Ir para conteúdo

Petrópolis a Teresópolis


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal,

 

Meu nome é André e este é meu primeiro post no forum, apenas para me apresentar sou ciclista e pratico cicloturismo e ciclismo de longa distancia, não vou me alongar nesse assunto pois não é o objetivo aqui.

 

Estou abrindo esses tópico para tentar coletar o máximo de informações possiveis sobre a tavressia de Petropolis a Teresopolis na Serra dos Orgãos, sempre ouvi falar dessa travessia vi diversas fotos, mas nunca consegui coletar informações suficiesntes para ir realizar essa travessia, me desculpem caso esse tópico seja repetido por favor me indiquem os links dos tópicos referentes a esses assuntos.

 

Bom, já realizei viagens de bicicleta, mas nunca uma travessia a pé, então de cara digo que sou mochileiro de primeira viagem e gostaria de algumas dicas também.

 

Algumas dúvidas que tenho sobre a tavressia de Petropolis a Teresopolis :

- Acho que primeiro teria que saber como estão as cidade de Petropolis e Teresopolis depois dessas chuvas?

- É necessário agendar com a administração do parque para realizar a travessia?

- É uma travessia para ser realizada com um guia, correto?

- Esse guia é do parque, ou existem empresas que exploram o tursimo na região e oferecem o seviço de guia?

- Minha vontade é aproveitar os dias do carnaval para realizar essa travessia, será que é possível fazer nesse período?

- Equipamentos, em Março ainda vai estar quente, ainda não tenho barraca, isolante, saco de dormir e roupas apropriadas, quais seriam mais recomendados para essa travessia nesse período? algo com custo relativamente baixo e que eu não use apenas uma vez e jogue fora.

 

Desculpe a quantidade de perguntas, estou indo atraz das informações mas acho que concentrar tudo em um post pedindo ajuda é mais fácil para localizar tudo que preciso saber. :D

 

Obrigado,

Até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fiz a travessia Petrópolis-Teresópolis em 2007. E a trilha da Pedra do Sino faz uns 5 meses, com minha filhinha de 9 anos!

Não ouça quem diz que a travessia é moleza: não é. Exige preparo físico adequado, roupas adequadas e muita informação!

 

Seguem as minhas dicas em cima das suas perguntas!

 

- Acho que primeiro teria que saber como estão as cidade de Petropolis e Teresopolis depois dessas chuvas?

 

Há um tópico aqui no Mochileiros, pedindo para as pessoas irem para a região, pois ela depende de turismo.

E que as cidades estão aptas a receber bem os visitantes!

 

- É necessário agendar com a administração do parque para realizar a travessia?

 

Primeiro, os custos que você pagará na entrada:

- R$ 10 - Entrada.

- R$ 15 - Para fazer a trilha.

- R$ 1,50 ou R$ 7,50 - cada pernoite no Parque, de segunda a sexta e sábado/domingo, respectivamente.

 

- R$ 20 - cama dentro do Abrigo 4 (tipo chalé rústico), na Pedra do Sino.

- R$ 15 - se você usar um saco de dormir dentro do Abrigo 4.

- Camping na área do Abrigo 4 é gratuito.

O uso da cozinha é gratuito para quem está dentro do abrigo. Quem está acampando paga uma taxa.

 

Há um número limitado de pessoas que podem fazer a trilha diariamente.

A entrada é feita conforme a ordem de chegada na portaria, no dia da trilha.

Há outras formas de você garantir a sua entrada:

1) Se você contratar um guia credendiado, ele poderá fazer a reserva pra você.

2) Reservando vaga no Abrigo da Pedra do Sino você garante a sua entrada no Parque.

Há um formulário de reserva no site do ICMBio Parnaso.

 

- É uma travessia para ser realizada com um guia, correto?

 

Para pessoas bem experientes e com GPS:

O guia não é fundamental. Aconselhável, sim! O problema é que quando há neblina, somem os pontos de referência. O GPS também não indica certos pontos de passagem ideais em caso de chuva.

Para pessoas inexperientes:

O guia é fundamental. Já que você tem muita experiência com bike, mas trilhas não, então ajude o pessoal da região e contrate um guia! rs

 

Quando eu fiz a travessia encontramos 3 pessoas perdidas e que se achavam experientes e já conheciam a trilha.

No Abrigo pessoas perdidas chegaram durante a madrugada, em estado de hipotermia.

 

No primeiro dia, NÃO comece esta caminhada após as 11h.

NÃO comece esta caminhada após as 11h. NÃO comece após as 11h!

Isso pra evitar caminhar à noite em trechos perigosos.

O ideal é chegar na portaria do Parque antes das 8h!

Até você preencher os formulários, pagar taxas, preparar mochila, etc, perderá entre 1h a 2h!

Aqui não tem segredo: quanto antes colocar o pé na trilha, melhor.

 

- Esse guia é do parque, ou existem empresas que exploram o turismo na região e oferecem o seviço de guia?

 

Os guias são credenciados pelo Parque Nacional e são chamados de condutores.

Você pode contatá-los através do link abaixo:

w*w*w4.icmbio.gov.br/parnaso/index.php?id_menu=129

(no link acima, apague os asteriscos*. Coloquei-os pro site não apagar esta informação!).

 

Já fiz esta trilha com o guia Rennan, que é funcionário do Parque. (21) 3641-1013 - (21) 9714-2683.

 

A caminhada do primeiro dia - da portaria até os Castelos do Açú - é pesada. São apenas 7 km, mas você subirá 1.100m entre a altitude da portaria até o Açú.

O trecho mais complicado é entre os Castelos do Açú e a Pedra do Sino.

Da Pedra do Sino até o final a trilha é bem marcada.

 

- Minha vontade é aproveitar os dias do carnaval para realizar essa travessia, será que é possível fazer nesse período?

 

Sim! O único detalhe é o número de mochileiros, que é grande nesta época.

E lembre-se que é uma época de chuvas! Ligue para o Parque e informe-se: (21) 2152-1120

 

- Equipamentos, em Março ainda vai estar quente, ainda não tenho barraca, isolante, saco de dormir e roupas apropriadas, quais seriam mais recomendados para essa travessia nesse período?

 

Isso é uma longa conversa! Mas aqui no site Mochileiros você encontrará suporte legal pra isso!

 

Uma dica: antes de fazer a travessia Petrópolis-Teresópolis, faça alguma trilha bate-e-volta!

O legal seria você fazer a trilha da Pedra do Sino, que é o trecho final da travessia.

Dá pra fazê-la em 1 dia. Mas o bacana é você subir até o Abrigo 4, ao pé da Pedra do Sino, curtir a noite lá, dormir, e descer no dia seguinte.

 

A travessia Petrópolis-Teresópolis é absolutamente maravilhosa!!! ::otemo::

Ah! E passeie dentro destas cidades! Gaste lá com artesanatos, pousadas, restaurantes, guias, etc.

A população de lá agradece!

 

Boa sorte!

 

Luis

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala ae Andre.

Uma ótima escolha que vc está fazendo com a Travessia de Petropolis x Teresopolis.

Faz 5 meses que fiz esta Travessia. Faço das palavras do Luis as minhas, e o que posso acrescentar:

 

>Como é sua estreia em longas travessias à pé, realize esta Travessia com um Guia Credenciado do parque. Com essas chuvas, alguns trechos dentro da trilha podem ter sidos afetados. Além do trecho do 2º dia, que pode ser bem complicado para quem não conhece e fácil de se perder, ainda mais com neblina (eu mesmo peguei neblina e visibilidade quase zero em alguns trechos. Além de que, sempre estarão te ajudando e te passando varias dicas importantes.

Nessa area, Recomendo o meu xará:

Guia Leonardo Holderbaum, ele é funcionário do parque na area de conservação das trilhas, e além disso tem sua propria empresa de turismo com uma equipe especializada na Serra dos Orgãos, e é registrado no Ministério do Turismo 07.952.272.721

o site deles é w*w*w.serratrekking.com.br

telefone dele (24) 9266-8848

 

>Apesar de estar calor durante o dia (é lá faz muito calor durante o dia) a noite as coisas mudam. Não tenho ideia quanto deve estar lá por cima, mas essa equipe provalvemente pode te passar como estão as coisas para vc se preparar. A ultima vez meu termometro marcou 7ºGraus na madrugada kkkkk (mas tbm era a epoca do ano).

 

Mas é isso, ae se prepare, por que nessa Travessia, todo esforço vale muuuito a pena. Uma das mais incriveis que já realizei.

Boa sorte, boa viagem e curta a montanha.

Abrçs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

* NÃO FAÇA ESTA TRAVESSIA NO VERÃO.É PEDIR PARA SE DAR MAL

 

* CONTRATE UM GUIA, POIS COMO VC É INEXPERIENTE COM TODA A CERTEZA ABSOLUTA DESSE MUNDO, VC IRÁ SE PERDER

 

* SE DESEJA SEGUIR NO RAMO DE TRILHAS, PODE SIM COMPRAR UM ISOLANTE QUE É BEM BARATO, BARRACA E SACO DE DORMIR, ALÉM DE UM BOM CASACO, ANORAK E FOGAREIRO.

 

* CASO NÃO PRETENDA, ALUGUE COM OS GUIAS, O LEONARDO HOLDERBAUM FOI MEU GUIA EM 09/2009, ELE ALUGA EQUIPAMENTOS, ASSIM COMO O GUIA MATEIRO.

 

ABRAÇOS E BOA TRILHA....SE PROGRAME PARA FAZER QUALQUER DIA ENTRE JUNHO E SETEMBRO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Boa tarde à todos,

 

Estou indo para a travessia Petrópolis-Teresópolis no próximo sábado (05/03/2011). Caso alguém queira ir, por favor entre em contato via email (rafaelll.cavalcanti@gmail.com).

 

Estou indo sozinho e sairei no sábado às 7:00h, da portaria do parque em Petrópolis, possuo gps e tenho uma barraca para 2.. caso alguém queira dividir é só falar. Hoje entrei em contato com o pessoal do parque e me disseram que as trilhas neste lado do parque não foram afetadas pelas chuvas que assolaram a região e que hoje um grupo conseguiu completar a travessia com sucesso.

 

Super dia á todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...