Ir para conteúdo

Ceará: Fortaleza, Morro Branco e Canoa Quebrada.


Posts Recomendados

  • Colaboradores

RELATO DA VIAGEM

 

Dia 14: O voo GLO1268 sai todos os dias de Confins às 22:30 direto para Fortaleza. O total da viagem fica entre 2:30 e 3:00h. Às 22:00 entrei na aeronave e sentei pela primeira vez no 1C. Não sabia como eram ruins esses lugares, ficam apertados por causa da mesinha que é guardada no encosto do braço. Cheguei na capital Cearense exatamente às 01:20. Desembarquei e segui para o exterior do aeroporto. As cooperativas de táxi taxam os preços durante a madrugada, o trecho Aeroporto - Fortaleza Hostel dura em torno de 15min e custa R$36,00. Cheguei lá e encontrei o pessoal tomando uma cerveja. Fiz meu cadastro, carteira de alberguista, paguei a estadia e fui para arrumar minhas coisas. O quarto do FH é bem conservado, ganhei roupa de cama limpa e toalha, além da chave para o locker. O recepcionista me mostrou como ligar o ar-condicionado e o chuveiro elétrico, que funcionam. Tomei um banho, troquei de roupa e fui conhecer a galera. Tinham muitos mineiros, um gaúcho e dois cariocas. Fiquei até três horas da manhã conversando com eles até ir dormir, cansada da viagem.

 

Dia 15: Acordei 9:05 da manhã. A chuva batia na janela, para minha decepção. Levantei e tomei um banho, colocando uma roupa mais leve. Perdi o café da manhã por cinco minutos. Sentei na cadeira de balanço e fiquei conversando com o pessoal. Decidimos às 11:00, quando o Sol começou a despontar, ir a praia. Eu, Fran e Cláudi andamos até o ponto de ônibus que fica na Avenida Monsenhor Tabosa. O motorista nos deixou na frente da barraca Crocobeach. Ficamos lá tomando uma Skol e comendo macaxeira. Tomei banho de mar quando o Sol ficou mais forte. Perto do meio-dia Alline, Giovani e o Gaúcho chegaram e juntaram-se ao grupo. Perto das 14:00 um tal de Franco, freelancer da "Branco Turismo" veio oferecer um passeio de barco pela orla por R$35,00. Como eu já tinha ligado para a Associação de Pescadores, sabia que o passeio custava R$30,00. Eu queria ir, Fran e Cláudia vieram comigo. Às 15:00 ele voltou para nos buscar, ficamos quase 50min esperando o 'turco' chegar com o carro para nos buscar. Nosso grupo aumentou, um casal de senhores de São Paulo e uma mãe e filha também do mesmo local nos acompanharam. O passeio começou às 16:00, o barco estava em boas condições, foram 40 pessoas. O trajeto dura 2h, ida e volta, e para perto do Marina Hotel para um mergulho de 20min. A comida e bebida foi a parte que não me contentou, cada lata de refrigerante custava R$3,50. Aproveitei que tinha comprado água no porto e me hidratei bastante. Quando fechamos o pacote, o Franco nos prometeu que após o passeio o carro levaria todos ao seus devidos hotéis. Até passamos o endereço e nossos telefones. Além disso, ficamos de fechar um pacote para Canoa Quebrada e Morro Branco. Acontece que no final, quando voltamos para o porto, o "turco" que era o motorista disse que não ia nos levar para o FH e o Franco já tinha ido embora essa hora. Armamos um barraco e no final ele nos levou. Na Praia do Futuro tem muito freelancer e agência fantasma, é preciso cuidado. Decidimos que no outro dia não iriamos com eles para o interior. O casal de idosos abriu mão de ir com o carro, pois o hotel deles era bem próximo e tinham um compromisso mais tarde. Demoraram quase 1h para nos levar. Cheguei em casa 19:00, tomei um banho e saí para o Coco Bambu (antigo Camarões). Lá comi o famoso Camarão Iracema, uma verdadeira delícia, nunca provei algo melhor! Às 22:30 voltei pro FH, tomei banho, arrumei minha mochila e fui dormir.

 

5631018561_fdfb8e9e50.jpg5631018625_475aee649f.jpg5631058903_d5fc8950a4.jpg5631058923_403806d2bf.jpg5631790012_f6277496c4.jpg5631790028_67f3096bf1.jpg

5631832586_f314022214.jpg5631832560_8baf0493c6.jpg

 

Dia 16: Alline me acordou, pulei da cama com susto. Só ouvi: - "A van chegou!". Eles tinham conseguido este mesmo passeio, conhecido como "3 Praias", por R$25,00. Troquei de roupa, escovei os dentes e sai. Quando cheguei lá fora, Giovani me falou que tinha mandado a van embora. Não entendi nada e fui até a cozinha, comi uma banana e tomei um copo de suco. Quando sai, outra van chegou. Duas outras menians, Leandra e Ana, do Mato Grosso, tinham agendado este passeio com a Ceará Rotas, ao qual o FH é associado. O passeio custava R$50,00, o preço que eu já havia pesquisado. Como iria embora domingo, aproveitei que havia uma vaga e fui com elas. Chamei a Fran e a Cláudia mas elas acharam muito caro, Alline e Giovani também não animaram e acabaram não indo nenhum dia. A van saiu 07:30 do FH, que era o primeiro. Depois foi buscando o resto do pessoal. A Rosi, guia, o Nelsinho, motorista e César, fotógrafo, faziam parte da equipe. Adorei eles, pessoal super gente fina e bem qualificado. A van estava limpa, super bem cuidada e tinha ar-condicionado, além de possuir registro no Ministério do Turismo, o que valeu os R$50,00 reais. O primeiro local em que paramos foi em Morro Branco, cidada afastada 85km da capital. Local paradisíaco, localizado em Beberibe, possui falésias preservadas e praias lindíssimas. Paguei R$35,00 pelo passeio de Buggy, que dura em torno de 2h numa extensão de 30km onde paramos em vários pontos. Conheci a Praia das Fontes e uma lagoa onde o pessoal pratica o famoso "Skibunda". De lá partimos para Canoa Quebrada, mais 82km, aproximadamente 50min de carro. Chegamos perto de 13:30, almoçamos num restaurante em frente ao mar. Comi camarão, lagosta e batata frita. Cada prato custa entre R$40,00 - 75,00 reais e serve muito bem 3 pessoas (apesar de afirmarem que serve apenas 2). Às 15:00 desci para banhar, como o vento estava muito forte não fui no passeio de jangada custa R$10,00 reais. Ao contrário, fiquei conversando com os meninos do Jeg's Bar, não tomei a bebida principal, uma Piña Colada, que custa R$15,00. Fizeram um copo de 250ml, mistura de suco natural de abacaxi, maracujá e vodka, com bastante gelo devido ao calor. Lá você também tem a opção de beber com a famosa cachaça Ypiocá. Não tomei banho de mar em Canoa Quebrada e nem andei muito pela orla devido ao avanço da hora. Bom mesmo é ficar lá de uma a duas noites, falam do lual que tem dias de sexta e sábado. Às 15:50 voltei para o restaurante, ponto de apoio, onde pegamos a van de volta para Fortaleza. Cheguei na capital perto das 19:00 horas, pois paramos num Engenho. Bebi um licor de Capuccino que é uma delícia e custa apenas R$10,00 reais. Comi uma tapioca de manteiga bem gostosa até, mas a massa é mais grossa que a de Recife. Tomei um banho no FH e aproveita que a Fran e a Cláudia iam lanchar e fomos juntas. Seguindo a direita do FH, tem uma lanchonete excelente, onde o custo é barato, o pastel custa entre R$2,50 a 4,00 reais. E hamburger de R$5-10,00 reais. O suco de cupuaçu com leite, R$3,50, é uma delícia e eu recomendo. Voltamos para o FH, ficamos conversando e fui dormir, descansar da viagem.

 

5631304741_66d150b378.jpg5631304787_0c16649dcc.jpg5631939400_a2f05346db.jpg5631405677_23239cd82c.jpg5631405691_bbaf989963.jpg5631449785_c00f85aeb3.jpg5631449925_44658ef851.jpg

 

Dia 17: Último dia e mais chuva. Acordei 8:00h, foi o único dia que consegui tomar café da manhã com calma. Diariamente tem pão, queijo, presunto, leite, café, nescau, suco, bolo, salada de frutas. Enfim, o café é regado e muito superior ao que eu imaginava. Fiquei lá com o pessoal até as 9:00, quando a Leandra me avisou que um amigo a viria buscar para irem a praia. No dia anterior tínhamos combinado de ir a Praia do Futuro, que ela ainda não conhecia. Fran e Cláudia levantaram bem na hora, acabou que fomos as 4 mais o Eduardo. Ficamos no Chico do Caranguejo. Andamos pela orla até o "Coco Beach", onde fomos enganados, querendo chegar ao "Croco Beach", que era pro lado oposto. Meio-dia Leandra e Eduardo foram voltaram, pois ela tinha que embarcar às 14:00h. Eu, Fran e Cláudia fomos andando até Crocobeach, o que demorou uns 30min. Comi mais camarão, queijo coalho e até um doce. Às 15:00 eu peguei um ônibus em direção ao Dragão do Mar, onde desci, queria ver o jogo do São Paulo contra o Oeste. Desci em frente ao centro cultural junto com um casal de baianos. Fomos juntos no Dragão e seguimos até a Av. Monhesor Tabosa, onde ficaram pra almoçar e eu segui para o FH. Quando cheguei lá vi que dois hóspedes estavam vendo um filme de luta. Pedi ao André, um dos recepcionistas, para ver quanto estava o jogo. 1 x 0 para o Oeste, decepção, fui tomar um banho. Quando sai, convidei o Alécio para ir comigo comer um pastel. Fomos até o Pão de Açúcar sacar dinheiro e levamos o Gaúcho junto. Voltamos e encontramos Alline e Giovani, eles tinham ido a Cumbuco nos procurar. Marcamos de ir até um Samba de rua perto da UFC - Universidade Federal do Ceará. Conhecemos um pessoal que estuda lá, Vitor e Laércio. Ficamos até às 21:00h, quando a polícia mandou o pessoal tirar as mesas da rua. Adorei o clima e as pessoas, maioria universitário. Voltamos para o FH, a tarde eu tinha arrumado minhas malas então deitei e dormi até as 00:30.

 

Dia 18: Alline me acordou para pegar o voo. Dividimos o táxi, dirigido por Careca, nosso vizinho e um cara super gente fina. Ele ligou a taximetro, bandeira 2, o que nos custou R$30,00 ou R$10,00 para cada um. Chegando lá fomos até o Bob's jantar. Aproveitamos o problema que deu no sistema da Gol e sentamos os três juntos no avião. Chegamos 05:10 em Confins.

 

 

DESPESAS

 

Passagem (Ida/Volta): R$300,00

Hospedagem (4 diárias): R$140,00

Táxi (Aeroporto/Hostel) + Ônibus (Praia/Hostel): R$50,00

Passeios (Com opcionais): R$115,00

Carteirinha de Alberguista (Nacional): R$20,00

Refeições: R$105,00

Presentes: R$20,00

TOTAL: R$750,00 para 4 dias e 3 noites com 2 passeios e 1 opcional.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...