Ir para conteúdo

Facas GUEPARDO


Posts Recomendados

  • Membros

Review da faca Guepardo Amazon

 

 

Ao observar as imagens da Amazon e da Police em diversos sites, há a impressão e porque não dizer certeza, de que se trata da mesma faca, com a única diferença residindo em suas cores, sendo a Police negra e a Amazon uma padronagem camuflada ( muito bonita por sinal ).

 

598d9eea66050_GuepardoFacaAmazon01.JPG.4d769e979b50550b85e18450c4267a9a.JPG

 

A lâmina tem exatos 11,4cm de comprimento e o cabo em sua porção mais longa, 11,4cm incluindo a guarda. Comprimento total 22,8cm. Até aqui, tudo igual.

 

Apesar de sutis, as diferenças existem! Não sei se é apenas no exemplar que tenho em mãos, mas elas são até certo ponto significativas, como na espessura da lâmina por exemplo!

 

Sua guarda também é em aço, e apesar de também apresentar um certo movimento para cima e para baixo, este é menor que na Police. Movimento de lateralidade não existe nenhum.

 

598d9eea6d193_GuepardoFacaAmazon02.JPG.e0e17a56aeff50041e911b3ab79a2438.JPG

 

A empunhadura é de um tipo de borracha como na Police só que com uma bela padronagem camuflada, e é também perceptível que é mais rígida que a da Police. Como em sua quase gêmea também faz muita falta um passante para lanyard/fiel.

 

Radiografei a empunhadura, e ela realmente se mostrou mais “justa” em relação ao tang que a Police, mas com o mesmo tipo de tang, só que cerca de 0,6mm mais espesso.

 

A faca é full tang, com sua porção final terminando em uma rosca à qual se prende o pomo de aço, que serve para quebrar castanhas, cabeças de peixe e até côco; e talvez pregar pequenos pregos. Em média o espigão tem cerca de 1cm de largura, afilando um pouco na rosca; logo após a guarda ele é largo com 1,5cm e um orifício de 3,5 de diâmetro, que deve servir para um parafuso ou pino de fixação de outro tipo de tala de empunhadura.

 

A lâmina é hollow grind, com este pegando cerca de 3/5 da largura da mesma. A espinha tem cerca de 3,8mm de espessura ( contra os 3,2mm da Police ) em praticamente toda sua extensão, com exceção do 1cm final na ponta, devido ao hollow gring. Ou seja, sua ponta é mais robusta que a da Police.

 

O aço é o 440B, mas o mais correto é designá-lo pelo seu nome chinês, já que é fabricada lá, que é o 8Cr17Mo, cuja composição é 0,75-0,95 de C; 16 a 18 de Cr; 0,75 Mo; 1 de Si; 1 de Mn; 0,3 de S e 0,4 de P.

 

598d9eea73bef_GuepardoFacaAmazonePolice01.JPG.f2133d25c18b0aa3838c139b95f870a0.JPG

 

No meu teste empírico de espinha contra espinha, ela se mostrou com uma dureza um pouco superior à da Police, já que sua indentação foi menor.

 

Sua afiação é muito fácil e o fio fica muito bom. Exatamente como a Police.

 

.O revestimento negro da lâmina é em pintura epóxica muito resistente. Mas aqui há um porém: apesar de conferir à faca um visual muito atrativo e belo, e que com certeza a mimetizaria muito bem em qualquer ambiente de mato, dadas as caracteristicas creio que próprias desta pintura, ela apresenta um grande coeficiente de atrito superficial ao se realizar cortes, e apesar da faca estar muito afiada, há a sensação de “arrasto” durante o corte; a faca não desliza através do material a ser cortado como acontece com a Police, cujo revestimento negro parece ser teflon, e por isso não aderente.

 

Outro fator que tem que ser levado em conta é a queda acidental da faca em uma ravina, por exemplo; sua localização ficaria muito dificultada pela sua excelente padronagem camuflada.

 

A bainha é em tecido também em padronagem camuflada, muito bonita, mas carece no mínimo de um insert em kydex para melhor proteger a faca. Sua presilha de tira com botão de pressão seria muito mais eficiente se fosse transversal, passando por sobre a guarda.

 

Para emprego em bushcraft, camping e trekking, etc, se mostra um pouco mais robusta que a própria Police, que já é adequada.

 

598d9eea7bec8_GuepardoFacaAmazonePolice02.JPG.93dc132a9db1da9be31616a727533b48.JPG

 

Peso da faca é de 179g e a bainha pesa outros 41g, exatamente como na Police! Mas como pode ser, se a sua lâmina tem cerca de 0,6mm a mais de espessura? Isso também me intrigou, até que medi sua guarda e seu pomo. A guarda é pouco mais de 1mm menos espessa e o pomo é cerca de 1mm mais curto e 1mm mais estreito, sendo a espessura a mesma.

 

Muitos acharão uma heresia o que fiz, mas para mim o corte de uma faca vem antes de tudo, e por mais bela que seja sua padronagem camuflada, removi toda ela e poli a lâmina que agora desliza no que quer que seja cortado, mostrando a total capacidade desta faca em fazer aquilo a que foi destinada: cortar e cortar bem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Culpa de quem?

 

Culpa do Cabral..... ::lol4::

 

ontem adquiri a faca AMAZON... show de bola mesmo, mas a faca, pq a bainha, afs, não vou nem comentar, pq o cabral já o fez. Eles poderiam vender sem a bainha e diminuir o custo, daí investiríamos em uma bainha melhor, até de confecção própria... a minha quase que a faca não entra, abotoar a trava dela é impossível.... mas a faca vale a pena.

 

meu nome é Diego, faz 1 dia que não compro nada referente a cutelaria.... ::lol4:::mrgreen:

 

abraço galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Culpado!!! :oops::mrgreen:

 

Diego, fico feliz que também compartilhe da mesma opinião que eu!

 

Também me surpreendi positivamente com a Amazon, pois é mais robusta que a Police.

 

Uma dica: se quiser manter o visual camuflado da lâmina, basta dar um polimento com pedra pomes fina e uma escova/disco de tecido ( jeans ) no motor. Ela fica mais "lisa" e não dá tanto arrasto. O camuflado não fica tão destacado, mas melhora o "deslizamento" do corte.

 

Eu como acho que o corte é função primordial, raspei, lixei e poli a lâmina. Agora sim ela faz o serviço como deve ser feito.

 

Acho que nós dois vamos ter que voltar para o "rehab"... :oops::mrgreen::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Diego,

 

Dentro da minha "saudável" paranóia em questões de internet, Youtube é fora de questão! 8)

 

Aqui é sempre o primeiro lugar que posto; por sugestão da Guepardo os coloquei também no Scribd.

 

Espero que até o fim de semana eu já possa postar as fotos do Muquinha's Sharpmaker" :mrgreen:::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...