Ir para conteúdo

Maranhão - Roteiros e Meios de Transporte entre Cidades


Posts Recomendados

  • Membros

Olá galera, estou querendo ir de Belem a São Luiz via Alcantara neste mes de julho e gostaria de saber se as condições da estrada ainda estão boas como o outro colega mencionou anteriormente. Se o preço da travessia da balsa ainda continua e mesmo (R$50,00). Se alguém sabe o horario da travessia da balsa alcantara-são luiz.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
  • Respostas 227
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Olha amigo, até onde eu sei, Não se atravessa carro por Alcântara, e sim pelo Cujupe( cidade cerca de 1:30 min de Alcântara ), Alcântara só barcos para passageiros mesmo. As estradas estão relativamente boas, com alguns trechos com buracos, mas nada intrafegável para carros pequenos....

 

Travessia no Ferry Boat, por onde transportam carros( em Cujupe) o preço está 35-45 reais.

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros

Para quem estiver indo para São Luis pelo ferry boat (CUJUPE), a condição da estrada no final de julho/2010 é a seguinte:

- De Belém até a fronteira do Maranhão: muito boa (300 Km)

- Da fronteira do Maranhão até Governador Nunes Freire (BR 316) - Boa (50 Km)

- De Governador Nunes Freira até o CUJUPE (MA 106) - Km 0 ao Km 15, razoável mas sem acostamento e sem sinalização. Km 15 até a entrada de Turiaçú, ruim, pequenos trechos de asfalto intercalados com muitos buracos que atravessam toda a extensão da pista, em alguns ponto é melhor atravessá-los pelo acostamento. Turiaçú até Santa Helena, a estrada continua ruim mas melhora quanto mais perto se chega de Santa Helena. De Santa Helena até Pinheiro, estrada boa mas sem sinalização nas lombadas. Pinheiro até entrada para Bequimão, estrada muito ruim com muitos buracos, alguns pequenos, alguns grandes, piorando quanto mais perto se chega da entrada de Bequimão. De Bequimão até o CUJUPE, estrada péssima com grandes buracos no centro da pista, tipo armadilha para os pneus do lado esquerdo do veículo, prossiga com MUITO CUIDADO caso não conheça o trecho (189 Km).

Importante lembrar de reservar o lugar do veículo no ferry boat com antecedência pelo site www.serviporto.com.br, levando impressa a confirmação.

Tempo médio de viagem até a entrada do ferry boat, 6:30h parando só para abastecer.

Boa viagem gente e dirijam com cuidado.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal!

Vou agora fim do ano para os Lençois com mais 3 amigas, de Barreirinhas vamos para Jeri, queríamos fazer a "rota das emoções" em 4x4, viagem direta em um dia.

Alguém sabe me informar se é fácil contratar esse serviço em Barreirinhas, se é preciso contratar antecipado, e qual o valor aproximado desta viagem???

Valeu gente!!!

Link para o comentário
  • Membros
Olá pessoal!

Vou agora fim do ano para os Lençois com mais 3 amigas, de Barreirinhas vamos para Jeri, queríamos fazer a "rota das emoções" em 4x4, viagem direta em um dia.

Alguém sabe me informar se é fácil contratar esse serviço em Barreirinhas, se é preciso contratar antecipado, e qual o valor aproximado desta viagem???

Valeu gente!!!

 

Olá, fiz esse trajeto ao contrário, saindo de Jeri chegando em Barreirinhas. Por ser baixa estação consegui alugar uma Toyota 4x4 por 600 reais. Como eramos 3 pessoas ficou 200 reais pra cada e o motorista conseguiu mais uma pessoa pra levar na viagem (eles levam até 4 pessoas mais o motorista). Não fizemos todos os passeios do percurso, tipo Delta do Parnaiba e em Tatajuba somente passamos e ficamos 15 minutos. Mas o trajeto é o mesmo, e a parte mais bonita é o pedacinho de praia entre Caburé e Paulinho Neves e depois um pedaço de 70 km de praia já antes de chegar a Jeri (pra vc que vai vir do lado oposto). É importante frisar que tem um pedação de estrada de asfalto que não é tão interessante.

 

Pra subir de Barreirinhas a Caburé é possivel de barco voadeira. Eu que fiz o caminho inverso fiquei ilhado em Caburé, pois cheguei por volta das 15h30 e não tinha mais voadeiras descendo. As informações eram confusas em relação ao barco de linha, ninguém tinha o telefone pra pedirem pra eles passerem no dia seguinte me buscar, então sai caminhando e pesquisando em todas pousadas e restaurantes que tinha no vilarejo. O negócio é o seguinte, as voadeiras começam chegar em Caburé com turistas por volta das 12h00 e voltam no mais tardar as 15h00. O melhor é negociar direto com o piloto da voadeira e não pedir pro dono da pousada faze-lo, pois senão paga-se mais caro. Descobri que negociando direto, consegue-se pagar de 15 a 20 reais enquanto a Susana da pousada queria 35 reais. Mas no final do dia encontrei ainda um barco de pescador que estava descendo pra Barreirinhas e negociei por 10 reais pra me levarem. Estávamos em 3 pessoas e tivemos que ficar no fundo do barco onde o cheiro de disel é mais forte. O barco quebrou 3 vezes a correia dentada e viajamos a noite no rio o que foi uma experiencia única. Após 3 horas chegamos em Barreirinhas =)

 

China

Link para o comentário
  • Membros

Olás Mochileiros de Plantão!

Primeiramente gostaria de pedir desculpas por demorar tanto para postar infos sobre a trip, mas enfim aqui estou!

Gostaria também de agradecer muito, todos os relatos, dicas, respostas postados aqui, pois realmente ajudaram demais na viagem!

 

Para tentar não ser muito repetitiva, vou colocar aqui pontos que acho que poderão contribuir de alguma forma para quem vai fazer o roteiro detalhado de SLZ a FOR, mas havendo dúvidas podem mandar MPs:

 

Obs.:

* Fiz esta trip com minha barraca, então em alguns lugares foi super útil (abaixo vou comentar onde). ::mmm:

 

 

 

São Luiz

- O albergue de São Luis, é muito bom / O transporte coletivo é tranquilamente ok / É possível lanchar e almoçar com preços super acessíveis em todo o Centro Histórico / Para quem for a Alcântara, fique atento no retorno para São Luiz, pois os barcos lotam rapidinho, dica: assim que chegar compre a volta para SLZ (quase ficamos presos em Alcântara! Mas tbem não seria má idéia, lá é mto agradável), dica: almoce na Pousada da Josefá, de toda trip foi o melhor almoço e mto barato, fica na rua principal super fácil achar / S. J. Ribamar e Raposa são cidades dispensáveis no roteiro, mas gostei de ter ido até estes points, é pitoresco e o pessoal local é bastante conversado! (rsrs)

 

20110430205123.JPG

Típicos azulejos, em São Luiz

 

20110430204534.JPG

Alcantara

 

 

Barreirinhas / Lençois Maranhenses

- Pousada Terral, mais ou menos (o local estava em reformas), mas na margem do Preguicas, vista ok!/ Para ir para os Lençois, me pareceu monopólio as Toyotas.. / Dica: como estavamos com a barraca e suprimentos, pagamos apenas a ida para os Lençois /*não há palavras para falar, nem fotos para mostrar o quão maravilhoso é os LM */ Fazer a travessia, recomendo sim!! (a ideia inicial era fazer a travessia sem guia, mas no primeiro de dia acampado, encontramos um grupo de turistas com guia, indo para Baixa Grande em 1 dia, então nos juntamos /* quase morri! rsrs como estava com mochila e barraca, o peso e a velocidade (chegar em um dia até Baixa, sem mtas paradas) foi difícil! O tempo todo subindo e descendo "duninhas" e atravessando "lagoinhas", rsrsrs... mas muito muito lindo mesmo, valeu cada esforço físico! e detalhe ir sem guia é apenas para experientes, acho que se perder por lá é algo muito fácil! havia pensado em ir sem guia, mas dando de cara com a imensidão de areia, ninguém com consciência sai andando por lá! Outro detalhe, lá é muiiiiiiito bonito, então cuide-se para não ficar doido e sair andando sem um guia hihihihi! */

 

20110430205415.JPG

Lençois Maranhenses

 

 

Baixa Grande / Lençois Maranhenses

Em Baixa Grande, há redes para locar, e é claro, área para montar a barraca, passar a noite por lá é muito agradável, o céu fica ainda mais maravilhoso / Recomendo pedir ao pessoal de lá para fazer a galinhada especial... rsrs é bastante gostosa, tudo lá é muito barato, poderiam cobrar mais! Eles merecem! O pessoal por lá tbem muito conversado..! / Tinha uma Toyota saindo de lá para Atins (o pessoal comentou que foi sorte, mas enfim, caso alguem tenha que ficar por lá um ou dois dias a mais, caso não tenha compromissos ou voos esperando, não faz mal, lá é lindo e agradável!) / Pelo litoral do Atlantico, a vista linda! Pedimos a Toyota para nos deixar em Canto do Atins! O transporte de Toyota foi até barato / Recomendo muito a Pousada da Tia Luiza, tem quartos, redes para locar e area para barracas! As refeições deliciosas (camarão! e a tapioca no café!) / Passeios nas redondezas, sem guias é totalmente possível / Ficamos por lá dois dias, recomendo mais dias / Seguir a pé até Atins é muito tranquilo, até mesmo para os pés cansados da travessia ... rsrsrs

 

20110430205659.JPG

Canto do Atins, (oceano >> planície verdejante >> e no quintal os Lençois Maranhenses, eiiita lugar maravilhoso)

 

 

Atins / Rio Preguiças

(Apenas passei por Atins, recomendo ficar mais tempo, o lugar me pareceu mtoooo agradável) / Para subir o Rio Preguiças, se não tiver o barco de linha, é necessário conversar com os barqueiros e fechar um frete (juntamos dez turistas e conseguimos subir o rio, acho que sempre é possível) / Paisagens lindas

 

20110430210111.JPG

Rio Preguiças

 

 

Barreirinhas / Paulino Neves / Tutoia

-O transporte para Paulino Neves é pela manhã / Em Barreirinhas, recomendo muito a Pousada do Porto, café ótimooo, quartos, redes para locar e área para barraca! Um atendimento cinco estrelas / Continuando a trip... há duas opções, pegar uma Toyota que te deixa direto em Tutoia ou uma outra que faz parada em Paulino Neves daí você pega outra Toyota para Tutoia, rsrs! Tanto faz as opções, em Barreirinhas o pessoal tenta fazer terrorismo, mas senti que sempre é possível consegui transporte.

 

20110430210346.JPG

BR-402, a caminho de Tutóia passando por Paulino Neves (estrada)

 

 

Tutoia / Parnaiba

-Para quem planeja estadia em Tutoia apenas como um ponto de saída para o Delta (como havia planejado), a passada por lá Tutóia é realmente dispensável! Detalhe importante o barco de linha que fazia o transporte até Parnaiba, não faz mais! Então caso alguem queira muito ir de barco para Parnaiba saindo de Tutóia, tem de negociar com algum barqueiro! Verificamos essa possibilidade e sai um pouco caro, acho que não compensa (vc tem de levar alimentação, o barco é pequeno e como o passeio é longo, fica algo cansativo... o passeio pelo Delta saindo de Parnaiba mesmo, me pareceu bem mais viável!!) / Em Tutoia encontramos a Pousada Em-barcação, na beirada da praia, quartos para quatro pessoas, preço ok... café ok.../ Enfim há ônibus que sai de Tutoia e vai para Parníba, caso vc perca o onibus, há vans/toyotas que vão até Canabrava e daí depois você pega um ônibus que vai para Parnaiba! Fizemos esta alternativa, foi oks /*a vantagem de parar em Tutoia, é para comprar umas latinhas de guaraná Jesus, para levar para casa hihihi, afinal depois de sair do MA, não há mais....*/

 

Parnaiba

-Da rodoviária ao centro de Parnaíba é longe, chegamos lá no domingo, então transporte coletivo estava reduzido, uma alternativa barata e rápida para nós, foi achar uns mototaxi! Recomendo a Pousada Igaraçu, preço compatível e café muito bom e no centro / O passeio no Delta me pareceu quase impossível sem agencias... / Detalhe importante, chegando em Parnaíba compre sua passagem para Camocim! Acabam bem rápido...

 

Camocim

- Pousada Luzitania mais ou menos (chegando a noite, não havia muito animo para procurar outras...) / Perto do mercado, Toyotas para Jericoacoara (para quem estiver disposto, recomendo ficar um pouco mais em Camocim para conhecer umas praias a oeste que dizem ser bonitas! fomos direto para Jeri, passando por Tatajuba) Transporte para Jeri é muito tranquilo de conseguir! / A vista no caminho é muito bonita!!

 

Jeri

- Pousada Juventude, quartos e area para barracas!! Os passeios verifique bem, em Jeri senti um monopólio de bugues... A praia é linda, as pedras e a pedra furada são lindas, o oceano Atlantico é lindo, as lagoas da região também! Recomendo refeições no Ponto do Big, a comida é muito gostosa! (Há muiiitos turistas, então fica um pouco tumultuado, caso prefira um lugar mais tranquilo, Jeri deve ser apenas passagem na viagem...) / Compre a passagem para Fortaleza quando chegar, para evitar transtornos...

 

Fortaleza

- Na rodoviária consiga um mapa detalhado com todos os points históricos da cidade... o Albergue é ok... cidade grande, trânsito... acho que devido o cansaço não pudemos aproveitar muitoooo, e depois de passar por tantos lugares extremamente lindoss ahhh... enfim okoks...

 

 

Lembretes / Recomendações:

* imprimir mapinhas das cidades que pretende passar;

* ler, anotar e fazer um planejamento detalhado;

* anotar os endereços de agencias bancarias, supermercados e farmacias das cidades que fazem parte do roteiro;

* praticamente em todas as cidades que passamos tinha lan house, o que facilita a comunicação...

* levar as pilhas recarregáveis, mas comprar pilhas alcalinas antes de alguns passeios... (em Baixa Grande não tirei fotos devido a falta de pilhas, que triste...)

* levar caderneta para anotaçoes diversas e para e-mails! se estiver disposto, é possível encontrar muitos novos amigos...

* para mochileiros iniciantes (como eu) recomendo muito, dividir a mochila e deixar metade em casa!... em uma trip longa, cada pesinho a mais na mochila é sentido nas costas, braços e pernas...

* ainda sobre mochila... leve uma farmácia consigo, é bastante útil!

* por onde passar não esqueça para trás as embalagens e resíduos gerados!

::otemo::

 

 

Oks!

Sds. Loh

 

 

20101114011309.JPG

Lagoa do Peixe, Lençois Maranhenses (MA)

 

 

Ps.: as fotos estou adicionando no Panoramio.com, caso queiram dar uma olhada: http://www.panoramio.com/user/2732577/tags/Alc%C3%A2ntara%20(MA)

 

--

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros

Olás, Pessoal!

 

Estou deixando em anexo:

* O roteiro que havia planejado de SLZ a FOR.. (diferiu um pouco do qual eu realizei no dia-a-dia, mas ainda sim eu recomendo o planejado..), e

* A planilha com meus custos (está faltando os três primeiros dias, em SLZ, é que perdi as anotações...)

::mmm:

 

Enfim, espero que seja útil!

Sds.

Loh

custos_ferias_2010.xls

598d9eb35437f_roteiro_LM2.jpg.5dbc232b782d30981d31bb76752e07b8.jpg

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...