Ir para conteúdo

Trilha do Ouro - Travessia do Parque Nacional da Serra da Bocaina


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Pessoal.

Sempre se falou da travessia em si, mas pouco se falou das cachoeiras, que também valem a pena conhecer.

Algumas são de dificil acesso, outras ficam junto da trilha.

 

 

- Cachoeira Santo Izidro, a mais próxima da portaria do Parque em São José do Barreiro, fica a 1,5 km de caminhada, seguindo pela estrada. Com uma queda de aproximadamente 70m de altura, esta cachoeira forma um poço com praia de areia excelente para banho. De grande beleza, esta queda encanta os visitantes no primeiro contato. A chegada pela cachoeira é feita pelo topo da queda, que exige atenção na descida até o poço.

 

- Cachoeira das Posses fica a 8 km da portaria e tem uma queda de aproximadamente 40m de altura. É considerado um dos pontos possíveis para pouso durante a caminhada “Trilha do Ouro”. As ruínas presentes na trilha que leva à cachoeira são um registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus, cedrinho português e eucalipto. Este talhão ainda pode ser observado pelo visitante, mas é objeto de estudo no Programa de erradicação de espécies exóticas do PNSB.

 

- Cachoeira do Veado é a mais famosa do PNSB, por estar muito próxima da Trilha do Ouro, é parada obrigatória dos visitantes que cruzam o Parque pelo caminho histórico. A cachoeira possui três quedas, sendo que a segunda é a maior. O acesso à queda mais baixa (3ª) não apresenta dificuldade, o trajeto fica mais complicado à medida que se dirige para a segunda e primeira quedas. Esta cachoeira é considerada a sexta maior do Brasil.

 

- Cachoeira do Esguicho é um atrativo que pode ser observado diretamente da Trilha do Ouro. Posicionada no trecho de trilha que fica no sertão de Mambucaba, a visão que se tem da trilha mostra uma cachoeira imprópria para banho. Diferente das demais cachoeiras do Parque, esta não forma um grande poço e é difícil acesso.

 

- Cachoeira do Guaripu é pouco conhecida pelos visitantes por estar situada numa região de difícil acesso do Parque. A trilha que leva a esta cachoeira tem 9km de extensão e sai da região da Cachoeira do Veado.

 

 

O link oficial do parque com algumas dicas é esse:

http://www.icmbio.gov.br/parna_bocaina/index.php

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros
Pessoal.

Sempre se falou da travessia em si, mas pouco se falou das cachoeiras, que também valem a pena conhecer.

Algumas são de dificil acesso, outras ficam junto da trilha.

 

 

- Cachoeira Santo Izidro, a mais próxima da portaria do Parque em São José do Barreiro, fica a 1,5 km de caminhada, seguindo pela estrada. Com uma queda de aproximadamente 70m de altura, esta cachoeira forma um poço com praia de areia excelente para banho. De grande beleza, esta queda encanta os visitantes no primeiro contato. A chegada pela cachoeira é feita pelo topo da queda, que exige atenção na descida até o poço.

 

- Cachoeira das Posses fica a 8 km da portaria e tem uma queda de aproximadamente 40m de altura. É considerado um dos pontos possíveis para pouso durante a caminhada “Trilha do Ouro”. As ruínas presentes na trilha que leva à cachoeira são um registro histórico da antiga fazenda responsável pela plantação e extração de pinus, cedrinho português e eucalipto. Este talhão ainda pode ser observado pelo visitante, mas é objeto de estudo no Programa de erradicação de espécies exóticas do PNSB.

 

- Cachoeira do Veado é a mais famosa do PNSB, por estar muito próxima da Trilha do Ouro, é parada obrigatória dos visitantes que cruzam o Parque pelo

 

 

 

caminho histórico. A cachoeira possui três quedas, sendo que a segunda é a maior. O acesso à queda mais baixa (3ª) não apresenta dificuldade, o trajeto fica mais complicado à medida que se dirige para a segunda e primeira quedas. Esta cachoeira é considerada a sexta maior do Brasil.

 

- Cachoeira do Esguicho é um atrativo que pode ser observado diretamente da Trilha do Ouro. Posicionada no trecho de trilha que fica no sertão de Mambucaba, a visão que se tem da trilha mostra uma cachoeira imprópria para banho. Diferente das demais cachoeiras do Parque, esta não forma um grande poço e é difícil acesso.

 

- Cachoeira do Guaripu é pouco conhecida pelos visitantes por estar situada numa região de difícil acesso do Parque. A trilha que leva a esta cachoeira tem 9km de extensão e sai da região da Cachoeira do Veado.

 

 

O link oficial do parque com algumas dicas é esse:

http://www.icmbio.gov.br/parna_bocaina/index.php

 

 

Abcs

 

 

Olá! Pessoas,

 

Gostaria de saber mais sobre o parque Nacional da Serra da Bocaiana, vc paga um carro 4X4 para ir até a entrada do parque? Isso foi o q me disseram q somente 4X4 chega ate lá. Mas o preço é bem salgado.

Tem como ir de bike da cidade SJB ate até a entrada???

 

Obrigada.

Ps: Poderíamos criar um tópico só de parques ou reservas.

 

Elda Berbet

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Na verdade não precisa ser necessariamente um 4x4.

Durante muitos anos o Zé Pescocinho levou a galera de SJB até a portaria do parque de fusca e nunca deu problema.

Ele com certeza é o mais barato.

 

Subindo de bike até dá. Mas em alguns trechos vc terá de empurra-la, pois não vai ser facil.

E só uma pergunta: onde vc pretende deixar a bike qdo chegar na portaria?

Ou vc não pretende fazer a travessia?

 

 

 

Abcs

 

 

 

Olá! Pessoas,

 

Gostaria de saber mais sobre o parque Nacional da Serra da Bocaiana, vc paga um carro 4X4 para ir até a entrada do parque? Isso foi o q me disseram q somente 4X4 chega ate lá. Mas o preço é bem salgado.

Tem como ir de bike da cidade SJB ate até a entrada???

 

Obrigada.

Ps: Poderíamos criar um tópico só de parques ou reservas.

 

Elda Berbet

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Olá pessoal,

 

pelo menos pelo mapa, vi q a maior do caminho é estrada, s/ risco d errar o caminho, mas o final, depois da Cachoeira do Veado é trilha msm. Entao esse final é bem demarcado, ou existe risco d ficar perdido pela serra?

 

outra pergunta: parece q o mais indicado é pernoitar na Barreirinha e numa local perto da cachoeira do Veado, mas esses locais funcionam como camping ou como pousada? Digo, se eu chegar lá é possível arrumar quarto c/ roupa d cama, banho e comida? Correndo o risco d parecer s/ noção, é q eu gostaria de fazer a trilha carregando o minimo possivel, água, uma troca d roupa, repelente, protetor solar.

 

saudações mochileiras

Link para o comentário
  • Membros
Olá pessoal,

 

pelo menos pelo mapa, vi q a maior do caminho é estrada, s/ risco d errar o caminho, mas o final, depois da Cachoeira do Veado é trilha msm. Entao esse final é bem demarcado, ou existe risco d ficar perdido pela serra?

 

outra pergunta: parece q o mais indicado é pernoitar na Barreirinha e numa local perto da cachoeira do Veado, mas esses locais funcionam como camping ou como pousada? Digo, se eu chegar lá é possível arrumar quarto c/ roupa d cama, banho e comida? Correndo o risco d parecer s/ noção, é q eu gostaria de fazer a trilha carregando o minimo possivel, água, uma troca d roupa, repelente, protetor solar.

 

saudações mochileiras

 

Olá Nnaomi.

A trilha depois da Cachoeira do Veado é bem demarcada não tem nenhum risco de se perder. Unico cuidado é tem de atravessar pelo pinguela ou usar teleférico da Pousada Estelina que fica outro lado de Rio Mambucaba.Não confunde com a trilha que vai pra Cachoeira do Veado por tem tambem uma piguela pra atravessar o Rio do Veado.

Quanto a pernoitar 1o. dia seria a Pousada do Barreirinha que tem quarto com cama ou camping, como vc queria a trilha leve opte por quarto e refeição. 2o. dia seria a Pousada Estelina que fica perto da Cachoeira do Veado e unica. E a Pousada da Barrerinha pode ser reservada por telefone e pode reservar a Pousada Estelina (como ela nao tem telefone reserve com Barreirinha - quando fui em Janeiro tinha que acampar por esquecer reserva com Barreirinha, familia do Estelina foram visitar a S. J. do Barreiro). Até ano passado tinha mais uma pousada mas agora tá arruinada. E 2o. dia logo depois da Barreirinha tem 2 bifurcaçõs vc vire pra direira pra os dois(consulte com Barreirinha (Tião)).

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu não diria impossivel seguir na caminhada até a portaria do parque.

Da cidade até a portaria são por volta de 28 Km.

Se vc sair bem de manhazinha das cidade, creio que dê p/ chegar na portaria no fim da tarde.

E lembrando que os cerca de 5 Km finais são em descida e um longo trecho no plano.

Mas vai depender de como estará sua mochila.

 

 

Abcs

 

 

Valeu a dica!!!!

Li relatos e vi que é quase impossível ir a pé ou de bike até a portaria. Peguei outras informações preciosas.

 

Obrigada!

 

Elda

Link para o comentário
  • 8 meses depois...
  • Membros

Opa,

 

Gostaria de reviver este tópico pois essa é uma das mais lindas trilhas da região sudeste.

Como colaboração, vou deixar um link para o roteiro completo que elaborei, com mapas, custos, orientações e caminhos. Disponibilizei todo esse material no meu site. Se alguem tiver interesse aqui está: http://www.danbp.org/w/index.php?title=Trilha_do_Ouro_-_Serra_da_Bocaina.

 

PS: Eu fiz a caminhada de S.J. do Barreiro até o Parque e é bem bonita. Vale a pena ver o sol nascendo nessa estrada. Fica aí a dica.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros
Opa,

 

Gostaria de reviver este tópico pois essa é uma das mais lindas trilhas da região sudeste.

Como colaboração, vou deixar um link para o roteiro completo que elaborei, com mapas, custos, orientações e caminhos. Disponibilizei todo esse material no meu site. Se alguem tiver interesse aqui está: http://www.danbp.org/w/index.php?title=Trilha_do_Ouro_-_Serra_da_Bocaina.

 

PS: Eu fiz a caminhada de S.J. do Barreiro até o Parque e é bem bonita. Vale a pena ver o sol nascendo nessa estrada. Fica aí a dica.

 

 

Adorei as infos e os croquis, Daniel, valeu mesmo! Só não sei quando que farei esta travessia pq sozinha tenho medo de me perder onde moro é sempre meio complicado encontrar cia.

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
  • 4 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...