmo e caso algo desse errado iríamos trocar de hospedagem e perder o dinheiro investido, mas quando chegamos, qual foi a nossa surpresa, o hotel é ótimo, ótimo, ótimo!!!!

 

Adoramos o lugar, a localização, o tratamento, os quartos, a limpeza, enfim, foi a melhor surpresa da viagem... Lá os preços são bem em conta, e a tabela não muda conforme os feriados. Se retornarmos à Morro de São Paulo, voltaremos a ficar lá, sem a menor dúvida. Recomendamos com o maior prazer!

 

Me parece que as pessoas que reclamaram haviam comprado um pacote pela CVC com promessas de encontrar um hotel de super luxo, quando chegaram e não viram que o hotel não condizia com o combinado, fizeram milhares de reclamações, no meu modo de ver, injustas.

 

Adoramos Morro de São Paulo, e na baixa temporada é perfeito para namorar... Fizemos o passeio de volta à Ilha, fomos à Boipeba, tomamos banho de argila na Gamboa, fomos na Ponta do Curral, assistimos o por-do-sol do mirante, nadamos com os peixinhos na Quarta Praia, nas piscinas naturais em alto mar e comemos de tudoooo...

 

Comer foi um capítulo à parte, os melhores e mais baratos restaurantes estão na Vila.

 

O Restaurante Tia Dadai era o mais famosos entre minhas pesquisas e não nos decepcionou, o pessoal é simpático, o serviço é rápido e a comida é boa demaaaaiss! A moqueca de lagosta e a de Peixe-vermelho são excelentes!

 

No passeio de volta à ilha paramos para almoçar e comemos na barraca do meio (não me lembro o nome) Moqueca de Badejo, foi a melhor moqueca de nossas vidas, M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A !!!!

 

Também comemos o famoso bobó de camarão no Restaurante Tinharé, foi bom, mas o atendimento é muito lento ( estava vazio), nos deixou a desejar e a porção não é tão bem servida como em todos outros restaurantes em que a porção para uma pessoa serve duas tranquilamente.

 

Tomamos sucos naturais, caipirinhas e caipifrutas na Barraca do Joe, por R$ 10,00 cada, são excelentes, e eles fazem uma rodinha de samba muito legal, recomendo a caipifruta de frutas verdes feita com cachaça, porém na Segunda Praia também tem barracas que vendem 2 caipifrutas por R$ 10,00, mas não posso dizer se são tão boas quanto as do Joe.

 

No fim, já no catamarã regressando para Salvador, tivemos umas melhores e mais emocionantes surpresas de nossas vidas... Vimos várias baleias Jubarte em pontos diferentes da viagem e já nas proximidades de Salvador vimos vários golfinhos, foi lindo!

 

Morro de São Paulo foi uma experiência maravilhosa, mas devido à especulação imobiliária e o assédio e exploração ao turista, na nossa próxima viagem vamos nos hospedar em Boipeba, recomendo!

 

Agradeço ao site, pelas informações que obtive todas foram muito úteis, por isso estou aqui para registrar o meu relato.

 

Espero poder ajudar também!

 

Abraços...

 

Dani Silva

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Marcio, tudo bem?

Conversamos com o guia que nos recebeu para fazer uma trilha em Boipeba e ela nos disse que todos os estabelecimentos comerciais da ilha pertencem a nativos, eles têm uma associação que organiza o Turismo para que a atividade se desenvolva de forma sustentável de forma a minimizar os impactos ambientais, preservando as raízes culturais e distribuindo a renda entre entre todos. Eles têm uma filosofia totalmente diferente de Morro, inclusive quando foi proposto que cobrassem a taxa de entrada à ilhas, eles foram contrários, porém querem um turista consciente que respeite o espaço deles.

Ficamos muito curiosos e cogitamos uma volta para conhecermos a ilha inteira e ele nos recomendou que alugássemos uma casa, uma vez que sairia bem mais barato, mas se quiséssemos ficar em pousadas, existem de todos os preços, porém, em geral são mais baratos que em Morro.

Se você gosta de praias desertascom coqueiros, águas quentes e cristalinas, gosta de caminhar e fazer trilhas, tenho certeza que você escolheu o lugar certo!

Quero ver seu relato no regreso...

Espero que você goste tanto como eu gostei!

Boa viagem!

Abraços

Dani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dani disse:

 

"Ficamos muito curiosos e cogitamos uma volta para conhecermos a ilha inteira e ele nos recomendou que alugássemos uma casa, uma vez que sairia bem mais barato, mas se quiséssemos ficar em pousadas, existem de todos os preços, porém, em geral são mais baratos que em Morro."

 

Dani, você teria informações mais detalhadas sobre aluguel de casa no Morro de São Paulo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Salenka, tudo bem?

 

Pois é, o fato de alugar uma casa seria em Boipeba, o guia nos falou que na baixa estação poderíamos ir sem ter nada marcado que chegando lá poderíamos negociar. Da primeira vez que esteve no Morro, meu namorado fez assim, foi em baixa estação e chegando lá negociou preços nas pousadas e saiu muito mais barato do que reservar nos sites.

Não vi nehuma casa para alugar em Morro e acho arriscado ir sem ter hospedagem garantida, porque daqui até maio (se não me engano) vai estar tudo lotado e caríssimo.

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Salenka, para ser bem sincera, eu não recomendaria nem a visita à Ilha no mês de janeiro, uma vez que vai estar muito cheia e os preços astronômicos :(

Talvez ficar em Boipeba seria uma opção, mas isso vai depender do que vc procura, se for tranquilidade é o lugar idela e acredito que não vai ficar tão cheio como Morro De São Paulo.

Isso é só uma opinião, não quero te dar um banho de água fria, mas falo baseada nas minhas recentes percepções em baixa temporada.

Espero ter colaborado...

Divirta-se!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...