Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, vou no dia 07 de abril para Cuba (fico 10 dias - Havana, Ilha da Juventude, Santa Clara, Trinidad e Varadero), ainda não fechei a casa de um cubano para ficar em Havana, alguém foi lá há pouco tempo e tem uma boa indicação? Se souberem de uma casa em Trinidad para indicar, também ajuda... Grande abç a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 28
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá, fui a Cuba em 2010 e estou indo novamente dia 30 de junho de 2011. Vou ficar na casa de Dania e Carlos. é uma casa colonial de frente para o mar, a 100 metros do malecom e de tudo de bom que há em Havana. Já fiquei hospedada lá e gostei muito. O endereço é calle 19, nº 9, entre N e O, bem próxima do Hotel Nacional. O telefone de lá é 53-7 8328754. Ao lado, mora a Dina, senhora que ia comprar pra mim, em peso cubano, frutas, pão, charutos, etc. Em Trinidad, recomendo a casa do senhor Gimenez. Ele é físico nuclear e engenheiro mecânico e vive se virando com o aluguel de 2 quartos na casa dele.Custa 25 cuc e fica perto de tudo: praça, estação de ônibus, casa da música. A casa é estilo colonial, confortável, limpa e a mãe dele viveu antes da revolução. Chama-se Délia. Leve algumas coisas para dar de presente, pois todos irão pedir. Leve caneta, sabonete, chocolate, etc. O endereço do Sr. Gimenez é calle Camilo Cienfuegos, Nº 213, esquina com Francisco Cadahia e José Marti. O telefone é 041 994140. Em Santa Clara, que é a cidade mais limpa e mais calma, onde está o memorial, monumento e mausoleo do Che, recomendo Hostal La Terraza, Sra. Letícia Loyola. A casa é independente, enorme, limpa confortável, comida gostosa, tv, geladeira, cerveja baratinha, e um bom papo.Eles são muito simpáticos. Serão meus amigos para sempre! De lá, vc pode conhecer um paraíso descoberto recentemente. Cayo Santa Maria, por apenas 80 cuc. Pelo pacote turístico, este é passeio é o mais caro. Para ir lá, é só falar com Yerdlin, ou Mayke e vc pode convidá-los para ir junto. Eles irão com todo prazer. O endereço é calle Juan Bruno Zayas, Nº155A, entre Marti e Julio Jover, telefone (42) 229821, e-mail laterrazacuba@correodecuba.cu

O melhor morrito da ilha é Letícia que faz. Em Vinhales, vc pode ficar na casa de Margarita e Paquito, um casal maravilhoso que nos acolheu mesmo sem ficar hospedado. Ficamos poucas horas em Vinhales. calle Adela Azcuy Nº 8 A, ou na casa de Eliana e Armando calle Salvador Cisnero , o telefone é (53) 52 78 85 50 cel. Res. 048 69 55 92. Pessoas atenciosas e habitação agradável. Por favor, se vc se hospedar num desses lugares, diga que foi zazá que indicou. A pronûncia lá é Sassa. Por favor, não percam o show das foquinhas, no aquario nacional. É melhor que dos gofinhos. Qualquer dúvida, procurem Madylim, no Hotel Sanit John, a moça que faz os pacotes. Ela tem jeitinho brasileiro pra tudo. O telefone dela é 052 72 32 55.

Um abraço e boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ei pessoas,

Vou fazer uma viagem de 2 meses começando dia 28/11 pelo México, depois Cuba, Belize e Guatemala. devo passar o natal em algum lugar do México, mas gostaria mesmo era de passar o reveillon em Cuba, já que dia 1 de janeiro é feriado do dia da revolução cubana, e eu imagino que deva haver alguma festança por lá (por parte de algumas pessoas pelo menos).

Alguém já passou o reveillon por lá? Ou já ouviu algo sobre? Vale a pena? Estou planejando isso a um ano e vou ficar meio decepcionado se não encontrar una fiesta a la cubana!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá galera,

Passei 12 dias em Cuba, sai dia 15 de nov 2011 e regressei em 27 de nov.

Foi incrível, um povo mto amável, intelectualizado e feliz, um país com paisagens surpreendentes, verdes e muito mar. Tem seus problemas sociais e econômicos como qualquer outro país da América latina. O fato de utilizarem duas moedas, gera um considerável desequilíbrio nacional, e a unificação das moedas o grande desafio do governo de Raul Castro.

 

Vou organizar por tópicos para ficar mais objetivo.

CÂMBIO

Leve Euro, não dólar. Se vc fizer escala no Panamá, leve alguma coisa em dólares para poder se alimentar ou beber algo no aeroporto.

Pode-se sacar em moeda local nos "cajeros automáticos", é uma opção.

Cadeca, são as casas de câmbio do governo, leve sempre o passaporte e atente aos horários de funcionamento e aos finais de semana, no interior elas não abrem sábado e domingo.

As duas moedas são CUC e Peso Cubano (Moneda Nacional), cada 25 Pesos Cubanos equivalem a 1CUC

Se vc for como eu, confuso para fazer as conversões, faça uma tabela de convertibilidade para se situar, fiz uma "Euro-CUC-Real" e salvei como imagem no celular, para tê-la sempre disponível.

 

TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO,TRAGOS e COMPRAS:

Usei todos os meios de transporte disponíveis (ônibus turístico/astro/via azul), caminhão-jardineira, carroça, lotação em carro antigo, coco taxi, bici taxi), e se vc estiver disposto pode sim utilizar os mesmos recursos, tanto pra transportar-se como para alimentar-se, que utilizam os cubanos.

Aparentemente toda agricultura é orgânica, se vê hortas e locais de venda de verduras e frutas por todos lugares. E se quiser pode só se alimentar de peixes e frutos do mar, que se tem em abundância e sempre frescos. Os preços são mais baratos que aqui no Brasil. Existem restaurantes-paladares por Peso Cubano.

Cervejas nacionais são boa pedida, mas nem sempre tão geladas. E os drinks mais comuns como Mojitos, Pina Colada, Canchancharra...

Trouxe 3 garrafas de Run + algumas pequenas. Minha mala sequer foi tocada pela Imigração, estava tensa pois todos diziam existirem restrições, mas nao passou nada. Se soubesse tinha trazido mais umas 3... rsrsrs / Charutos-puros como os cubanos chamam, parece que só pode uma caixa.

Comprar livros é uma boa, as Librerias de peso cubano, são muito em conta, compra-se livros por menos de 5 reais.

 

CIDADES - ROTEIRO

HAVANA:

Fiquei pouco mais de 4 dias em Havana, dois na chegada e dois na saída.

Tem que caminhar, é uma cidade de diversas paisagens, o ideal é ficar em Centro Habana ou Habana Vieja, que são os bairros mais bem localizados.

Super indico a casa particular de Isabel Duran (Calle Consulado nº 152 - 3ºpiso; entre Colon y Trocadero, email: habanaroom@yahoo.com.), mora um casal jovem e alto astral, e a filha de Isabel que faz medicina. Quarto com ar condicionado, frigobar, cofre, banheiro, tudo limpinho e agradável. Preço 30 CUC, mas se for com mais alguém, super vale pq pode dividir o quarto e o valor. Café da manhã caprichado por 4 CUC.

Para se locomover pela cidade, indico o Onibus de Turismo, que é aberto em cima, tem pontos específicos espalhados pela cidade, custa 5CUC e vc pode usá-lo por todo o dia, pegue o ticket na entrada. Assim vc pode conhecer outros bairros como Vedado, parar na Praça da Revolução, e Miramar que são mais distantes, e mto legais.

Na Calle O Bispo em Habana Vieja, uma espécie de Boullevar, vc pode caminhar, comprar alguns regalitos, livros, posters de cinema cubano, e tomar umas cervejas, ou mojitos. É seguro e tranquilo transitar, tanto pelo dia como a noite, fui sozinha e em nenhum momento me senti em perigo.

Faltou conhecer muita coisa, só Havana dá pra ficar uma semana... queria ter conhecido bairro operário de Cayo Hueso, e a Casa de las Américas.

 

VARADERO:

Inicialmente não estava em meus planos conhecer, pois a imaginava mto turística. Mas vale!

Peguei um ônibus VIA AZUL, as 8hs da manhã, pelas 10hs já estava lá. Fui para passar o dia, banho de mar, praia tranquila, qse ninguém, um mar lindo e para quem gosta de nadar como eu, lembre de levar seus óculos e touca, é lindo e transparente.

Almocei e Jantei em Varadero, a mochila grande deixei no guarda-volumes da via azul, cujos funcionários, foram mto amáveis e solícitos.

 

SANTA CLARA:

Peguei o onibus para Santa Clara em Varadero, saia pelas 22hs, é sempre melhor viajar a noite, para nao gastar tanto tempo.

O pessoal da casa estava nos esperando no terminal. Indico a casa do Arley, um cara mto gente boa. vive ele e a mãe. (Casa de Ana Mesa, Nueva 6 Santa Clara, fone 53 42 333915), é meio longe do centro histórico, mas fica a dica.

Santa Clara é uma cidade legal, pequena, que representou um momento crucial na vitória da revolução. Lá esta o Mausoleu do Che, o Memorial, os vagões do Trem que o exército do Che tomou de assalto...

 

REMÉDIOS:

É uma cidadezinha pequena, com aquele ar de interior. Fiquei na Casa de Cuca, mas nao tenho a direção.

Por ser pequena e um destino pouco procurado, mantem bem preservado aquele ar provinciano, de gente na praça conversando, e crianças brincando.

Assisti a Orquestra Sinfônica de Cuba, no pequeno e bem conservado Teatro Municipal. O preço, 20 pesos cubanos. Uma experiencia emocionante.

A idéia de ir até Remédios, estava vinculada ao fato de ser perto de alguns Cayos, em pouco mais de uma hora, em uma estrada construída sobre o mar, que levou 10 anos para ser concluída, se chega ao Cayo de las Brujas, lindo de mais, mas que ficam sob concessão dos hoteis, assim sendo, é necessario pagar uma taxa de ingresso, não superior a 5 CUC. Fomos até lá um rapaz, Luis, que fez um pacote em torno de 30 CUC, e passou o dia lá nos esperando pra retornar.

 

TRINIDAD:

Saímos de Remédios em um ônibus da ASTRO (pagto em Peso Cubano), as vezes vale a pena pegar um transporte alternativo, pois o viazul além de mto mais caro, faz caminhos, as vezes mais extensos.

Parque El Cubano, Trilhas, Cachoeiras, Praias, Trem até o Vale de Los Ingenios.

Aluguei uma Bike, e fui até Alcón, uns 18km, no caminho um cenário estonteante, da serra de Escambray, mar, verde e pequenos rios. No caminho uma prainha de mergulho incrível, chamada Grill. É um trajeto bem puxado, mas vale cada esforço.

Para curtir a noite, é o lugar mais legal, tem a Casa de La Música, que sempre tá cheia, as vezes chega a rolar 3 bandas por noite, Salsa, Reggaton, Afro Cubana, todo mundo dança muito o tempo todo.

 

VIÑALES

Zona Rural, de plantação de tabaco. Destaque para os MONGOTES, montanhas a la Pão de Açucar, lindas.

Fiz uma trilha de mais de 5 horas, cansativa, mas demais. Entrei em algumas cavernas, uma de 250 metros com uma piscina no seu interior. Esses passeios devem ser guiados, e pode ser a cavalo.

 

Ficou para próxima: 1) Conhecer a Península de Zapata – Com a reserva natural de Guamá, perto da Baía dos Porcos; 2) Camaguei; 3) Santiago de Cuba; 4) Baracoa em Guantanamo. E o desejo de conhecer estes lugares de bicicleta, conheci um casal de brasileiros que levou a bike no avião e lá só pegava ônibus para vencer as grande distâncias, descendo nas cidades já pedalando, isso sim deve ser uma experiência incrível.

 

Espero que este relato ajude aos mochileiros camaradas.

Qualquer coisa me escrevam: grazistars@gmail.com

Viva Cuba!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...