Ir para conteúdo

Museu do Seringal - Manaus/AM


Posts Recomendados

  • Membros

Oláaaa!

Moro há 6 meses em Manaus, vim a trabalho.

Infelizmente ainda não conheço nada das riquezas naturais daqui, mas tive a oportunidade de conhecer o Museu do Seringal, e é um passeio imperdível pra quem vem à capital amazonense.

Em 30/01/2011, tomei um barco - circular, haha - na Marina do Davi, que fica depois do Hotel Tropical.

Custou R$ 14, ida e volta. Pra chegar no Museu, demoramos uns 40 min, pq o barco passa na Praia da Lua e pára em algumas outras comunidades, tipo ônibus circular meeesmo!

18.jpg.1e22b2217b0316f26378ca6df2eaf991.jpg

Uma curiosidade muito legal que achei foi que tem postos de gasolina no meio do Rio Negro!!! São postos flutuantes, inclusive com lojas de conveniência, que abastecem os barcos que passam por ali.

04.jpg.756679de780f30e16bfe5dbfacffa199.jpg

Bom, depois de passarmos por inúmeras comunidades - as paisagens são fantásticas, vá com sua máquina a tira-colo - chegamos no porto do Museu.

47.jpg.d0369925ae3fffd5e051641dab1a0de0.jpg

A Casa Sede, cuja curadora é dna Judith, uma senhora pra lá de simpática!!!, foi cenário de um filme brasileiro cuja protagonista foi Maitê Proença.

87.jpg.98beabe0733edaab2d94e999e7bf4e2d.jpg

Nesse dia, chegamos lá em 4 adultos e 2 crianças, e dna Judith mui amavelmente nos ofereceu um suco de cajú, retirado ali do pé.... Affee.... nisso a Amazônia não tem comparação: eu, por exemplo, vivo no meio de pés de açaí, cupuaçu, rambotan, e por aí vai... haha

Depois ela nos mostrou a casa inteira, cenograficamente decorada com piano do séc 19, relógio de parede, cristais e louça parisienses, uma maravilha!!! Tudo é lindo e bem conservado.

61.jpg.9b72e5dcec11a33835dde20d3b5fd5c5.jpg

71.jpg.9bf9f013b4057abddbc8f06b4fc7be47.jpg

Ao lado do casarão, existe uma espécie de armazém, onde ficavam os mantimentos que os escravos da época, todos nordestinos, retiravam para sua subsistência. Há também uma capela e um local de banho para a baronesa, com vista para o rio.

89.jpg.e8df257f69ee9d64b99872304ec32996.jpg

Depois fomos levados para a mata, onde se extrai, literalmente, o leite da seringueira; conhecemos formigas que se esmagam nas mãos e se passa pelo corpo, e devido ao cheiro forte podia-se evitar a aproximação de onças. Tudo é incrível, verdadeiro e original.

A história dos tempos áureos do Ciclo da Borracha é contada e vivida, em 3 ou 4hs de um passeio sem descrição. E por tudo isso, paga-se a taxa de conservação do Museu, no valor de R$ 5.

No final de tudo, pode-se assinar um Livro de presença, tomar o barco de volta à Marina do Davi, e ter muito a contar aos seus amigos, filhos e netos.

185.jpg.3c213c5984263fb6fb3bed049bb7bf51.jpg

Ops, mas não posso ser injusta.... junto com a dna Judith, trabalham um senhor e outra senhora (me perdoem por ter esquecido o nome de vcs...), que ajudam na manutenção do Museu, e também nos contam detalhadamente a história do Ciclo da Borracha. Pois muitas vezes aparecem grupos de estudantes do INPA (aconteceu qdo eu estava lá!) que requerem toda atenção da dna Judith.

Ah, não existe local de alimentação na ilha do Museu, portanto vc deve comer em terra firme antes de ir ou depois quando voltar.

Pronto! Por R$ 19 se pode fazer um passeio lindíssimo e cultural pelo Rio Negro.

Eu já me considero manauara! Essa terra é boa demais!

 

P.S.: infelizmente, as outras fotos - da balança de pesagem dos rolos de borracha, da capela, da casa de banho da baronesa, da extração propriamente dita da seringueira, e do forno onde se 'enrolava' o látex - foram tiradas com outra máquina, e cada uma delas tem mais de 2M de tamanho, não sendo possível postar aqui no site.

Mas fica uma idéia da riqueza do local e um convite para que todos vão visitar o Museu do Seringal.

Aproveitem!

Link para o comentário
  • Membros

Subindo o mesmo lado do Rio Negro, mas um pouco a frente do Museu do Seringal, na Praia de Tupé, há uma maloca onde vivem 55 índios das tribos dessano, tucano e tuíuca. Vale a pena fazer a visita e conhecer um pouco de sua cultura. Eles contam de onde são e como é a cultura deles. Fazem apresentações de danças típicas. Visitas imperdíveis do tipo: 2 em 1. Não sei se existe alguma embarcação que atenda esses dois pontos, pois quando eu fui, fiz um outro roteiro mais extenso, por conta própria.

Link para o comentário
  • Membros

Oi Mirtes!

Já ouvi muito dessa Praia do Tupé! Se eu ficar aqui em Manaus na Páscoa, vou aproveitar sua dica, obrigada!

 

E pdavid, qdo vc voltar, a gente se encontra, e quero ir de novo lá pro Museu.

Aliás, tem tanta coisa linda por essas bandas.... a partir de abril quero me jogar em tooodas! ::lol4::

 

Sempre que eu fizer qualquer tipo de passeio, prometo postar as fotos aqui no site.

 

Bjs a todos!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Maria Emilia!

Sim, estou absolutamente encantada com tudo isto, e não vou mais embora daqui! ::lol4::

Quero conhecer as cidades próximas, fazer Maués de barco, quero conhecer Belém, pisar na Linha do Equador em Macapá, e estava neste momento fuçando dicas pra dar um 'pulinho' na Venezuela tb! ::otemo::

Agora agora agora, sem chance, grana curtíssima, estou me estabelecendo por aqui, mas já tenho zilhões de planos para 2012 em diante.

De imediato posso conhecer Figueiredo, nadar com os botos em Novo Ayrão, a Praia do Tupé, até quem sabe ir até Belém...

Mas as dicas e relatos aqui do mochileiros.com são importantíssimas em qualquer roteiro que eu pense.

 

Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Paula,

 

Seu relato me inspirou a escrever sobre passeios aqui em minha cidade: Salvador-BA.

 

Adorei o seu relato, eu gosto muito de pessoas que escrevem com suas impressões, suas vivências. As informações são importantes é claro, afinal nossa comunidade mochileiros.com vive das informações compartilhadas !!!

 

Parabéns pela iniciativa!!parabéns!

 

Fernanda (frida_ssa)

 

PS: Estamos aguardando seu relato nadando com os botos!!! hehehehe

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi psoares!

Sim, vc marca com o barqueiro..... ::lol4::

Ele provavelmente vai falar que volta em 2hs pra te pegar, ou qualquer coisa do gênero!

 

E Fernanda, sou apaixonada pela Natureza!

Manaus me conquistou por isso!

A partir da próxima semana, vou conhecer varios locais 'charmosos' nos finais de semana: Praia da Lua, Figueiredo, Praia do Tupé, Novo Airão (meus botos me esperam!!!! ::lol4:: ), e até Maués, a Cidade do Guaraná.

 

E promessa: cada uma delas terá postagem por aqui com direito a todas as fotos que me permitirem colocar!!! ::lol4::

 

Um beijo a todos, e ótimo feriado!!!

 

Paulinha.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...