Ir para conteúdo

Travessia Lapinha-Tabuleiro


Posts Recomendados

  • Colaboradores

José,

Li seu relato... E fiquei ainda mais interessado de fazer essa travessia. ::hahaha::

Vai ai algumas dúvidas que tenho.

- Qual grau de conhecimento de navegação precisa ter para fazer essa travessia?

- No relato você refere ao resgate.... foi alguém conhecido que você combinou de busca-los ou tem algum transporte do tabuleiro até conceição e outro de volta para Lapinha onde precisaria pegar meu carro?

- Estou pensando ir em um feriado. Nesse caso é muito provável que encontre outros grupos que possa me orientar no caso da navegação. Correto?

- Gostaria de saber que tipo de equipamentos vocês levaram.Todo material de camping (comida, panelas, fogareiro, gás ou combustível, roupas, barraca, isolante, saco de dormir e etc) ou a parte de cozinhar e tals não levaram e levaram "enlatados e ensacados"kkkkkk??

 

No mais é isso

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 115
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Blz meu caro.

 

Vc nao precisará de pagar nenhuma agencia p fazer a travessia não, mas como disse que não tem experiência aconselho a pagar um morador que vou lhe indicar lá do povoado da lapinha mesmo em torno de uns 30 ou 50 conto p vc ir assessorado e sem perigo de ficar perdido, compensa viu velho!!!! e os meninos (moradores guia) conhecem bem a trilha....

 

Qdo precisar dá um alô aê!!!!

 

Abrx

 

Angelo,

 

concerteza vou querer umas dicas sim.

Irei fazer a travessia em breve. Quero pegar um feriado e faze-la.

Primeiro tenho que focar na minha próxima viagem.... PERU/BOLÍVIA/CHILE..... mas que vi um amigo me contando sobre essa travessia e tão perto de nos belo horizontinos que pensei... Nossa como ainda não fiz ela....

 

Mas como te disse, não tenho conhecimentos de navegação e não gostaria de pagar agencia pq eh caro pra xuxu....

Então ou vou arrumar companhia que saiba ou tenha noções de navegação ou irei fazer um curso intensivo pela Internet(na internet se aprende de qse tudo) para aprender e no máximo setembro fazer a travessia.

 

Quando começar a planejar te dou idéia... Caso resolva ir antes também do idéia aqui no tópico

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ângelo,

 

Muito bom saber que existem esse moradores guia... Achei que caso precisasse de um guia teria que ser de agencias e tals.... Isso resolveria muito o meu problema de não ter conhecimentos de navegação. Estou tentando montar um grupo para ir. Estou chamando uns amigos e tentando marcar uma data. Ou no proximo feriado, Corpus Christi ou em setembro....

 

Quando tiver com data marcada pego essa indicação desses moradores guias.

 

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Vinícius!

 

Realmente a travessia é fantástica!

A navegação na trilha é bem tranquila, fizemos somente com mapas impressos na internet e foi bem tranquilo.

Não existe nenhum trecho de mata fechada, e é praticamente campos gramados, pedras e travessia de riachos.

Na maioria dos trechos é possível observar a trilha bem a frente, o que serve de referência.

Coloquei o mapa dos três dias no meu relato, até mesmo para facilitar que for realizar a travessia. Dá pra ter uma idéia da trilha por trecho.

 

Se for com algum grupo que já tenha realizado a travessia aí é mais tranquilo ainda.

No nosso caso ninguém tinha realizado a travessia, então erramos uma trilha no início que chegava até uma cachoeira, mas com informação de um morador encontramos a trilha correta.

Foi o único trecho que erramos, durante toda trilha.

 

Em feriados, vários grupos fazem esta travessia, o que torna ainda mais fácil a navegação.

Com muitos grupos você tem referências a frente e se precisar pode até acompanhá-los sem problemas.

A trilha também é utilizada por vários moradores locais. Aí é só pedir informação e ir confirmando os trechos.

 

O nosso resgate foi dois carros de BH, que nos levaram até a Lapinha da Serra e no fim da travessia nos buscaram em Tabuleiro.

Muitos grupos utilizam vans.

Se preferir existem ônibus que partem de BH até Santana do Riacho e de lá para Lapinha da Serra e também de Tabuleiro para Conceição do Mato Dentro e de lá para BH.

 

Quanto aos equipamentos de camping, como erámos um grupo com 7 pessoas, foram 3 barracas, isolante e saco de dormir para cada um.

Levamos lanches rápidos (nutry, biscoitos, etc) para comermos durante a trilha e 2 kits de panelas pequenos, 2 fogareiros e refil de gás, para fazer uma refeição a noite (macarrão, batata, salame de frango...)

 

Nos locais de camping (Casa da Dona Ana Benta e Casa da Dona Maria), é possível jantar e até mesmo tomar um banho a preços simbólicos.

Nos feriados, como são muitos realizando a travessia, a janta atende somente aos primeiros que chegarem.

 

Então se não quiser cozinhar, pode optar por jantar nos locais de camping, mas é sempre bom levar alguma refeição, para o caso de um imprevisto.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Se tiver mais alguma dúvida, pode avisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Fiz a travessia nesse ultimo feriado de Abril, gastamos 3 dias bem tranquilos.

Não vou chover no molhada falando a respeito da travessia, mas passar os contatos que consegui durante a viagem e que podem ser uteis ao pessoal.

 

Lapinha da Serra:

Pousada da Valeria: 31 8431-2774

Orelhão Comunitario: 31 3718-6171

Aluguel de Mulas ( Geraldo ) 31 8376-6034

-

Preços na casa da D.Ana Benta: Comida R$10.00; Camping R$10.00 Ela tem um pessoal que fiscaliza quem esta acampado fora da casa dela, pois não é permitido acampar em outros lugares no parque. D Ana é uma pessoa muito generosa, esta sempre disposta a ajudar qualquer pessoa que bata a sua porta independentemente do horário. Vale muito a pena a parada lá !!!!

-

D.Maria / Seu José 31 9402-0256

Preços: Comida R$15.00; Banho R$5.00; Camping Gratis

-

Aluguel de VAN Guto: 31 9376-0519

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

salve...

 

nem cumpri meu planejamento (pico da bandeira, calçado e cristal) e já estou começando outro ::mmm:

 

pois bem, essa travessia ta em pauta ja a um tempão... vou em outubro ou setembro

 

preciso saber sobre o pico do breu... pretendo ataca-lo pq ai eu faço a travessia e o ataque ao pico numa pernada só

 

vai eu i um brother meu e preciso de dicas especicamento sobre o pico do breu

 

cambio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
ola para todos! bom estou planejando fazer a travessia, so que vou sozinho e nao tenho muita experiencia. gostaria de saber se é tranquilo pra fazer esse trajeto só.

e se alguem tiver os preços do resgate de tabuleiro para conceiçao! ::otemo::

valeu!!

 

Cara entra em contato com o Samuel da http://www.pousadadagameleira.com.br/

Acredito que ele possa te ajudar e ate servir de abrigo para vc no final da trilha.

-

O Percurso é tranquilo e não há grandes dificuldades para a navegação, mas acho que é sempre bom levar alguem junto.

 

Inté

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
salve...

 

nem cumpri meu planejamento (pico da bandeira, calçado e cristal) e já estou começando outro ::mmm:

 

pois bem, essa travessia ta em pauta ja a um tempão... vou em outubro ou setembro

 

preciso saber sobre o pico do breu... pretendo ataca-lo pq ai eu faço a travessia e o ataque ao pico numa pernada só

 

vai eu i um brother meu e preciso de dicas especicamento sobre o pico do breu

 

cambio...

 

Tenho a trilha toda no GPS, se te interessar me manda seu e-mail que te envio.

Agora prepara a perna pois é bem puxada e comece a travessia bem cedo. Houve caso de pessoas que não conseguiram voltar à noite do Pico do Breu e tiveram que dormir lá em cima ....

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...