Ir para conteúdo

Paranapiacaba a Cubatão via antigo Sistema Funicular


Posts Recomendados

  • Respostas 36
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
A trilha deve ser maravilhosa! Só fico imaginando que ao invés de proibida deveria ter guias e apoios, como as trilhas Incas em MachuPichu. Sei que pra muita gente a graça está na aventura com emoção, mas, pelos relatos, fico imaginando que em alguns anos muitas das pontes não estarão mais lá :( , não só as pontes mas todo o sistema funicular e, pra mim, um dos meios de preservar nossa história e o que resta de testemunho (como esta trilha) é através do turismo.

Em 2004 fui surpreendido pela notícia de que a MRS pretendia construir uma esteira de minério na serra, precisamente sobre o leito do Funicular da Serra Nova desativado em 1983.

Durante muito tempo relutei em aceitar a proposta, movido mais pela paixão que pela razão, a idéia de um projeto como esse sepultaria de vez o que restou do velho sistema. Embora sonhasse que um dia ele voltasse a funcionar a realidade fria e cruel me convenceu que o funicular jaz insepulto a muito tempo e que irá inevitavelmente desaparecer pela ação do tempo que a tudo apodrece e transforma em pó.

Hoje movido mais pela razão que pela paixão entendo que aqueles que me pareciam ser apenas os coveiros poderiam ser na verdade os construtores de um "Túmulo de Lázaro" para o defunto funicular.

 

Para aqueles que se interessarem por um melhor entendimento sobre a questão deixo AQUI a proposta revisada da MRS para o projeto, declinado recentemente pela concessionária em função do seu alto custo final.

 

[linkbox]http://www.mochileiros.com/caminho-do-peabiru-trilha-dos-tupiniquins-goianases-ou-caminho-de-piacaguera-t36777.html#p402042[/linkbox]

 

Mais informações:

http://www.revistaportuaria.com.br/site/?home=noticias&n=CCCUd

http://www.amantesdaferrovia.com.br/profiles/blogs/mrs-negocia-7-locomotivas-com

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sandro,

 

Não é só questão de paixão, não. O sistema funicular se trata, sem dúvida, de um importante patrimônio histórico e é de se pensar se não deveria ser tombado.

É claro que o tombamento envolve uma série de outras questões, que não vem ao caso... de qualquer forma, o brasileiro pensa muito no lado prático das coisas e esquece do valor cultural. Mania que, felizmente, está ruindo aos poucos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Sandro,

 

Não é só questão de paixão, não. O sistema funicular se trata, sem dúvida, de um importante patrimônio histórico e é de se pensar se não deveria ser tombado.

É claro que o tombamento envolve uma série de outras questões, que não vem ao caso... de qualquer forma, o brasileiro pensa muito no lado prático das coisas e esquece do valor cultural. Mania que, felizmente, está ruindo aos poucos.

Olá Marco.

O processo de tombamento como patrimônio histórico do maquinário e conjunto arquitetônico do Sistema Funicular iniciou-se á anos e no moroso passo deste processo vinculado ao desinteresse político quando se concluir existirá pouca estrutura para se tombar.

Hoje não existe “valor cultural material” que se mantenha sem um “valor econômico” agregado. A esteira de minério seria uma solução ao menos para o restauro do pouco que ainda resta.

Isto é o pensamento prático para se manter o valor cultural. Afinal o dinheiro para manutenção desse patrimônio precisa sair de algum lugar.

::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É, os processos de tombamento são sempre complicados.

E, infelizmente, não garantem a integridade do patrimônio. ::putz::

Se ele fosse tombado, em tese, o governo, através de órgãos ligados, custearia a manutenção. Coisa que você deve saber...

Eu ainda não li o plano que você disponibilizou. Se ele prevê a manutenção de uma parte, pelo menos, acaba sendo melhor do que ficar às traças.

Mas ainda preferiria ver algo como um tombamento e a promoção do turismo no local.

 

Abraço! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...