Ir para conteúdo

Pegando um dilúvio na subida da Pedra do Frade - Angra dos Reis/RJ


Visitante Dete

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

E aí galera.

Estou publicando a relação de pessoas que transportam de Bananal até o alto da Serra, especificamente na Pousada Brejal, que na minha opinião é o melhor local p/ servir de base p/ subida do Frade.

 

Eles costumam cobrar em média $100,00 a viagem, por isso qto maior o número de pessoas, mais barato vai sair a viagem.

 

Como já tinha colocado existe um onibus que sai de Bananal p/ o bairro Brastel (cerca de umas 2 horas antes da Pousada), mas os horarios são meio ingratos: 06:30 e 14:30 hrs.

 

Gordo: (012) 9778-5587 (é um dos mais baratos)

Paulinho: (012) 9709-1909

Tonico: (012) 3116-5141

Dirceu: (012) 9709-0044

Maurício (012) 576-1582

 

 

 

É isso.

 

Abcs.

 

 

Augusto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

E aí Pessoal.

 

Retornei p/ fazer a trilha do Frade agora no inicio de Setembro, saindo de SP no dia 02 (sexta-feira) e chegando no topo do Frade no final da tarde de Sabado.

Fomos eu, a Marcia e o Jorge Soto (muito conhecido aqui do Fórum)

 

Dessa vez fomos de carro até Bananal/SP e de lá tomamos um circular até o alto da Serra.

Pelo menos dessa vez nao estava chovendo e conseguimos chegar até o topo da Pedra.

 

A trilha está bem tranquila e a maior parte das bifurcacoes estao em desuso ou fechadas. Isso é bom.

Quem quiser dar uma olhada nas fotos, elas estão aqui:

 

Fotos subida pedra do frade

 

 

Abcs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
  • 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Marcela,

Este relato do Augusto está muito bem detalhado e com o croqui, acho que você chega até o cume. Escrevi um relato o ano passado quando subia a Pedra do Frade e lá eu digo como está a trilha. Em alguns lugares tem mesmo que ficar muito atenta, parece que pouca gente está fazendo esta trilha, o que é uma pena pois o local é realmene fantástico. o relato está neste link :

travessia-bananal-sp-x-pedra-do-frade-x-mambucaba-rj-t49052.html , aqui no mochileiro mesmo, um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Divanei tá certo.

Tem pouca gente fazendo essa trilha mesmo.

Recentemente uns 4 grupos finalizaram essa trilha nos últimos anos, incluindo o Divanei. Um deles chegou perto.

 

Em 2008 uma galera de umas 5 pessoas finalizaram com sucesso, mas tiveram um problema no retorno, junto ao primeiro grande descampado, onde existe um riacho no meio. Qdo estavam retornando e depois de passar o descampado, eles pegaram uma trilha paralela (provavelmente de caçadores ou palmiteiros) e ela se fechava.

Perderam um certo ali, mas voltaram p/ a trilha certa depois.

Em 2009 recebi e-mails de um pessoal que mesmo levando o croqui tiveram problemas p/ encontrar a trilha, principalmente no trecho onde existe a árvore com a inscrição de "PF".

Me disseram que era impossível encontrar a trilha depois daquele trecho. Tiveram que retornar. Uma pena.

No início de 2010 o Tacio fez essa trilha também usando os croquis e teve sucesso.

O relato tá no site dele

E tem o relato do Divanei, logo acima, que também fez em 2010 e finalizou com sucesso.

 

Também criei um tracklog dessa trilha e postei no wikiloc:

http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=1320609

Mas ressaltando que não é de GPS.

Qdo fizemos pela primeira vez em 2004, tivemos problemas também, mesmo usando um.

Então fica o aviso. Não é uma trilha fácil.

 

 

Boa sorte

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Colaboradores

Amigos,

 

Fiz um artigo (guia de trilha) que descreve minunciosamente toda a trilha da Pedra do Frade começando em Bananal, mas o melhor que nesse mesmo artigo descrevo também uma trilha alternativa (para a volta) que é uma trilha mais curta que sai em Angra, bem na rodovia BR101 oque facilita muito a logística.

 

http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/listagem/72-guia-de-trilhas-do-parna-serra-da-bocaina-rj-sp/1012-pedra-do-frade

 

Tópicos:

 

Descrição;

Descrição completa da trilha Bananal x Pedra do Frade

Descrição completa da trilha Pedra do Frade x Angra

Planejamento

Logística

Acampamentos

Mapa plotado na carta topográfica da região

Mapa dinâmico

Tracklog (GPS)

Mapa do Parque Nacional da Bocaina,

Distancias

Tempo

Dicas

e Muitas Fotos.

 

Espero que ajude,

 

Um grande abraço,

 

Hugo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ola .. eu vou estar em Mambucaba do dia 27 ao dia 02 de janeiro .. pretendo passar o dia 31 , o ano novo, na vial mesmo.

 

Mas antes, talvez no dia 28, gostaria de subir a Pedra do Frade, passar a noite la e voltar.

 

Vi que voce foi por Sao paulo. mas tambem vi que voce menciona a estrada do pereque.

 

Pra mim soh seria possivel indo por angra ou paraty .. por sao paulo nao teria como.

 

Tem como voce me explicar mais em detalhes como devo proceder ?

 

Obrigado ! e Boas Festas !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...