Ir para conteúdo

Um dia em Cabo Polônio - Uruguai


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[align=justify]Esse é o relato de viagem a Cabo Polônio no ultimo dos 16 dias que passamos pela Argentina e no Uruguay. O relato de toda a viagem foi feito pela Paulinham e pode ser acompanhado neste link

 

Neste ia fomos somente eu e meu namorado Leo Ramalho, pois nenhum dos nossos companheiros animaram. Saímos por volta das 7 horas de Punta Del Este, onde estávamos há 2 dias. Pegaríamos o ônibus por volta da meia noite, direto para o aeroporto de Montevideu com destino ao Brasil.

 

Cabo Polônio é um Parque Nacional do Uruguay e área se proteção de Lobos Marinhos, que tem uma das maiores colônias do mundo, isso se não for a maior. É um pequeno pedaço de terra em formato de ponta de flecha cercado pelo mar por dois lados. O caminho desde a Ruta 10 até o Cabo é formado por dunas de areias, o que impede a chegada de carros comuns.

 

Saímos cedo de Punta Del Este em um carro que já havíamos alugado no dia anterior para andar pela cidade. Aproveitamos que estava muito cedo e paramos para tirar umas fotos no mais famoso cartão postal de Punta, La Mano.

 

Cabo Polônio fica há aproximadamente 150km de Punta Del Este, e é bem simples de chegar, inclusive de ônibus. Pra quem vai de carro é preciso pegar a Ruta 9 até a cidade de Rocha, depois virar a direita e pegar a Ruta 15 com destino a La Paloma e depois virar a esquerda na Ruta 10 e seguir até o kilometro 264. A estrada é boa e todas as entradas são bem sinalizadas. Na ruta 10 a estrada tem piores condições, e a sensação é que o caminho está errado, com poucas casas e quase nenhum carro na estrada. Porém não tem como errar.

 

DSC_0561_800x531.jpg

 

Ao chegar em Cabo Polônio já da pra ver os caminhões 4X4 que fazem a travessia das dunas até o Cabo. Também é possível atravessar a cavalo. Você compra o ticket de ida e volta. No local ainda tem um centro de informações turísticas onde é possível saber mais informações do lugar e outros na região. Não me lembro mais o valor do ticket, mas era algo entre 10 e 15 reais.

 

DSC_0556_800x531.jpg

 

Eu e o Leo fomos na parte de cima do caminhão chacoalhando nos 20 minutos de viagem sobre as dunas. O visual é lindo, principalmente quando aparece o mar em uma imensa praia quase deserta.

 

DSC_0582_800x531.jpg

 

O caminhão nos deixa no que seria a praça central do cabo. Como tínhamos pouco tempo, pois precisávamos voltar a tempo de devolver o carro, já fomos direto andar pela praia em direção ao farol.

 

DSC_0594_800x531.jpg

 

DSC_0615_800x531.jpg

 

No caminho na até a ponta do cabo encontramos alguns filhotes de leões marinhos mortos. Acreditamos que eles tenham vindo com a maré e que não conseguiram retornar. Nas ilhas em frente a parte norte do Cabo, milhares de pontos pretos indicam a presença dos lobos. Pena nao é possivel fazer um passeio de barco para ve-los nas ilhas...

Na ponta do Cabo vários lobos descansam nas pedras. É possível chegar próximo ao local, porem uma cerca delimita a área só dos lobos. Então sentamos e ficamos observando os lobos surfarem nas ondas até chegar nas pedras.

 

DSC_0619_800x531.jpg

 

DSC_0649_800x531.jpg

 

Depois subimos no farol pra apreciar a vista do Cabo. Maravilhoso!!!!!!!!!!!!!

 

DSC_0673_800x531.jpg

 

DSC_0683_800x531.jpg

 

DSC_0690_800x531.jpg

 

Na descida, andando pelo vilarejo encontramos com uma Uruguaia, que tem casa em Cabo Polonio há mais de 20 anos. Ela também já morou no Brasil. Hoje mora em Montevideu, porem foi para o Cabo para vender camisas no verão. Ela nos contou a historia do local e como vive ali, sem água encanada e energia elétrica, pois não existe na ilha.

 

Ela nos recomendou ir à parte sul do cabo, lá segundo a mesma, é a parte rica. Com as maiores casas, caminhonetes estacionadas, geradores de energia e antenas de TV. É lá que ficam os europeus alugam as pequenas casas para passar o verão. E quem diria..até em um local como Cabo Polônio existe diferença social... A parte sul do Cabo também é a que tem a praia mais bonita.

 

DSC_0699_800x531.jpg

 

DSC_0704_800x531.jpg

 

O Cabo fica agitadíssimo no verão com as pousadas e hostels lotados e festas que virar a madrugada. O inverno, segundo ela, é terrível com ventos fortíssimos e gelados que vem do sul e costumas destelhar as casas.

 

Como boa mineira, não resisti a belíssima praia e fui molhar meus pesinhos no gelado mar uruguaio por alguns poucos minutos. Depois voltamos em direção a praça para pegar o caminhao e iniciar o caminho de volta.

 

DSC_0717_800x531.jpg

 

Pra quem acha que o local é so pra jovens, voltamos em um caminhao com uma excursão de brasileiros da terceira idade, com uma energia de dar inveja.

 

DSC_0724_800x531.jpg

 

DSC_0730_800x531.jpg

 

Como ainda tínhamos algum tempo, voltamos parando nas cidades do litoral pra apreciar a vista. La Pedrera, que ainda parece uma vila de pescadores e La Paloma, já bem maior!

 

DSC_0748_800x531.jpg

La Pedrera

 

DSC_0757_800x531.jpg

 

DSC_0768_800x531.jpg

La Paloma

 

O lugar vale muito a visita e fiquei com um gostinho de quero mais. De aproveitar com calma, sentar na praia e assistir a um belo por-do-sol. Fica pra próxima![/align]

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 9 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...