Ir para conteúdo

Curitiba à Serra Catarinense


vivi_couto

Posts Recomendados

  • Respostas 71
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

boa tarde luciend.

se estiver em urubici vc vai descer a serra do rio do rastro e nao subir. a serra tem em torno de 12 km e depende muito de onde vc considera a descida. de urubici até a serra do rio do rastro sao em torno de 80km mais ou menos, que vc consegue fazer em 1 hora, ou um pouco mais.

qualquer coisa da um toque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
otimo forum, parabens ao professor. muito dedicadoé de gente assim q precisamos. qualquer coisa sobre londsdres e paris me avisem q eu posso ajudar.

parabens mesmo professor. discussao excelente

obrigado luciend, qualquer coisa que eu puder ajudar nao se acanhe em perguntar. grande abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sou novo por aqui e estou apanhando um pouco. Sou deGoiás e gostariade conhecer serras catarinenses com canion. Onde podria descer e alugar um carro que fique mais próximo? E no período de 15 a 27 de junho é um para ir? ;Que roteiro poderia seguir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olha, serras catarinenses e canions itaimbezinho e fortaleza, ficam muito distantes um do outro.

para a serra catarinense, vc poderá subir em direçao a urubici e depois descer pela serra do rio do rastro (se tiver o tempo aberto, ja vale a viagem), e talvez se o tempo estiver propicio para neve nessa epoca do ano, dê uma voltinha em sao joaquim.

existe um canion chamado Canion Laranjeira na serra catarinense que está começando a ser explorado agora. fica no caminho da serra do rio do rastro. mais detalhes do site da secretaria de turismo abaixo:

http://www.bomjardimdaserra.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/1025

Entao caso vc quiser ir até a serra catarinense vindo de avião, terá que descer em florianopolis, que acredito ser o aeroporto mais proximo, e alugar um carro, pois tudo é muito distante. talvez seja possivel ir de onibus, mas se alguem aqui do forum puder ajudar com isso seria mais interessante porque eu desconheço.

Ja os canions de fortaleza e itaimbezinho, vc deveria descer em porto alegre e da mesma forma alugar um carro. Caso isso lhe interesse, aproveite e conheça nessa viagem alguma outra cidade da serra gaucha. (gramado, canela, bento gonçalves). um roteiro interessante nesse caso seria, porto alegre - tres coroas (templo budista), gramado (nessa epoca do ano que voce deseja ir, só o frio faz a cidade ser interessante, pois é no natal que ela se torna realmente magnifica), passagem por sao francisco de paula (compre mel branco, muito raro no brasil), cambará do sul (aqui fica o canion fortaleza e saida para canion itaimbezinho, mas tambem é possivel subir por Praia Grande)

e vale lembrar o seguinte, assim como os lençois maranhenses ficam magnificos na epoca das chuvas e no verão nem tanto (mas ainda assim lindo!), as serras catarinenses e gauchas dependem totalmente da vontade da natureza. Neve, frio, tempo fechado sao comuns e podem ser interessantes, no caso de neve por exemplo, e nem tanto assim no caso de um tempo fechado nos canions e na serra do rio do rastro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Salve Marcelo! Salve Olivego!

 

Então, complementando as informações, para o roteiro da Serra Catarinense, de Florianópolis (aeroporto estruturado mais próximo) a São Joaquim e Urubici é possível subir (a Serra) de ônibus sim. Há saídas todos os dias pela empresa Reunidas (http://www.reunidas.com.br) mas o horário é péssimo (a chegada em Urubici é cerca de 22h). Então ainda acho que a melhor opção seria alugar um carro em Floripa. Em São Joaquim não conheço locadoras e em Urubici há apenas uma locadora de veículos. É a Vipcar - Endereço: Rua Felicíssimo Rodrigues Sobrinho, 10 (atendimento 24 horas) / fones: (49) 3278 5559 / (49) 8404 3393 / (49) 8402 9494 - e-mail: vipcar@urubici.com.br / paulormohr@yahoo.com.br

 

De Floripa são apenas 170 Km até Urubici e mais 60 Km até São Joaquim (trechos asfaltados), com a vantagem que de carro você têm acesso a todas as atrações da região (lembrar que pela região transitar turisticamente de ônibus é praticamente impossível devido à inviabilidade dos horários e ausência de linhas regulares). São Joaquim só recomendo se houver tempo sobrando e estiver nevando. De Urubici (onde ficam as principais atrações naturais da região como o Morro da Igreja - Pedra Furada, cachoeiras, Serra do Corvo Branco, Morro do Campestre, Campo dos Padres, etc) a Bom Jardim da Serra (cânion Laranjeiras, Serra do Rio do Rastro, etc) são mais 75 Km asfaltados. Este último trecho vale ser percorrido, especialmente pelas atrações citadas e poderia ser feito como retorno a Floripa, caso venha de avião e alugue um veículo lá. Descendo a Serra do Rio do Rastro até a cidade de Lauro Müller (33 Km), dali são mais 210 Km até Florianópolis.

 

Para a Serra Gaúcha sugere-se o planejamento de outro roteiro em separado, já que como bem citou o Prof. Marcelo são atrações bem distantes do roteiro da Serra Catarinense, a não ser que se disponha de bastante tempo (diria como sugestão uns 15 dias). Só para ter uma idéia, de Bom Jardim da Serra (SC) até Cambará do Sul (RS) - que é o portão de entrada para a Serra Gaúcha "selvagem" para quem vem pelo alto da Serra (passando por São José dos Ausentes - RS) são 145 Km de estrada "de chão" (bastante "pbp" - pedra, barro e pó) só aconselhável de jipe, SUV ou picape e que facilmente leva mais de 4 horas para ser percorrida. Por "baixo", descendo a serra em direção a Lauro Müller, via Criciúma (BR-101) e depois subindo novamente (agora as bordas dos Cânions) pelo município de Praia Grande (SC) até Cambará do Sul (RS) dá-se uma bela "volta" de uns 220 Km (cerca de 180 Km de asfalto). De Cambará do Sul as principais distâncias são: PN Serra Geral - 22 Km / PN Aparados da Serra - 18 Km / São Francisco de Paula - 70 Km / Canela - 106 Km / Gramado - 115 Km / Caxias do Sul - 140 Km / Torres (litoral - via Rota do Sol) - 130 Km. Como dá para ver, as distâncias entre as principais localidades aqui são bem maiores... Como o Olivego fala que tem 12 dias (15 a 27 de junho) talvez apertando um pouco seja possível fazer os dois... ::quilpish::

 

No roteiro para a Serra Gaúcha com os cânions, em separado, chegando de avião, a melhor opção é mesmo começar por Porto Alegre (RS) e de lá partir para a Serra. Também aqui depender de ônibus não é uma boa opção, portanto recomenda-se alugar um carro. A "vantagem" deste roteiro sobre o similar catarinense é que a maior parte dos trajetos é feita sobre asfalto, o que facilita os deslocamentos, com trechos de estrada de terra/saibro apenas nas redondezas de Cambará do Sul, especialmente nos acessos aos cânions. As principais cidades de "entrada", neste roteiro, partindo da capital gaúcha seriam Caxias do Sul (135 Km pela BR-116) ou Gramado (108 Km - por Novo Hamburgo), ambas com atrações interessantes no inverno, especialmente culturais e gastronômicas. Dali se pode seguir para Cambará do Sul, que é a cidade mais importante deste roteiro sob o aspecto dos pontos turísticos naturais (de onde é feito o acesso aos cânions dos Parques Nacionais da Serra Geral e Aparados da Serra) - distâncias de 134 Km e 113 Km respectivamente, de Caxias e Gramado.

 

Espero que isso ajude o colega goiano a montar um roteiro e vir conhecer o sul!

 

Saudações,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...