Ir para conteúdo

Pico do Selado / Chapeu do Bispo - Monte Verde


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Eaee Mochieleiross ...

 

Acho que essa foi a primeira vez que acampei em uma montanha, e tive bastante experiências legais, subir a trilha anoite, com neblina e chuva ...

A ideia principal seria acampar no Pico do Selado, vir para o Chapeu do Bispo e descer pela pedra redonda, mas mudamos o roteiro devido ao tempo (horario e clima) ...

Então subimos para o Chapeu do Bispo, no dia seguinte atacamos o Pico do Selado, e descemos devolta para a civilização ...

 

20110406162109.gif

mapinha ilustrativo

 

Partimos meio tarde de Jundiaí, porisso tivemos que fazer a trilha anoite, chegamos em Monte Verde por volta das 17:00, passamos no posto policial avisamos que iriamos subir, o tiozinho deu a informação que ja haviam morrido 2 la e um fico tostadinho, aUHAhuaUHAhu ... e ao olhar pro isolante termico falo ... AAAAA VCS TÂO LEVANDO O NEGOCIU PRA PROTEGE DO RAIO ... nem tentei explicar que iriamos deitar naquilo ... aHAhaUHAuha

 

20110406164042.JPG

entrada de Monte Verde

 

Pegamos uns 3 litros de agua, e fomos para o Café Platô, para se chegar aqui não tem erro, passando o bradesco sobe a direita e segue subindo ate chegar na ultima lanchonete que ver ...

 

20110406164121.JPG

café plato (no final da trilha do dia seguinte)

 

Deixamos então o carro largado ali mesmo e seguimos suvindo em direção ao Platõ, como fizemos a trilha anoite não tenho noção do tempo de subida, pois demoravamos muito mais olhando o GPS, e nos guiando, sem contar que quando chegava em algum lugar vc não tinha a minima ideia do que era ...

Ao chegarmos no platô foi quando a neblina tomou conta e começou a chuva, paramos um tempo, deixamos as mochilas e decidimos explorar o local, a procura de algum lugar para acampar ... encontramos alguns pontos um pior que o outro, foi quando o Mizael me lembrou que tinha comentado que o Augusto tinha me dito que no Chapeu do Bispo havia um ponto que dava para acampar (e estava certinho ... vlw Augusto denovo) ...

Depois de rodar q nem barata tonta no escuro, encontramos a entrada da trilha, ela fica bem no final do Platô, então partimos rumo ao Chapeu do Bispo, com neblina e chuva mesmo ...

 

20110406164646.JPG

brincando de olhar o GPS ... AUHAuha

 

Ao chegar no Chapeu do bispo, aaaaaaaaaa q alegria ... um lugar maravilhoso para acampar, com duas pedras nos protegendo do vento, é ali mesmo que ficamos e iriamos pegar o nascer do sol no dia seguinte ;D

 

20110406164810.JPG

Acampamento no Chapeu do Bispo

 

Depois de rolar um pouco pra lá, um pouco pra cá ... acordamos por volta de umas 6:00, para ver o nascer do sol, e estava lindo .. apesar da chuva da noite anterior ...

 

20110406164923.JPG

ja valeu a pena td :)

 

Fizemos um café da manhá rapido, e voltamos para o platô, é ate engraçado fazer a trilha de manhã, vc enchegando as coisas, e vendo as bifurcações erradas que pegou, aUHHAua ...

 

Ao chegar no Platô, vimos a vista linda que haviamos perdido no dia anterior, tiramos algumas fotos e ja seguimos para o Pico do Selado...

 

20110406165148.JPG

 

Descendo um pouco no platô, vc encontra uma entradinha, uma trilha na pedra mesmo descendo (estranho isso né ?), então é so ir seguindo ele, não achei uma subida muito ingrime, ate que moderada, existem algumas bifurcações, mas até que estava aberta a trilha ...

Vc encontra umas placas de indicação que é uma area de preservação e propriedade particular ... e talz ... mas não tem erro ...

 

Apos se passar um primeiro mirante, chega ao topo, mas no GPS não foi indicado como o Pico do Selado, vc ainda ira andar um pouquinho entre as varias pedras que existem, até chegar ao verdadeiro pico, ondi está o livro ...

 

20110406165839.JPG

chegada ao topo, mas não é onde esta o livro ainda

 

Como a vegetação estava alta e bem fechada, deixamos as mochilas em um ponto, e seguimos sem a procura do Livro Escondido ...

Em um certo ponto vc irá passar por uma Bat caverna, e logo ao lado direito dela existe uma trilinha, que vai para o Livro, vc tem que meio que escalar uma pedra e saltar de uma pedra para outra la em cima(se a cris não tivesse comentado isso comigo não ia achar nunca esse livro), então lá estará o livro ...

 

20110406165927.JPG

bat caverna

 

20110406170002.JPG

fenda à ser saltada

 

20110406170203.JPG

Livrinho =]

 

É mto bom a sensação de uma conquista de um pico, muitos podem achar que somos louco, mas louco mesmo é quem viver atrás da imundiça que é o dinheiro, e não aproveita as maravilhas que Deus nos proporcionou ... =]

 

20110406170130.JPG

 

arquivo do GPS (não sei colocar em .gpx -.-)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Cariok!!!!

Pô, que pena que nao deu pra ir com voces - e tambemque nao deu pra fazer tudo o que voces programaram...

Como tava escuro e nao dava pra ver direito, acho que voces nem se ligaram que tem várias clareiras na mata entre o plato e o chapeu do bispo, na parte para baixo (esquerda , pra quem vai pro CB) da trlha...ali no meio é susse de acampar e tem bastante trecho plano.

 

E que bom que eu servi pra alguma coisa hahaha que voce lembrou do lance do cume do selado kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

1º noite na montanha? Parabéns!!! ::otemo:: Quero ver parar agora... :mrgreen:

Sobre o isolante de EVA, o tiozinho estava certo. Ele também serve p/ isolar da descarga elétrica dos raios, afinal isolante é p/ isolar, certo?

No caso de incidência de raios deve-se sentar em cima do isolante e ficar encolhido, sem nenhum contato com o solo. Mesmo que o raio caia próximo do lugar que você está (e não na sua cabeça ::ahhhh:: ), a eletricidade se espalhará pelo chão e pedras "queimando" quem estiver por perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Poxa Cris ...

 

Então agente nem exploro mto na volta tb por causa do horário, tivemos que voltar cedo, so deu tempo de toma um coquinha no café platô, então descemos bem rapido do Pico do Selado

 

E krak brOTher ...

 

nem sabai q ajudava ... bom saber, alias nem saberia o q fazer numa situação dessa.

E parar jamais ... agora rumo Agulhas Negras e Corcovado Ubatuba ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 7 meses depois...
  • Membros

As trilhas de Monte Verde são muito bonitas.

O Pico do Selado é o ponto mais alto da região com seus 2.080 m e um visual incrível.

Um ponto de atenção na trilha que vai para o Selado, é que podem induzir ao erro por conta dos cavalos que abrem trilhas paralelas, então acho prudente gravar bem o caminho para não ter problemas, principalmente no retorno. :roll:

Outro ponto de atenção é que Monte Verde baixa bastante nevoeiro, e isso faz com que perca um pouco a referência das trilhas, principalmente no Platô, onde tem o caminho para o Café Platô, ou para o Chapéu do Bispo.

Monte Verde ::Cold::

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei changed the title to Pico do Selado / Chapeu do Bispo - Monte Verde

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...