Ir para conteúdo

Cidadania Italiana - Perguntas e Respostas


joycebruja

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Pessoal,

 

como o consulado não tem sido lá muito prestativo pelo telefone pra esclarecer algumas coisas (me empurrando que informação sobre doc é no site ou com assistencia especializada) e o site do mesmo no Rio menos ainda, queria saber se o pessoal pode me tirar algumas dúvidas quanto ao roteiro:

 

Minha situação é: avó italiana (nascida lá em 1929) > pai brasileiro (nascido em 56, não tem cidadania) > eu

 

 

Pré-pedido

-------------

1) Me disseram no consulado que o agendamento online é pra já entregar a documentação toda, não tem como em SP de entregar o pedido e depois ser chamado, confere ?

Confere. Somente com agendamento, e somente pra daqui alguns anos.

Docs

-----

No site do Rio não tem o mesmo roteiro que em outros, então seguindo o de SP por exemplo temos:

 

1) requerimento - precisa ? não precisa ? se o agendamento já é pra entregar tudo...

Nao. Basta entregar os documentos traduzidos para legalizaçao na data estabelecida pelo agendamento.

2) registro nascimento original - tenho a xerox da certidão original, basta ? Ou tem que ser a original mesmo apenas para apresentação e volto pra casa com ela ?

Original de quem?? Todo documento deve ser original.

3) certidao negativa de naturalizaçao - tenho a feita pela web, basta né ?

SErve, sem problema.

4) casamento e óbito - não tenho a de casamento da minha vó, precisa ? a de nascimento de meu pai, casamento dele e meu nascimento tenho. Todas estas em portugues, precisa traduzir e autenticar ?

Correto... em linha ascendente, nascimento-casamento-obito trauduzido e autenticado.

5) ficha de cadastro ?!

???

6) arvore genealogica - no site pede favor apresentar isto. Mas é necessário ou é apenas para facilitar ? Meu parentesco é bem próximo então por compreensão acredito que seria fácil...

Somente pra facilitar, nao é necessario.

Bem, sabem se falta algo ? Quais desses docs precisa traduzir ? Estou ainda debulhando os foruns, sites e ligando pro consulado mas se alguém puder dar uma mão agradeço ! Valeu !

 

Me diga uma coisa: voce pensa em fazer sua cidadania no Brasil? Se a resposta for sim, saiba que voce tera que esperar, pela media atual, mais ou menos 20 anos.

Boa sorte e grande abraço. ::tchann::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 161
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Fala Michael !

 

Valeu pelas respostas ae :)

 

Dei uma forte pesquisada em várias fontes e consegui resolver o roteiro básico do que preciso fazer. Sobraram algumas dúvidas como:

 

1) certidões de casamento/nascimento = uma pessoa me informou que precisam ser uma cópia retirada no cartório sob o título "Inteiro teor", indicando que é uma reprodução exata dos escritos em livro. Sabe se procede ? No cartório me perguntaram se precisava que fosse "digitada" ou "reprográfica", sabem dizer ?!

 

2) 20 anos ?! Será que no Rio tem sido assim ? Tenho visto demorar pras pessoas mas algo em torno de 4 anos... Será que é ilusão a possibilidade de tirar por aqui mesmo ?

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Fala Michael !

 

Valeu pelas respostas ae :)

 

Dei uma forte pesquisada em várias fontes e consegui resolver o roteiro básico do que preciso fazer. Sobraram algumas dúvidas como:

 

1) certidões de casamento/nascimento = uma pessoa me informou que precisam ser uma cópia retirada no cartório sob o título "Inteiro teor", indicando que é uma reprodução exata dos escritos em livro. Sabe se procede ? No cartório me perguntaram se precisava que fosse "digitada" ou "reprográfica", sabem dizer ?!

Correto... ha poucos anos foi decidido isto pelos consulados, visto que o numero de falsificaçao de documentos era muito grande, sendo assim, exigem todos os documentos em inteiro teor e com reconhecimento de firma do responsavel pelo cartorio.

 

2) 20 anos ?! Será que no Rio tem sido assim ? Tenho visto demorar pras pessoas mas algo em torno de 4 anos... Será que é ilusão a possibilidade de tirar por aqui mesmo ?

20 anos em Curitiba e Sao Paulo. No RJ tem sido mais rapido.. entre 5 e 10 anos...rs Mas tudo depende de sua pressa. Os gastos ai quase nao exisitirao, diversamente daqui da Italia. Ate mais... ::tchann::

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola. gente... Sou nova aqui..

Estou tentando agendar pela internet a entrega dos documentos no Consulado Italiano do Rio de Janeiro.. ja temos pasta de familia e tudo mais... ja fomos la nos informar... e precisa agendar pela net..Mas toda vez que entro.. dias e dias.. nunca tem vaga disponivel, sempre ocupado... alguem sabe como faz esse agendamento? Conhece algum despachante que mexa com agendamentos? Mais de mes e nada...

obrigada por qualquer informação.. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoal!

 

Moro no Brasil e estou querendo tirar cidadania na Itália.

 

Bom, vou direto ao assunto:

Já tenho todos os documentos livre de erros, traduzidos, com sinal público e recentemente legalizados pelo consulado de Curitiba (fiquei 2 anos na fila).

Fui residente na Itália em 2006 e obtive Carta d'Identità, a qual é válida até meados de maio deste ano.

 

Pergunto:

1-O que mais preciso para entrar com o processo de cidadania na Itália.

 

2-Com esta Carta d'Identità consigo fazer o pedido de cidadania ou preciso novamente fixar residência na itália?

 

3-Li algo sobre prorrogar a validade da Carta d'Identità por mais 5 anos. É possível? Posso fazer o pedido daqui do Brasil?

 

4-O que é melhor: Correr e ir pra itália até maio OU esperar e ir mais tarde com mais calma.

 

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pasqualini, não entendi uma coisa: se os documentos foram legalizados pelo Consulado de Curitiba (entendo que você deu entrada na documentação lá), o processo está correndo e agora tem que esperar até sair; pelo que sei uns 6 meses. Se tiver dúvidas, fale com eles no Consulado ou um Patronato (no site do consulado tem a relação dos patronatos).

 

Não tem necessidade de ter a Carta d'Identitá para se tirar a cidadania. Eu nunca tirei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Boa tarde !

Gostaria de saber se é necessario que minha mãe e meu avô tenham dado entrada na cidadania deles para que eu possa dar entrada na minha ? eu li em alguns lugares que sao processos independentes,mas ainda estou em duvida !

A pasta ja esta no consulado com todos os documentos importantes, ja que os irmaos do meu avô todos ja deram entrada e ja possuem passaporte !

Atenciosamente.

Marina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bem.. dando retorno a mim mesma... Consegui agendar a entrega dos papeis no carnaval mas somente para agosto. Aqui no rio ja esta abrindo os dias pra setembro. Mas somente pra quem ja tem parentes com pasta aberta. Novos pedidos estao cancelados. Agora entregarei os meus papeis em Agosto... e vamos ver quanto tempo.. abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros de Honra
Oi Boa tarde !

Gostaria de saber se é necessario que minha mãe e meu avô tenham dado entrada na cidadania deles para que eu possa dar entrada na minha ? eu li em alguns lugares que sao processos independentes,mas ainda estou em duvida !

A pasta ja esta no consulado com todos os documentos importantes, ja que os irmaos do meu avô todos ja deram entrada e ja possuem passaporte !

Atenciosamente.

Marina

 

Ola Marina...

Eles nao precisam da entrada em nada, desde que voce tenha a documentaçao do seu ascendente até voce.

O problema vai ser apenas esperar alguns anos.

Boa sorte...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alguem me ajude!

 

Tenho todos os documentos legalizados (consulado de BH) e tenho parentes para ficar na italia (Reggio Calabria).

 

Dúvidas: Posso de alguma forma adintar a cidadania dos meus pais? Ja estou levando os documentos deles (ja q tenho que levar a linhagem até mim).

Outra dúvida é o que tenho que fazer para pegar a cidadania. Qual o processo (se possivel passa-a-passo).

 

 

Obrigado pela ajuda!!!!!

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...