Ir para conteúdo

Dicas do Vietnã


heka

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Respostas 41
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Maratona fashionista: Hoi An, Vietnam

 

hoi-an-1.jpg

 

Hoi An é uma parada obrigatório no itinerário do turista em Vietnam. Em segundo lugar, por ser uma cidade histórica, de ruas de paralelepípedos e casas centenárias que sobreviveram à guerra, patrimônio mundial da Unesco, graciosa e iluminada por lanternas coloridas.

 

E arrisco dizer, em primeiro lugar, pela moda. Calcula-se que existam hoje cerca de 500 lojas de alfaiataria e sapateiros que fazem qualquer – eu disse QUALQUER roupa ou sapato sob medida. Isso numa cidade provinciana, de 120 mil habitantes.

 

Em Hoi An, sua imaginação é o limite. Você pode desenhar sua peça. Mostrar uma foto de uma modelo na passarela com o vestido mais surreal e pedir um igualzinho. Usar um dos inúmeros catálogos disponíveis nas lojas, grossos feito listas telefônicas, com fotos de moda feminina, masculina e infantil das melhores marcas européias e americanas.

 

hoi-an-2.jpg

 

Ou você pode se inspirar dos modelos de vestidos, camisas e ternos à mostra, feitos e copiados em todas as lojas.

 

Nós passamos 5 dias na cidade e arrisco dizer que 70% do tempo a gente passou dedicado à moda. Dentro de loja. Indo de uma loja à outra. Vendo catálogo. Vendo vitrine. Tirando medidas. Provando, e vendo o resultado, e pedindo alterações. Sim, ficamos meio loucos, meio fascinados e meio obcecados. E aprendemos inúmeras lições, derivadas dos nossos erros e acertos. Quer saber como se dar bem em Hoi An sem ter que sofrer tanto?

Siga em frente.

 

1 – Saiba o que você quer

 

É muito melhor fazer uma lista das coisas que você quer ou precisa ANTES de começar a visitar as lojas. Além de te dar um foco, isso vai te facilitar na hora de fazer comparações e orçamentos. Você não vai gastar dinheiro à toa e se sentir como barata tonta olhando catálogos cheios de coisa que você não precisa. E que são lindas!

 

Eu preferi investir a maior parte do meu dinheiro em peças clássicas, com os melhores tecidos disponíveis, e que não vão sair de moda.

 

2 – Conheça os limites das vendedoras

 

Eu pedi uma calça capri preta, feita de lã e cashmere de 1a. (o mesmo tecido que eles usam pra fazer os ternos). Sim, a calça ficou exatamente como eu pedi. Mas como ela é justa – e o tecido não estica – eu percebi que sentar com ela vai ser uma experiência dolorosa. E que eu vou acabar não a usando muito por causa disso.

 

Segundo a nossa experiência, as vendedoras estão lá para fazer o que você pede. E não para dar dicas de moda, caimento ou te alertar pra limitações das peças. Se você é meio leigo em tecidos, não invente. Prefira encomendar o que já foi feito, testado e aprovado.

 

3- Mais caro não quer dizer melhor

 

Eu fiz encomenda em três lojas diferentes. A experiência mais agradável, em todos os sentidos, foi na loja mais barata: Thu Vân 2, na 499 Cua Dai St. Comprei um total de 8 peças – incluindo um terno – por US$150. Ter comprado muitas coisas na mesma loja me ajudou na negociação, é claro. Todas as peças ficaram perfeitas e precisei fazer apenas um ajuste em metade delas. Conversando com a vendedora, descobri que o dono da loja têm outros 2 estabelecimentos mais bem-localizados onde ele vende as mesmas roupas (ou seja, os mesmos tecidos trabalhados pelos mesmos alfaiates) mas com preços até 50% maiores. E os vendedores vão sempre insistir que o preço mais alto é justificado pela qualidade. Mentira.

 

Já na Bin Hahn, na 53 Tran Hung Dao St, eu gastei muito mais. Apenas o terno de três peças foi US$105. Quando comparei a qualidade e o caimento dos dois ternos das duas lojas, ela parece ser idêntica. O trench coat de lã foi US$70, mas eu descobri tarde demais que poderia ter feito a mesma coisa por US$40 em outras lojas menos “bacanas”. Ou seja: fiz um mau negócio. Sim, eu fiquei satisfeita com as roupas, mas para o Beto a experiência foi dolorosa. Nada menos do que SETE ajustes no terno. Na quinta vez, eles resolveram recomeçar do zero. E ele ainda saiu com dois defeitos, na gola e na lapela, que a gente não conseguiu corrigir porque tínhamos um ônibus para pegar. E porque ele já estava de saco cheio.

 

4 – Venha com tempo

 

As alterações são quase sempre necessárias e vão garantir o caimento perfeito da peça. Peça uma, duas, três, quantas vezes forem necessárias até você ficar 100% satisfeito.

 

Faça as compras de manhã cedo ou depois do pôr-do-sol. As lojas não têm ar-condicionado, e ficar provando casaco de lã e terno de cashmere no auge do calor não só é desagradável, como você pode passar por cima de alguns detalhes na pressa de tirar a roupa logo. Aconteceu comigo.

 

Se você quiser experimentar te interessar e uma viagem ao Vietnam não estiver nos planos, você pode arriscar e pedir uma encomenda por e-mail. Você manda suas medidas, uma foto do modelo e eles enviam o produto pra sua casa, no mundo todo.

 

Bi Hahn – 53 Tran Hung Dao St.

Tel. 0935 071 349

bihanhsilk@gmail.com

 

A loja mais cara, onde te servem água mineral e e lenços umedecidos gelados.

Nossas experiências foram variadas: eu fiquei satisfeita com as roupas e desconfiada se o preço realmente justifica uma qualidade maior. O tempo dirá.

 

O Beto ficou extremamente decepcionado com o paletó, que após 7(!) ajustes ainda não ficou perfeito.

 

Thu Vân 2 – 499 Cua Dai St.

Tel. 05103915007

thuthao@dng.vnn.vn

 

Não confundir com a Thu Vân 1, que fica no coração do centro velho e é bem mais cara (eu fui checar).

Gostei de tudo o que eles fizeram, a vendedora era super simpática e os preços foram super baixos. Como dizemos no Ebay, A++++++ seller!

 

Thu Tâm Fashion – 70 Tran Phu St.

Tel. 84510 3911 021

clothshopphuoc_ha@yahoo.com

 

Experiência positiva, o casaco precisou de um ajuste pra ficar prefeito. Preço médio, se você negociar.

 

Para ver as fotos dos produtos finais:

http://mojotrotters.com/pt/2010/09/portugues-maratona-fashionista-hoi-an-vietnam/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Muito boas dicas. Hoi An, realmente deixa até mesmo quem não é ligado em moda muito curioso em experimentar e mandar fazer roupas lá. Eu mesma mandei fazer 2 peças de roupas, rsrs. Teve gente que conheci que mandou confeccionar roupa só pra ver como era, mesmo sabendo que não usaria depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu Heka! Confesso que quando disse pro meu pai que comprei 2 terninhos, ele, muito sabiamente, disse:

 

"Mas AONDE é que você vai usar terninho, minha filha?"

 

Realmente, pra uma jornalista que trabalha de calça jeans, talvez a compra tenha sido meio desnecessária... mas eu sempre quis ter um terno sob medida, poxa! :)

 

E vc, gostou do resultado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Devo dizer que a principio eu gostei muito do resultado. Eu mandei fazer uma blusinha e um vestido. Mas a blusinha logo se mostrou de qualidade inferior e logo estragou, mas o vestido tenho até hoje. Bem, não posso reclamar do preço, pois paguei muito barato por elas, rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

Ola amigos!

 

Estou indo para o Vietnam no final de Julho e ficarei por 10 dias. Chego por Hanoi e saio por HCN. Gostaria de visitar alguma praia no caminho entre essas duas cidades por 1 ou máximo 2 noites..vcs conhecem alguma interessante? Me falaram de Hue mas ainda nao estou convencido.

 

Brigadão a todos!

 

Fabio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fabio, eu fui pra Hue, mas não consideraria para praia. Lá é mais parte historica. Vc não vai pra Halong Bay? Lá vc podera ter uma amostra das ilhas da baia de Halong bay.

Infelizmente eu não fui pra praias lá, então não tenho como te indicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

kkkkkk

Agora quero mto ir pra Hoi An! Ontem no onibus conheci um americano q me falou q foi o lugar q mais gostou no Vietna... E agora li sibre as roupas......

Definitivamente vou fazer um belo vestido, ou dois, e um casaco longo de veludo vermelho! quero mto!!!!!

uma pergunta:

alguem fez curso de culinaria no vietna?????

recomendacoes??????

Mui Ne eh mesmo a melhor praia para nao se fazer nada???

Sapa vale a pena???????/ Nao sei se pulo....

O q tem la? Apenas os trekkings?

Chego no Vietna em uns 10 dias.... To aq pela China, ainda....

bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...