Ir para conteúdo

Guia e Dicas sobre Moedas, Cartões e Gastos na Bolívia


Posts Recomendados

  • Respostas 511
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Cassiandra,

 

Quando você chegar no aeroporto, procure se dirigir para o Terminal de Buses, lá certamente terá cambistas bem na frente e tambem em La Cancha, que é uma grande feira a céu aberto que fica bem em frente ao terminal, lá também poderá fazer o câmbio e comprar algumas peças para frio, mais nada técnico, somente roupa comum.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá John, seja bem vindo!

 

Bom, notas de 100 dólares quase não são aceitas na Bolívia, principalmente nas ruas.

 

Se a nota for velha, riscada, rasurada ou tiver um pequeno rasgo nas bordas, não vão aceitar ou vão querer te pagar menos do que vale.

 

Quando for comprar dólar, dê preferência a notas novas de 10, 20 e 50, mas sempre cuidando para que não tenham rasgos, riscos, etc...

 

Outra coisa: Se for comprar notas de U$ 100.00, nunca compre notas da série CB, pois eles não aceitam. Essa série foi um grande problema, pois um grande lote falsificado foi distribuído na Bolívia e Peru. (Dica do LeoRJ e experiência própria!!)

 

Tive a maior dor de cabeça, pois quando eu troquei, não me atendei à essa série que o Leo falou e TODAS as notas eram dessa série. No final, consegui trocar, mas poderia ter evitado o transtorno. Além do que, tive que ir até umas 3 casas de câmbio pra levar trocado...

 

E recapitulando: Notas novas, impecáveis, sem riscos de caneta ou lápis, sem rasgos ou cortes, desenho atual e nunca U$ 100.00 da série CB.

 

Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Daliana, tudo bom ?

 

Em 2009 eu e Gí levamos U$ 2.000,00 em notas de U$ 100,00 e não tivemos problema algum, nem na Bolívia e nem no Perú, mas claro que todas estavam impecáveis e novinhas, e não tinha nenhuma da série CB

 

As trocava tanto na rua como em casas de câmbio, e quando eu queria trocar um valor menor me davam o troco em dólares numa boa.

 

Pelo jeito as coisas mudaram por lá.

 

abraços

 

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Meu amigo levou uma nota CB.

 

Fomos até a agencia do Banco do Brasil em La Paz, o gerente que era brasileiro, falou que a nota só é trocada em uma Banco (esqueci o nome, é verde e branco)

 

Porém a cotação nesse banco é muito ruim

 

Mas salva você de ficar com uma nota de 100 encalhada.

 

Abs

 

Olá John, seja bem vindo!

 

Bom, notas de 100 dólares quase não são aceitas na Bolívia, principalmente nas ruas.

 

Se a nota for velha, riscada, rasurada ou tiver um pequeno rasgo nas bordas, não vão aceitar ou vão querer te pagar menos do que vale.

 

Quando for comprar dólar, dê preferência a notas novas de 10, 20 e 50, mas sempre cuidando para que não tenham rasgos, riscos, etc...

 

Outra coisa: Se for comprar notas de U$ 100.00, nunca compre notas da série CB, pois eles não aceitam. Essa série foi um grande problema, pois um grande lote falsificado foi distribuído na Bolívia e Peru. (Dica do LeoRJ e experiência própria!!)

 

Tive a maior dor de cabeça, pois quando eu troquei, não me atendei à essa série que o Leo falou e TODAS as notas eram dessa série. No final, consegui trocar, mas poderia ter evitado o transtorno. Além do que, tive que ir até umas 3 casas de câmbio pra levar trocado...

 

E recapitulando: Notas novas, impecáveis, sem riscos de caneta ou lápis, sem rasgos ou cortes, desenho atual e nunca U$ 100.00 da série CB.

 

Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Pessoal,

 

na minha trip uma das maiores dúvidas era em relação a como levar dinheiro, em cartão para sacar, levar todo na doleira, etc. Li muito aqui sobre os prós e contras de cada opção e decidi levar todo o dinheiro no money belt. Levei em dólares, deixei dinheiro na conta pra emergências. Nao tive problema nenhum. Não sei como está hoje em dia, mas em 2009 quando fui não era perigoso na bolívia nem no Peru, e que era mt raro ter roubo a mão armada, o que tinha era mt furto. Sem dúvida deve-se levar dólar, pois a cotação é muito melhor. Real não vale a pena na bolívia nem no Peru. No chile era um pouco melhor, mas mesmo assim o dólar valia mais. Na argentina, o real já era melhor do que o dólar, então aproveitei para sacar no BB, que tinha uma cotação boa em relação as casas de câmbio de cidade.

 

Eu tinha alguns dólares velhos e não consegui trocar na bolívia nem no Peru. No chile consegui passar alguns, mas as notas menores não. Na argentina foram aceitas tranquilamente, ainda bem! rs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

é possivel sacar em dolares !

 

Quando eu fui, levei dolares, mas chegando na Bolivia, vi que compensa cambiar realxbolivianos

 

hoje 15/6:

100 reais= 441,11 bolivianos

100 reais= 63.21 dolares

 

Só que quando voce faz o cambio no Brasil, voce pega uma cotação alta de dolar e outras taxas.

Chegando na Bolivia, tambem a cotação não é a real. perde mais um pouco

então acho que é melhor trocar direto o real pelo boliviano, já que deixamos de perder alguns reais no cambio com o dolar aqui no Brasil

 

Se alguem for ou voltou de lá, seria legal verificar se é melhor trocar o real direto.

 

::otemo::

 

Bom pessoal, na minha trip anterior (Argentina e Uruguai) levei um pouco de real, e fiz saques direto na conta. Foi tudo OK. Mas pelo que tenho pesquisado, na Bolívia existe possivelmente um limite de saque baixo, e no Peru não é possível sacar com cartão do BB. O VTM tem aquela desvantagem da cotação baixa na moeda local (além das taxas e etc mas isso o cartão de banco tb tem).

 

Estava me perguntando: é possível sacar em dólares do VTM? Os caixas eletronicos disponibilizam essa opção, ou só é possível fazer isso com cartão de banco? Se for possível me parece a melhor opção, sacar dólares do VTM e depois cambiar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Acabei de voltar da minha trip Peru e Bolivia. Cheguei a conclusão que o melhor mesmo é levar em Dólares. Leve o VTM com o mínimo, apenas para emergências (já que é possível recarregá-lo a distância). É a melhor coisa, você pode trocar a quantidade de dinheiro que precisa com boa cotação. Trocar reais, além de não ser possível em muitos lugares, tem uma cotação ridícula. Por exemplo, no aeroporto de Santa Cruz estavam trocando 1 real por 2,02 bolivianos (o correto seria 4!). Tive um problema com VTM no Peru que descontou os últimos USD 45 da minha conta em um saque não realizado (e até agora não devolveu) e fiquei com dinheiro quase na conta.

 

A gente tem muito medo de assalto por conta da realidade no Brasil, mas na Bolivia e Peru são muito mais comuns roubos (ou seja alguém pegar sua mochila ou sua carteira quando você está distraído). Aliás as vezes te distraem com esse objetivo, fiquem muito mais atentos a isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Amigos Mochileiros,

 

Realmente aeroporto é um dos piores locais para se fazer câmbio e do de Santa Cruz, não foge a regra. No Terminal Bimodal, o câmbio é um pouco melhor, mais não tanto, o local ideal de Santa Cruz para câmbio de reis por bolivianos são as feiras.

 

Hoje, 01 de julho, nas feiras de La Ramada e Los Posos, estão pagando pelo real entre 4,10 e 4,15 bo.

 

O BB esta pagando 4,11 bol.

 

Maria Emilia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...